Autor Tópico: ricos tem utilidade?  (Lida 2801 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
ricos tem utilidade?
« Online: 02 de Fevereiro de 2007, 16:06:00 »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: ricos tem utilidade?
« Resposta #1 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 16:58:12 »
O texto considera os ricos como cobais, mas é interessante notar que eles tem o privilégio de usufluir das novidades, de tudo que é novo na área de tecnologia, justamente o que nos deixa mais desejosos de ter dinheiro. Quando o produto é massificado, tendo seu preço reduzido ele perde o seu valor como novidade.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 17:25:19 »
eu lembro de ter lido o contrário, uma vez, de que os pobres é que eram uteis para os ricos pelo mesmo motivo...

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 18:07:35 »
eu lembro de ter lido o contrário, uma vez, de que os pobres é que eram uteis para os ricos pelo mesmo motivo…
O pobre vai comprar essas coisas caras como???
"The patient refused an autopsy."

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 18:28:51 »
de segunda mão ^.^

esse era o ponto do texto: que era interessante pra quem tem muito existir pessoas com menos, pra compra seus bens usados, servir de empregada, etc etc

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 18:43:28 »
Quem é que paga o salário dos não-ricos?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 19:27:40 »
Quem é que paga o salário dos não-ricos?
Os salários são pagos pelo sistema produtivo, as atividades industriais, comerciais e de prestação de serviços, seja formal ou informal
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #7 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 21:12:48 »
Ah... O sistema é quem paga...

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #8 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 22:02:20 »
Imagino que a utilidade ou não de ricos e pobres seja um conceito a posteriori. A priori é a própria existência de ricos e pobres. Claro, podemos colocar que a desigualdade de riqueza não seja um reflexo natural, mas a condição de um dado sistema econômico. Da minha parte acho pobres e ricos inúteis, isso a priori. A posteriori podemos achar uma função para eles ou até mesmo uma justificação para suas vidas, pobres ou ricas.

Vão dizer que sou niilista. Verdade. Não consigo olhar um faisão sem achá-lo ridículo. E confesso minha brasilidade aqui - esse traço comum de muitos brasileiros ilustres e outros nem tanto. Gostaria de ser pragmático como um inglês ou romântico como um alemão. Mas o sangue que ferve, ou amorna, nas minhas veias não nega suas influências.

Seja como for, os ricos não me incomodam muito; tirando uma idissincrasia ou outra são patetas que se acham deuses do Olimpo. Já dos pobres, me incomodam mais. Seu senso estético é inferior e muitas vezes se tornam agressivos e perigosos. Se todos tivessem a mesma renda o mundo seria melhor? Duvido! Os homens ainda são governados por um órgão supremo que os tiraniza e os impedi de usarem uma pequena fração de suas mentes a que pomposamente batizamos razão - o umbigo.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 21:13:40 »
Sou contra.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 18:47:10 »
Seja como for, os ricos não me incomodam muito; tirando uma idissincrasia ou outra são patetas que se acham deuses do Olimpo. Já dos pobres, me incomodam mais. Seu senso estético é inferior* e muitas vezes se tornam agressivos e perigosos. Se todos tivessem a mesma renda o mundo seria melhor? Duvido! Os homens ainda são governados por um órgão supremo que os tiraniza e os impedi de usarem uma pequena fração de suas mentes a que pomposamente batizamos razão - o umbigo.

* Unhhh… Não vejo muitos pobres ouvindo CPM 22 ou Linkin Park; não sei bem se são os pobres os que lotam as salas do UCI da Barra da Tijuca para assistirem coisas como 007 ou Rocky Balboa. Sim, é claro que o senso estético dos ricos é, de modo geral, mais apurado. Mas a riquesa é causa ou efeito deste maior refinamento? Admitindo-se que seja causa (e é) é causa determinante ou circunstancial?

**Sim, claro, porque nem Paulo Salim Maluf, nem Tutinha, nem Sérgio Naya, nem Fernando Collor, nem Naji Nahas, nem qualquer outro rico as vezes se torna agressivo nem perigoso. Calma Bertold Brech! Um dia conceitos tão simples como violência, agressão vão ser compreendidos, acredite em deus e não se revire tanto do túmulo, cuidado com a artrose Brecht…
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2007, 18:50:58 por Daniel Reynaldo »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 20:21:28 »
Os caras que ficam malhando o dia todo na academia para virar "pit-boys" e tem seus pit-bulls treinados para atacar também são pobres, só tem condições para isso devido à assistência social (dos pais).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 22:08:09 »
Ah… O sistema é quem paga…
Seria uma ironia? :?

Fabi

• Visitante
« Resposta #13 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 00:13:25 »
Eu não acho que os ricos sejam cobaias, muitos ricos compram carros importados ao preço de 100 mil dólares e nem por isso esses carros viram populares. Tem marcas de roupa que vendem uma calça por 2 mil reais e o mais barato que essa calça de 2 mil reais chega depois que é barateada é 800 reais, alguém já viu um pobre comprar uma calça de 800 reais? As calças da diesel custam esse preço e muitos ricos compram e eu não vejo pobres com calça jeans diesel.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 00:14:25 »
"Ricos tem utilidade?"

