Autor Tópico: IPT inaugura primeiro laboratório antivírus da América Latin  (Lida 813 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Skorpios

  • Visitante
IPT inaugura primeiro laboratório antivírus da América Latin
« Online: 13 de Maio de 2005, 15:21:52 »
Citar
   IPT inaugura primeiro laboratório antivírus da América Latina

São Paulo - O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a fabricante sul-coreana de sistemas antivírus Hauri anunciaram hoje a criação do primeiro laboratório de antivírus da América Latina. O novo centro, que será instalado na sede do IPT em São Paulo e utilizará ferramentas desenvolvidas pela Hauri, tem por objetivo adequar o desenvolvimento de vacinas contra ameaças virtuais às necessidades do mercado latino-americano.

O projeto foi idealizado pelo vice-presidente mundial da Hauri, o brasileiro Paulo Tonetto. De acordo com ele, a idéia inicial da companhia era implantar o laboratório no México, onde está sua sede latino-americana. No entanto, questões como o forte desenvolvimento do setor de tecnologia bancária permitiram convencer a matriz a optar pelo Brasil.

Tonetto explicou ainda que o laboratório pretende solucionar o fato de a América Latina não constar na lista de prioridades dos grandes fabricantes internacionais de antivírus. Em função disso, vacinas específicas para ataques na região deixam de ser desenvolvidas com a rapidez necessária, na avaliação do executivo.

"A região representa menos de 5% do faturamento dessas empresas, e isso acaba reduzindo nossa importância para eles", afirmou Tonetto. "Por outro lado, os hackers brasileiros já estão entre os mais conceituados intelectualmente do mundo. Ou seja, somos um dos maiores focos de ataque e não temos como nos defender."

Condições do laboratório

O laboratório de antivírus seguirá três vertentes de atuação, de acordo com Tonetto. A primeira delas será a análise de ameaças virtuais já existentes, que envolverá discussões com a sociedade. A segunda será a observação das tendências de evolução de antivírus. Além disso, o laboratório fará a análise e desenvolvimento de ferramentas para combater crimes virtuais.

De acordo com o diretor da Divisão de Informática e Telecomunicações do IPT, Cláudio Luiz Marte, a criação do laboratório dá continuidade à estratégia do instituto para buscar soluções para problemas relacionados à sociedade brasileira. "Estamos abrindo uma nova fronteira para cuidar também com o patrimônio público", disse ele.

A previsão dos dois grupos é de que o laboratório iniciará suas operações no dia 5 de julho. Por enquanto, apenas a Hauri e o IPT estão envolvidos, mas a idéia é atrair novos parceiros que forneçam, por exemplo, os computadores que serão necessários ao empreendimento.

Tonetto esclareceu que o fato de a Hauri estar envolvida na parceria não significa que outros fabricantes de antivírus não possam se envolver no projeto. Por enquanto, as vacinas que forem desenvolvidas pelo laboratório serão aproveitadas comercialmente nos sistemas vendidos pela Hauri.




http://www.estadao.com.br/tecnologia/internet/2005/mai/13/80.htm

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!