Autor Tópico: Ciências da religião?  (Lida 2990 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Ciências da religião?
« Online: 04 de Fevereiro de 2007, 16:32:31 »
Qual a sua opinião a respeito de ciências da religião? A qual se propõe analisar as religiões de maneira metódica e de um ponto de vista imparcial, utilizando métodos descritivos e outros mais. Inclusive a cursos no ensino superior a respeito, com mestrado e doutorado.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Ciências da religião?
« Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 17:12:45 »
É uma ciência social importante e interessante. A religião desempenha um papel importante na sociedade e teve papel decisivo nos cursos da história, por isso merece ser estudada seriamente por profissionais competentes. Não vejo como um curso de sociologia ou antropologia poderia deixar de estudar o fenômeno da religião.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2007, 17:15:02 por Willy Nilly »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 17:21:03 »
Imparcialidade significa que todos os lados concordam, o que inclui crenças, apesar de que no final das contas, envolver crenças em uma discussão como válido é anti-ético, ainda acaba por se tornar "um partido".
Como se faz uma análise científica imparcial?

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 17:28:00 »
Parece que, por exemplo, a Ciência Cristã abdica de vacinas, optando por orações. Tenho de investigar mais sobre o assunto…
Quanto à inclusão de "ciência" nas religiões, isso aplica-se apenas ao termo e aparências, e não ao método. Um religioso pode ser cientista, mas quando se fala em ciência na religião (talvez sem contar com racionalistas liberais que nem acreditam em textos sagrados) está-se apenas a querer parecer mais credível, tal como qualquer "pseudo-ciência".

Imparcialidade não significa que todos os lados concordam. Basta ver que é o antónimo de parcial, algo semelhante a faccioso (apaixonado por uma facção).
http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx
    que não é parcial;
    que apenas procura a verdade;
    justo;
    recto;
    equitativo;
    neutral.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #4 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 17:43:03 »
Certo. Então, para ser:
    que não é parcial;
    que apenas procura a verdade;
    justo;
    recto;
    equitativo;
    neutral.
Teoricamente não deveria-se descartar todas as crenças?

Religião com ciência é ridículo. O Papa cita isso e todo mundo aplaude sem saber o que ele está falando.
A ciência por si só não aceita a religião. Ou seja, não dá para o método científico prevalecer na união.
Se o método religioso prevalecer vira uma pseudo-ciência, mera ciência usada para especular para algo específico indefinidamente.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 18:05:30 »
Acredito que o que as ciências da religião às quais o Adriano se referiu são os estudos comparados das religiões de um ponto de vista antropológico, uma ciência social; e não o estudo em laboaratório das alegações das religiões.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 18:14:26 »
Alguém imparcial é aquele que julga, apesar das crenças, preconceitos, etc. Ou seja, alguém como Carl Sagan refere "The Demon-Haunted World", nos últimos capítulos do livros. Só quando li o livro, é que percebi o motivo de se falar muito em "dragão invisível na garagem", nos "sites" cépticos.
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 19:02:24 »
Acredito que o que as ciências da religião às quais o Adriano se referiu são os estudos comparados das religiões de um ponto de vista antropológico, uma ciência social; e não o estudo em laboaratório das alegações das religiões.
É exatamente esse estudo a que estou me referindo, já li um livro a respeito e gostei muito.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 19:05:23 »
Comente para nós!

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 19:17:48 »
Posso citar essa home page http://www.comciencia.br/reportagens/2005/05/10.shtml - Desafios atuais aos estudos das religiôes, que ao meu ver aborda bem o assunto.
O início do texto já é bem interessante: "Os estudos das religiões, ou ainda, o estudo das razões do ser humano crer e elaborar religiões, sempre foi um grande desafio."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 19:39:23 »
Falando nisso, a Veja dessa semana toca justo neste assunto.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 19:57:42 »
Essa já é uma abordagem com enfase no neuropsicologia, ao meu ver, as ciências vão se confluindo de acordo com as novas descobertas e a interações multidisciprinares.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 20:11:18 »
A reportagem também aborda a questão da vantagem evolutiva que a fé religiosa pode ter trazido a nossos antepassados caçadores-coletores. A matéria está na íntegra neste link http://veja.abril.com.br/070207/p_078.shtml e também em um tópico que postei na seção Notícias e Mídia.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #13 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:32:26 »
Tá na moda falar de ciência x religião nas revistas semanais. Deve estar vendendo bem.
Não deixa de ser um bom sinal, pois bota as pessoas para pensar ao menos...
Com relação à pergunta do tópico...ciência da religião seria o curso de Teologia como existe hoje ?
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:48:00 »

