Autor Tópico: Modificar o córtex insular pode alterar vício do fumo e de outras substâncias.  (Lida 1328 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline ReVo

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 563
  • "!"
25/01/2007 - 17h05m - Atualizado em 25/01/2007 - 18h26m
Dano no cérebro ajuda a parar de fumar

Cientistas descobriram uma região do cérebro essencial para o vício.
Quem sofreu alguma lesão na área não sente mais vontade de fumar.


Marília Juste Do G1, em São Paulo  entre em contato

Cientistas descobriram que danificar uma parte específica do cérebro acaba imediatamente com o hábito de fumar -- e com o vício em outros tipos de drogas também. Antes, porém, que isso vire uma tentação para partir para cima de um parente ou amigo e bater a cabeça dele contra a parede até que o vício suma, espere. Os pesquisadores acreditam que podem conseguir um tratamento que ajude a parar de fumar sem machucar ninguém.

“Fumar é mais que levar nicotina até o cérebro. É uma maneira de pensar e sentir que tem a ver com o modo com que o hábito de fumar altera nosso corpo -- e não apenas o cérebro”, afirmou ao G1 Nasir Naqvi, da Universidade de Iowa, autor do estudo que foi publicado na revista “Science” desta semana. “Encontramos uma região do cérebro que parece ser essencial para o vício no cigarro, envolvida com o modo com que sentimos as coisas que acontecem no nosso organismo.”

Estudando imagens do cérebro, Naqvi e seus colegas descobriram que a atividade no córtex insular (ou insula), na lateral do cérebro, aumenta quando as pessoas sentem desejo de fumar. O local está ligado à tradução das necessidades do corpo em algo que podemos “sentir”. Quando o corpo sente falta de comida, por exemplo, a insula transforma isso em fome.
Para verificar se estavam corretos, os cientistas procuraram pacientes que tinham danificado o local. Encontraram 19 fumantes que consumiram mais de cinco cigarros ao dia por mais de dois anos e que sofreram algum tipo de lesão na insula -- seis deles do lado direito e treze do lado esquerdo. Outros 50 fumantes participaram para efeito de comparação -- eles sofreram danos cerebrais, mas não nessa região específica. Segundo Naqvi, a presença deles era importante para verificar se os pacientes não paravam de fumar por simples efeito psicológico. Afinal, após um problema no cérebro, seria esperado que eles começassem a valorizar mais a vida e a saúde.
De fato, muitos pacientes com vários tipos de lesões cerebrais abandonaram o vício, mas nenhum tão facilmente quanto aqueles que machucaram a região insular. Treze desses últimos pararam de fumar e doze deles afirmaram que o fizeram tão tranqüilamente que nunca mais sentiram vontade de consumir outro cigarro, nem mesmo uma vez. O efeito foi imediato. Os cientistas não souberam explicar por que os outros seis não abandonaram o hábito.

Obviamente, os médicos não pretendem sair por aí batendo a cabeça de ninguém para eliminar o vício. A região trabalha com diversos outros hábitos cotidianos muito importantes para nossa saúde -- ninguém quer, de repente, tentar parar de fumar e acabar morrendo mais rápido porque perdeu a vontade de comer ou beber. “Estudos anteriores mostraram que lesões na insula atrapalham também a fala, a atenção espacial e o paladar, além de poderem causar depressão”, afirma Naqvi.

Com base no que aprenderam, os cientistas acreditam que podem desenvolver futuramente novos tratamentos para controlar a vontade de fumar -- e, por conseqüência, a vontade de consumir outras drogas. “Existe a possibilidade de atrapalhar temporariamente o funcionamento da insula com técnicas como a aplicação de um pequeno campo magnético na cabeça. Mas ainda não sabemos se esse tipo de coisa consegue atingir a região, que fica numa parte muito profunda do cérebro”, diz o pesquisador. Antes disso, no entanto, os cientistas acreditam que já vão conseguir monitorar os progressos de quem luta contra o vício diretamente no cérebro, o que vai ajudar a verificar quais tratamentos dão mais certo.


Reprodução: Desenho mostra o córtex insular, no interior do cérebro

FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL2257-5603-71,00.html

P.S.: Espero que o título que dei seja mais adequado ao escopo da matéria.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2007, 21:20:58 por ReVo »
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: Dano no córtex insular pode alterar vício do fumo e de outras substâncias.
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2007, 21:21:00 »
é, não é só nicotina mesmo. assim fosse, o adesivo teria adiantado comigo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!