Autor Tópico: O "conhecimento" traz felicidade?  (Lida 5388 vezes)

Offline Mental

• Nível 12
  • *
O "conhecimento" traz felicidade?
« Online: 29 de Janeiro de 2007, 12:58:06 »
O conhecimento é mais benéfico do que prejudicial, ou mais prejudicial do que benéfico para o ser humano?
Parece que a ignorância, em certos casos, poderia ser mais benéfica.
Digo isso porque a ignorância gera “excitação”, e com isso “sonhos e fantasias”, o que pode tornar a vida mais interessante porque o homem sempre estaria a buscar algo, ainda que nunca encontrasse.
Quando nos deparamos com um “mistério”, buscamos desvendá-lo. Se nunca nós desvendarmos esse mistério, sempre estaremos a pensar sobre ele, mas se algum dia o desvendarmos? Não chegaria essa busca ao seu fim?
E depois? Como seria?
Analisemos alguns exemplos com comentários.

Jogo de Xadrez

Me lembro a 15 anos atrás como era excitante deparamos com uma posição no tabuleiro (jogado até mesmo em jogos de mestres) onde ninguém sabia quem estava melhor ou pior; Se a posição realmente estava perdida ou não...
Eu e meus amigos passávamos horas e horas em meio a análises excitantes em tabuleiros grandes com peças de madeira, sempre querendo descobrir o mistério de uma posição.
E hoje? Basta jogarmos as mesmas posições de finais nos programas atuais de xadrez, que a resposta vem quase que instantaneamente... Acabou-se a excitação...

Mulheres e sexualidade

Meu pai sempre dizia que a coisa mais excitante no passado era ver os “pés” das mulheres. Hoje em dia vemos tantas, mais tantas “bundas” na TV e na net que nem tem mais graça olhar apenas os “pés” das mulheres, e muitas das vezes nem nos excitamos “tanto” em ver tais bundas, dado que ficou comum.

Traição

Um homem ama demais a sua esposa, mas essa sempre o trai. Seria melhor o homem ter conhecimento dessa atitude da esposa e com isso romper o relacionamento, deixando os filhos e causando grande desgaste emocional, ou... Levar a vida inteira na ignorância, sem tomar conhecimento disso e morrer feliz acreditando que sua esposa nunca fez isso?

Mágicas

Lembram do “Mister M” no fantástico, que dedurou os segredos mágicos?
Não seria melhor se isso não tivesse acontecido?
As pessoas não se divertiriam mais com os mistérios das mágicas, sem nunca saber como é feito?

Adão e Eva

Mesmo na história fictícia de Adão e Eva o conhecimento causou a destruição da felicidade deles.
Deus disse que se comessem do fruto proibido daquela árvore, os olhos deles se abririam(conhecimento) e então conheceriam o bem e o mal. Comeram e conheceram.
E qual o resultado? Foram expulsos do paraíso.
Mesmo sendo essa história uma ficção, não parece ser razoável que se tivessem continuado ignorantes, estariam no paraíso até hoje?

E então?
O que é melhor?
Ser sábio ou ser ignorante?
Seria o conhecimento uma faca de dois gumes, trazendo alegrias e tristezas?

Nem sempre...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: O "conhecimento" traz felicidade?
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2007, 15:48:48 »
O CONSTRUTOR DE MISTÉRIOS

Ney Messias*

Há grupos de trabalho investigando por todos os lados. Mas tudo que investigam diz respeito a bens vitais: a carne, o leite, o vestuário, as estradas, os viadutos. Se me perguntassem o que é que um grupo de trabalho deveria investigar com prioridade absoluta, responderia sem hesitar: a maneira mais fácil e urgente de construir mistérios. O grande mal do mundo é a ausência sistemática do misterioso, e a mania demasiadamente científica de desmanchar tudo aquilo que ainda apresenta uma face misteriosa. Claro que o grande sentido da vida é dado pelo mistério da decifração: não existe trabalho que não seja, em certo sentido, a procura da chave de uma charada. Pois se a vida é uma constante decifração do mistério, tão importante é o próprio ato de decifrar como a existência da coisa misteriosa.

Por isso os viventes estão divididos em duas espécies, os que decifram mistérios e os que criam mistérios. O grupo dos primeiros está aumentando, e diminuindo a falange dos segundos. Por isso estamos constantemente nos aborrecendo, e tentando, sobre os destroços dos mistérios destruídos, erguer outros para a nossa fome especial de incógnitas. Acreditamos nos discos voadores, na serpente do lago Ness e no Iéti, aquele abominável homem das neves, por absoluta necessidade de ter um mistério à disposição das nossas almas, um mistério que valorize a plana e tediosa sucessão de horas que nos consomem e dos bifes que consumimos.

