Autor Tópico: Ex-homeopata  (Lida 1941 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Ex-homeopata
« Online: 29 de Janeiro de 2007, 00:54:07 »
Hoje, estava eu na sala com outras pessoas e uma delas era visita.
Logo que veio algum assunto, alguém apontou para mim "ele diz que homeopatia é só água haha, mas é um chá de blá blá…". (e não estou brincando, é sério)
Bom, quando eu perguntei o que significa a palavra homeopatia e sem resposta expliquei que era referente ao princípio de cura pelo mesmo, claro que a pessoa não respondeu, ficou quieta.

Mas bom foi o que a visita falou: "eu era homeopata, mas quando dei para o meu periquito, animais não tendo placebo me toquei".

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
Re: Ex-homeopata
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2007, 20:56:15 »
"eu era homeopata, mas quando dei para o meu periquito...me toquei".

Pior que ser homeopata é ser zoófilo...
Vamos denunciar ao WWF sobre o abuso de periquitos !! :hmph:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2007, 11:38:02 »
Vou ser sincera, não entendi essa frase aqui..." "eu era homeopata, mas quando dei para o meu periquito, animais não tendo placebo me toquei"."
Tá faltando ou sobrando alguma palavra aí? ou foi eu mesmo que não entendi?
É sério não é critica.  :ok:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2007, 16:48:05 »
Ela deu homeopatia para o periquito dela, e como animais não possuem efeito placebo, ela percebeu que homeopatia era furado.

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2007, 20:53:55 »
Bem eu tive há algum tempo uma... "Crise Existencial" vamos chamar assim, e acontece que hoje em dia eu passo em centenas de médicos tomo vários remédios e estou indo a uma Reflexo-Terapeuta, e ela me mandou tomar homeopatia, eu não acredito nem na Reflexologia nem na homeopatia, mas não tenho o mínimo animo para ficar dizendo que não quero isso ou aquilo com minha família toda encima, então estava fazendo tudo que ela manda.

O Ponto é que depois de alguns meses tomando os tais sais que ela me receitou e sem aparecer nenhuma melhora, ela me perguntou se eu acreditava no estava tomando, e eu disse que não. Então ela disse que se eu não acreditasse não surtiria efeito. Perguntei para ela se ela realmente acreditava que esse tal "remédio" curava ou se ela só esperava um efeito placebo. Ela disse que acreditava, mas que se eu acreditasse ajudaria. Eu disse que não acreditava e ela então disse que seria melhor eu parar de tomar então. :hmph:

O que eu quero saber é se um homeopata que receita a homeopatia para alguém realmente acredita nos efeitos dos tais "remédios", ou se só espera mesmo o efeito placebo :?:  :)

Offline Fábio Augusto

• Nível 01
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2007, 21:21:07 »
O que eu quero saber é se um homeopata que receita a homeopatia para alguém realmente acredita nos efeitos dos tais "remédios", ou se só espera mesmo o efeito placebo :?:  :)

Penso que este é um exemplo do famoso conceito de "duplipensar" (se vc não conhece, leia 1984 de George Orwell). Acho que no fundo muitos deles até sabem da inexistência de efeito físico real de preparados homeopáticos, mas a crença se sobrepõe à razão.

F. Augusto

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2007, 01:51:58 »
Me soa como um bom e velho "só verá a santidade de Jesus se tiver fé nela". ;D

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2007, 11:52:05 »
Bem eu tive há algum tempo uma… "Crise Existencial" vamos chamar assim, e acontece que hoje em dia eu passo em centenas de médicos tomo vários remédios e estou indo a uma Reflexo-Terapeuta, e ela me mandou tomar homeopatia, eu não acredito nem na Reflexologia nem na homeopatia, mas não tenho o mínimo animo para ficar dizendo que não quero isso ou aquilo com minha família toda encima, então estava fazendo tudo que ela manda.

