O conhecimento é mais benéfico do que prejudicial, ou mais prejudicial do que benéfico para o ser humano?
Parece que a ignorância, em certos casos, poderia ser mais benéfica.
Digo isso porque a ignorância gera “excitação”, e com isso “sonhos e fantasias”, o que pode tornar a vida mais interessante porque o homem sempre estaria a buscar algo, ainda que nunca encontrasse.
Quando nos deparamos com um “mistério”, buscamos desvendá-lo. Se nunca nós desvendarmos esse mistério, sempre estaremos a pensar sobre ele, mas se algum dia o desvendarmos? Não chegaria essa busca ao seu fim?
E depois? Como seria?
Analisemos alguns exemplos com comentários.
Jogo de Xadrez
Me lembro a 15 anos atrás como era excitante deparamos com uma posição no tabuleiro (jogado até mesmo em jogos de mestres) onde ninguém sabia quem estava melhor ou pior; Se a posição realmente estava perdida ou não...
Eu e meus amigos passávamos horas e horas em meio a análises excitantes em tabuleiros grandes com peças de madeira, sempre querendo descobrir o mistério de uma posição.
E hoje? Basta jogarmos as mesmas posições de finais nos programas atuais de xadrez, que a resposta vem quase que instantaneamente... Acabou-se a excitação...
Mulheres e sexualidade
Meu pai sempre dizia que a coisa mais excitante no passado era ver os “pés” das mulheres. Hoje em dia vemos tantas, mais tantas “bundas” na TV e na net que nem tem mais graça olhar apenas os “pés” das mulheres, e muitas das vezes nem nos excitamos “tanto” em ver tais bundas, dado que ficou comum.
Traição
Um homem ama demais a sua esposa, mas essa sempre o trai. Seria melhor o homem ter conhecimento dessa atitude da esposa e com isso romper o relacionamento, deixando os filhos e causando grande desgaste emocional, ou... Levar a vida inteira na ignorância, sem tomar conhecimento disso e morrer feliz acreditando que sua esposa nunca fez isso?
Mágicas
Lembram do “Mister M” no fantástico, que dedurou os segredos mágicos?
Não seria melhor se isso não tivesse acontecido?
As pessoas não se divertiriam mais com os mistérios das mágicas, sem nunca saber como é feito?
Adão e Eva
Mesmo na história fictícia de Adão e Eva o conhecimento causou a destruição da felicidade deles.
Deus disse que se comessem do fruto proibido daquela árvore, os olhos deles se abririam(conhecimento) e então conheceriam o bem e o mal. Comeram e conheceram.
E qual o resultado? Foram expulsos do paraíso.
Mesmo sendo essa história uma ficção, não parece ser razoável que se tivessem continuado ignorantes, estariam no paraíso até hoje?
E então?
O que é melhor?
Ser sábio ou ser ignorante?
Seria o conhecimento uma faca de dois gumes, trazendo alegrias e tristezas?