Penso que haverá um dia de generalizar-se o uso da mescalina, da maconha e outros alucinógenos exatamente porque, com essas drogas, podemos penetrar em mundos desconhecidos e indecifráveis.

Não é nada difícil criar mistérios. Descobri isso quando era muito menino, ainda na época em que as crianças furtam os doces do armário misterioso da varanda. Foi assim: naquela época remota, e não de muitas abundâncias, abriram em minha casa uma lata de compota de abacaxi. Por qualquer motivo o doce ficou na própria lata, à espera da hora da janta. Quando foram servi-lo à noite, com espanto verificaram que a caldas toda tinha desaparecido, o abacaxi estava seco. Passei a escutar, então, as teorias mais desencontradas a respeito do fenômeno. Uma criada que tinha pavores noturnos, ligados sempre aos vampiros, levantou a hipótese de um animal desses ter sugado a calda. Minha mãe pensava que o suco tinha evaporado com o calor. Uma prima levantou a teorias, mais complexa, segundo a qual,em contato com o ar, o abacaxi mesmo se punha a sugar a sua própria calda, teoria que grangeou alguns adeptos, embora fosse evidente que a compota estava seca de verdade. E eu, que havia bebido de um sorvo só aquela calda, fiquei a assistir a cópia de teorias, aquela soma fabulosa de filosofias a respeito do fato de ter secado uma compota de abacaxi. Nunca esqueci o episódio, e é por isso que sei o quanto não é difícil criar mistérios, e o quanto é fácil destruí-los: bastava que eu dissesse que havias bebido a calda para destruir a graça daquela história.

E nisso que penso quando leio que o Chanceler da Cúria Metropolitana da Guanabara, cônego Castelo Branco, falando da substituição da tradicional hóstia pela broa, declarou reconhecer que as modificações introduzidas na missa irão a princípio chocar os católicos... mas "por outro lado, a Igreja conseguirá tirar do povo a impressão de mistério sobre seus ritos tradicionais". É bem assim que ele diz, não lamentando, mas gabando o afinco com que se põe a Igreja a espancar as brumas que coroam o seu lago de mistérios. Não tenho nada com isso. Apenas sorrio de quem se gaba de esfacelar mistérios, tanto mais quanto o que os esfacela é o mesmo que os deve guardar e preservar. Se lhe pudesse dizer pessoalmente alguma coisa diria que o único momento em que me senti sacerdote, e criador, foi aquele em que, menino, bebi às escondidas a calda de uma compota de abacaxi.

-----------

* Ney Messias foi um dos mais brilhantes cronistas que o Brasil já teve. Como não participava de igrejas literárias ou ideológicas, morreu praticamente desconhecido, em Porto Alegre, em 1970. Boa parte das crônicas escritas enquanto agonizava
foram por mim compiladas na antologia O Construtor de Mistérios, hoje só encontradiça em sebos.

http://cristaldo.blogspot.com/2004_07_01_cristaldo_archive.html

Um homem ama demais a sua esposa, mas essa sempre o trai. Seria melhor o homem ter conhecimento dessa atitude da esposa e com isso romper o relacionamento, deixando os filhos e causando grande desgaste emocional, ou… Levar a vida inteira na ignorância, sem tomar conhecimento disso e morrer feliz acreditando que sua esposa nunca fez isso?
talvez....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2007, 22:38:10 »
Bom texto, Bruno

Pois é. O comportamento humano é muito paradoxal.

Em certo sentido, pode-se dizer que a ignorância traz mais excitação do que o conhecimento absoluto sobre um determinado assunto. É aí que mora o paradoxo: Sabemos o quão excitante é a busca pela solução de um problema e ansiamos por resolvê-lo mesmo sabendo que, um certo tempo após a sua solução, não haverá mais excitação.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2007, 00:24:12 »
Sempre busque conhecer coisas novas, independete de você ser um idiota ou um PhD em Física.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2007, 00:28:57 »
Sempre busque conhecer coisas novas, independete de você ser um idiota ou um PhD em Física.

Ou as duas coisas :P

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2007, 00:33:47 »
:ok:

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2007, 01:02:22 »
Acho que mesmo quem sabe muito, não sabe tudo, essa pessoa pode passar a vida dela buscando algo novo pois sempre vai ter algo para ela buscar. Ela sempre estará à frente da grande massa mais isso não quer dizer que ela saiba tudo ou que não tenha duvidas para desvendar.

blue pill

• Visitante
« Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2007, 04:10:50 »
Se todos os mistérios forem resolvidos então o universo é totalmente determinavel, isso implica que a nossa felicidade vai independer de qualquer outra coisa que não ser as reaçoes determinadas que ocorrerão no cerebro…

Agora fugindo, mas nem tanto...Tava lendo agora o livro do Hawking, "Uma breve história do tempo" e achei muito pertinente o que ele colocou la, que se o universo for totalmente determinado, então descobrir isso seria um acaso, porque ja que são as reações quimicas que "regem" nosso pensamento, elas poderiam nos fazer tanto chegar na conclusão correta, como na conclusão errada, ou simplismente não chegar em nenhuma conclusão...

