Autor Tópico: Tava demorando: Papa anuncia beatificação de João Paulo II  (Lida 1959 vezes)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Tava demorando: Papa anuncia beatificação de João Paulo II
« Online: 13 de Maio de 2005, 09:05:19 »
Tava demorando para acontecer...

Papa anuncia rito de beatificação de João Paulo II

O papa Bento XVI anunciou publicamente nesta sexta-feira que o processo para a eventual beatificação de seu antecessor, João Paulo II, começará em breve e não será preciso esperar cinco anos depois de sua morte, como estabelece a legislação canônica.

Bento XVI fez esse anúncio na Basílica de São João de Letrão, durante um encontro com o clero romano, e o fez em latim, ao ler um texto escrito pelo cardeal José Saraiva Martins, que é o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos.

A comunicação, difundida também em italiano pela Santa Sé, foi amparada por um longo aplauso pelos religiosos presentes, dos quais o papa Ratzinger é o principal responsável, já que, além de chefe da Igreja, é o Bispo de Roma e titular da diocese.

A morte de João Paulo II, em 2 de abril, desatou uma extraordinária reação emotiva em todo o mundo católico e vários setores solicitaram a imediata abertura do processo de beatificação.

Para isso, o Papa deve fazer uma dispensa especial que anule a obrigação de o processo começar após cinco anos da morte do candidato, como prevê o Código de Direito Canônico.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/novopapa/interna/0,,OI531468-EI4832,00.html

Se eles mesmo não obedecem às próprias regras, porque querem que todos nós a sigam?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re.: Tava demorando: Papa anuncia beatificação de João Paulo
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2005, 09:20:48 »
Que puxação de saco...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2005, 09:32:37 »
O que eu nao entendo é porque a ICAR precisa de mais santos...

Poindexter

• Visitante
Re: Tava demorando: Papa anuncia beatificação de João Paulo
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2005, 11:08:55 »
Citação de: Alenônimo
... e não será preciso esperar cinco anos depois de sua morte, como estabelece a legislação canônica.

Então, a Lei só vale para alguns no Vaticano.

A morte de João Paulo II, em 2 de abril, desatou uma extraordinária reação emotiva em todo o mundo católico e vários setores solicitaram a imediata abertura do processo de beatificação.

Ao menos ao meu redor, não vi "extraordinária reação emotiva" nenhuma.

Para isso, o Papa deve fazer uma dispensa especial que anule a obrigação de o processo começar após cinco anos da morte do candidato, como prevê o Código de Direito Canônico.

Quando querem, passam por cima da Lei.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Tava demorando: Papa anuncia beatificação de João P
« Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2005, 11:09:22 »
Citação de: osias
Santos são usados para atrair fiéis de determinada área do globo. Pegue o JPII por exemplo, ele tinha carisma internacional. Transformá-lo em santo pode fazer com que as pessoas tenham mais "apego" à ICAR.

O engraçado é que, apesar de o Brasil ser o maior país católico do mundo (yeah, right...  :roll: ) somente agora foram canonizar uma santa nacional (e que nasceu na Itália ainda por cima... :P ).

Poindexter

• Visitante
« Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2005, 11:09:41 »

Para prender fiéis. Se JP II vira santo, a ICAR segura mais ainda os fiéis poloneses, por exemplo.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2005, 11:26:18 »
Ao menos ao meu redor, não vi "extraordinária reação emotiva" nenhuma.

Por isso é que estava escrito "em todo o mundo católico".
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2005, 11:36:04 »
Pô, mas voces só respondem do ponto de vista da igreja-sacana-que-toma-sua-grana, quero saber o que eles alegam. Do ponto de vista de um catolico fervoroso, por que se dar ao trabalho de ter seu santo canonizado?

Offline Jonh Ford

• Nível 10
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2005, 11:54:54 »
Antigamente (bem antigamente) os santos católicos eram escolhidos por aclamação - sem restrições regulamentais sobre tempo de falecimento e etc.

Um santo católico é, antes de qualquer coisa, a representação de um mortal que atingiu um status privilegiado na relação com o Sagrado (como um semi-deus de mitologias pagãs). Então é irrelevante a "quantidade" de santos. Ela será tão grande quanto for sua necessidade (pelos católicos).

Entendo que é um tema católico, que afeta católicos e, no máximo, pode incomodar (ou agradar) a eles.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2005, 12:01:00 »
Do ponto de vista de um catolico fervoroso, por que se dar ao trabalho de ter seu santo canonizado?

Porque, como santos estão no Céu, no momento em que a ICAR canoniza determinado sujeito, seus veneradores passam a ter a garantia da ICAR de que o venerado em questão está no Céu. Desta forma, se você convence a ICAR a canoinizar o "teu santo", você já pode ficar feliz por saber que ele está no Céu.

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2005, 12:10:22 »
Ah, sim, esqueci de mencionar que eu já tinha sentido, na Força, que o PD era quem ia me responder melhor. (por que será?)