Quando eu ficar rico eu descubro :lol:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #15 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 12:17:03 »
Já dos pobres, me incomodam mais. Seu senso estético é inferior* e muitas vezes se tornam agressivos e perigosos.
O que é senso estético? Isso existe? É se puxar pelo que diz a empresa da moda? Pode definir se isso existe ou se baseia em só modinhas que duram até certo período? Como explica a mudança de visual que ocorre ao decorrer das décadas?

Aliás, algo que aprendi durante a vida é que pessoas pobres são mais legais que ricas.
Enquanto em uma favela (ou comunidade como está na moda chamar) as pessoas te ajudam, em um bairro rico é capaz de não conseguir nem uma chícara de açúcar.
Já estudei em várias escolas e percebi: quanto mais ricos são a média, mais vândalos.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #16 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 16:41:58 »
Aliás, algo que aprendi durante a vida é que pessoas pobres são mais legais que ricas.
Enquanto em uma favela (ou comunidade como está na moda chamar) as pessoas te ajudam, em um bairro rico é capaz de não conseguir nem uma chícara de açúcar.
Já estudei em várias escolas e percebi: quanto mais ricos são a média, mais vândalos.

Foxes, com todo o respeito à tua experiência pessoal, isto que você disse não faz o menor sentido ( assim como o título deste tópico ). É uma conclusão totalmente falaciosa. Condição social não tem nada a ver com caráter. Você está fazendo o mesmo que vive condenando aqui quando se tenta associar religião e moralidade. Você apenas trocou dinheiro por moralidade.  :?

Se eu tentasse argumentar o contrário estaria cometendo a mesma falácia que você. Porém, gostaria de te perguntar em que você se baseou para afirmar tais coisas ? Quer dizer que vandalismo é diretamente proporcional à condição social ? Eu sempre estudei em colégios particulares e nunca vi uma sala destruída nem um aluno jurando de morte o professor como infelizmente se vê nas escolas públicas.

Você que é cético e vive pedindo para os outros citarem as fontes...devolvo para você agora. Cite as fontes ou as pesquisas onde se fundamenta a sua tese.  :contrato2:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Eriol

• Visitante
« Resposta #17 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 16:56:41 »
Eu não acho que os ricos sejam cobaias, muitos ricos compram carros importados ao preço de 100 mil dólares e nem por isso esses carros viram populares. Tem marcas de roupa que vendem uma calça por 2 mil reais e o mais barato que essa calça de 2 mil reais chega depois que é barateada é 800 reais, alguém já viu um pobre comprar uma calça de 800 reais? As calças da diesel custam esse preço e muitos ricos compram e eu não vejo pobres com calça jeans diesel.

não compra, mas está todo mundo na fila pra comprar.

---
por experiência pessoal, endosso o que o Foxes disse... quanto mais dinheiro, mais fdp. Claro que há excessões.

Fabi

• Visitante
« Resposta #18 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 17:57:14 »
não compra, mas está todo mundo na fila pra comprar.
Uma calça jeans de 800 reais? Um pobre compra uma calça jeans de 800 reais da diesel? Eu nunca ví isso... 800 reais é mais que um salário de um pobre (que ganha apenas um salário mínimo) pode comprar.

Eriol

• Visitante
« Resposta #19 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 18:10:15 »
Filas invisíveis. Tá quase todo mundo na fila pra comprar uma Ferrari... mas só pode quem pode ;)

(antes que tirem sarro, é um conceito de economia)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #20 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 23:26:11 »
É uma conclusão totalmente falaciosa. Condição social não tem nada a ver com caráter. Você está fazendo o mesmo que vive condenando aqui quando se tenta associar religião e moralidade. Você apenas trocou dinheiro por moralidade.  :?
:'( 
Ainda questiono a questão da moralidade com o ateísmo, agora a relação com religião é óbvia!  :susto:

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #21 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 00:01:30 »
Utilidade do rico = curtir o dinheiro dele.

Utilidade do pobre = se matar de trabalhar pra conseguir dinheiro.

Eu sempre estudei em colégios particulares e nunca vi uma sala destruída nem um aluno jurando de morte o professor como infelizmente se vê nas escolas públicas.

Eu já vi.
Não deseje.

Fabi

• Visitante
« Resposta #22 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 00:15:24 »
Nossa vocês falam como se o rico ganhasse dinheiro sem fazer nada e não é verdade, tem um best seller nos estados unidos que o título é algo assim: "Como ser milionário" e nesse livro diz que uma pessoa pra virar milionário não tem outra fórmula, é trabalhar muito, investir muito e economizar muito.
Quanto mais dinheiro a pessoa tem, maior é a responsabilidade. E não pensem vocês que dinheiro cai do céu, porque não é verdade.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 00:19:06 »
Nossa vocês falam como se o rico ganhasse dinheiro sem fazer nada e não é verdade, tem um best seller nos estados unidos que o título é algo assim: "Como ser milionário" e nesse livro diz que uma pessoa pra virar milionário não tem outra fórmula, é trabalhar muito, investir muito e economizar muito.

Ou herdar...

Fabi

• Visitante
« Resposta #24 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 00:37:51 »
Mas dinheiro acaba...Se você herdar e não cuidar, vai acabar perdendo tudo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!