Autor Tópico: Religiões = futebol?  (Lida 1850 vezes)

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
Religiões = futebol?
« Online: 05 de Fevereiro de 2007, 15:52:35 »
Hoje pela manhã, vendo as notícias, soube que semana passada morreram cerca de 1000 pessoas em atentados no Iraque. Também, vi em muitos jogos da rodada dos campeonatos estaduais torcedores rivais se engalfinhando em confusões na rua e nos estádios. Vocês acham que existe alguma correlação entre futebol (eu usei futebol pela grande popularidade no mundo) e religiões, ou seja, o “motor” que move os dois é o mesmo?
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
Re: Religiões = futebol?
« Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 16:00:59 »
 Já vi um documentário sobre isso, e vocês (brasileiros) devem estar habituados com as rezas e amuletos associados ao futebol. Aqui, em Portugal, há uma equipa que chama ao seu estádio de A Catedral, e outros termos do género.

Mas não é só com religiões: isso acontece em tudo o que tenha a ver com ideias. Há ateus que separam o Nós com o Eles, tal como os religiosos. Nos partidos políticos isso também é muito comum. Mesmo entre programadores informáticos e utilizadores de diferentes Sistemas Operativos... há muita flameware nesses assuntos em fóruns.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 16:03:11 »
O nacionalismo também parece para mim um fenômeno muito semelhante à religião. E freqüentemente os dois se misturam.

Gabriel, Vascaíno Apostólico Romano.

Atheist

• Visitante
« Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 16:04:00 »
Entre em uma comunidade de algum time no orkut e verá o nível de fanatismo deles. É como uma religião, sim, mas daquelas com fanatismo extremo.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 16:29:34 »
"flameware"? eu acho que querias dizeres "flame war", mas gostei de "flameware"! acho que se trata de um tipo de software especializado em dar suporte a participação em flame wars! :D

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 16:32:49 »
agora é que reparei no erro.  :vergonha:
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 16:34:56 »
talvez um "bot" com IA para "flame war". :D
Pedro Amaral Couto

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 16:46:05 »
sim, um sistema multi-agentes pró-ativos e colaborativos para acompanhar os trolls em flame-wars  e.... :D

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 17:01:31 »
hm. é sério, como é que ninguém nunca pensou nisso?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 17:02:55 »
Entre em uma comunidade de algum time no orkut e verá o nível de fanatismo deles. É como uma religião, sim, mas daquelas com fanatismo extremo.

Ideologia viciosa. Depois que me dei conta desse fato, abandonei o futebol.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Priori

• Nível 08
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 17:33:16 »
não gosto de futebol

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #11 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 17:42:55 »
Nos EUA, num acampanhamento de férias para meninos, os monitores dividiram a turma em dois grupos sem qualquer vínculo anterior dicernível, ou seja, dividiram ao acaso, e organizaram disputas. Depois de um tempo os garotos estavam competindo tão violentamente que os monitores tiveram que intervir. Há um instinto que faz as pessoas agirem pelo grupo. Irmanado no grupo o sujeito sente as afrontas do grupo como suas, bem como suas vitórias. A coesão dos torcedores de futebol deriva desse instinto. Por outro lado, o apreço que as pessoas sentem pelos esportes é um substituto da caça; por isso os homens infernizam a vida das mulheres assistindo todos os jogos possíveis na televisão, esses caçadores frustrados... Os homens adoram fazer guerra; e na impossibilidade de fazê-la no mundo moderno o esporte pode bem sublimá-la. Ah, esses guerreiros frustrados...

Os instintos grupais podem atuar também na religião. Se você luta por um grupo qualquer pode muito bem fazê-lo pela sua religião. Quanto mais a religião lhe dá um senso distinção, especialmente se não tem, tanto mais o grupo substitui o já combalido eu individual pelo eu coletivo e mais unilateral se torna o pensamento.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #12 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 19:23:02 »
Creio que no caso do futebol, a culpa é da testosterona aliada à paixão. Onde têm muito homem junto sempre sai confusão.
Deve ser raríssimo sair confusão em um culto religioso, por ser um ambiente sem rivalidades e com mistura de sexos.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

• Nível 15
  • *
« Resposta #13 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 23:36:52 »
Deve ser raríssimo sair confusão em um culto religioso, por ser um ambiente sem rivalidades e com mistura de sexos.

Claro, eu me referia a "times" diferentes, ou seja, dissidências diferentes de uma mesma religião, ou religiões diferentes. Os maometanos amarram bombas ao peito e procuram explodir o maior número de sionistas possíveis, porque se ele morrer combatendo por allah irá para o paraíso, com riquezas, mulheres belas e virgens.
Autor Desconhecido

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 04:46:58 »
Conheci terapeutas que insistiam muito na importância de "se sentir parte de algo maior".  Imagino que isso se aplica tanto a torcidas de futebol (um dos tipos de grupo mais artificiais que já se pôde construir) quanto a grupos religiosos.