« Última modificação: 30 de Janeiro de 2007, 04:15:41 por Blue Pill »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2007, 04:18:17 »
mas dá pra ficar despreocupado. os mistérios sempre vão existir, por mais longe que a ciência vá, mesmo que TUDO seja descoberto e coberto por ela. pois o mundo, o universo, é inapreendível em sua totalidade, por mais que tentemos apreendê-lo. tudo que não nos compõe sempre nos será estranho.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

blue pill

• Visitante
« Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2007, 04:21:04 »
mas dá pra ficar despreocupado. os mistérios sempre vão existir, por mais longe que a ciência vá, mesmo que TUDO seja descoberto e coberto por ela. pois o mundo, o universo, é inapreendível em sua totalidade, por mais que tentemos apreendê-lo. tudo que não nos compõe sempre nos será estranho.

Isso não é uma verdade absoluta...
Pode existir uma teoria que preveja tudo que acontece no universo, e sendo assim pode ser que o universo seja deterministico, e essa centelha de curiosidade vai apagar no meio dos numeros

Fabi

• Visitante
« Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2007, 04:39:01 »
Traição

Um homem ama demais a sua esposa, mas essa sempre o trai. Seria melhor o homem ter conhecimento dessa atitude da esposa e com isso romper o relacionamento, deixando os filhos e causando grande desgaste emocional, ou… Levar a vida inteira na ignorância, sem tomar conhecimento disso e morrer feliz acreditando que sua esposa nunca fez isso?
Você tá dizendo que é melhor um corno feliz? A verdade é sempre melhor que a mentira. Ou você acha que esse relacionamento "plástico"* que você citou traz a felicidade? Até que ponto viver numa ilusão pode trazer a felicidade?

*Superficial, estético, falso.

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Janeiro de 2007, 08:57:39 »
Traição

Você tá dizendo que é melhor um corno feliz? A verdade é sempre melhor que a mentira. Ou você acha que esse relacionamento "plástico"* que você citou traz a felicidade? Até que ponto viver numa ilusão pode trazer a felicidade?
*Superficial, estético, falso.

Ei, fui eu quem fiz essa pergunta!  :)

Se quer saber a "minha opinião", como disseram acima, se trata de um paradoxo.
Pode ser que a ignorância seja a melhor opção… pode ser que não.
Isso vai depender muito de quais seriam as consequências dessa descoberta por parte do homem. Se pudéssemos, por exemplo, adivinhar o futuro e ver que esse homem se suicidaria ou mataria a esposa com o amante na cama, que atitude tomaríamos? Contariamos para esse homem que ele é um chifrudo?

Considere por exemplo uma pessoa com câncer em fase terminal, cuja doença foi descoberta muito tarde onde o médico avisou somente os familiares.
Seria prudente os familiares contarem para aquela pessoa que tem câncer e que vai morrer em menos de um mês? Difícil decisão…

Até mesmo a questão da "religiosidade versus ceticismo" merece uma certa consideração.

Meu pai tem 84 anos de idade, minha mãe teve câncer de mama em estadio III e meu irmão é deficiente mental.
Todos eles sempre estão a rezar todos os dias.
Em Deus depositam todos os seus fardos e a sua fé é o que parece dar ânimo para caminhar dia após dia.
Quer saber? Isso dá conforto a eles, mesmo sendo uma mentira.
Agora eu particularmente não me sentiria nem um pouco à vontade para chegar neles e dizer que tudo isso é falso, que tudo é uma mentira, mostrando que a biblia tem contradições e muitas das coisas são explicadas logicamente.
Sei que se eu fizer isso, acabaria com o único sonho que eles tem (mesmo sendo uma fantasia) de que no futuro todos estarão bem no paraíso.
Eu estaria sendo cruel…  :?

Difícil questão… conhecer ou não conhecer…

« Última modificação: 30 de Janeiro de 2007, 09:04:54 por Mental »
Nem sempre...

