Autor Tópico: Maioria dos portugueses quer Igreja fora do referendo  (Lida 1517 vezes)

Offline Flush

• Nível 13
  • *
Maioria dos portugueses quer Igreja fora do referendo
« Online: 30 de Janeiro de 2007, 19:24:58 »
Maioria dos portugueses quer Igreja fora do referendo

A maioria dos portugueses defende que a Igreja Católica não deveria envolver-se activamente na campanha relativa ao referendo de 11 de Fevereiro, segundo uma sondagem da Marktest para o Diário de Notícias e TSF.

A maioria dos portugueses acredita também que o Governo não será penalizado caso o «não» vença o referendo.

Os inquiridos nesta sondagem dizem que Sócrates não sairá penalizado, caso o «não» saia vitorioso. Um valor que é mais elevado entre os mais jovens, 65,8 por cento, e nas classes mais altas, 71,9 por cento nas classes alta e média alta.

No que diz respeito ao papel da Igreja nesta campanha, são as classes mais altas a mostrarem tolerância, 46,2 por cento, contra os 50,9 por cento deste estrato que não querem ver a instituição envolvida no referendo.

No Grande Porto e na Grande Lisboa a percentagem dos que entendem que a Igreja não se deve envolver ultrapassa os 60 por cento dos inquiridos.

In: Ateismos.net

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Maioria dos portugueses quer Igreja fora do referendo
« Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2007, 19:54:09 »
Hmm, e do que mesmo trata esse referendo? :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2007, 20:25:21 »
Hmm, e do que mesmo trata esse referendo? :)

Nada melhor que a pergunta que será colocada dia 11 de Fevereiro aos portugueses:

"Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?"

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2007, 20:29:14 »
Sim!!  :!:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2007, 21:05:06 »
as opções por acaso seriam "sim", "não", e "abortar"?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2007, 21:10:06 »
Estes salafrários da igreja carregam um par de bolas entre as pernas... não tem útero... estão dentro de seus abrigos, bem sadios, bem confortáveis, bem alimentados e bem gordos... não sabem o que é uma criança ser criada em por uma mãe que não o deseja, que não vai amá-lo, que tem tudo para serem socialmente excluídos e que no futuro tem altíssimas possibilidades de ingressar na marginalidade. Os salafrários da igreja tambem não sabem o que é a dor de uma mãe, que mesmo amando seu filho, ver seu filho definhar de fome.  |(

rizk

• Visitante
« Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2007, 06:31:00 »
Pelo menos eles têm referendo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2007, 07:37:39 »
É estranho querer votar "sim" mesmo sendo pessoalmente contra o aborto? :-|

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2007, 09:21:48 »
Não, não é.  Indica que você pessoalmente não o aceita, mas também não acha que se deva proibir outros de fazê-lo (pelo menos nas circunstâncias indicadas).

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2007, 12:03:20 »
É estranho querer votar "sim" mesmo sendo pessoalmente contra o aborto? :-|
Não, não é.  Indica que você pessoalmente não o aceita, mas também não acha que se deva proibir outros de fazê-lo (pelo menos nas circunstâncias indicadas).

Também não acho estranho não. Eu pessoalmente nunca fiz um aborto, mas se algum dia precisar faço. Acho que as mulheres é que devem decidir se querem um filho ou não. E nem o governo e muito menos a igreja  :enjoo: deve dar pitaco!
Agora o complicado é quando o pai decide querer ter o filho.......

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2007, 20:38:49 »
Pois então, este é o problema, mas nem acho assim tão complicado. Não é impensável que se possa chegar a um acordo.

Eu sou contra o aborto por razões filosóficas, mas acredito que as mulheres deveriam ter o direito de escolher como lidar com suas vidas e seus corpos.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2007, 21:11:24 »
Eu e minha esposa jamais recorreriamos a um aborto se um "acidente" acontecesse... mesmo assim sou favorável (minha esposa tambem é) por questões humanitárias.
A igreja tem todo direito do mundo em orientar os seus fiéis a não utilizarem deste recurso... mas não tem direito nenhum em interferir no estado e na sociedade multi-religiosa. Que tratem de adotar estas crianças então... e que não as molestem, como gostam tanto de fazer.

Fabi

• Visitante
« Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2007, 21:36:22 »
A igreja católica fica dando palpite onde não deve. Quem quer seguir o catolicismo que vá na igreja e siga o que o padre diz. Agora ficar palpitando nas leis do estado é demais.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2007, 22:04:04 »
Eu gostaria de saber sobre a participação da Igreja, que não ficou clara. Em que sentido ela participaria? Como entidade? Teria direito a voto? Seria representante/defensora do "não"?

não deveria envolver-se activamente na campanha
Pelo que eu entendi, ela participaria como uma defensora (do mesmo jeito que um partido participa de uma eleição).

Se for o caso, acho que ela pode participar, como qualquer outra ONG pró-aborto ou grupo organizado de cidadãos participaria. O que ela não pode é ter direito a algum tipo de voto (institucional, digamos).

