Autor Tópico: Debate com um crente  (Lida 1488 vezes)

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
Debate com um crente
« Online: 25 de Janeiro de 2007, 09:10:21 »
Este tópico (que se transformou em debate) foi postado por um teísta (cristão) na comunidade “ateus e agnósticos da Paraíba”. O debate ocorreu entre os dias 12/01/2007 e 15/01/2007, sento que a última postagem dele foi no dia 14/01/2007. Provavelmente desistiu, frente aos meus argumentos, os quais não rebateu de frente, apenas desviava para falar outras coisas, ou uma vez ou outra, falava a mesma coisa com outras palavras (e era rebatido com outras palavras também).

Ele começou assim:

BRAS
A MAIOR ANGÚSTIA DE UM ATEU

Por: jaime nunes mendes

Frederich Wilhelm Nietzsche, ou simlesmente Nietzsche, é considerado o mais ateu dos ateus. Entre seus inúmeros livros que contestam a existência de Deus, sobressai “Assim Falava Zaratustra”, no qual nesciamente ele declara a morte de Deus: “O vosso Deus jorrou sangue sobre o meu punhal... Deus está morto”. Entretanto, no dia 25 de agosto de 1900, entre crises de loucura, Nietzsche morreu. Sim, Nietzsche morreu! Aquele que pregou arrogantemente a morte de Deus, morreu. Eis aqui a grande angústia do ateu: a morte. Enquanto nos ébrios dias da juventude, no fulgor e vigor da vida, prega, com a mais tenaz das arrogâncias, que Deus é mera criação do homem: “Foi o homem quem criou Deus, e não este quem criou o homem”, dizia o não menos ateu Voltaire (1694-1778). Contudo, quando sentem o vislumbre da morte, quando percebem a aproximação da eternidade, quando vêem aproximar-se as frias mãos da morte, tremem e temem a possibilidade de encarar frente a frente o Grande Juiz, Deus. Ademais, sofrem de uma solidão espiritual que corrói a alma. Nietzsche, sem querer, colocou na boca da personagem Zaratustra um pouco desta verdade: “Terrível é estar a sós com o juiz e o vingador da própria lei, como estrela laçada no espaço vazio no meio do sopro gelado da solidão. Ainda hoje te atormenta a multidão, ó solitário! Ainda hoje conservas toda a força de tua coragem e tuas esperanças. Um dia, contudo, a solidão de há de cansar; algum dia se abaterá teu orgulho, e tua coragem vai cerrar os dentes. Um dias clamarás: ‘Estou só!” Chegará um dia em que não poderás ver tua grandeza e em que tua pequenez a verás bem de perto de ti. Teu próprio sublime te amedrontará como um fantasma. Um dia clamarás: ‘Tudo é falso!’”
Embora não confessem, pois isso seria demonstração de fraqueza, todo ateu nutre dentro de si uma dualidade que os angustia. Ao mesmo tempo que relutam crerem em Deus, sentem-se como que atraídos pela divindade. Isso porque o homem, por mais que procure fugir de Deus, mais dele se aproxima.

Felipe
Suas palavras são lamentáveis...

Eduardo
Alguém aqui já viu algum ateu tentando "desconverter" alguém? Algum ateu pregando na rua: "idiotas, vocês estão perdento seu tempo e seu dinheiro com eles!". Eu já vi VÁRIOS crentes, mórmons e tantos outros tentando converter as pessoas, inclusive eu, de nos convencer que são os donos da verdade e que ninguém pode ser feliz sem ter "gezuis no coração".
E as mortes? Alguém ja soube de um crente (ou ateu) de qualquer facção (cristãos, muçulmanos, budistas etc) ser morto em nome do ateísmo? Eu já tomei conhecimento de VÁRIOS (não foram poucos) eventos onde pessoas foram mortas em nome do cristianismo, do catolicisno, do islamismo (cruzadas, inquisição, ataque ao WTC...).
Aí vem um babaca desses com sua visão subjetiva da realidade, de que nós SABEMOS que existe um ser supremo e que nós não admitimos sua existência por vaidade, por amargura, por revolta. INCOMODA aos crentes que haja ateus felizes. Eles precisam alimentar esse sentimento para justificar sua crença.
Veja o que eu já ouvi ou o que já me disseram (o que eu lembro):
-"Deus deus! Como é que alguem pode ser feliz sem ter jesus no coração?"
-"Jesus te ama mesmo assim!"
-"a sua revolta só me faz acreditar mais na sua fraqueza vc SABE q existe um ser supremo, só n ker admitir por orgulho mas..."

