deu sorte, suelen, jornalismo é uma m****. tem uma coisa em que eu pensei, pensei, e pensei, mas não cheguei a uma resposta; por que alguém passaria 4 ou 5 anos em um curso superior só pra aprender a escrever?
acho que paulo francis, por exemplo, nunca fez jornalismo. aliás, dos bons articulistas que conheço, posso contar nos dedos os que já passaram por um curso de jornalismo. o brasil não precisa de um curso de jornalismo. ninguém precisa de jornalistas. enterrem o curso, morte à eca.
Você chegou a cursar Jornalismo por um tempo?
Eu acho que já vi outra mensagem sua falando sobre isso num outro tópico… Que você acha Jornalismo desnecessário e tals…
Bem… Pode até ser como você falou, mas a princípio não vejo assim. Temos sempre algo novo a aprender, ninguém nasce sabendo tudo sobre a escrita; as graduações servem pra gente se aprofundar em um assunto de interesse (no caso, a comunicação). E além disso creio que num curso de Jornalismo não se ensine só a ''escrever''.
Existem pessoas que manifestam um, digamos… Talento natural pra coisa, como você falou. Mas também existem pessoas que não manifestam, que desejam aprimorar seu método de comunicação, e o fazem no decorrer da faculdade, estudando mais sobre. E desse processo pode surgir um bom Jornalista.
Entretanto confesso que também já tive essa impressão que você tem, ao ler um texto mal elaborado ou uma crítica de arte idiota, por exemplo (Aquela coisa… muitos egos, muitas pessoas achando que sabem de tudo, que podem fazer críticas a tudo). Mas me interessei por Jornalismo por ser uma área que lida com muitos tipos de informação; divulgação científica, política, Arte, Literatura, Música. Além de saber escrever bem, o Jornalista tem que estar sempre e sempre atualizado; o Jornalismo entra em contato com muitas áreas diferentes, e é isso que acho interessante.
Pelo que entendi você vê o Jornalismo com algo muito vago, no sentido de que no curso, as pessoas que querem lidar com Jornalismo Científico, por exemplo, não aprendem Química, Física, Biologia; aprendem somente como divulgar esse tipo de assunto. ( Olhando por esse lado, talvez realmente seja…)