Tá na moda falar de ciência x religião nas revistas semanais. Deve estar vendendo bem.
Não deixa de ser um bom sinal, pois bota as pessoas para pensar ao menos…
Com relação à pergunta do tópico…ciência da religião seria o curso de Teologia como existe hoje ?
O curso de teologia é uma proposta de estudo da religião por uma ótica interior dentro de determinada religião, sendo parcial. Já as ciências da religião propões um olhar descritivo, através das facetas visíveis da religião e de suas diversas manifestações sociais, economicas e até mesmo ritualisticas.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:57:48 »
Acho que já existem alguns cursos de teologia com uma perspectiva assim.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 07:25:05 »
ciência da religião seria o curso de Teologia como existe hoje ?

Oh não!  Teologia não tem nada de ciência.  No máximo pode ser considera aparentada com filosofia ou com a história da própria religião em questão (Teologia é específica a uma doutrina - há cursos de teologia católica, batista, presbiteriana, etc).
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #17 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 12:50:11 »
Foi o que imaginei, Luis. Tenho dificuldade em absorver o termo "ciência da religião", pois me dá a impressão de que tenta passar o nome "teologia" de maneira mais acadêmica.

Creio que uma visão descritiva e imparcial conforme sugeriu o Adriano, poderia ter um nome como  História das Religiões, por exemplo. Ciência da Religião fica meio dúbio e inapropriado, na minha maneira de ver.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Atheist

• Visitante
« Resposta #18 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 15:50:35 »
Qual a sua opinião a respeito de ciências da religião? A qual se propõe analisar as religiões de maneira metódica e de um ponto de vista imparcial, utilizando métodos descritivos e outros mais. Inclusive a cursos no ensino superior a respeito, com mestrado e doutorado.

A proposta é interessante, mas pelo que sei (posso estar desatualizado) tais cursos são comuns em faculdades religiosas como a PUC e Mackenzie. Será que a imparcialidade é respeitada?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #19 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 18:40:13 »

A proposta é interessante, mas pelo que sei (posso estar desatualizado) tais cursos são comuns em faculdades religiosas como a PUC e Mackenzie. Será que a imparcialidade é respeitada?
Penso que a imparcialidade seja respeitada pelo devido ao seus aspecto ciêntífico, claro que não em sua totalidade devido a própria estrutura das instituições de ensino superior ligadas a determinada religião.

Atheist

• Visitante
« Resposta #20 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 23:26:19 »
Com certeza sempre haverá um viés. No entanto, se as pesquisas forem publicadas em revistas mais imparciais como as destinadas a estudos antropológicos/arqueológicos ou históricos, é possível que a imparcialidade se mantenha.

O problema é quando alguns fanáticos se utilizam destes movimentos para "provar" coisas que não estão no escopo da pesquisa...

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #21 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 14:16:24 »
Ciencia da religião? Isso é um paradoxo.

Ciência é baseada em dúvida e religião em fé. São antagônicas.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Priori

• Nível 08
  • *
« Resposta #22 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 15:43:35 »
Só vejo sentido se for uma pós-graduação.

ha, sei lá!

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #23 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 16:45:51 »
Mas pode haver um estudo científico das religiões, que se preocupava com a história, origem das crenças, relações, o meio social, as relações dos membros sociais, o mecanismo psiconólico, etc.
Pedro Amaral Couto

Atheist

• Visitante
« Resposta #24 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:13:39 »
Ciencia da religião? Isso é um paradoxo.

Ciência é baseada em dúvida e religião em fé. São antagônicas.

Não é uma questão de usar a ciência para provar fé nenhuma. Pelo que percebo, são estudos realizados pelo método científico, cujo objeto são as religiões.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!