E por aí vai

Abraços a todos

BRAS
Por que será que muitos (há várias exceções) ateus tornam-se agressivos quando tentam defender seus pontos de vista?
Bem. Não entrei nesta conceituada comunidade para "zuar" com seus participantes. Absolutamente. Acho deveras relevante ouvir ou ler idéias contrárias às minhas. Na verdade, o maior teste para um cristão manter-se firme em sua crença em Deus não reside em suportar uma doença incurável, observar o caos ao redor do mundo, sentir e ver as injustiças sociais praticadas nas sociedades. Não, de maneira alguma. O teste último (pelos menos para mim) consiste em ver, ler, ouvir os mais tenazes argumentos contra a minha fé, e ainda assim permanecer firme nela. Foi por isso que li os clássicos do ateísmo, li o Anticristo, e nem por isso passei por uma lavagem cerebral. Não me incomodo nem um pouco em discutir idéias. Agora, se há pessoas que não suportam àqueles que pensam diferente, tais pessoas devem examinar a si mesmas e concluir até que ponto suas convicções são de fato enraizadas em fundamentos interiores indestrutíveis, inabaláveis e imutáveis. Em suma, tenho muitos amigos ateus. Isso não é nenhum problema. Lamento que quase no geral, há uma repulsa aos crentes, generalizando o todo por alguns. E mais lamentável é que muitos não conseguem manter um diálogo sem ofensas. E pra terminar, peço sinceras desculpas se ferir a crença de vocês. O meu objetivo não foi esse, mas apenas e tão somente o de conversar, discutir, sem ranhura. Um indesejado abraço, Brás Cubas (Ob. o que usei não é do Brás Cubas).

Eduardo
"Por que será que muitos ateus tornam-se agressivos quando tentam defender seus pontos de vista?"
-Se agressividade se resume a falar "babaca", eu troco por "arrogante". Ele leu minhas palavras, mas quando chegou em babaca, esqueceu de tudo.

"O teste último (pelos menos para mim) consiste em ver, ler, ouvir os mais tenazes argumentos contra a minha fé, e ainda assim permanecer firme nela"
-Crentes vivem pra isso. Pra por sua crença à prova. E se esquecem das alegrias da vida, já que são coisas mundanas. E sua fé é a única coisa que eles podem por à prova. Jesus disse que os que nele crêem, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum. Duvido algum crente beber veneno confiando em jesus.

"e nem por isso passei por uma lavagem cerebral"
-Isso confirma o que eu disse anteriormente. Ele não prestou atenção às minhas palavras. Ateus não batem de porta em porta pra converter ninguém. Ele foi quem procurou seus livros pra ler.

"Agora, se há pessoas que não suportam àqueles que pensam diferente..."
-Como os católicos. Quase queimaram Galileu na fogueira porque ele defendeu que a Terra era redonda e girava em torno do Sol, contrariando sua bíblia. Galileu teve que NEGAR POR ESCRITO tudo o que havia concluído (e ainda assim foi preso). Existem tantos exemplos que dava pra ficar o resto do ano falando.

"há uma repulsa aos crentes, generalizando o todo por alguns"
-Tive uma namorada evangelica que me deixou porque eu sou ateu. Ela era LOUCA por mim (e eu por ela), morria de amores por mim, mas deve ter sofrido pressão dos outros crentes, porque ateus são maus e é melhor ficar longe deles.

