Autor Tópico: O que você já leu de interessante na Bíblia, positivamente falando?  (Lida 3838 vezes)

Offline Bibliomaníaco

• Nível 01
  • *
O que você já leu de interessante na Bíblia, positivamente falando?
« Online: 31 de Janeiro de 2007, 13:55:54 »
 Pessoal, já fui cristão e hoje sou agnóstico. Não penso ser a Bíblia a palavra de um suposto deus, nem aponte um caminho certo a ser seguido; sei também que  ela  contém diversas contradições, além de crendices que hoje considero tolas. Mas existe um certo trecho que acho bastante positivo. Ele fala sobre regras de higiene durante a guerra, num tempo e lugar em que a água era escassa e não existia rede de esgoto.

"Quando o exército sair contra os teus inimigos, então te guardarás de toda a coisa má.
   Quando entre ti houver alguém que, por algum acidente noturno, não estiver limpo, sairá fora do arraial; não entrará no meio dele.
  Porém será que, declinando a tarde, se lavará em água; e, em se pondo o sol, entrará no meio do arraial.
  Também terás um lugar fora do arraial, para onde sairás.
  E entre as tuas armas terás uma pá; e será que, quando estiveres assentado, fora, então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás o que defecaste".
Deuteronômio 23:9-13.

E vocês? Já leram algum texto interessante e positivo (pra vocês) na Bíblia ou em outro livro religioso?
Será?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: O que você já leu de interessante na Bíblia, positivamente falando?
« Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2007, 14:05:28 »
Muito do Sermão da Montanha e do Evangelho de Lucas em geral.  Principalmente a Parábola do Bom Samaritano.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2007, 14:52:03 »
Também no sermão da montanha  :wink:

Mateus 5, quando Cristo cita o príncio áureo: "faça aos outros somente aquilo que gostaria que fizessem a você" ::)

Tá certo que é um plágio de uma filosofia mais antiga, mas tá valendo  :ok:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2007, 15:07:09 »
Muito do Sermão da Montanha e do Evangelho de Lucas em geral.  Principalmente a Parábola do Bom Samaritano.
Meio off-topic: Existe um ensaio muito interessante do Asimov em que ele discute essa parábola. Ele mostra que estamos distorcendo o seu significado ao chamá-la de Parábola do Bom Samaritano. É que, aparentemente, Jesus queria mostrar que a bondade não conhece fronteiras ou diferenças culturais (os samaritanos eram mal-vistos na Galiléia, ao que parece). Ele faz uma analogia com alguem no sul dos EUA pregando a igualdade entre as raças aos brancos e usando para isso a Parábola do Bom Negro. Ou seja, com essa qualificação, fica subentendido que aquele samaritano em particular era bom, mas que isso não necessariamente se estende ao resto dos samaritanos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2007, 18:30:12 »
Acho que a Bíblia não tem nada de interessante que não seja o óbvio ( como não matar ou roubar, não faça aos outros o que não quer façam para você, etc, etc... ) ou que já não existisse anteriormente. Ela não acrescentou nada em termos de valores morais ou questionamentos filosóficos da época.

A Bíblia é um amontoado de bobagens sem nexo, escrita de maneira dúbia e confusa que permite todo tipo de interpretação.
Este trecho que você citou sobre "dar a descarga depois de usar a privada" não sei o que teria de útil ou interessante. Provavelmente alguém cagou no quintal do Deuteronômio e ele ficou p. da vida...

Resumindo...para mim a Bíblia pode ser muito útil como calço de mesa ou para esconder dólares sujos tal qual fez a bispa Sônia. :nao3:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Bibliomaníaco

• Nível 01
  • *
« Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2007, 18:48:42 »
Este trecho que você citou sobre "dar a descarga depois de usar a privada" não sei o que teria de útil ou interessante. Provavelmente alguém cagou no quintal do Deuteronômio e ele ficou p. da vida. :nao3:

Fred, sei que isso não cheira bem, :nojo: mas use sua inteligência. A utilidade das descargas modernas é justamente a de manter a higiene do banheiro; enterrar os dejetos fecais era, na época, parecido com dar descarga, evitando assim a proliferação de doenças.

