Autor Tópico: Documentarista vê evangélicos como grupo assustador  (Lida 678 vezes)

CuritibaCetica

• Visitante
Documentarista vê evangélicos como grupo assustador
« Online: 27 de Janeiro de 2007, 07:11:00 »
G1 24/01/2007 - 18h19m - Atualizado em 25/01/2007 - 09h49m
DOCUMENTARISTA VÊ EVANGÉLICOS COMO GRUPO ASSUSTADOR

Em "Friends of God", Alexandra Pelosi retrata fiéis americanos.
Diretora percorreu diversos estados americanos.

http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,AA1432955-7084,00.html

(...)
as partes mais perturbadoras do filme não tratam do aborto, do casamento homossexual ou mesmo das críticas lamentáveis feitas à teoria da evolução. O que mais perturba no documentário é a facilidade demonstrada pelos evangélicos, tanto jovens quando velhos, em aceitar qualquer coisa que lhes é dita por figuras de autoridade como sendo parte figurativa ou literal dos Evangelhos. Eles se mostram como autômatos, incapazes ou não dispostos a questionar o que dizem seus líderes.

Também se revela difícil assistir as cenas com pessoas que, apesar de terem eleito um presidente evangélico e terem criado gigantescas redes de rádio e televisão, além de uma base de poder que não perde para nenhuma outra, ainda se sentem integrantes de uma minoria perseguida.

Se a intenção de Alexandra Pelosi foi mostrar que a fé evangélica sufoca a razão, ela conseguiu seu intento.

Alexandra Pelosi é filha da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, a deputada democrata Nancy Pelosi.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Documentarista vê evangélicos como grupo assustador
« Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2007, 08:56:56 »
as partes mais perturbadoras do filme não tratam do aborto, do casamento homossexual ou mesmo das críticas lamentáveis feitas à teoria da evolução. O que mais perturba no documentário é a facilidade demonstrada pelos evangélicos, tanto jovens quando velhos, em aceitar qualquer coisa que lhes é dita por figuras de autoridade como sendo parte figurativa ou literal dos Evangelhos. Eles se mostram como autômatos, incapazes ou não dispostos a questionar o que dizem seus líderes.

essa aceitação sem oferecer resistência alguma ao que diz determinada autoridade, seja um professor de segundo grau, seja um líder religioso, é algo que me preocupa muito. tenho pouco problemas com a religião e este é um deles; deplorável foi ver os padres usando de sua autoridade religiosa para convencer o pessoal a se posicionar contra a ALCA, mas isso é só um exemplo.

e chamo atenção, novamente, sinto muito se estou sendo chato, pro tal do pro-vida. a reverência que os alunos mais novos têm pelos mais avançados é enorme e, embora eu não saiba de nenhuma ocorrência ainda de influenciação política por parte dos 'alunos' mais avançados, sabe-se lá o que isso pode se tornar. de novo, não são mais de 200.000 membros, mas o número era somente de uma dúzia na década de 80, o crescimento é exponencial. a postura da instituição é, por ora, de ideologicamente isenta, mas sei lá o que pode se tornar daqui a um tempo.
well… talvez o pro-vida seja só um fantasma no meu banheiro. mas se houver uma mobilização cética, acho que é algo que merece a nossa atenção.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2007, 09:00:42 por Bruno »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2007, 12:42:34 »
O crente precisa de um ídolo. Instintivamente o ser humano exerce confiança em suas idéias caso alguém mais creia e haja alguém "maior" com a mesma idéia.
Por isso que sempre há o líder religioso, o messias. "Messias" sempre possuem forma humana, pois no fundo o crente estava esperando um ser humano, não outro ser, pois é neste exerce mais confiança.
E estes tem o poder de controlar as mentes.

Fabi

• Visitante
« Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2007, 22:18:38 »
Eles se mostram como autômatos, incapazes ou não dispostos a questionar o que dizem seus líderes.

E eles não questionam mesmo, aparece no jornal nacional o edir macedo falando sobre como lubridiar os fiéis, e eles dizem que aquilo foi coisa do diabo. Agora tem a bispa Sônia e seu marido presos nos estados unidos com dinheiro na bíblia, e advinha de quem é a culpa? Do diabo de novo...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!