A não ser que esteja acertado um grupo de defesa do sim e outro do não, ou que não haja nenhum tipo de defesa desse tipo de forma organizada, tornando o debate "imparcial" (apesar de eu achar difícil existir imparcialidade).

rizk

• Visitante
« Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2007, 22:05:42 »
Cara, nem eu sou pessoalmente a favor, mas longe de mim permitir que o Estado tome mais espaço do que deve. Há o Estado, há o corpo, e ponto.

E esse "que as adotem, não as molestem" é um abuso hein colega? Generalização burra.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 07:33:47 »
Pega leve, Mi... ela está só ilustrando a falta de responsabilidade do apelo da Igreja nessa questão.  Tá, a parte do "molestar" é generalização, mas é também um lembrete de um problema sério e real.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 14:30:26 »
Algumas notícias que devem esclarecer algumas dúvidas aqui:

Campanha oficial para o referendo tem hoje início
2007-01-30 08:27:44
Têm hoje início os 11 dias de campanha oficial para o referendo sobre a despenalização do aborto, com os movimentos defensores do «Sim» e do «Não» a apostarem em acções de rua em Lisboa e no Norte.

Dos líderes partidários, apenas Jerónimo de Sousa (PCP), Francisco Louçã (Bloco de Esquerda) e José Ribeiro e Castro (CDS-PP) têm acções previstas para a campanha do referendo de 11 de Fevereiro.

Como salienta o site da RTP, para a campanha, que se prolonga até 9 de Fevereiro, estão inscritos 19 movimentos de cidadãos (cinco pelo «Sim» e 14 pelo «Não») e dez partidos políticos que vão tentar convencer 8,4 milhões de eleitores portugueses.

Terceiro dia de campanha para o referendo sobre o aborto
2007-02-01 08:16:05
O terceiro dia de campanha para o referendo sobre o aborto vai ser preenchido com uma concentração dos defensores do «Sim» na zona da Grande Lisboa. Já do lado do «Não» destaca-se uma procissão nocturna da Nossa Senhora da Esperança grávida em Pataias, Leiria.

Em Lisboa, dirigentes do PS fazem campanha a favor da despenalização do aborto na baixa, um grupo de mulheres católicas faz um apelo ao «Sim» e o movimento Cidadania e Responsabilidade pelo Sim apresenta um filme, em DVD, com o título «Uma Questão de Mulheres».

O ex-líder do PCP Carlos Carvalhas reúne-se com profissionais da saúde em Lisboa e em Sintra o ex-presidente da Câmara de Lisboa João Soares apresenta a Plataforma em Sintra é Sim. Os Médicos pela Escolha promovem uma conferência no Porto e, em Leiria, Francisco Louçã discursa num jantar-comício.

Em Lisboa, dirigentes da Plataforma Não Obrigada fazem um mural «grafitti» e à noite organizam uma sessão pública com os deputados Fernando Negrão e Maria do Rosário Carneiro e o médico João Paulo Malta. Por Mafra vai andar o líder do CDS-PP, José Ribeiro e Castro. No Porto, o movimento Norte pela Vida organiza uma sessão com testemunhos de mulheres que rejeitaram abortar.

Como salienta o site da RTP, perto de Fátima, na paróquia de Pataias, Leiria, realiza-se hoje à noite uma missa e uma procissão com a imagem de Nossa Senhora da Esperança grávida, para apelar ao «Não» no referendo.

Do Diário de Notícias - Lisboa
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2007, 14:34:09 por Alegra »

CuritibaCetica

• Visitante
« Resposta #18 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 03:37:08 »
as opções por acaso seriam "sim", "não", e "abortar"?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 11:45:34 »
rê, rê, rê ...  :hein:

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 15:01:08 »
Tenho seguido atentamente a forma como a Igreja Católica tem feito a sua campanha politica.

Aqui ficam uns links de aquilo a que eu chamo de comportamento terrorista.

Carta à mãe
http://webtekk.org/ateismos/?p=181

Igreja falsea questão do aborto
http://webtekk.org/ateismos/?p=172

Sim no referendo significa excomunhão
http://webtekk.org/ateismos/?p=138

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 16:29:34 »
Tenho seguido atentamente a forma como a Igreja Católica tem feito a sua campanha politica.

Aqui ficam uns links de aquilo a que eu chamo de comportamento terrorista.

Carta à mãe
http://webtekk.org/ateismos/?p=181
Esta notícia eu vi no Jornal da Noite e fiquei espantada com a maioria dos pais entrevistados que acharam bem a atitude da escola...

Igreja falsea questão do aborto
http://webtekk.org/ateismos/?p=172
Sim no referendo significa excomunhão
http://webtekk.org/ateismos/?p=138

Essas duas ainda não tinha visto, a igreja católica está mesmo pegando pesado! Tomara que por causa disso ela perdesse mais fiéis.

Eu particularmente acho que o "sim" não vence, infelizmente outra vez... Vamos ver.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!