Autor Tópico: Graduações, profissões  (Lida 6056 vezes)

Offline Suelen

• Nível 10
  • *
Graduações, profissões
« Online: 06 de Fevereiro de 2007, 11:01:33 »
Oi.

Resolvi montar esse tópico para que o pessoal fale um pouco sobre suas graduações (ou futuras graduações), suas profissões.

O que te levou a escolher seu curso na universidade? Está gostando do curso? Que matérias são mais interessantes para você? É fácil conseguir emprego na sua área? Com o que você deseja trabalhar especificamente? Se você ainda não é universitário, pretende fazer vestibular para que curso e por que?

Falow!

Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.
Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer,
E não tivesse mais irmandade com as coisas
Senão uma despedida, tornando-se esta casa e este lado da rua
A fileira de carruagens de um comboio, e uma partida apitada
De dentro da minha cabeça,
E uma sacudidela dos meus nervos e um ranger de ossos na ida.

Álvaro de Campos

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Graduações, profissões
« Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 11:07:17 »
Estou trocando a graduação em Engenharia Física, um curso novo que na minha opinião não deu certo, não prepara ninguém para a engenharia e enm prepara para a física tão bem quanto o próprio curso de física, pelo curso de Engenharia Química. Estou fazendo iniciação científica na área e ela tem muitas oportunidades de emprego, está em alta no mercado atualmente (vejamos se ainda vai estar quando eu me formar).

Offline Suelen

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 12:20:44 »
Passei recentemente para o curso de Desenho Industrial - Programação Visual ( ou Design, como também é conhecido). Não comecei ainda, pois a matrícula na Universidade será em maio. Em outra universidade tentei Jornalismo, mas não passei. Nas duas escolhas que fiz, fiquei insegura. Sou jovem ainda, é complicado escolher seguramente uma profissão.

Fiz uma pequena pesquisa antes de encarar o vestibular; entrevistei estudantes de Jornalismo e de Design, busquei informações na internet, li revistas. Mas mesmo assim não consegui escapar da dúvida. Já me passaram pela cabeça muitas graduações: de História à Farmácia, de Psicologia à Engenharia Química (veja, que maluquice!).

Mas gosto do Design porque acho bacana lidar com artes visuais, e também com informática  :) .

O desenhista industrial é o profissional que elabora projetos e produtos industriais desde a sua criação à sua concepção final. O curso oferece habilitação em Programação Visual e prepara o profissional para as atividades do design e produção gráfica, que viabilizam o processso de comunicação através da imagem.

O design gráfico é o conjunto de recursos técnicos e estéticos que possibilitam um resultado adequado as diversas exigências da comunicação visual - entendida com a transmissão de idéias através de elementos visuais que permitem a percepção, distinção, assimilação e fixação de uma mensagem.

O programador visual é responsável pela elaboração e produção de projetos gráficos, logotipos, símbolos, vinhetas, ilustrações, outdoors, embalagens, sinalização, diagramação, editoração e capas de revistas, livros e CDs.

Entre as principais disciplinas obrigatórias oferecidas pelo curso, estão:

Desenho Geométrico;
Fotografia;
Estética;
Técnica da Utilização de Materiais Expressivos;
Perspectiva;
História da Arte;
História do Desenho Industrial;
Ergonomia;
Desenvolvimento do Projeto de Programação Visual;
Teoria e Técnica da Pintura;
Matemática;
Física Geral e Experimemental;
Edição;
Gravura;
Fundamentos da Economia;
Produção e Análise da Imagem.

Este profissional tem uma ampla área de atuação, pois atende às necessidades de empresas, jornais, televisão, bancos, editoras, agências de publicidade, produção de cinema e vídeo, enfim, de todas as áreas que necessitem de comunicação visual.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2007, 12:22:51 por Suelen »

Álvaro de Campos

Atheist

• Visitante
« Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 12:27:06 »
Estou trocando a graduação em Engenharia Física, um curso novo que na minha opinião não deu certo, não prepara ninguém para a engenharia e enm prepara para a física tão bem quanto o próprio curso de física, pelo curso de Engenharia Química. Estou fazendo iniciação científica na área e ela tem muitas oportunidades de emprego, está em alta no mercado atualmente (vejamos se ainda vai estar quando eu me formar).

Eita, mas já trocou de curso ou está pensando em fazê-lo?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 12:27:56 »
Como 90% do fórum, faço Ciência da Computação. Faço numa universidade particular sem renome algum e estou no último ano.

