Autor Tópico: Qual será o próximo avanço científico que revolucionara nossas vidas?  (Lida 6024 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Qual será o próximo avanço científico que revolucionara nossas vidas?
« Resposta #25 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 21:01:59 »
Eu tenho uma teoria que daria muito trabalho pra tornar real, mas acho que seria o único jeito de realmente "transferir" uma consciência.

Os neurônios e as redes neurais seriam substituídos, pouco a pouco, por partes artificiais (talvez com nanorobôs fazendo o trabalho). Ou seja, cada cadeia de neurônios receberia uma cópia artificial, e sua correspondente natural seria desativada com o tempo. Em um ritmo moderado, a consciência não perceberia essas trocas, o cérebro acessaria as partes artificiais e continuaria funcionando como se nada tivesse acontecido.

Parece plausível a princípio. Mas haja nanotecnologia!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 21:06:14 »
Eu creio que seja algo fantástico e simples, simultaneamente... tal qual foi a invenção da escrita, que nada de tecnológico foi necessário, somente o pensamento humano. 

Atheist

• Visitante
« Resposta #27 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 23:23:55 »
Não sei se você entendeu o que eu quis dizer. O backup será uma cópia perfeita de sua consciência, mas ele será como se fosse outra pessoa, suas consciências estarão separadas a partir de então. Quando você morrer sua cópia estará lá, mas a consciência que você carrega em seu cérebro estará perdida. A questão é se tem algum jeito de transplantarmos essa consciência, não de fazer uma cópia.

E se o backup for em tempo real? No momento da morte toda a consciência já está no HD. Implanta-se este HD em outro corpo e pronto, temos o download da própria consciência em um cérebro fresco, construído especificamente para este fim.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 23:54:07 »
E se o backup for em tempo real? No momento da morte toda a consciência já está no HD. Implanta-se este HD em outro corpo e pronto, temos o download da própria consciência em um cérebro fresco, construído especificamente para este fim.

Mas você acha que uma cópia de uma consciência preserva sua individualidade? Mesmo que se façam cópias em tempo real, eu acho que você não vai pensar o que a cópia pensa nem sentir o que ela sente, a partir do momento em que a cópia foi feita, apesar de ela ter todas as suas memórias e todas as suas opiniões, ela passa a ser outro indivíduo, afinal, você não vai ter nenhum controle sobre ela.

Talvez o meu entendimento de consciência, de individualidade, esteja errado, mas eu acho que essas coisas são uma "ilusão de ótica" que nosso cérebro nos passa. Aquilo que chamamos de eu é o "sistema operacional" que ele usa para interagir com o resto do mundo. A partir do momento em que nossa consciência é copiada para outro lugar, é esse lugar que vai ser enganado com essa sensação de individualidade, mas eu vou continuar na mesma, como se nada tivesse acontecido.

A idéia do worf me agrada, pois ela implica numa substituição suave e gradual do nosso cérebro. Talvez essa transição preserve nossa individualidade, não sei... Esse assunto é complicado.

Atheist

• Visitante
« Resposta #29 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 23:57:25 »
Pois é. Enquanto não conseguirmos entender como a consciência é produzida no cérebro isso será impossível. E na minha opinião não conseguiremos entender isso a curto prazo, pois os cientistas dependem de estudos de casos isolados para estudar o cérebro ou qualquer outra característica humana mais complexa. Não é possível fazer experimentos. Alguns experimentos poderiam dar respostas...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 00:03:36 »
Tem algum exemplo? Não precisa se preocupar com limitações éticas aqui, finja que você é o Dr. Josef Mengele  :twisted:

Rhyan

• Visitante
« Resposta #31 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 00:08:10 »
Quem?

Atheist

• Visitante
« Resposta #32 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 00:10:58 »
Tem algum exemplo? Não precisa se preocupar com limitações éticas aqui, finja que você é o Dr. Josef Mengele  :twisted:

Bom, a maioria do que sabemos de como a mente funciona vem de estudos de pessoas que tiveram lesões em tais regiões. Ou seja, não é um experimento controlado.

[modo mengele on]Que tal pegar um grupo de clones, criá-los separadamente com absolutamente as mesmas condições, ração, etc. Causar microlesões em determinadas áreas do cérebro que se julga alvo de algum evento especial. Ou ainda criar embriões geneticamente modificados com determinados genes inativados ou outros superexpressos... Pode-se testar se a herdabilidade de várias características como QI, por exemplo... [modo mengele off]

Mas essas coisas nunca saberemos... Pelo menos demorará muito, muito mais e em muitos casos não passará de correlações.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 00:11:31 »
Quem?

O médico nazista que comandava os experimentos em Auschwitz. Ele fazia experiências das mais cruéis com os prisioneiros.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 00:13:06 »

Bom, a maioria do que sabemos de como a mente funciona vem de estudos de pessoas que tiveram lesões em tais regiões. Ou seja, não é um experimento controlado.

