Autor Tópico: Crítica à Grupos Evangélicos Tradicionais  (Lida 4741 vezes)

Rhyan

• Visitante
Crítica à Grupos Evangélicos Tradicionais
« Online: 14 de Maio de 2005, 21:41:48 »
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evang%C3%A9lico

Se conhece bem a crítica contra as igrejas Católicas, Pentecostais e Neopentescostais. Mas eu nunca vi uma crítica explícita dos grupos evangélicos tradicionais, como por exemplo do presbiterianismo.

Por quê isso?

Quais os podres destes grupos?

rizk

• Visitante
Re.: Crítica à Grupos Evangélicos Tradicionais
« Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2005, 02:40:48 »
Sei não, mas acho que já editaram. Na Wikipedia tem que dar print.

Rhyan

• Visitante
Re: Re.: Crítica à Grupos Evangélicos Tradicionais
« Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2005, 09:24:17 »
Citação de: rizk
Sei não, mas acho que já editaram. Na Wikipedia tem que dar print.
Desculpa Rizk, não entendi...

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2005, 15:24:00 »
Não vi crítica escancarada.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2005, 15:46:34 »
O Calvino(desculpe Maykon) foi a inspiração dos plesbiterianos, ele durante um tempo foi muito influente nas decisões de um dos cantões ou cidades da Suíça.Chegou até a montar o Consistório um orgão de vigilância não só da vida pública como particular, e Servet(segundo eu sei) foi condenado a morte por causa do Consistório.Apenas por discordar que havia o pecado original e que todos nascem marcados por esse pecado.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2005, 16:42:32 »
Calvinismo = queremos ser ricos e ir para o Céu mesmo assim.

Anglicanismo = quero me casar de novo e ir para o Céu mesmo assim.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2005, 16:52:51 »
Anglicanismo= vou matar minhas esposas por que nenhuma delas me serve...

(Foi esse o cabra que casou com várias e matou todas, Henrique alguma coisa?)

rizk

• Visitante
« Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2005, 23:28:40 »
O oitavo. Ele era foda haha.

Vai, não tinha só a ver com o mulherio, tinha o problema da terra também.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2005, 09:02:14 »

Problema da terra?
Dvidir a terra com a ex-mulher?

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2005, 10:49:10 »
Citação de: Unbedeutend Organisch

Problema da terra?
Dvidir a terra com a ex-mulher?

Claro que o hómi queria dar o pé na Catarina, passou acho que 5 anos enchendo os piquás do papa... mas, all said and done, acho que o poder subiu na cabeça e ele aproveitou pra confiscar as terras da Igreja.
Artiguinho wikipeeeeedia! http://en.wikipedia.org/wiki/Dissolution_of_the_Monasteries

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #10 Online: 20 de Maio de 2005, 14:56:15 »
Também não vi crítica alguma, pelo contrário. Ainda bem. Uma enciclopédia deve ser imparcial.
Who cares?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #11 Online: 20 de Maio de 2005, 18:40:11 »
Em nenhum momento eu escrevi que na wikipédia havia ou deveria haver a tal crítica. Só coloquei o link para demostrar o que são os grupos tradicinais evagélicos.

Fiquei sabendo que a Igreja Protetante apoiou a inquisição, principalmente a de ateus e hereges.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Maio de 2005, 21:04:42 »
Citação de: Rhyan
Fiquei sabendo que a Igreja Protetante apoiou a inquisição, principalmente a de ateus e hereges.

A igreja protestante teve sua própria inquisição:

http://ic.net/~erasmus/RAZ247.HTM
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Tulkas

• Visitante
« Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2005, 10:37:08 »
O Calvino(desculpe Maykon) foi a inspiração dos plesbiterianos

1. Não é "plesbiterianos", é presbiterianos. (cebolinha).

2. Calvino não foi fonte de inspiração para os presbiterianos, mas sim levemente para o fundador do presbiterianismo, John Knox que algum tempo após Calvino, organizou o presbiterianismo na Escócia.

ele durante um tempo foi muito influente nas decisões de um dos cantões ou cidades da Suíça.

Genebra para ser mais exato. Não só foi influente, foi o grande chefão.

Chegou até a montar o Consistório um orgão de vigilância não só da vida pública como particular, e Servet(segundo eu sei) foi condenado a morte por causa do Consistório.Apenas por discordar que havia o pecado original e que todos nascem marcados por esse pecado.

Ele montou várias coisas. Hospitais, escolas e a Universidade de Genebra. Fez muita coisa boa, e aqueles que não lhe simpatizam, tem como acusação única sempre Serveto.

Se quiser saber uma segunda opinião, leia abaixo o artigo escrito pelo chanceler do Mackenzie.

http://www.thirdmill.org/files/portuguese/35852~11_1_01_9-44-57_AM~Calvino_e_Serveto.html

Abraços.

