vou me extender um pouco, desculpem-me se eu estiver ficando cansativo.
como falar em distribuição de renda? como se todo mês fosse gerada uma quantia X a ser distribuída por alguém e para alguém? não é assim que funciona, oras. a renda é gerada em milhões de pontos, não é como se houvesse um ponto de confluência geométrica em que a renda pode ser coletada e redistribuída. isso tentaram na albânia, tentaram na rússia e tentaram sei lá mais onde, e você já sabem bem que os resultados não foram satisfatórios. parece ridículo, falando assim, mas é exatamente essa a impressão que a expressão 'distribuição de renda' passa, mascara a realidade. e induz a uma solução tão simples quanto tentadora quanto contraproducente; pegar o pouco dos poucos que tem e dar as migalhas pro resto. isso não mata problema algum, migalha não mata a fome. chamar a atenção pra má distribuição de renda é chamar a atenção pra coisa errada. há muitas questões mais importantes e que merecem mais a nossa atenção; como aumentar a produtividade do trabalhador brasileiro e criar um ambiente propício à geração de renda de que todos possam desfrutar, ricos ou pobres.
melhor do que distribuir migalhas é aprender a fazer pão.