O que te levou a escolher seu curso na universidade? Está gostando do curso? Que matérias são mais interessantes para você? É fácil conseguir emprego na sua área? Com o que você deseja trabalhar especificamente? Se você ainda não é universitário, pretende fazer vestibular para que curso e por que?
Respectivamente:
Escolhi o curso por gostar da área e já me dar razoavelmente bem nela. Amo minha área. Me interesso por todas as matérias exceto as de análise de sistema, que são supra-sacais. Quero ser pesquisador, então tire suas conclusões :). Não estou 100% definido, mas estou pendendo de processamento de imagens à algo relacionado a redes; E depende da oportunidade.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 12:34:27 »
Como 90% do fórum, faço Ciência da Computação.
que? deve ter sõ uns 5

Eriol

• Visitante
« Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 12:37:11 »
ainda em dúvida entre Direito-Ciências Políticas e Ciências Políticas...

Começo na Universidad Autonoma de Madrid ou na Universidad Complutense em Setembro, se não bombar a Selectividad (vestibular daqui)...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 12:50:20 »

Eita, mas já trocou de curso ou está pensando em fazê-lo?

Ainda não troquei, mas já decidi.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 12:54:08 »
que? deve ter sõ uns 5
A impressão que tenho é que tem bem mais...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 13:22:10 »
que? deve ter sõ uns 5
A impressão que tenho é que tem bem mais…

É porque você está contando em binários, então parece que tem 101 :hihi:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 13:37:37 »
deu sorte, suelen, jornalismo é uma m****. tem uma coisa em que eu pensei, pensei, e pensei, mas não cheguei a uma resposta; por que alguém passaria 4 ou 5 anos em um curso superior só pra aprender a escrever?
acho que paulo francis, por exemplo, nunca fez jornalismo. aliás, dos bons articulistas que conheço, posso contar nos dedos os que já passaram por um curso de jornalismo. o brasil não precisa de um curso de jornalismo. ninguém precisa de jornalistas. enterrem o curso, morte à eca.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Suelen

• Nível 10
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 14:20:49 »
deu sorte, suelen, jornalismo é uma m****. tem uma coisa em que eu pensei, pensei, e pensei, mas não cheguei a uma resposta; por que alguém passaria 4 ou 5 anos em um curso superior só pra aprender a escrever?
acho que paulo francis, por exemplo, nunca fez jornalismo. aliás, dos bons articulistas que conheço, posso contar nos dedos os que já passaram por um curso de jornalismo. o brasil não precisa de um curso de jornalismo. ninguém precisa de jornalistas. enterrem o curso, morte à eca.

Você chegou a cursar Jornalismo por um tempo?

Eu acho que já vi outra mensagem sua falando sobre isso num outro tópico… Que você acha Jornalismo desnecessário e tals…

Bem… Pode até ser como você falou, mas a princípio não vejo assim. Temos sempre algo novo a aprender, ninguém nasce sabendo tudo sobre a escrita; as graduações servem pra gente se aprofundar em um assunto de interesse (no caso, a comunicação). E além disso creio que num curso de Jornalismo não se ensine só a ''escrever''.

Existem pessoas que manifestam um, digamos… Talento natural pra coisa, como você falou. Mas também existem pessoas que não manifestam, que desejam aprimorar seu método de comunicação, e o fazem no decorrer da faculdade, estudando mais sobre. E desse processo pode surgir um bom Jornalista.

Entretanto confesso que também já tive essa impressão que você tem, ao ler um texto mal elaborado ou uma crítica de arte idiota, por exemplo (Aquela coisa… muitos egos, muitas pessoas achando que sabem de tudo, que podem fazer críticas a tudo).  Mas me interessei por Jornalismo por ser uma área que lida com muitos tipos de informação; divulgação científica, política, Arte, Literatura, Música. Além de saber escrever bem, o Jornalista tem que estar sempre e sempre atualizado; o Jornalismo entra em contato com muitas áreas diferentes, e é isso que acho interessante.

Pelo que entendi você vê o Jornalismo com algo muito vago, no sentido de que no curso, as pessoas que querem lidar com Jornalismo Científico, por exemplo, não aprendem Química, Física, Biologia; aprendem somente como divulgar esse tipo de assunto. ( Olhando por esse lado, talvez realmente seja…)
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2007, 14:25:53 por Suelen »

Álvaro de Campos

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 14:55:41 »
hm, nunca. o máximo que chego a conhecimento de causa é por um amigo que fez 6 meses de eca e odiou.