"peço sinceras desculpas se ferir a crença de vocês"
-que crença?

Suas palavras só confirmam o que eu disse. Você se faz de perseguido, dono da verdade, da felicidade e acha que nosso mundo é uma ilusão.
Sinto muito, contra os fatos, não há argumentos.

BRAS
"Suas palavras só confirmam o que eu disse. Você se faz de perseguido, dono da verdade, da felicidade e acha que nosso mundo é uma ilusão".

É o contrário, amigo. Se há um grupo que sofrem perseguição, estes são os ateus. Mas eles são perseguidos, não por crentes (afinal são coitadinhos!. São perseguidos pela própria realidade da vida. Isaac Newton dise "que na ausência de qualquer outra prova, um único polegar me mostra a existência de Deus". Para crer em Deus, não a necessidade de frequentar nenhuma religião: basta sentir o aroma de uma simples rosa.
"Dono da verdade". É também o contrário. Seja franco com você mesmo, mas não há em você um ar de superioridade em relação aos demias (os religiosos). Seu conhecimento não o faz sentir, de algum modo, superior?
Felicidade.
O que se prega por aí, as besteiras que se vêem no rádio e na televisão, também fazenm sentido para mim. Não confunda um grupo, uma igreja, uma religião etc. como fossem o modelo para todos os que crêem em Deus.
Não sou besta para crer numa felicidade plena num tempo pleno. Há momentos felizes. O que importa é que minha essência não seja maculada ou aniquilada porque me influenciaram.
Por fim, o mundo é sim uma ilusão, mas para quem se recusa quer ser iludido.
Um abraço...

Tomaz
Nenhum problema com a morte
Para um ateu materialista quando se dá a morte tudo acabou! Para mim isso é fantástico! Tudo acabou mesmo! Você não sentir ou deixar de sentir nada! Seus átomos vão voltar a compor o restante do Universo. Eu não tenho nenhum problema com a morte! A aceito muito bem! É a verdadeira paz!

Eduardo
Gostei. “perseguidos pela realidade da vida”. O homem sempre buscou a realidade da vida, e a ciência se mostrou o caminho correto. Os livros sagrados (todos antagônicos entre si), que se alega terem sido escritos sob inspiração divina, erram FEIO ao dizer de onde viemos, do que somos feitos, até mesmo como somos. Crer em deus é ignorar a astrofísica, a astronomia, a biologia (principalmente a evolução), a química e a física. Pensar, pesquisar, verificar, duvidar, questionar, raciocinar - resulta no ateísmo. O estudo profundo sobre biologia resulta no ateísmo. O estudo profundo sobre química resulta no ateísmo. O estudo profundo sobre física resulta no ateísmo. O estudo profundo da história resulta no ateísmo. O estudo profundo resulta no ateísmo.

“Para crer em Deus, [...] basta sentir o aroma de uma simples rosa.”
-Substitua “deus” por duendes, elfos, saci-pererê, que sua frase dará na mesma. Até o século IX os historiadores haviam catalogado cerca de 60.000 (sessenta MIL) deuses tão diversificados quanto a imaginação humana era capaz de inventar. Todos eles desapareceram quando suas civilizações foram extintas.

Quer dizer que eu é que me acho superior? Eu não abordo as pessoas tentando “salvar” ninguém. Agora chegue para um crente e diga para ele: “ei, fulano é ateu” e veja o que ele vai fazer em seguida. Eu estou aqui defendendo nosso ponto de vista porque VOCÊ promoveu esse debate.

“O que importa é que minha essência não seja maculada ou aniquilada porque me influenciaram”
-Ninguém me influenciou. Eu me tornei ateu por conta própria. E você? Descobriu deus sozinho ou por influência de alguém? Com todo o respeito, alguém precisou ensinar você a se masturbar? E sobre a “existência” de deus? Você já viu algum cristão nascer no meio dos mulçumanos? E o contrário?