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2005, 10:38:10 »
Maykon , acessa meu tópico sobre a fonte Q!

Offline Osias

• Nível 18
  • *

Tulkas

• Visitante
« Resposta #16 Online: 23 de Maio de 2005, 10:41:07 »
Citação de: Poindexter
Calvinismo = queremos ser ricos e ir para o Céu mesmo assim.

Karl Marx?

Ah.... essas informações parciais e inexatas  :naao:

Qualquer um que leia as Institutas de Calvino logo muda de idéia. Calvino mesmo foi um pobre.

Bah... ia explicar mas ia tomar mt tempo. Tenho que pegar um busão daqui a pouco.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #17 Online: 23 de Maio de 2005, 10:50:08 »
Citação de: Maykon Camargo

Karl Marx?

Ah.... essas informações parciais e inexatas  :naao:

Qualquer um que leia as Institutas de Calvino logo muda de idéia. Calvino mesmo foi um pobre.

Bah... ia explicar mas ia tomar mt tempo. Tenho que pegar um busão daqui a pouco.

Tá claramente expresso no NT que é mais fácil um camelo passar pela ponta de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #18 Online: 23 de Maio de 2005, 10:56:59 »
Citação de: Maykon Camargo
O Calvino(desculpe Maykon) foi a inspiração dos plesbiterianos

1. Não é "plesbiterianos", é presbiterianos. (cebolinha).

2. Calvino não foi fonte de inspiração para os presbiterianos, mas sim levemente para o fundador do presbiterianismo, John Knox que algum tempo após Calvino, organizou o presbiterianismo na Escócia.

Na Larousse está "sua doutrina baseia-se no calvinismo" , achei que podia dizer que eles inspiram-se Calvino, já que Knox se baseou nele.Influência é como genes meu caro, não pode deixar de ser citado nem que seja uma pequena parte.

ele durante um tempo foi muito influente nas decisões de um dos cantões ou cidades da Suíça.

Genebra para ser mais exato. Não só foi influente, foi o grande chefão.

Obrigado, ele coloquei influente, para não errar a hierarquia dele.

Chegou até a montar o Consistório um orgão de vigilância não só da vida pública como particular, e Servet(segundo eu sei) foi condenado a morte por causa do Consistório.Apenas por discordar que havia o pecado original e que todos nascem marcados por esse pecado.

Ele montou várias coisas. Hospitais, escolas e a Universidade de Genebra. Fez muita coisa boa, e aqueles que não lhe simpatizam, tem como acusação única sempre Serveto.

Se quiser saber uma segunda opinião, leia abaixo o artigo escrito pelo chanceler do Mackenzie.

http://www.thirdmill.org/files/portuguese/35852~11_1_01_9-44-57_AM~Calvino_e_Serveto.html

Abraços.

O Imperador D. João 6(ou tantas) quando veio para o Brasil fez uma série de reformas, o que não diz nada sobre seu caráter ou conduta pessoal .
Duvidaria também que o manual de política de Carvino fosse O Príncipe e não a Bíblia
Só uma coisa, você sabe se tinha registros e se eles foram guardados intactos?

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #19 Online: 23 de Maio de 2005, 11:07:21 »
[...]Calvino aceitava a pena de morte, não somente para os que matavam o corpo de seus semelhantes, mas também para os que lhes matavam a alma através do veneno mortal do erro religioso.[...]

Compreendo, a época pode influenciar nas decisões, mas isso não é injusto?Eu ia pro "espeto" também?

Gostei do texto, bem informativo,cita até a Holanda(eu queria saber se tinha mesmo um clima de liberdade de expressão, já que os judeus iam pra lá em busca de paz).
Eu gosto dos evangélicos tradicionais( e da Igreja Ortodoxa, inclusive aquela cruz que lembra a cruz de Vasco), vendo no que se transformou o protestantismo hoje...

Offline Jonh Ford

• Nível 10
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Maio de 2005, 11:10:25 »
Q = Quelle (acho que em alemão é Qüelle). Um cunjunto de máximas e aforismos que podem ter dado origem aos Evangelhos de Mateus e Marcos. Há um "quase-concenso" entre historiadores que o documento pode ter existido de fato.

Lucas, na verdade, não teria sido escrito pela influência do Quelle. O autor de Lucas combinou informações de Mateus e Marcos junto com outras tradições orais, talvez ligadas ao grupo cristão de Paulo, menos "nazareno" e mais "helenizado".

Calvino é influência para todas as escolas protestantes puritanas. Mais até que Lutero. Então é fato que todas as igrejas protestantes posteriores, a excessão da Luterana, Anglicana e Episcopal tem influência de Calvino (dependendo do caso, em maior ou menor grau).

Entretanto, os pentecostais e neopentecostais, há também influência de Calvino (principalmente o moralismo ferrenho).