Offline GhoSt DoG

• Nível 00
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 09:06:30 »
"Meu pai tem 84 anos de idade, minha mãe teve câncer de mama em estadio III e meu irmão é deficiente mental.
Todos eles sempre estão a rezar todos os dias.
Em Deus depositam todos os seus fardos e a sua fé é o que parece dar ânimo para caminhar dia após dia.
Quer saber? Isso dá conforto a eles, mesmo sendo uma mentira.
Agora eu particularmente não me sentiria nem um pouco à vontade para chegar neles e dizer que tudo isso é falso, que tudo é uma mentira, mostrando que a biblia tem contradições e muitas das coisas são explicadas logicamente.
Sei que se eu fizer isso, acabaria com o único sonho que eles tem (mesmo sendo uma fantasia) de que no futuro todos estarão bem no paraíso."

Gostei de ver isso. Apesar de não concordar com a mentira. Mas isso tem a haver com a minha crença, sou Cristão.
Mas é essa tal fé que nos dá conforto que nos alimenta "espiritualmente".
"A Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas" Napoleão Bonaparte, Rei Francês.

Luz

• Visitante
« Resposta #13 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 09:40:36 »
Pouco conhecimento, talvez, traga infelicidade, mas acredito que a busca constante do conhecimento sempre traz felicidade - embora nem todo conhecimento seja agradável, é sempre útil.  :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 10:46:37 »
Conhecimento não é tudo, é preciso ter uma estrutura emocional também.

No entanto, falta de conhecimento dificilmente será um benefício.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #15 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 12:36:23 »

Mas será que conhecimento também não ajuda montar uma estrutura emocional mais forte?  :?

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #16 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 12:36:55 »

No entanto, falta de conhecimento dificilmente será um benefício.

Você achou a frase que eu estava procurando.
Quanto mais poder, maior deve ser a responsabilidade.
Nem sempre...

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 12:40:22 »

Mas será que conhecimento também não ajuda montar uma estrutura emocional mais forte?  :?

Acho que "sim" e "não". Depende da questão e da formação psicológica da pessoa.
Ninguem está preparado para saber, por exemplo, que tem uma doença incurável.
Quando tomam conhecimento, alguns lutam para sobreviver mais, melhorando a qualidade de vida, ao passo que outros se suicidam.

Nem sempre...

Luz

• Visitante
« Resposta #18 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 12:50:15 »
Acho que "sim" e "não". Depende da questão e da formação psicológica da pessoa.
Quando tomam conhecimento, alguns lutam para sobreviver mais, melhorando a qualidade de vida, ao passo que outros se suicidam.

Hum... mas e pensando em diferentes bagagens de conhecimentos, os mais variados, anterior a notícias do tipo. Mais conhecimento, de uma forma geral, não poderia ser mais útil que menos conhecimento, sobretudo em casos tão fatídicos?  :?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:09:39 »

Em muitos casos sim.  Em muitos outros não.  Ajuda quando se procura ter um conhecimento AMPLO, que é aplicado e calibrado em campos diversificados da existência.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:13:05 »

Hein?!?

Como assim?

Aliás, deixe eu te informar que tenho uma doença incurável, 100% letal, apesar do período de incubação ser potencialmente grande.

E você também tem.  Não, eu não te contaminei nem vice-versa (a não ser que haja uma história MUITO exótica a ser contada da qual eu não estou sabendo).

Chama-se vida.  E é sexualmente transmissível para seres humanos.

Falando sério, algumas pessoas talvez não devam saber que tem uma doença incurável.  Mas para muitas outras, provavelmente a maioria, o melhor é saber o quanto antes para que possam aproveitar a vida que tem, não acha?

Então!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:14:35 »
Mais conhecimento, de uma forma geral, não poderia ser mais útil que menos conhecimento, sobretudo em casos tão fatídicos?  :?

Conhecimento é útil, sim, Luz.  Mas não é necessariamente acompanhado de sabedoria sobre o seu uso. 

Não adianta ter as ferramentas certas se você só sabe se espetar com elas.

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 14:11:06 »
Luis, ninguem está realmente preparado para receber uma má notícia.
É claro que alguns suportam mais do que os outros e se desdobram melhor como eu disse, mas preparado... realmente ninguém está.
Não entendi sua crítica.

Nem sempre...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 15:56:59 »
É que é de fato muito comum estar preparado para más notícias - e eu não estou sequer convencido de que doença incurável se qualifique como má notícia.

Acho que sou eu que não entendo o que seria esse despreparo, ou por que ele seria universal.

Luz

• Visitante
« Resposta #24 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 17:01:55 »
É que é de fato muito comum estar preparado para más notícias - e eu não estou sequer convencido de que doença incurável se qualifique como má notícia.

Acho que sou eu que não entendo o que seria esse despreparo, ou por que ele seria universal.

Instinto de preservação, imagino!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!