Autor Tópico: custo marginal?  (Lida 1590 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
custo marginal?
« Online: 06 de Fevereiro de 2007, 13:03:38 »
Eu andei lendo na wikipédia que existe uma coisa chamada paradoxo da "água e do diamante"

Adam Smith menciona que a água, 100% essencial a todo mundo o tempo todo, é barata e o diamente, relativamente supérfluo, é caríssimo. O artigo menciona que Smith propõe uma solução mas ele mesmo reconhece que há falhas. Que a água é abundante e o diamente difícil de achar e de tirar da natureza. A questão é que isso não explica porque as esmeraldas, ainda mais raras e difíceis de tirar, são mais baratas.

Então o artigo dizia que hoje o "paradoxo" é explicado pela teoria do custo marginal. Acho que não entendi. Por que então as esmeraldas são mais baratas? Alguém aqui saberia?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: custo marginal?
« Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 13:24:15 »
deixa eu arriscar... o diamante é encarecido tanto pela baixa oferta quanto pela alta demanda. a esmeralda é mais barata que o diamante pois, embora a oferta seja menor, a demanda também é por algum tipo de fetiche (as pessoas preferem diamantes a esmeraldas).
tenho uma noção de custo marginal mas não sei como a teoria se aplica no caso.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 13:28:23 »
Talvez na lapidação seja possível cortar o diamante em formatos mais bonitos e complexos que a esmeralda. Ou a transparência do diamante, por fazê-lo mais brilhante, confira mais valor a ele.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 14:53:00 »
O Poindexter tem um post no RV sobre o assunto:

Ainda no século XIX, contestaram a idéia de valor-trabalho, dizendo que o valor de um bem é dado pela sua UTILIDADE, ou seja, o que é mais útil para as pessoas tem mais valor, não interessando o trabalho embutido, e o que é menos útil, menos valor.

Faz mais sentido, não é, Kramer? Faz mais sentido darmos mais valor ao que nos é mais útil, não?

Só que aí vieram com outro problema: a água é a coisa mais útil no mundo, e pouco valor se dava a ela, enquanto que muito valor se dava aos diamantes, que para nada serviam além de ficar nos pescoços das mulheres (na época, não havia corrida espacial e esses lances de perfuração refinada estavam recém engatinhando).

Daí, perto da virada para o século XX, houve um novo conceito: a UTILIDADE MARGINAL (isto é: o valor seria dado pela utilidade ADICIONAL ao se ter UMA UNIDADE A MAIS do bem).

SIM, É A FAMOSA DERIVADA (Valor do bem x = dU/dx, onde U é a utilidade).

Isso explicava a questão da água e do diamante... como, na época, água era algo que sobrava e sobrava na Natureza, ter um litro a mais de água pouca satisfação traria para alguém, mas... como diamantes eram raros, ter um grama a mais de diamante grande satisfação traria para as pessoas.

Este conceito explicaria também o fato de ingressos serem mais caros na hora do show, pessoas toparem dar rios de dinheiro por um copo d' água no deserto do Saara...

E por aí vai.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 14:58:39 »
Sobre as esmeraldas, é mais barato sintetizá-las, não?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 15:05:03 »
Usam-se esmeraldas artificiais?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 15:05:34 »
O Poindexter tem um post no RV sobre o assunto:

Ainda no século XIX, contestaram a idéia de valor-trabalho, dizendo que o valor de um bem é dado pela sua UTILIDADE, ou seja, o que é mais útil para as pessoas tem mais valor, não interessando o trabalho embutido, e o que é menos útil, menos valor.

Faz mais sentido, não é, Kramer? Faz mais sentido darmos mais valor ao que nos é mais útil, não?

Só que aí vieram com outro problema: a água é a coisa mais útil no mundo, e pouco valor se dava a ela, enquanto que muito valor se dava aos diamantes, que para nada serviam além de ficar nos pescoços das mulheres (na época, não havia corrida espacial e esses lances de perfuração refinada estavam recém engatinhando).

Daí, perto da virada para o século XX, houve um novo conceito: a UTILIDADE MARGINAL (isto é: o valor seria dado pela utilidade ADICIONAL ao se ter UMA UNIDADE A MAIS do bem).

SIM, É A FAMOSA DERIVADA (Valor do bem x = dU/dx, onde U é a utilidade).

Isso explicava a questão da água e do diamante… como, na época, água era algo que sobrava e sobrava na Natureza, ter um litro a mais de água pouca satisfação traria para alguém, mas… como diamantes eram raros, ter um grama a mais de diamante grande satisfação traria para as pessoas.

Este conceito explicaria também o fato de ingressos serem mais caros na hora do show, pessoas toparem dar rios de dinheiro por um copo d' água no deserto do Saara…

E por aí vai.
Essa parte eu tinha entendido. Não entendi o porque das esmeraldas.