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2005, 12:10:55 »
Ah, sim, obrigado

Skorpios

• Visitante
« Resposta #12 Online: 13 de Maio de 2005, 14:42:43 »
Até que aguentou bastante até fazer o anúncio. :D

Skorpios

• Visitante
« Resposta #13 Online: 13 de Maio de 2005, 15:52:31 »
E o pior é que acreditam......... :nao3:  :nao3:  :nao3:  :nao3:  :nao3:

Milagres de João Paulo 2º teriam ocorrido até "pela TV"
Publicidade
da Folha Online

O papa Bento 16 anunciou nesta sexta-feira o início do processo de beatificação de seu antecessor, João Paulo 2º, que morreu no dia 2 de abril, aos 84 anos. Cartas de fiéis relatam milagres que teriam acontecido, inclusive, quando a imagem do papa aparecia na TV.

Ao longo dos seus 26 anos de pontificado, João Paulo 2º recebeu inúmeras cartas de fiéis relatando curas e milagres, que foram guardadas pelo Vaticano, e agora serão analisadas.

Muitas dessas cartas relatam milagres que teriam acontecido durante as transmissões televisivas das audiências públicas do papa. Entre elas, há a de um padre exorcista que agradece João Paulo 2º por ter conseguido livrar um "possuído pelo demônio" no momento em que a imagem do rosário bendito do sumo pontífice apareceu na TV.

Em outra, uma mulher --cega de nascença- teria voltado a enxergar depois de ter beijado a mão direita do papa, durante uma de suas aparições públicas. Uma outra mulher conta em uma correspondência que começou a caminhar depois de ter saudado João Paulo 2º.

Milagres famosos

Entre os milagres atribuídos ao papa João Paulo 2º, o mais famoso foi a cura de um americano que tinha um tumor no cérebro, após receber a comunhão das mãos do antigo sumo pontífice.

Outra história que circula pelos corredores do Vaticano é a do cardeal Francesco Marchisano. "Tinha operado a carótida [a maior artéria do pescoço que distribui sangue para o cérebro], mas um erro médico fez com que minhas cordas vocais ficassem paralisadas, e eu praticamente não falava mais", segundo relato publicado pelo jornal italiano "La Repubblica".

João Paulo 2º tocou a garganta de Marchisano. "Ele disse que havia pedido ao Senhor por mim, no momento em que tocou meu pescoço", afirma o cardeal que, depois de um tempo, voltou a falar normalmente.

Há também o caso de um rapaz africano que vive na Suíça, que diz ter sido curado de um câncer na garganta depois de tocar o rosário pontifício.

Segundo a norma vigente, o processo de beatificação não poderia começar antes de 2010.

O processo de beatificação envolve um postulador, responsável por obter informações e um relator, que deve avaliar as evidências dos milagres e fazer a recomendação para a beatificação.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u83720.shtml

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #14 Online: 13 de Maio de 2005, 17:06:06 »
Citação de: Skorpios
E o pior é que acreditam......... :nao3:  :nao3:  :nao3:  :nao3:  :nao3:

Milagres de João Paulo 2º teriam ocorrido até "pela TV"
Publicidade
da Folha Online

O papa Bento 16 anunciou nesta sexta-feira o início do processo de beatificação de seu antecessor, João Paulo 2º, que morreu no dia 2 de abril, aos 84 anos. Cartas de fiéis relatam milagres que teriam acontecido, inclusive, quando a imagem do papa aparecia na TV.

Ao longo dos seus 26 anos de pontificado, João Paulo 2º recebeu inúmeras cartas de fiéis relatando curas e milagres, que foram guardadas pelo Vaticano, e agora serão analisadas.

Muitas dessas cartas relatam milagres que teriam acontecido durante as transmissões televisivas das audiências públicas do papa. Entre elas, há a de um padre exorcista que agradece João Paulo 2º por ter conseguido livrar um "possuído pelo demônio" no momento em que a imagem do rosário bendito do sumo pontífice apareceu na TV.

Em outra, uma mulher --cega de nascença- teria voltado a enxergar depois de ter beijado a mão direita do papa, durante uma de suas aparições públicas. Uma outra mulher conta em uma correspondência que começou a caminhar depois de ter saudado João Paulo 2º.

Milagres famosos

Entre os milagres atribuídos ao papa João Paulo 2º, o mais famoso foi a cura de um americano que tinha um tumor no cérebro, após receber a comunhão das mãos do antigo sumo pontífice.

Outra história que circula pelos corredores do Vaticano é a do cardeal Francesco Marchisano. "Tinha operado a carótida [a maior artéria do pescoço que distribui sangue para o cérebro], mas um erro médico fez com que minhas cordas vocais ficassem paralisadas, e eu praticamente não falava mais", segundo relato publicado pelo jornal italiano "La Repubblica".

João Paulo 2º tocou a garganta de Marchisano. "Ele disse que havia pedido ao Senhor por mim, no momento em que tocou meu pescoço", afirma o cardeal que, depois de um tempo, voltou a falar normalmente.

Há também o caso de um rapaz africano que vive na Suíça, que diz ter sido curado de um câncer na garganta depois de tocar o rosário pontifício.

Segundo a norma vigente, o processo de beatificação não poderia começar antes de 2010.

O processo de beatificação envolve um postulador, responsável por obter informações e um relator, que deve avaliar as evidências dos milagres e fazer a recomendação para a beatificação.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u83720.shtml
Já vou falando que é tudo forjado! Essa história de curar gargantas é para que ele seja o "Santo da Comunicação" ou coisa assim...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!