Há uma questão ética interessante para psicoterapeutas (e socioterapeutas) que se apresenta aqui: até onde vai a responsabilidade do terapeuta?  Até que ponto ele é responsável pela maturidade e atitude consequente do paciente, e não apenas pelo seu bem-estar e estabilidade emocional?

Mudando de assunto...

Só não concordo com o Fred quanto a não haver rivalidades em cultos religiosos.  A minha experiência mostra que há muita rivalidade, ciumeiras e busca de prestígio nesse meio.

Hmm, Eduardo: você se importaria de procurar usar a palavra "muçulmanos" preferencialmente em vez de "maometanos"?  Não sei se você o faz intencionalmente, mas ninguém gosta de ser chamado de maometano.

Willy: a relação entre nacionalismo e religião organizada é recorrente e bastante documentada, em culturas das mais diversas.  Islã, Judaísmo, Hinduísmo, Shinto, Religião tradicional chinesa, Xamanismo, até mesmo a Igreja Anglicana (e a Escocesa) são apenas alguns dos exemplos. 

O Nacionalismo sempre foi um dos maiores obstáculos ao correto desenvolvimento do Budismo no Japão, que na minha opinião tem por esse motivo as versões mais exóticas e a história mais zoada para essa religião, apesar de ser relativamente nova por lá.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2007, 04:49:52 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 05:35:52 »
Qualquer idéia baseada em dogmas pode ser comparada com religião. No caso do futebol, eu acho interessante ser um torcedor cego po um time, desde que saudavelmente, é claro. Digo isso porque não é muito difícil quebrar amizades ou arrumar brigas por causa de times...

O filme "Amor em Jogo" (Fever Pitch) ilustra bem esse tema.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 09:42:21 »
Mas religião não é intrinsecamente baseada em dogmas; é mais verdadeiro dizer que é campo fértil para eles.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #17 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 15:22:12 »
Só não concordo com o Fred quanto a não haver rivalidades em cultos religiosos.  A minha experiência mostra que há muita rivalidade, ciumeiras e busca de prestígio nesse meio.

Não tenho dúvidas disso, Luis. Antes de ser um grupo religioso...é um grupo de pessoas. E onde existirem mais de dois indivíduos, certamente haverá disputas por lideranças, conflito de interesses, jogo de vaidades, fofocas, mentiras e confusão.

Eu estava me referindo à confusão do tipo que sai em um estádio de futebol, com pancadarias e mortes. Não acredito que a violência física seja comum em cultos religiosos. Tem um vídeo rodando pelo Youtube em que um padre fica bravo e enche a fiel de tapas...hilário... :lol:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 16:44:04 »
Mas religião não é intrinsecamente baseada em dogmas; é mais verdadeiro dizer que é campo fértil para eles.
Eu não disse que era.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #19 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 17:06:02 »
 quereu, já suspeitava disso.  Acho que muitos membros de organizações religiosas sentem-se como uma célula de um organismo. Se a religião for criticada, eles próprios sentem-se afectados, e defendem-na como se fossem fanáticos patrióticos, políticos, "gangs", adeptos futebolísticos.
 Os que forem independentes, não têm esse problema. Consideram-se individuos.

Seria interessante fazer um modelo informático desse problema. Como a Guineve disse (mas noutro contexto), com multi-agentes (representando pessoas de determinado grupo, ou em sociedade) pró-activo (com as lições do grupo inserido, e com os encontros passados dos outros) e colaborativo (com os elementos do grupo, com sub-grupos afastados, e grupos semelhantes; juntando com competição subtil). Podia haver um grupo de evangélicos, que de vez enquando encontrava-se com testemunhas de jeová, que por sua vez encontrava católicos, que ainda dava de caras com ateus, muçulmanos, budistas, ... isso também serviria com o futebol, com adeptos ferrenhos, simpatizantes de clubes, simpatizantes do clube nacional, conformistas da família ou região, os indiferentes e os que odeiam os adeptos em geral. Ou para políticos, independentes, indeferentes ... "gangs" adversários, a polícia, vigilantes e civis indefesos ...
Pedro Amaral Couto

rizk

• Visitante
« Resposta #20 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 20:18:58 »
Qualquer tipo de carência de ritual, êxtase místico e pertença a grupo que eu tinha, foi substituída pelo São Paulo.

Isso é, até ano passado. Este ano, a decepção está tomando conta, e a recuperação do time está começando a soar pra mim como o segundo advento. 

• Nível 15
  • *
« Resposta #21 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 22:13:21 »
Hmm, Eduardo: você se importaria de procurar usar a palavra "muçulmanos" preferencialmente em vez de "maometanos"?  Não sei se você o faz intencionalmente, mas ninguém gosta de ser chamado de maometano.

Desculpe, não foi intencional, apenas foi o primeiro termo que veio à minha cabeça na hora.  :)
Autor Desconhecido

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 22:14:16 »
Qualquer tipo de carência de ritual, êxtase místico e pertença a grupo que eu tinha, foi substituída pelo São Paulo.

Isso é, até ano passado. Este ano, a decepção está tomando conta, e a recuperação do time está começando a soar pra mim como o segundo advento. 

Os campeonatos nem começaram direito ainda :o

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!