Bem… Pode até ser como você falou, mas a princípio não vejo assim. Temos sempre algo novo a aprender, ninguém nasce sabendo tudo sobre a escrita; as graduações servem pra gente se aprofundar em um assunto de interesse (no caso, a comunicação). E além disso creio que num curso de Jornalismo não se ensine só a ''escrever''.
sim, mas pra isso há outros cursos, como audiovisual.
edit: não ficou claro. não é necessário que os futuros jornalistas aprendam editoração, audiovisual e sei lá mais o quê, já que há outros cursos pra isso.

Mas me interessei por Jornalismo por ser uma área que lida com muitos tipos de informação; divulgação científica, política, Arte, Literatura, Música. Além de saber escrever bem, o Jornalista tem que estar sempre e sempre atualizado; o Jornalismo entra em contato com muitas áreas diferentes, e é isso que acho interessante.
isso pra mim é ponto negativo. a minha primeira desavença com os jornalistas foi devido a reportagens científicas, não é difícil achar erros conceituais em todas as reportagens que saem. escrever sobre assuntos diversos não é o ideal, já que já há pessoas diversas para fazê-lo.

olha, talvez o curso tenha sua utilidade, mas uma utilidade bem menor que não justifica a tão alta concorrência para ingressar nos cursos. essa exigência do diploma de jornalista pra ser jornalista é ridícula.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2007, 14:59:07 por Bruno »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #13 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 18:45:13 »
Ciências Biológicas, último ano. Agora que começa a ficar divertido… :wink:
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 19:10:24 »
Cursei alguns anos de ciências econômicas, mas não me graduei , por questão financeira (paradoxo)  :P . Tenho vontade de fazer Filosofia.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #15 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 20:54:52 »
Direito... 9º, 10º, 7º e 3º períodos ao mesmo tempo... ¬¬
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Suelen

• Nível 10
  • *
« Resposta #16 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 22:33:19 »

hm, nunca. o máximo que chego a conhecimento de causa é por um amigo que fez 6 meses de eca e odiou.

E acha que isso é suficiente para manter essa posição:

deu sorte, suelen, jornalismo é uma m****.  o brasil não precisa de um curso de jornalismo. ninguém precisa de jornalistas. enterrem o curso, morte à eca.

Francamente...

edit: não ficou claro. não é necessário que os futuros jornalistas aprendam editoração, audiovisual e sei lá mais o quê, já que há outros cursos pra isso.

Na universidade que tentei, há a disciplina ''Oficina de Comunicação Audiovisual'', além de laboratório de fotografia
( http://www.labfoto.ufba.br/?page_id=2 ) e produtora jr. ( http://www.pjr.ufba.br/quemsomos.html ).

Mas me interessei por Jornalismo por ser uma área que lida com muitos tipos de informação; divulgação científica, política, Arte, Literatura, Música. Além de saber escrever bem, o Jornalista tem que estar sempre e sempre atualizado; o Jornalismo entra em contato com muitas áreas diferentes, e é isso que acho interessante.
isso pra mim é ponto negativo. a minha primeira desavença com os jornalistas foi devido a reportagens científicas, não é difícil achar erros conceituais em todas as reportagens que saem. escrever sobre assuntos diversos não é o ideal, já que já há pessoas diversas para fazê-lo.

olha, talvez o curso tenha sua utilidade, mas uma utilidade bem menor que não justifica a tão alta concorrência para ingressar nos cursos. essa exigência do diploma de jornalista pra ser jornalista é ridícula.

Já adimiti (e não foi muito agradável) que o Jornalismo é um pouco ''vago'' no sentido que, se uma pessoa quer trabalhar com Jornalismo Científico, por exemplo, ela não terá aulas de Química, Física ou Biologia no curso. Mas isso não faz com que a graduação, e principalmente a profissão sejam algo desnecessário. Imagine se a divulgação da Química só se desse através dos Químicos? E se a Biologia só fosse divulgada pelos biólogos? E se a pintura, de mesmo modo, divulgada apenas pelos pintores? Não dá pra ser assim. A pessoa que faz Jornalismo é treinada para lidar com informações, de diversos tipos. Ela tem a missão de transmitir uma mensagem do melhor modo possível. Não vou dizer que não há erros, eu sei que eles existem, como existem erros em qualquer área. Não sou tão radical quanto você.

Álvaro de Campos

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 22:39:35 »

E acha que isso é suficiente para manter essa posição:

deu sorte, suelen, jornalismo é uma m****.  o brasil não precisa de um curso de jornalismo. ninguém precisa de jornalistas. enterrem o curso, morte à eca.

Francamente…

claro que é. como já deve ter ficado claro, meu problema com o curso não é somente o da impressão de um aluno, a visão externa já basta pra ver que não serve pra muita coisa.

