Vocês acham que determinadas plantas não tem as tais substâncias que podem curar ou amenizar uma doença? é isso?
Homeopatia é uma coisa, fitoterapia é outra. Homeopatia é uma corrente alternativa de "medicina", baseada no chamado Princípio dos Similares (o agente que causa uma doença é o mesmo que pode curá-la). Como administrar o veneno puro iria, obviamente, matar de vez o doente (para usar uma analogia meio grosseira), os homeopatas prescrevem que os princípios ativos devem ser diluídos para concentrações baixíssimas (até 1/10^60) - onde não sobra nada em solução a não ser água pura. Alega-se que o efeito desses preparados homeopáticos se deve à tal "memória da água" (capacidade deste solvente reter propriedades induzidas por moléculas de solutos não mais presentes). Porém, há muito pouca (ou nenhuma) evidência real que essa "memória da água" exista, e absolutamente nada que comprove que mesmo que ela exista, isso resulte em efeitos terapêuticos.
Medicamentos fitoterápicos são aqueles baseados em princípios ativos extraídos de plantas. Alguns princípios ativos em homeopatia são, antes da diluição, fitoterápicos - mas a semelhança termina aí. Medicamentos com formulações baseadas em princípios extraídos de vegetais não são necessariamente preparados homeopáticos - isto é, diluídos a níveis absurdos. Extratos vegetais - chás, tinturas, unguentos, etc - podem conter espécies químicas com ação bem definida no organismo, e em concentrações suficientemente altas para provocar efeitos mensuráveis. Por exemplo, infusões, tinturas ou xaropes preparados com folhas de maracujá (
Passiflora edulis) contém alcalóides inibidores da monoaminooxidase com efeito sedativo e anti-epilético comprovado por testes clínicos rigorosos. Claro que nem todo chazinho tem o efeito que se atribui a ele (e, ao contrário da crença popular, muitos podem ter efeitos colaterais tão ou mais perigosos do que qualquer medicamento sintético) - especialmente aqueles vendidos pelos pajés na calçada da Praça da Sé. Mas muitos fitoterápicos realmente têm ação terapêutica, são estudados a sério em laboratórios de pesquisa farmacêutica e química e regulamentados pelo MS.
Infelizmente, muitos confundem homeopatia com fitoterapia por serem normalmente vendidos no mesmo estabelecimento. Me parece que esse é, de longe, a pior face da homeopatia: levar descrédito a uma modalidade terapêutica perfeitamente válida.