Windows Vista chega amanhã; saiba tudo sobre o novo sistema dele e veja se compensa mudar
Bruno Sayeg Garattoni
A espera finalmente acabou. A Microsoft vai lançar, amanhã, o aguardadíssimo sistema operacional Windows Vista: é o primeiro grande lançamento de Bill Gates desde o Windows XP, que chegou em 2001. O Vista atrasou muito – estava prometido para 2004 –, mas vem cheio de novidades para tentar recuperar o atraso e conquistar as centenas de milhões de pessoas que usam Windows. Em todo o mundo, são mais de 700 milhões de PCs rodando o sistema da Microsoft.
Mas e aí? O que o Vista tem de novo? O preço é justo? Você poderá instalar no seu computador atual? É uma boa idéia fazer isso? E quem está pensando em comprar um micro zero-quilômetro, como deve escolher a próxima máquina?
Para descobrir tudo isso, o Link passou mais de 100 horas testando o novo sistema, que foi instalado em várias máquinas (das velhinhas às mais turbinadas), e também avaliou as configurações dos PCs de nova geração, que chegam amanhã ao mercado brasileiro e já virão de fábrica equipados com o Vista.
O Vista traz diversas melhorias em relação ao XP, mas as principais são as seguintes. Uma interface gráfica bem mais bonita (com ícones 3D e janelas semitransparentes), um sistema de busca instantâneo – para você encontrar, no ato, todos os arquivos que estão guardados no disco rígido do seu computador –, um filtro de conteúdo (para evitar que os seus filhos vejam pornografia na internet, ou passem tempo demais na frente do PC), e, acima de tudo, a promessa de mais segurança: a Microsoft jura que o Vista é mais resistente a vírus, spyware, phishing e demais ameaças que empesteiam a internet.
Tudo isso é bacana, mas o Vista também tem um lado "negro". Primeiro, ele custa caro, e bota caro nisso: o sistema tem várias versões, mas a que realmente interessa, Vista Home Premium, sai pela bagatela de R$ 469.
E isso para quem já tem o Windows XP – senão, o gasto é ainda maior. Além disso, o Vista não roda em qualquer computador, ou seja, exige um hardware bem possante. Que a maioria dos computadores brasileiros, mesmo os mais modernos, ainda não possui. E pairam dúvidas quanto à real segurança do Vista: afinal, nesse quesito, o retrospecto da Microsoft é bastante ruim.
Em suma: o Vista, realmente, vale a pena? Descubra conosco lendo os textos desta edição. E confira também um guia exclusivo, que te ensina a acrescentar boa parte das novidades do Vista, de graça ou gastando no máximo R$ 150, ao seu micro atual, com Windows XP.
De quebra, fique de olho no site do Link – que trará, a partir de amanhã e durante toda a semana, reportagens especiais que exploram ainda mais fundo o novo sistema operacional e as mudanças que ele trará para o mundo da tecnologia. Afinal, gostando ou não do Vista, cedo ou tarde você vai se deparar com ele. Esteja preparado.
www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=9976________________
Vejam a cara do Vista aqui:
www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=10009Bom, pelo que tenho ouvido falar o Vista possui muitas inovações em relação ao XP, mas na grande maioria todo este auê em torno dele é mais pirotecnia da Microsoft. Mas eu, com o meu velho PIII 800, vou continuar com o meu Windows 2000 mesmo q tá de bom tamanho