“Por fim, o mundo é sim uma ilusão, mas para quem se recusa quer ser iludido.”
-Depois da segunda vírgula, não entendi patavinas, mas vamos lá... Ilusão é o paraíso dos cristãos, com ruas de ouro, paz, harmonia e diversão. Ilusão é o paraíso dos islâmicos, com riquezas, mulheres bonitas e virgens (Por quê têm que ser virgens???). E por aí vai. Ilusão é inventar uma teoria e simplesmente assumir que ela é válida até que alguém prove o contrário. A existência de uma coisa é uma questão de lógica, não de simpatia pela idéia de que ela exista.
Como eu disse, contra fatos não há argumentos.

Tomaz
O universo próximo já foi varrido por meio de satélites e telescópios e não se encontrou nada similar a um deus, ou a um céu ou a um inferno. Nunca nenhum avião colidiu com nenhum anjo e nenhum demônio provoca doenças e males. A existência de um "sobrenatural" implicaria na mudança da própria Física. Não existe nada "sobrenatural", a partir do momento que algo acontece ela passa a fazer parte da natureza e de nossa iniciativa de compreensão.

BRAS
Bem. Embora muitos ateus justifiquem sua descrença em Deus pelo viés científico, na verdade, o que verdadeiramente impera é a aversão à religião. O passado podre de uma religião que torturou e matou milhares de vítimas inocentes, é um dos maiores fatores que conduz um estudioso, por exemplo, ao ateísmo. Ademais, os escândalos que muitas religiões tornam públicos diariamente ao redor do mundo, a falta de ação social por parte destas instituições, o conformismo com o pensamento dominante, a alienação quanto aos direitos do homem, também contribuem para que o ateísmo seja até mesmo maior do que muitas religiões. Porém, o que de mais verdadeiro existe por trás do ateísmo é o fato de que muitos, por verem na religião um estorvo para a consumação dos seus instintos lascivos e deliberados, tentam assim excluir o “proibido”, para desta forma praticarem o tudo ou o nada que lhe seja prazeroso. Escondem a luz para que suas mazelas espirituais ou morais não apareçam ante o cenário de um mundo que ainda tem valores e deveres. Se Deus não existe, então eu posso cobiçar a mulher de meu próximo, posso participar do “jeitinho brasileiro”, “posso receber mensalão e mensalinho”, posso sonegar imposto, posso trair a minha mulher, posso até matar o sentimento do meu próximo para justificar o meu latente e mesquinho desejo. Em suma: o ateísmo, por mais que cresça e apareça, permanecerá, para angústia de muitos, como uma cruel negação aos mais profundos sentimentos do ser humano. Perguntem a qualquer arqueólogo e saberá que em nenhuma época, em nenhuma civilização, em nenhum povo, em nenhuma tribo por mais remota que tenha sido ou que seja atualmente, nunca foi encontrado um aglomerado de gente que não tivesse a crença num Ser superior. O ateísmo é, portanto, uma verdadeira luta contra o vento: constrói-se paredes, faz-se muros, ergue-se pontes, forma-se diques, todavia, o vento passará sem que se possa impedi-lo.

Eduardo
“...na verdade, o que verdadeiramente impera é a aversão à religião.”

-Errado. Ateus não têm aversão a religiões. Religiões é que têm aversão umas pelas outras (ou pela falta delas). Basta ler a bíblia e o alcorão, por exemplo. Ambos pregam intolerância. Ateus não tem aversão, apenas são livres pra viver sem esse sentimento de “culpa” que os religiosos alimentam (nós já nascemos pecadores, etc.).

“O passado podre de uma religião que torturou e matou milhares de vítimas inocentes, é um dos maiores fatores que conduz um estudioso, por exemplo, ao ateísmo.”

-Errado. Em primeiro lugar, o correto seria afirmar: “o passado, PRESENTE E FUTURO de TODAS AS RELIGIOES, que torturaram...”. O que conduz ao ateísmo, por exemplo, é o fato de castas religiosas auto-intituladas representantes de deuses escrevem livros sagrados “inspirados” por esses deuses para manter as massas unidas e facilmente manipuláveis sob um suposto desejo divino (sempre interpretado por esses “representantes”).

