Autor Tópico: Ensino religioso novamente obrigatório!  (Lida 1013 vezes)

Offline Mental

• Nível 12
  • *
Ensino religioso novamente obrigatório!
« Online: 24 de Janeiro de 2007, 07:14:09 »
Religião é novamente matéria obrigatória nas escolas

Previsto na constituição e na lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de forma facultativa, o Ensino Religioso em escolas da rede pública volta a partir de 2008. Secretarias da educação estadual e municipal estudam a melhor forma de implementar a disciplina nas escolas públicas de ensino fundamental ( 1 a 8 séries).
Valores humanos, religião com visão ecumênica e questões sexuais devem ser debatidos.

Fonte: Diário da Manhã (Goiânia, 23 de Janeiro de 2007)
Nem sempre...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Ensino religioso novamente obrigatório!
« Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2007, 08:08:40 »
O assunto do tópico parece um tanto exagerado; a intenção de ensinar religião nas escolas goianas não é a mesma coisa que o fim da opção no país inteiro.

Dito isto, me pergunto o que a Fundação Educacional de Goiás entende por "ecumenismo"... tomara que não seja "católicos + protestantes".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2007, 19:04:01 »
questões sexuais devem ser debatidos.

:medo:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2007, 19:16:44 »
Será que não existe nenhuma área do ensino que seja mais produtiva? Sei lá... talves uma cadeira de ética, consciencia no trânsito, planejamento familiar, empreendedorismo... existem tantas outras coisas que seriam mais interessantes.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2007, 19:48:20 »
Seria interessante uma disciplina de Economia, para as pessoas poderem entender os jornais, que só falam sobre desemprego, inflação, juros, etc e assim poderem votar direito.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2007, 20:06:07 »
Será que não existe nenhuma área do ensino que seja mais produtiva? Sei lá… talves uma cadeira de ética, consciencia no trânsito, planejamento familiar, empreendedorismo… existem tantas outras coisas que seriam mais interessantes.
Só tem para menos de 4 séries. Eu acho...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Janeiro de 2007, 21:42:26 »
Seria interessante uma disciplina de Economia, para as pessoas poderem entender os jornais, que só falam sobre desemprego, inflação, juros, etc e assim poderem votar direito.

Também acho que seria bom. Me parece que nos EUA tem algo como "economia doméstica". Deveria ter algo assim e mais filosofia ou algo análogo à educação moral e cívica para essas coisas que querem usar como justificativa para enfiar religião nas escolas.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #7 Online: 24 de Janeiro de 2007, 22:16:15 »

Acho que seria ainda mais importante uma matéria sobre direitos básicos, sobretudo sobre direito constitucional. Não a teoria, mas sim o que está previsto na Constituição. Estatuto da Criança e do Adolescente também era uma boa... Isso geraria uma maior consciência cívica eu acho.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2007, 23:05:56 »
Questões ambientais, cidadania… enfim… existem tantas carências na nossa população que usar um espaço preciosíssimo como é a escola, em que alunos estão com o cérebro que é uma esponja, para o ensino religioso me parece um desperdício… um retrocesso.
Por que ao invés de se preocuparem com o ensino religioso, não se preocupam então com a qualificação do nível de ensino?
É a velha tática de empurrar com a barriga... do esparadrapo para tratar a ferida.

Bah! Uma coisa destas me dá nojo.  :nojo:
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2007, 23:08:22 por Spitfire »

Offline Steven

• Nível 10
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Janeiro de 2007, 00:59:35 »
O assunto do tópico parece um tanto exagerado; a intenção de ensinar religião nas escolas goianas não é a mesma coisa que o fim da opção no país inteiro.

Dito isto, me pergunto o que a Fundação Educacional de Goiás entende por "ecumenismo"… tomara que não seja "católicos + protestantes".

catolicos e protestantes: nos odiamos sempre!!! A não ser q surja 1 "inimigo ou interesse comum" nosso.

Offline Bibliomaníaco

• Nível 01
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Janeiro de 2007, 13:43:25 »

Dito isto, me pergunto o que a Fundação Educacional de Goiás entende por "ecumenismo"… tomara que não seja "católicos + protestantes".

Dantas, não é só em Goiás; aqui no Rio de Janeiro também foi aprovada uma lei nesse sentido. 

« Última modificação: 28 de Janeiro de 2007, 13:48:46 por bibliomaníaco »
Será?

Offline Bibliomaníaco

• Nível 01
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Janeiro de 2007, 13:50:14 »
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2007, 14:09:20 por bibliomaníaco »
Será?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 28 de Janeiro de 2007, 13:59:56 »
E aqui no DF, onde criaram o "Dia do Evangélico" como FERIADO? :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!