« Última modificação: 31 de Janeiro de 2007, 18:50:50 por bibliomaníaco »
Será?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2007, 19:16:53 »
Este trecho que você citou sobre "dar a descarga depois de usar a privada" não sei o que teria de útil ou interessante. Provavelmente alguém cagou no quintal do Deuteronômio e ele ficou p. da vida…

Resumindo…para mim a Bíblia pode ser muito útil como calço de mesa ou para esconder dólares sujos tal qual fez a bispa Sônia. :nao3:

:histeria:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2007, 21:13:42 »
O que você já leu de interessante na Bíblia, positivamente falando?

Bão, uma das coisas que eu me lembro é o trecho transcrito a seguir:

Mateus 7:7-11:
Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?

Se minha filha (eu pretendo ser pai de uma filha  :D) me pedisse um pão, eu não só não daria uma pedra, como daria dois pães. Se ela me pedisse um peixe, eu não só não daria uma serpente, como daria um cardume inteiro. Essa comparação de jesus realmente me tocou. Pena que milhões peçam pães e peixes, mas só recebam pedras e serpentes.
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2007, 21:49:59 »
- Poesia (de diversos tipos) nos Salmos.
- Poesia romântica e até erótica nos Cantares.
- Material para o estudo da evolução do conceito de justiça social em Jeremias.
- Conselhos e repreensões aos maus governantes por parte de todos os profetas (mais atual que isso, impossível).
- Belas parábolas nos evangelhos.
- Um grande estudo sobre relacionamento social em diferentes comunidades nas cartas de Paulo.

Em fim, cada um pode achar o que procura nela. Se precisar apenas de um calço de mesa ou esconderijo para dólares, é o que encontrará.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2007, 22:26:40 »
Eu sempre achei que a história do filho pródigo era uma das grandes peças literárias da humanidade, regardless da sua fé.

Tem a sua interpretação teológica, claro. Tem a conotação "crítica ao judaísmo". Mas é massa.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2007, 23:11:04 »
Fora as grandes obras que analisam trechos da biblia:

- Sermão da sexagésima, do padre Vieira, sobre a parábola do semeador.
- Temor e tremor, de Kierkegaard, sobre o sacrificio de Abraháo (Gen.22:1-19)

Luz

• Visitante
« Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2007, 23:27:05 »
Eu gostei do Livro da Sabedoria e das cartas de Paulo aos Coríntiuns. Hum... de uma maneira geral, acho as parábolas do NT interessantes também.  :)

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2007, 23:34:01 »
Luz

O livro da sabedoria não consta do cânon original (da bíblia judaica), foi acrescentado bem mais tarde.
A carta aos coríntios é uma obra tão interessante que Karl Barth escreveu um livro de 700 páginas sobre esse texto de 17 páginas.

Luz

• Visitante
« Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2007, 23:49:24 »
Luz

O livro da sabedoria não consta do cânon original (da bíblia judaica), foi acrescentado bem mais tarde.
A carta aos coríntios é uma obra tão interessante que Karl Barth escreveu um livro de 700 páginas sobre esse texto de 17 páginas.

Jura? Que pecado! É o melhor do VT o Livro da Sabedoria, na minha opinião, claro.  :)
E "a carta aos Coríntios" eu acho uma poesia.  ::)
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2007, 00:10:57 por Luz »

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #14 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 00:26:36 »
Oh, não é por não ser canônico que o texto não possa ser bom. Na verdade há muita boa literatura entre os apócrifos, assim como há partes maçantes no cânon.

Luz

• Visitante
« Resposta #15 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 00:39:33 »
Oh, não é por não ser canônico que o texto não possa ser bom. Na verdade há muita boa literatura entre os apócrifos, assim como há partes maçantes no cânon.