O Ponto é que depois de alguns meses tomando os tais sais que ela me receitou e sem aparecer nenhuma melhora, ela me perguntou se eu acreditava no estava tomando, e eu disse que não. Então ela disse que se eu não acreditasse não surtiria efeito. Perguntei para ela se ela realmente acreditava que esse tal "remédio" curava ou se ela só esperava um efeito placebo. Ela disse que acreditava, mas que se eu acreditasse ajudaria. Eu disse que não acreditava e ela então disse que seria melhor eu parar de tomar então. :hmph:

Acho que eles acreditam sim. Tenho um amigo homeopata que conheço há muitos anos e ele é para mim um dos tipos mais honestos que conheci até hoje...portanto...

Agora uma curiosidade: não entendo muito de homeopatia, mas vocês são céticos em relação à homeopatia em que ponto? Vocês acham que determinadas plantas não tem as tais substâncias que podem curar ou amenizar uma doença? é isso?  :? :umm:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2007, 12:40:28 »
Agora uma curiosidade: não entendo muito de homeopatia, mas vocês são céticos em relação à homeopatia em que ponto? Vocês acham que determinadas plantas não tem as tais substâncias que podem curar ou amenizar uma doença? é isso?  :? :umm:

Oi Alegra. Claro que as plantas possuem substâncias que podem curar. O problema com a homeopatia é outro: segundo os próprios homeopatas, o "princípio ativo" dos remédios tem que se diluído em água muitas, muitas, MUITAS vezes. A diluição é tal que o que resta na solução é... apenas água! Os homeopatas mesmo sabem disso. A alegação deles é que a água, de alguma maneira, retém uma "memória" do princípio ativo, e é isso que causa a cura. Ou seja, os remédios homeopáticos são água, pura e simplesmente! Mesmo assim, ainda poderíamos imaginar que essa memória de alguma existisse, mas as experiências mostram claramente que a cura homeopática é apenas consequência do efeito placebo.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2007, 12:42:52 »
Apesar do Dr. Manhattan já ter feito um resumo objetivo, pode ler mais sobre homeopatia e efeito placebo nos links a seguir:

- Homeopatia: http://skepdic.com/brazil/homeopatia.html
- Efeito placebo: http://skepdic.com/brazil/placebo.html

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2007, 13:32:24 »
Acho que eles acreditam sim. Tenho um amigo homeopata que conheço há muitos anos e ele é para mim um dos tipos mais honestos que conheci até hoje…portanto…

:erm: Portanto...todos os homeopatas são honesto ? :erm2:

“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Fábio Augusto

• Nível 01
  • *
« Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2007, 14:04:50 »
Vocês acham que determinadas plantas não tem as tais substâncias que podem curar ou amenizar uma doença? é isso?

Homeopatia é uma coisa, fitoterapia é outra. Homeopatia é uma corrente alternativa de "medicina", baseada no chamado Princípio dos Similares (o agente que causa uma doença é o mesmo que pode curá-la). Como administrar o veneno puro iria, obviamente, matar de vez o doente (para usar uma analogia meio grosseira), os homeopatas prescrevem que os princípios ativos devem ser diluídos para concentrações baixíssimas (até 1/10^60) - onde não sobra nada em solução a não ser água pura. Alega-se que o efeito desses preparados homeopáticos se deve à tal "memória da água" (capacidade deste solvente reter propriedades induzidas por moléculas de solutos não mais presentes). Porém, há muito pouca (ou nenhuma) evidência real que essa "memória da água" exista, e absolutamente nada que comprove que mesmo que ela exista, isso resulte em efeitos terapêuticos.

Medicamentos fitoterápicos são aqueles baseados em princípios ativos extraídos de plantas. Alguns princípios ativos em homeopatia são, antes da diluição, fitoterápicos - mas a semelhança termina aí. Medicamentos com formulações baseadas em princípios extraídos de vegetais não são necessariamente preparados homeopáticos - isto é, diluídos a níveis absurdos. Extratos vegetais - chás, tinturas, unguentos, etc - podem conter espécies químicas com ação bem definida no organismo, e em concentrações suficientemente altas para provocar efeitos mensuráveis. Por exemplo, infusões, tinturas ou xaropes preparados com folhas de maracujá (Passiflora edulis) contém alcalóides inibidores da monoaminooxidase com efeito sedativo e anti-epilético comprovado por testes clínicos rigorosos. Claro que nem todo chazinho tem o efeito que se atribui a ele (e, ao contrário da crença popular, muitos podem ter efeitos colaterais tão ou mais perigosos do que qualquer medicamento sintético) - especialmente aqueles vendidos pelos pajés na calçada da Praça da Sé. Mas muitos fitoterápicos realmente têm ação terapêutica, são estudados a sério em laboratórios de pesquisa farmacêutica e química e regulamentados pelo MS.