Tulkas

• Visitante
« Resposta #21 Online: 25 de Maio de 2005, 10:09:07 »
1º Passo. Desculpem-me, não era Karl Marx, e sim Max Webber. Sempre confundo o Marx do Karl com o Max do Webber.

Tulkas

• Visitante
« Resposta #22 Online: 25 de Maio de 2005, 10:14:30 »
Na Larousse está "sua doutrina baseia-se no calvinismo" , achei que podia dizer que eles inspiram-se Calvino, já que Knox se baseou nele.Influência é como genes meu caro, não pode deixar de ser citado nem que seja uma pequena parte.

Calvinismo é um complexo de doutrinas que vão além dos escritos de Calvino. E sim, Knox foi discípulo de Calvino.

Obrigado, ele coloquei influente, para não errar a hierarquia dele.

Blz.

O Imperador D. João 6(ou tantas) quando veio para o Brasil fez uma série de reformas, o que não diz nada sobre seu caráter ou conduta pessoal .
Duvidaria também que o manual de política de Carvino fosse O Príncipe e não a Bíblia
Só uma coisa, você sabe se tinha registros e se eles foram guardados intactos?

Cara, não sei se existem registros não. Para ser bem sincero contigo, sei bem pouco sobre Calvino enquanto ditador de Genebra. Lí bastante do Calvino Teólogo, lí suas "Institutas" por completo, e mais trechos de alguns de seus comentários, bem como seu livro "A Verdadeira Vida Cristã", que em minha opinião existem partes que lançam por terra a idéia de que ele era um capitalista selvagem.

Mas do Calvino governante, como eu já disse, conheço bem pouco.

Leu o artigo que lhe passei?

Abraços

Tulkas

• Visitante
« Resposta #23 Online: 25 de Maio de 2005, 10:17:42 »
[...]Calvino aceitava a pena de morte, não somente para os que matavam o corpo de seus semelhantes, mas também para os que lhes matavam a alma através do veneno mortal do erro religioso.[...]

Compreendo, a época pode influenciar nas decisões, mas isso não é injusto?Eu ia pro "espeto" também?

Gostei do texto, bem informativo,cita até a Holanda(eu queria saber se tinha mesmo um clima de liberdade de expressão, já que os judeus iam pra lá em busca de paz).
Eu gosto dos evangélicos tradicionais( e da Igreja Ortodoxa, inclusive aquela cruz que lembra a cruz de Vasco), vendo no que se transformou o protestantismo hoje...

Ah! Desculpe, agora percebi que vc leu.

Bem, o texto erra por não citar fontes. E o cara não citar fontes em um texto histórico é complicado.

Bem, Calvino era um homem medieval, não podemos nos esquecer disto. Além do mais, não estou aqui como advogado dele, estou apenas para passar algumas opiniões diferentes. Não tenho um altar para ele em casa...

Qt ao protestantismo atual  :?

Não é nem sombra do que já foi.

Abraços.

Tulkas

• Visitante
« Resposta #24 Online: 25 de Maio de 2005, 10:25:39 »
Citação de: Jonh Ford
Calvino é influência para todas as escolas protestantes puritanas. Mais até que Lutero. Então é fato que todas as igrejas protestantes posteriores, a excessão da Luterana, Anglicana e Episcopal tem influência de Calvino (dependendo do caso, em maior ou menor grau).

Certo...

Entretanto, os pentecostais e neopentecostais, há também influência de Calvino (principalmente o moralismo ferrenho).

Errado. Pentecostais (e neo) não tem um pingo de influência de Calvino. Acho que 99% deles nem sabem que existiu um Calvino (ou até mesmo reforma protestante se bobear).

A grande influência destes grupos é o Arminianismo, que é exatamente o contrário das doutrinas de Calvino.

Pentecostais e Neo: "Aceite Jesus".

Calvinistas: "Jesus te aceita".

Só isso já dá tanta confusão....

Calvino moralista ferrenho? Um cara que gostava de vinho e tinha parte do pagamento em vinho?

Alguém que chamou não cristãos para "musicarem" seus hinos? Vá em alguma Igreja Pentecostal hj pra ver se eles deixam um não cristão tocar lá.

Alguém que disse que devemos ler tudo o que está escrito? Mesmo se o autor não crer no mesmo Deus ou não crer em Deus algum (ateu)? Que disse que devemos conhecer todas as linhas do pensamento humano? E por isso as "bruxas" pararam de ser queimados na fogueira e esta doutrina (chamada Graça Comum) ajudou muito na educação da época e vemos depois que os países protestantes desenvolveram-se bem mais do que os não protestantes em grande parte por causa destas idéias?

Este cara era um moralista ferrenho?

Bah! Ele já estava com o pensamento na frente de vários crentes que conheço hj....

Não classificaria um cara desses como moralista ferrenho.

Abraços

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!