[modo mengele on]Que tal pegar um grupo de clones, criá-los separadamente com absolutamente as mesmas condições, ração, etc. Causar microlesões em determinadas áreas do cérebro que se julga alvo de algum evento especial. Ou ainda criar embriões geneticamente modificados com determinados genes inativados ou outros superexpressos… Pode-se testar se a herdabilidade de várias características como QI, por exemplo… [modo mengele off]

Mas essas coisas nunca saberemos… Pelo menos demorará muito, muito mais e em muitos casos não passará de correlações.

Não se poderia fazer algumas experiências do tipo com chimpanzés, já que acredita-se que eles possuem consciência?

Atheist

• Visitante
« Resposta #35 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 00:15:30 »
Eles podem até possuir consciência, mas a comunicação com eles seria limitada, para avaliar alguns traços da consciência. Humanos se comunicam melhor entre si... :D

Mas de qualquer forma, acho que não é permitido tais experimentos com macacos também...

Rhyan

• Visitante
« Resposta #36 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 00:16:47 »
Ah tá valeu!

Mais sobre ele:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Josef_Mengele

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 00:25:48 »
Mas de qualquer forma, acho que não é permitido tais experimentos com macacos também…
Faz sentido…

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #38 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 03:48:12 »
Acho que o próximo avanço poderia ser um aparelho que emitesse ondas sonoras inversamente proporcionais as que você recebe, assim, você liga o aparelho e passa a ouvir silêncio (ondas sonoras se anulando), ótimo pra quem tem vizinho que gosta de funk carioca ou gospel..... :hihi:

Rhyan

• Visitante
« Resposta #39 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 08:34:22 »
Interessante!

Sempre achei que audição deveria ter um botão 'off'...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 08:45:14 »
então, isso já existe hehe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Rhyan

• Visitante
« Resposta #41 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 08:53:03 »
Não dá pra usar isso por horas, muito incomodo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #42 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 09:38:58 »
Tanta preocupação com construtos abstratos como "individualidade" e "consciência"... confesso que isso continua me parecendo engraçado.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 10:34:08 »
Tanta preocupação com construtos abstratos como "individualidade" e "consciência"… confesso que isso continua me parecendo engraçado.

E como você vê as coisas?

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #44 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 12:02:42 »
Tem o pequeno chama de Molde.
Mas não adianta tudo desligado. Você pode senti é vibração.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 12:04:54 »

Você sabe em que tipo de loja se vende, Vito? Eu tenho uns vizinhos que às vezes fazem muito barulho à noite e não me deixam dormir...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 12:18:16 »
Acho que o próximo avanço poderia ser um aparelho que emitesse ondas sonoras inversamente proporcionais as que você recebe, assim, você liga o aparelho e passa a ouvir silêncio (ondas sonoras se anulando), ótimo pra quem tem vizinho que gosta de funk carioca ou gospel… :hihi:

Errr... isto já existe. Michael Schumacher usava um capacete com este dispositivo. Através do defasamento em 180 graus da onda sonora, era possível atenuar o ronco do motor (que é absurdamente alto em um F1) para o piloto.  :wink:

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #47 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 12:24:52 »
Quem sabe o transplante de consciência? Quem sabe você pudesse transferir sua consciência do seu cérebro para algum dispositivo protegido por uma caixa preta bem resistente alojada dentro do seu corpo? Assim quando seu corpo morresse sua consciência sobreviveria e poderia ser baixada em um computador, onde você ganharia uma "vida após a morte" cibernética. Se vai revolucionar nossas vidas eu não sei, mas com certeza vai revolucionar nossas mortes :P

Willy, lamento informar, mas você chegou tarde mais uma vez.  u.u
Vai me dizer que também não assistiu "Violação de Privacidade" ( The Final Cut ), com Robin Williams...
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 13:34:46 »
Willy, lamento informar, mas você chegou tarde mais uma vez.  u.u
Vai me dizer que também não assistiu "Violação de Privacidade" ( The Final Cut ), com Robin Williams…

Rapaz, eu acho que tem alguém espionando meus pensamentos  :o  De hoje em diante eu só ando com uma folha de papel alumínio envolvendo minha cabeça!  :lol:

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #49 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 13:47:06 »

Você sabe em que tipo de loja se vende, Vito? Eu tenho uns vizinhos que às vezes fazem muito barulho à noite e não me deixam dormir…
Procure o Centro Auditivo a sua cidade. (Aquele que vende aparelho auditivo)
Mas vai dar um pouco caro.
Não mande fazer acrílico, porque dura pouco a sua evolução da orelha.
O melhor é silicone. É mais confortável.

Fala assim: Quero dois moldes. Não precisa colocar os aparelhos, sim protector auditivo. Só isso. Porque incomodo muito barulho.

E tiver sim e vai colocar um algodão e um fio dentro a sua orelha. Com duas massas misturada. Vai injetar dentro sua orelha até tudo tapado.
Você pode sentir frio e não ouça nada. :D

E aí leva 3 minutos para secar. Ela começa tirar com cuidado. E ela para fazer. Leva até 3 dias ficar pronto.
E então você vai buscar lá. Caso o molde está muito secado, chame ela para colocar com pouco líquido de gel.

Quando molde ficou a cor amarelo aquele chama geme e mal cheiro. Lave com sabonete.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!