Infelizmente, muitos confundem homeopatia com fitoterapia por serem normalmente vendidos no mesmo estabelecimento. Me parece que esse é, de longe, a pior face da homeopatia: levar descrédito a uma modalidade terapêutica perfeitamente válida.
F. Augusto

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2007, 15:23:59 »
Obrigado ao Dr. Manhattan e ao  Discípulo da Razão

Fui lá - Homeopatia: http://skepdic.com/brazil/homeopatia.html
e achei isso aqui que é dose pra leão…

Hahnemann acreditava que doses bem pequenas de um medicamento poderiam ter efeitos curativos poderosos porque sua potência poderia ser afetada por uma agitação vigorosa e metódica (sucussão). Hahnemann chamava esse suposto aumento da potência através da agitação vigorosa de dinamização.Pensava que a sucussão poderia liberar "poderes imateriais e espirituais," tornando assim as substâncias mais ativas.

Maluquices à parte, será que se o remédio homeopático não fosse tão diluído daria resultado?

E aqui - Efeito placebo: http://skepdic.com/brazil/placebo.html

.Um placebo é uma substância inerte, ou cirurgia ou terapia "de mentira", usada como controle em uma experiência, ou dada a um paciente pelo seu possível ou provável efeito benéfico. O por quê de uma substância inerte, uma assim chamada "pílula de açúcar," ou falsa cirurgia ou terapia fazerem efeito, não está completamente esclarecido

:?: :?:
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2007, 15:26:22 por Alegra »

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2007, 15:28:25 »
Acho que eles acreditam sim. Tenho um amigo homeopata que conheço há muitos anos e ele é para mim um dos tipos mais honestos que conheci até hoje…portanto…

:erm: Portanto…todos os homeopatas são honesto ? :erm2:

Portanto quis dizer que nem todos os homeopatas são desonestos… :hihi:
Existem mesmo aqueles que acreditam no que fazem.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2007, 15:32:21 »
Vocês acham que determinadas plantas não tem as tais substâncias que podem curar ou amenizar uma doença? é isso?

Medicamentos fitoterápicos são aqueles baseados em princípios ativos extraídos de plantas. Alguns princípios ativos em homeopatia são, antes da diluição, fitoterápicos - mas a semelhança termina aí. Medicamentos com formulações baseadas em princípios extraídos de vegetais não são necessariamente preparados homeopáticos - isto é, diluídos a níveis absurdos. Extratos vegetais - chás, tinturas, unguentos, etc - podem conter espécies químicas com ação bem definida no organismo, e em concentrações suficientemente altas para provocar efeitos mensuráveis. Por exemplo, infusões, tinturas ou xaropes preparados com folhas de maracujá (Passiflora edulis) contém alcalóides inibidores da monoaminooxidase com efeito sedativo e anti-epilético comprovado por testes clínicos rigorosos. Claro que nem todo chazinho tem o efeito que se atribui a ele (e, ao contrário da crença popular, muitos podem ter efeitos colaterais tão ou mais perigosos do que qualquer medicamento sintético) - especialmente aqueles vendidos pelos pajés na calçada da Praça da Sé. Mas muitos fitoterápicos realmente têm ação terapêutica, são estudados a sério em laboratórios de pesquisa farmacêutica e química e regulamentados pelo MS.