[proposta indecente]
Será que o PD não topa voltar ao fórum...?
[/proposta indecente]

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 15:11:01 »
hehe boa idéia, hein
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Lady Starlight

• Nível 10
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 22:05:35 »
Puts....eu não acho que seja mais difícil encontrar esmeraldas não. Uma coisa é encontrar esmeraldas de ótima qualidade...outra é encontrar esmeraldas. :smartass: Pq elas se formam em tipos de rochas que são mais comuns, diferente do diamante que só se forma em rochas de grande profundidade da crosta.
É também mais ou menos o que Willy Nilly disse.
O fato do diamante ser mais caro está não só na sua raridade, como também na sua dureza elevada, seu brilho diamantino e sua clivagem perfeita (que facilita em alguns estágios da lapidação)
Já a esmeralda, possui brilho vítreo e na maioria das vezes possui fissuras que acabam deixando ela meio translucida, o que acaba limitando os tipos de lapidações que se pode fazer na gema.
É mais ou menos por ai....

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 09:22:36 »
Mas nenhuma dessas explicações envolve o tal custo marginal que o artigo da wiki falou que era suficiente pra explicar o problema.

O que eu quero não é saber a verdade sobre o preço deles, mas entender a explicação que a teoria do custo marginal propõe.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 10:13:08 »
Explica sim. O diamante é mais bonito (e também mais útil, mas para aplicações de engenhaia costuma-se usar diamantes artificiais) que a esmeralada, por isso tem uma procura bem maior. Mesmo havendo mais diamants no mercado é mais difícil conseguir um segundo diamante do que uma segunda esmeralda.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 11:07:02 »
pera, vamos fazer uma tabela

Código: [Selecionar]
           |  custo    | procura    | demanda por "mais um" | preço final
água       | baixo     |    alta    |   baixa               | baixo
diamante   | alto      |    baixa   |   alta                | alto
esmeralda  | altíssimo |    baixa   |   menos que diamante  | menos que o diamante

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #12 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:01:51 »
A que se refere esse custo? Custo de extração?

Na interpretação austríaca, isso não conta necessariamente no preço final, só na viabilidade do empreendimento (fazendo parte do cálculo econômico). É a utilidade marginal (com relações de oferta e procura) e o valor subjetivo que contam. Afinal, se caísse maná no meu quintal e fosse muito útil, eu o venderia a preços altos, mesmo não tendo custo algum para produzí-lo.

Assim como eu posso gastar muito dinheiro extraindo diamantes e tentar vender para um africano no deserto. Só se o preço fosse muito baixo eu conseguiria vender, independentemente do que eu tivesse gastado para extrair as pedrinhas.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2007, 13:32:07 por worf »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 14:54:39 »
pode ser, mas e as esmeraldas?

Offline Lady Starlight

• Nível 10
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 22:14:33 »
Esquece as esmeraldas! :hihi: hahahahah  :lol:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 23:09:41 »
Eu tenho uma dúvida mais interessante: Por que um par de sapatos custa mais caro que um celular? :lol:

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #16 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 23:37:49 »

Se o custo para a extração é maior, como você disse; se a oferta for menor por causa disso; e se houver concorrência; então ou é um fator exterior ao mercado que influencia o preço final, ou é apenas o fator psicológico da utilidade marginal, que é o mais importante (o consumidor está mais disposto a pagar caro por um diamante do que por uma esmeralda, pois o diamante parece mais útil ou bonito para ele, etc.). Ou ambos.

Só não sei se esses preços são iguais em qualquer mercado de qualquer lugar do mundo. Isso deve variar, não?
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2007, 23:44:49 por worf »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 08:46:00 »
Não importa. É uma situação hipotética e de exemplo baseada nos preços que eles tinham nos tempos de Adam Smith. Na época, inclusive, diamante tinha menos utilidade que hoje.

Claudinha

• Visitante
« Resposta #18 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 16:08:16 »
deve ser pq a esmeralda é verde e não dá pra usar com todas as cores de roupa :P

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 00:30:16 »
!!!!!

não esperava isso, heheheh

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 00:31:06 »
!!!!!

Você ainda tem muito a aprender antes de fazer a cirurgia :lol:

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #21 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 00:37:09 »
Daqui uns anos o preço da agua passa o do diamante..
Não deseje.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 00:51:30 »
!!!!!

Você ainda tem muito a aprender antes de fazer a cirurgia :lol:
eu admito isso!

Fui criada como menino, então não sei nem comprar prendedor de cabelo...

Em compensação sei tudo de x-men... heheheh

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 01:14:23 »
é tão legal ser homem. não entendo isso de querer fazer cirurgia. mas fazer o quê, né...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 01:17:31 »
se você acha legal ser homem, entenderá porque fazer a cirurgia se imaginar que você amanhã amanheceu transformado em menina. é o mesmo problema que eu, mas com o sinal trocado. :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!