Secretária é condenada por tentar vender segredo da Coca-Cola à Pepsi
Pena estabelecida para Joya Williams, 41 anos, foi de dez anos de detenção.Ela admitiu que copiava documentos, mas negou vender informações.
Um júri americano considerou Joya Williams, 41 anos, que trabalhou como secretária da Coca-Cola, culpada por roubar segredos empresariais da companhia, os quais planejava vender à rival Pepsi por US$ 1,5 milhão. Ela vai pegar uma pena de dez anos de prisão, mas ainda não foi fixada uma data para a sentença começar a ser cumprida.
A advogada de Williams, Janice Singer, afirmou que sua cliente está "decepcionada" com a decisão e que vai recorrer da sentença.
O júri, formado por sete mulheres e cinco homens, deliberou durante três dias antes de tornar público seu veredicto. Williams foi despedida do cargo de secretária da diretoria da marca global da Coca-Cola, em Atlanta, nos Estados Unidos, depois que o esquema foi revelado.
Esquema
A ex-funcionária da multinacional declarou que, embora copiasse de forma rotineira documentos e os levasse para casa, não fazia parte do plano para roubar e vender informação confidencial de sua antiga empresa. Williams sustentou que foi vítima do plano de Ibrahim Dimson e Edmund Duhaney, outros dois acusados que se declararam culpados em outubro.
Duhaney testemunhou que Williams iniciou o estratagema e permitiu o acesso a documentos confidenciais e amostras de produtos que planejavam vender à Pepsi.
O esquema foi descoberto em maio de 2006, quando a PepsiCo divulgou uma carta afirmando que um alto executivo da rival lhe ofereceu informações confidenciais sobre a fórmula da bebida.
Como o povo é ignorante… Será que as pessoas acham mesmo que a fórmula da Coca-Cola é um segredo? A fórmula é patenteada, e consta nos documentos de patente.
A PepsiCo sabe muito bem qual é a fórmula da Coca-Cola. Qualquer pesquisa mais séria pode mostrar qual é a fórmula da Coca-Cola, mesmo que seja analisando a fórmula em laboratório. Só que não se pode usá-la, senão os advogados da empresa caem matando.