O pecado foi ter ficado de fora - aquele que achei o melhor deles. Os textos do VT são mesmo massantes - é preciso ter paciência, mas há coisas interessantes.

Também já li uns apócrifos e realmente achei mais interessante que os canônicos.  :)

Puxa! Tópico civilizadíssimo esse: Ateus (maioria) falando de textos bíblicos interessantes!  ::)

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #16 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 02:02:58 »
Eu gosto da história de Jonas. :)

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 03:01:31 »
Ninguém mencionou ainda Eclesiastes...
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #18 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 03:13:25 »
Ninguém mencionou ainda Eclesiastes…
Ouvi falar que o livro é bom, mas não cheguei a lê-lo. Nâo consigo ler nem Dawkins e Sagan, vou tentar ler a Bíblia antes? :P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Priori

• Nível 08
  • *
« Resposta #19 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 06:06:09 »
O Apocalipse, dizem que é bom.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 08:56:33 »
E vocês? Já leram algum texto interessante e positivo (pra vocês) na Bíblia ou em outro livro religioso?
O túmulo estava vazio :?:
Quem teria roubado o corpo de um morto?
Seus discípulos tinham lhe abandonado e os guardas romanos estavam ao pé do túmulo.
Esta foi a coisa mais interessante que já li.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #21 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 09:03:20 »
Gosto de algumas das parábolas do NT, em especial da do filho pródigo e do samaritano, tanto pelo didatismo como pela mensagem de amor e solidariedade. Gosto também da poesia dos Salmos e da poesia erótica dos Cânticos de Salomão. É interessante também ler os textos da Bíblia tendo em mente a cultura da época (por exemplo: "respeitar pai e mãe" = "não abandonarás teus pais para morrerem de fome quando estiverem velhos" - donde se deduz que isso era algo comum naquela época).

O túmulo estava vazio :?:
Quem teria roubado o corpo de um morto?
Seus discípulos tinham lhe abandonado e os guardas romanos estavam ao pé do túmulo.
Esta foi a coisa mais interessante que já li.
Você precisa então ler algumas histórias de Sherlock Holmes e os livros da Agatha Christie!  :lol:

EDIT: Esqueci de dizer: não gosto nem um pouco do Apocalipse. O autor deve ter fumado um troço muito poderoso para escrever aquelas maluquices.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #22 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 11:25:02 »
Apocalipse é ótimo pelos efeitos especiais, merecia um filme do Spielberg (mas como ele é judeu, não vai rolar).
Eclesiastes é barra pesada, muito pessimista, ou realista...
Livro da sabedoria não faz parte do canon judaico e portanto não entra na biblia protestante, foi incluido na católica por decreto papal.
Um professor de história antiga na USP, que é monge budista, usava o texto de Jeremias como documento sobre justiça social no curso dele.
Que há de errado em ateus analisarem textos bíblicos?

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #23 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 12:03:41 »
Pessoalmente, acho que não há nada de errado. É que alguns ateus acham que vão 'se contaminar' se lerem a bíblia...

Gosto do Eclesiastes, do Livro de Jó — acho que por esses dois terem um caráter mais filosófico/pessimista/realista:

Tudo o que eu temia me aconteceu - Jó
  :biglol:

Também gosto de alguns salmos e daquele texto (enxertado) de Jesus x 'a mulher pecadora': quem nunca pecou que atire a primeira pedra. É muito foda!

--------
Embora ache as religiões uma bobagem, considero normal ler os textos bíblicos (li a bíblia evangélica toda 2 vezes). Não é pelo fato de ler o www.montfort.org.br que vou me tornar um reacionário.  |(
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Bibliomaníaco

• Nível 01
  • *
« Resposta #24 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 13:50:44 »

Wol:

Sei que Karl Barth escreveu sobre a carta aos romanos; se escreveu sobre coríntios (não confundir com corintianos  :histeria:) tô sabendo agora.
Será?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!