“...também contribuem para que o ateísmo seja até mesmo maior do que muitas religiões”

-O ateísmo não é maior, por exemplo, do que o cristianismo e islamismo, pois tais entidades impuseram ao longo da história suas regras arbitrárias à força. Questionar é extritamente tabu, e quem negasse era MORTO (ainda acontece hoje com o islã).

“o que de mais verdadeiro existe por trás do ateísmo é o fato de que muitos, por verem na religião um estorvo para a consumação dos seus instintos lascivos e deliberados, tentam assim excluir o “proibido”, para desta forma praticarem o tudo ou o nada que lhe seja prazeroso”

-Agora, você afirmou categoricamente que ateus são maus, depravados, imorais, sem ética e não fazem nada que preste. O outro lado da moeda, é que crentes não são assim por medo do inferno, e se forem bonzinhos irão para o céu. Deve ser por isso que só há ateus nos presidiários. Achar um religioso na cadeia é como achar pelo em ovo.

“Se Deus não existe, então eu posso cobiçar a mulher de meu próximo, posso participar do “jeitinho brasileiro”, “posso receber mensalão e mensalinho”, posso sonegar imposto, posso trair a minha mulher, posso até matar o sentimento do meu próximo para justificar o meu latente e mesquinho desejo”

-É o que se vê o tempo todo. Logo... (foi você quem disse!)

“o ateísmo, por mais que cresça e apareça, permanecerá, para angústia de muitos, como uma cruel negação aos mais profundos sentimentos do ser humano”

-Recomendo fortemente que o amigo leia esse texto: http://fernandosilva.multiply.com/journal/item/2

“Perguntem a qualquer arqueólogo e saberá que em nenhuma época, em nenhuma civilização, em nenhum povo, em nenhuma tribo por mais remota que tenha sido ou que seja atualmente, nunca foi encontrado um aglomerado de gente que não tivesse a crença num Ser superior”

-É verdade. Achavam que raios, trovões, terremotos, furacões, auroras, arco-íris, etc. eram manifestações divinas. Achavam que a fertilidade, a chuva, as estações do ano, eram causados por deuses. Com o avanço do conhecimento, esses deuses que soltavam raios, faziam a terra tremer, os céus urgirem... foram recuando, encolhendo, e hoje só habitam a imaginação das pessoas.

“O ateísmo é, portanto, uma verdadeira luta contra o vento: constrói-se paredes, faz-se muros, ergue-se pontes, forma-se diques, todavia, o vento passará sem que se possa impedi-lo.”

-Paredes, muros, pontes e diques não foram projetados para impedir o fluxo dos ventos. Nem existe necessidade disso.

Tomaz
BRAS, qual é a sua?

BRAZ
Crentes caloteiros, sonegadores, ladrões, ignorantes etc., são tão reais quanto ateus da mesma estirpe. Isto é o óbvio.
Se você não fosse tão militante do não-deus, se tivesse a generosidade de conhecer mais profundamente a realidade de muitos cristãos, certamente este preconceito contra eles seriam ao menos relevado.
Rotineiramente tenho ouvido e lido de escândalos envolvendo cristãos. E daí, o fato deles se dizerem cristãos não muda nada em suas naturezas mesquinhas. Na Idade Média matou-se milhares em nome Deus, e pessoas que se diziam cristâs. E daí, só por isso seriam de fato cristãs. Com todo o respeito e sem nenhum conotação pejorativa, não é porque o meu cão não crer em Deus que o declararei ateu!
O lídimo cristão (que são raros) são incapazes sequer de odiar o seu inimigo, nunca apoiariam a injustiça. Há muitos desses por aí, pena que nem com microscópio parecem não serem vistos.
Um abraço..

Eduardo
“Crentes caloteiros, sonegadores, ladrões, ignorantes etc., são tão reais quanto ateus da mesma estirpe.”

