Autor Tópico: Cérebro: produtivo ou eliminativo?  (Lida 1026 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Cérebro: produtivo ou eliminativo?
« Online: 29 de Janeiro de 2007, 17:26:07 »
Lendo As Portas da Percepção de Aldous Huxley, me deparei com o seguinte trecho:

Citação de: Adous Huxley
Refletindo sobre minha experiência, vejo-me a concordar com o eminente filósofo de Cambridge, dr. C. D. Broad, "que será bom considerarmos, muito mais seriamente do que até então temos feito, o tipo de teoria estabelecida por Bergson, com relação à memória e ao senso de percepção. Segundo ela, a função do cérebro e do sistema nervoso é, principalmente, eliminativa e não produtiva. Cada um de nós é capaz de lembrar-se, a qualquer momento, de tudo o que já ocorreu conosco, bem como de se aperceber de tudo o que está acontecendo em qualquer parte do universo. A função do cérebro e do sistema nervoso é proteger-nos, impedindo que sejamos esmagados e confundidos por essa massa de conhecimentos, na sua maioria inúteis e sem importância, eliminando muita coisa que, de outro modo, deveríamos perceber ou recordar constantemente, e deixando passar apenas aquelas poucas sensações selecionadas que, provavelmente, terão utilidade na prática".

O que acham?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Cérebro: produtivo ou eliminativo?
« Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2007, 23:34:58 »
Ah, sim, o contexto do trecho são as experiências com mescalina do Huxley, nas quais a percepção dele sobre o mundo é diferente.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2007, 09:57:09 »
uma des-u-uuh*-ificação disso que poderia concordar parcialmente, tiraria principalmente os exageros ultra-u-uuhs de que se poderia "perceber de tudo o que está acontecendo em qualquer parte do universo" e se lembrar de tudo que já nos ocorreu, em menor grau.

Mas de certa forma, o cérebro tem sim um papel de limitar mesmo a percepção fisicamente possível, aquela vinda dos sentidos existentes de visão, tato, audição, etc. Limitar de forma, digamos, "user-friendly". Não de forma que digamos, existissem "coisas além da nossa percepção", mas apenas de forma que não tivéssemos todos meio como uma forma de distúrbio de déficit de atenção.

A nossa memória não grava tudo também; ela generaliza as coisas em padrões... assim por exemplo, todos os ruidos de quando eu digito no teclado, apesar de estarem sendo escutados, não estão sendo gravados "analógicamente", mas passados para minha consciência  e desconsiderados pelo meu cérebro como algo genérico, não sendo direcionado para memórias de longo prazo, porque já tenho um "repertório" desse tipo de som gravado lá.

Memórias mais relevantes ficam gravadas, não sei quanto tempo é a sua duração máxima; sei que de modo geral, quanto mais relembradas, mais vivas elas ficam. Mas não sei se o nosso cérebro também tem alguma forma de ativamente forçar o nosso esquecimento ou concentração em apenas uma memória ou se é apenas o estado de regulação normal para não ficarmos num estado de confusão mental lembrando simultâneamente de um monte de coisas não relacionadas.

* aportuguesamento improvisado de woo-woo.

blue pill

• Visitante
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2007, 16:39:41 »
Citação de: Adous Huxley
… Cada um de nós é capaz de lembrar-se, a qualquer momento, de tudo o que já ocorreu conosco, bem como de se aperceber de tudo o que está acontecendo em qualquer parte do universo. A função do cérebro e do sistema nervoso é proteger-nos, impedindo que sejamos esmagados e confundidos por essa massa de conhecimentos…

Que estranho isso… É mesma coisa que dizer que somos oniscientes e o nosso cerebro elimina todas as informações "inuteis" sobrando só as nossas senssações e nossos entendimentos, memórias… E isso não pode ser provado até hj... ninguem consegue "não eliminar" uma informação, de tal forma que possa advinhar alguma coisa que está fora do nosso campo de percepção ...

E Porque confundiriamos com o conhecimento, se seriamos oniscientes ?

Atheist

• Visitante
« Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 03:36:28 »
O maior problema é que nosso cérebro não foi programado para eliminar todas as informações inúteis e guardar todas as úteis... Acho que o DI faltou na aula de programação...

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 00:01:46 »
Os filósofos estão ficando sem ocupação. Teimam em obter conhecimento sem o exercício da experiência, como fazem os cientistas ficando, assim, vulneráveis as mais variadas idéias que lhes passam pela cabeça. Devem ter saudades do tempo de Aristóteles quando se podia afirmar, sem ao menos se dar ao trabalho de contar como fez o Filósofo, que as mulheres tinham menos dentes que os homens.

Essa teoria, na verdade, é perfeita para os místicos, pois tirando o caráter produtivo da mente o conceito de alma se adapta como uma luva. São os saudosos das idéias de Platão.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2007, 00:08:24 por quereu »
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!