:ok: :ok: :)

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #15 Online: 31 de Janeiro de 2007, 17:07:32 »
Vejam o que me chamou a atenção em um texto que li hoje:

O boi criado em sistemas agroecológicos (chamados de "orgânicos"), como explica a veterinária Maria do Carmo Arenales, é aquele criado em pasto sem agrotóxico e sem adubação química, tratado com medicamentos homeopáticos. É um boi ecológicamente correto. "A adubação a pasto é feita com esterco dos próprios animais", afirma. Quanto às doenças, prevalece o princípio da prevenção do aparecimento das mesmas e, quando há problemas, utiliza-se a homeopatia até para combater moscas e parasitas como vermes e carrapatos.

Fonte: http://www.planetaorganico.com.br/boiverde.htm

Homeopatia com animais?  :?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 31 de Janeiro de 2007, 20:39:53 »
combater moscas?!?!

rizk

• Visitante
« Resposta #17 Online: 31 de Janeiro de 2007, 22:11:27 »
O meu primeiro homeopata, todo mundo diz que era um cara muito bom, muito estudado e muito honesto. Tenho ótimas lembranças dele, e também não tenho mais nem otite nem amidalite.
O segundo era picareta, e eu ainda tenho alergia a poeira - o resto passou só com remédio normal. Já contei que ele tinha uma maquininha com um amperímetro (?) que ele ligava uma ponta na minha mão e outra num frasquinho de "café homeopático" e os ponteiros mexiam e ele concluía que eu tinha alergia a café?

A minha experiência com acupuntura também falhou. Fitoterápico eu tomo meu chá verde quando o estômago dói, ajuda bem.

De resto, fico contente que a família do colega engoliu seco. Espero que párem de te zoar agora :)

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
« Resposta #18 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 21:23:47 »
"What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence". (Christopher Hitchens)

Céticos
http://www.ceticos.com.br

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #19 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 21:26:43 »
Eu diluindo um veneno enésimas vezes criaria uma poção extremamente letal?

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #20 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 22:56:55 »
Segundo a homeopatia, esse veneno ultra-diluído faria o organismo se defender do veneno concentrado, poderia ser usado para tratar intoxicação.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #21 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 02:55:38 »
Segundo a homeopatia, esse veneno ultra-diluído faria o organismo se defender do veneno concentrado, poderia ser usado para tratar intoxicação.
Wolfischer está certo. A CRENÇA da homeopatia diz que se você pegar alguma substância que causa a doença que você quer curar, e dilui infinitas vezes, o resultado seria o remédio para a doença.

Só que depois de diluir umas 10 vezes, não há mais nenhum traço da substância nociva. Como eles diluem umas 20 ou 30 vezes, as pessoas tomam água ou farinha. Então o que eles inventaram para justificar isso? A desculpa risível da "Memória da Água". De acordo com a crença dos homeopatas, a água guarda uma lembrança do tal princípio nocivo que ajudaria no tratamento.

Se a água tem memória, e ela é limitada na natureza, ela então tem a lembrança de xixi de dinossauro? Se chover em um cocô e a água for parar no rio, ela vai ter lembrança disso também? E se a água teve contato com algo que faz bem, como vitaminas e sais minerais, ela começa a fazer mal para as pessoas? Então água mineral é ruim?

Se a água tem lembranças, como fazer para analisá-la? Como saber se a água tá pura ou tem alguma lembrança? Como isso poderia ser medido em laboratório? Ninguém conseguiu pelo que eu saiba, nem mesmo os homeopatas.

Homeopatia é ridícula!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #22 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 15:48:56 »
Eles dizem que a destilação apaga a memória da água, então a água de chuva não teria memória do xixi de dinossauro, etc.
Por outro lado, eles não usam agua destilada em suas poções porque a energia usada na destilação interfere nas energias dos "medicamentos".

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #23 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 19:19:24 »
É verdade, havia me esquecido. Fiz uma pergunta equivocada. Então vamos colocar uma gota de cada 'remédio' homeopático existente no mundo no sistema de tratamento da água de nossas cidades!

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 23:23:46 »
Boa idéia, mas teria que avisar que estaria colocando, senão não iria fazer efeito nenhum. :lol:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!