-Parece que você não entendeu a ironia do meu argumento (se é que você leu): “Achar um religioso na cadeia é como achar pelo em ovo.”. Cristãos são 75% da população americana. Cristãos são 75% da população carcerária. Ateus são 15% da população americana. Ateus são 0,2% da população carcerária. Procure saber mais sobre a contribuição dos ateus ao longo da história. Na bíblia deus abomina os frutos daqueles que o negam. A lâmpada elétrica é invenção de um físico ateu. Mostre que você NÃO usa lâmpadas na sua casa e eu caio de quatro e louvo ao senhor.

“o fato deles se dizerem cristãos não muda nada em suas naturezas mesquinhas”

-Até porque só são cristãos da boca pra fora. Fingem que seguem uma doutrina, mas só louvam e adoram esse ser imaginário e não praticam seus “sábios” ensinamentos. Se você tivesse lido o texto que eu linkei no post anterior, não teria escrito isso. Além do mais, você admitiu que ética prescinde de religião.

“O lídimo cristão (que são raros) são incapazes sequer de odiar o seu inimigo, nunca apoiariam a injustiça”

-Claro que não apoiariam, pois já são injustiçados, oprimidos, vilipendiados, saqueados pelo presidente cristão e pelo congresso cristão...

Procure entender. Nós não nos achamos superiores, nem somos, VOCÊS é que se rebaixam. Um amigo já me disse que “nós somos COCÔ diante de deus”. Os crentes se julgam sem a menor importância, e sentem-se o máximo diante de deus, escolhidos por deus e privilegiados por deus. Eles dizem “você pode perguntar ‘da onde veio deus?’, ‘o que causou deus?’ etc, aí respondem: “é o mistério divino, não é para o nosso bico”. Voar não era para o nosso bico, até aquele ateu infiel do Santos Dummont inventar o avião. Ir ao céu não era para o nosso bico, até aquele ateu infiel do Yuri Gagarim ir ao espaço e voltar, e ainda dizer: “deus não existe, estive no céu e não o vi”. Antes de responder meus posts procure LER o que eu escrevi.

Alfredo
Ateus são muito mais!
Opa!... Um instantinho aí!...
Amigos, muito prazer. Com a permissão de vocês vou discordar e colocar aqui o que eu acho:
Certa vez eu tentei dar uma definição do que significa ser Ateu. Veja:
“Deus é, segundo o dicionário Michaelis, o Ser supremo; o espírito infinito e eterno, criador e preservador do Universo. Ente tríplice e uno, infinitamente perfeito, livre e inteligente, criador e regulador do Universo.

Ateu é uma pessoa que não acredita nisso! Não é simples?

Poxa, essa já não é uma boa definição? Para o Ateu essa crença é fantasia e Deus, a melhor invenção comercial do homem.
Todo o mais, que é peculiar à pessoa que acredita em deuses (educação, lealdade, bondade, amizade, amor, respeito às leis e os bons costumes da sociedade), é peculiar ao Ateu, que não acredita em deuses. Não tem diferença. Certo?!... Errado! Tem diferença sim e muita diferença – PARA MELHOR. Reparem bem:

“O Ateu valoriza o homem acima de tudo. Isso já começa a fazer a diferença. Acreditar em si mesmo é muito bom. Muuuuiiito bom!... Muito saudável, muito produtivo e até psicologicamente mais vantajoso.
Seu sentido apurado de justiça, seu estado de amor puro e desinteressado, sua capacidade de trilhar o bem e livrar-se do mal, por sua própria iniciativa, livra-se dos caminhos errados, valoriza a amizade entre os homens, a atenção e o carinho no trato a seus semelhantes que te tratam de forma igual e sempre pronto para bater com a direita em quem lhe atingir a face. Perdoar também é possível, mas não deixar mais a cara na reta é obrigatório.