Na universidade que tentei, há a disciplina ''Oficina de Comunicação Audiovisual'', além de laboratório de fotografia
( http://www.labfoto.ufba.br/?page_id=2 ) e produtora jr. ( http://www.pjr.ufba.br/quemsomos.html ).

Já adimiti (e não foi muito agradável) que o Jornalismo é um pouco ''vago'' no sentido que, se uma pessoa quer trabalhar com Jornalismo Científico, por exemplo, ela não terá aulas de Química, Física ou Biologia no curso. Mas isso não faz com que a graduação, e principalmente a profissão sejam algo desnecessário. Imagine se a divulgação da Química só se desse através dos Químicos? E se a Biologia só fosse divulgada pelos biólogos? E se a pintura, de mesmo modo, divulgada apenas pelos pintores? Não dá pra ser assim. A pessoa que faz Jornalismo é treinada para lidar com informações, de diversos tipos. Ela tem a missão de transmitir uma mensagem do melhor modo possível. Não vou dizer que não há erros, eu sei que eles existem, como existem erros em qualquer área. Não sou tão radical quanto você.

informar fica à conta de alguém, mas quanto a isso não é preciso se preocupar. e lá é necessário um curso de jornalismo para que o que quer que seja seja divulgado? não havia cursos no começo do século passado e os jornalistas exerciam o ofício just fine.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #18 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 23:02:18 »
Eu escolhi o curso de Letras principalmente porque gosto de escrever. Gosto de trabalhar minha palavras quando escrevo e Português sempre foi minha matéria de melhor domínio nos tempos de colégio, ou seja, minha tendência para essa área é grande. Se o curso é agradável ou não não posso dizer porque ainda não comecei, mas já me disseram que eu vou gostar, que é legal etc. Quanto ao mercado de trabalho, enquanto se cursa aparecem muitas vagas para estágio e depois, com uma licenciatura e uma boa dose de competência, vejo lecionar como uma maneira alternativa de sustento.
8-)

Fabi

• Visitante
« Resposta #19 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 23:25:10 »
Eu comecei fazendo Jornalismo, mas achei Publicidade e Propaganda mais interessante e aí troquei de curso. Como no primeiro ano as matérias básicas de Jornalismo e PP são as mesmas eu só precisei fazer uma matéria específica e pude mudar de curso.

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:00:47 »
Desde que comecei a pensar o que fazer da vida, até hoje, varias hipoteses de cursos me passaram pela cabeça (eu arredondo pra 7).

Chegada a hora de escolher, não escolhi. Fiz vestibular para um curso que o MEC esse ano resolveu chamar de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em uma pequena faculdade local.
Me inscrevi para jornalismo, mas não fiz o vestibular porque ironicamente fui classificado para Ciencias Economicas por um sistema que até então achava que era uma fraude, o PEIES.

Resumindo fiquei com essas duas escolhas. Embora a hipotese de ir para Santa Maria já esteja vetada por problemas estruturais da ONG que me sustenta, em teoria teria até hoje para decidir, já que hoje venceu a mensalidade da faculdade local. No mais tardar dia doze, dia das matriculas em Santa Maria.

Talvez ficar não se torne tão ruim, afinal esse curso tem duração de 2 anos e meio, da pra aguentar, sem falar da questão afetiva (como ficar longe do K6 e do PS2??)

Sobre com o que trabalhar, esses dias estava pensando em aplicativos para celular, mas não cheguei a me informar melhor sobre o assunto.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Atheist

• Visitante
« Resposta #21 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:08:29 »
E se a Biologia só fosse divulgada pelos biólogos?

Eu acho que deveria ser. O nível de erros seria um pouco menor. Estou cansado de ler "sequenciamento do código genético"...

Offline Suelen

• Nível 10
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 11:22:45 »

Deseja trabalhar com algo específico?

Álvaro de Campos

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #23 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 18:32:23 »

Deseja trabalhar com algo específico?

Desejo continuar estudando, algo na área de genética e evolução.
Citogenética de peixes, por exemplo. Né Atheist? :lol:
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2007, 18:35:53 por Pierre »
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #24 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 19:35:09 »
Gosto muito de Biologia, mas acho que não vou cursar isto pois muitos biólogos formados dizem que o mercado de trabalho é uma merda. Por isso estou pensando em fazer vestibular para Biomedicina. Sei que o mercado não é grande coisa também, por enquanto, mas certamente é um pouco melhor do que o de Biologia.

Gosto de Biomedicina sim, mas prefereria Biologia. Pena que não posso me dar ao luxo de fazer tudo o que realmente gosto. O tempo passa, o bolso esvazia, e a tendência é que as considerações econômicas passem a ter um peso maior na decisão do que pretendo cursar…

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!