E se o backup for em tempo real? No momento da morte toda a consciência já está no HD. Implanta-se este HD em outro corpo e pronto, temos o download da própria consciência em um cérebro fresco, construído especificamente para este fim.
Mas você acha que uma cópia de uma consciência preserva sua individualidade? Mesmo que se façam cópias em tempo real, eu acho que você não vai pensar o que a cópia pensa nem sentir o que ela sente, a partir do momento em que a cópia foi feita, apesar de ela ter todas as suas memórias e todas as suas opiniões, ela passa a ser outro indivíduo, afinal, você não vai ter nenhum controle sobre ela.
Talvez o meu entendimento de consciência, de individualidade, esteja errado, mas eu acho que essas coisas são uma "ilusão de ótica" que nosso cérebro nos passa. Aquilo que chamamos de
eu é o "sistema operacional" que ele usa para interagir com o resto do mundo. A partir do momento em que nossa consciência é copiada para outro lugar, é esse lugar que vai ser enganado com essa sensação de individualidade, mas eu vou continuar na mesma, como se nada tivesse acontecido.
A idéia do worf me agrada, pois ela implica numa substituição suave e gradual do nosso cérebro. Talvez essa transição preserve nossa individualidade, não sei... Esse assunto é complicado.