O Ateu é o único responsável pelos seus atos, planta o seu dia de amanhã, obedece as leis (2.500 aqui no Brasil) e a ordem das coisas naturais, acredita no Universo que está vendo e na natureza imperfeita, como um acontecimento físico-químico casual de infinitas proporções, crê que a morte cerebral encerra a sua passagem na vida e na prole como a sua continuação física e biológica, até que um dia tudo se acabe.
O Ateu não está preso a qualquer dogma ou conceito irreal e abstrato, político ou religioso. O Ateu é livre para raciocinar. O Ateu não tem medo de nada que não seja natural, nem de ninguém que não seja de carne e osso. Sua coragem e autenticidade são bandeiras de conduta, sua personalidade irrefutável, seus princípios de lealdade, caráter e dignidade são rígidos. O Ateu não é falso, não acredita em falsidade, e não convive com ela. O Ateu é verdadeiro, é sábio, é inteligente e honesto.

O Ateu quer estar bem com a sua consciência que não pode ser maculada, porque dela retira o fluido da sua justiça. Se o Ateu errar, vai pedir perdão ao ofendido. Mas, na justiça do Ateu, são dois olhos por um e paga em dobro tudo o que recebe. O Ateu não gosta de ser iludido, enganado ou explorado. O Ateu não é bobo, dificilmente será passado pra trás.”

O Ateu, pelas próprias circunstancias da discriminação, tem maior responsabilidade sobre o seu modo de vida, porque defende uma causa justa e verdadeira. Tem maior valor como cidadão. Ele tanto poder servir como um exemplo bom, como um exemplo ruim. De certa forma isso nada tem a ver com o ser humano e suas características pessoais, trazidas pela criação, crença ou educação. Não tem muito a ver se o cara é bandido ou mocinho. É apenas um cidadão com seus defeitos e qualidades, que não acredita em deuses, mas vive feliz, de cabeça erguida e consciente da sua grandeza.

Abraços

Eduardo (outro)
Essa foi boa!!!!
Pelo que afirma o Bras, os crentes têm o monopólio das virtudes morais. Nada mais falso. Existem crentes de bom caráter, assim como ateus. A crença em deus não tem nada a ver com a qualidade do caráter ou com o fato de ser honesto.
No entanto, um ateu que pratica o bem e vive honestamente, no meu entender, tem muito mais valor que um crente que age da mesma forma, pois o ateu o faz por convicção, por princípios morais. Já o crente o faz por coação, pois tem medo do "juízo final".
Existem dois tipos de honestos. Aquele que é honesto por princípio e aquele que tem medo da punição.
Quanto aos desonestos, sejam ateus ou crentes, resta ainda ao ateus a qualidade de não serem incoerentes, pois não vão às igrejas rezar aos domingos depois de uma semana de pecados, para, na segunda-feira, voltar a pecar. Nada mais hipócrita.

CÁSSIA
E você? Descobriu deus sozinho ou por influência?
Essa pergunta é fundamental!A esmagadora maioria de nós crescemos e fomos criados à sombra do "temente" Deus. Então, como saímos desse canibalismo? Questionando, pensando... Tá faltando é um Sócrates pra falar em praça pública sobre seus próprios pensamentos, sem medo da cicuta, correndo o risco de ser apedrejado... Apedrejado sim, porque aquela frase que sempre escutamos que "aceito teu ponto de vista" é pura falsidade. Um crente não aceita os pontos de vista de um ateu, mas calar, mostrar a cara e dizer "não creio, porra!" é um direito tão legítimo como dizer "aceitei Jesus na minha vida". Viver à sombra? Nunca!
Mas... Voltando à pergunta do título que roubei de um participante, descobri sozinha, como uma livre pensante.
Como depoimento digo que, quando me descobri descrente SENTI UMA LIBERDADE ENORME de pensamento.
Existe maior caráter que aquele que não necessita de regras religiosas, cristãs, para guiar sua vida? Fazer o bem não é criação divina, é da personalidade, é CARÁTER!!!
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Debate com um crente
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2007, 11:54:22 »
Gostei da postura do debate em se discutir o ateísmo de forma positiva, parabéns!  :ok:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!