Autor Tópico: Brasil terá padrão de vida 'europeu' em 2050, diz estudo, diz estudo  (Lida 2549 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Brasil terá padrão de vida 'europeu' em 2050, diz estudo, diz estudo
« Online: 08 de Fevereiro de 2007, 17:27:15 »
Brasil terá padrão de vida 'europeu' em 2050, diz estudo

Silvia Salek
de Londres

Em 2050, a renda per capita no Brasil será equivalente à existente hoje na Europa, segundo um estudo sobre o futuro da economia dos países que compõem o grupo conhecido como BRIC (sigla para Brasil, Rússia, Índia e China) divulgado em Londres.

"O Brasil não estará tão bem quanto a China e a Índia, mas é possível dizer que, com base na renda per capita, daqui a 45 anos, os brasileiros terão um padrão de vida equivalente ao existente hoje (2005) na Europa", disse à BBC Brasil o autor das projeções, Peter Gutmann, analista da consultoria Experian Business Strategies.

Mais em http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/02/070208_bricestudo1ss.shtml

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Brasil terá padrão de vida 'europeu' em 2050, diz estudo, diz estudo
« Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 18:30:45 »
50 anos? que irresponsabilidade prever a tão longo prazo. essa gente não tem o que fazer?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 18:52:28 »
País do futuro.
Em 50 anos, a renda deles será o triplo da atual. :D

danieli

• Visitante
« Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 19:44:24 »
ahan... alguém acreditou?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 19:49:41 »
ahan… alguém acreditou?

é uma previsão razoável, danieli, mas é uma previsão. e de 50 anos. leva em conta ao mesmo tempo variáveis como crescimento demográfico e crescimento econômico. se economista não consegue nem acertar qual vai ser o crescimento do pib ao final do ano, imagina ao final dos próximos 50 anos?
imagine quem preveu, na década de 70, baseando-se nos índices de crescimento econômico que o brasil experimentava? país do futuro, ô.
apesar de tudo, há razão pra ser otimista, tudo caminha nesse sentido.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

danieli

• Visitante
« Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 19:59:27 »
Entendi Bruno :)
Mas o Brasil de hoje é a Europa de quantos anos atrás?
O Brasil, pelo andar da carruagem tendo em vista a maneira que o presidente comanda o crescimento do país eu considero essa perspectiva sonhadora ao ponto de que se, por exemplo: o Brasil de hoje é a Europa de 10 anos atrás (isto é um exemplo não sei a que pé está o desenvolvimento do país comparativamente a  Europa hoje) temo que o Brasil daqui a 50 anos terá uma diferença com mais de 30 anos para a Europa do futuro.

Eriol

• Visitante
« Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 20:17:51 »
per capita...

e o Chile é rico... per capita...

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 21:33:46 »
Nossa, quanto otimismo! Em 50 anos seremos desenvolvidos; é um prognóstico muito alvissareiro.

Mas por que eu não acredito nisso?
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 01:07:04 »
Por favor moderadores movam esse tópico para Piadas e Brincadeiras. :lol:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 03:29:41 »
Renda per capita não diz muita coisa, principalmente sobre países como a Índia e o Brasil que tem pirâmides sociais tão extremas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 05:20:34 »
Renda per capita não diz muita coisa, principalmente sobre países como a Índia e o Brasil que tem pirâmides sociais tão extremas.

na verdade diz bastante coisa. dos países com alta renda per capita e alto número de miseráveis, só mesmo aqueles em que todo o dinheiro vem do petróleo e vai direto pras mãos de um monopólio estatal. vai, pode citar qualquer país com alta renda per capita e baixo nível de bem estar social, exceção feita a este caso que citei agora.
eu já cansei de dizer aqui no fórum, e estou fazendo disso quase uma cruzada pessoal; incorre em erro quem fica com essa cisma de achar que o problema está na má distribuição de renda. os de cima acabam puxando os de baixo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 05:42:02 »
vou me extender um pouco, desculpem-me se eu estiver ficando cansativo.
como falar em distribuição de renda? como se todo mês fosse gerada uma quantia X a ser distribuída por alguém e para alguém? não é assim que funciona, oras. a renda é gerada em milhões de pontos, não é como se houvesse um ponto de confluência geométrica em que a renda pode ser coletada e redistribuída. isso tentaram na albânia, tentaram na rússia e tentaram sei lá mais onde, e você já sabem bem que os resultados não foram satisfatórios. parece ridículo, falando assim, mas é exatamente essa a impressão que a expressão 'distribuição de renda' passa, mascara a realidade. e induz a uma solução tão simples quanto tentadora quanto contraproducente; pegar o pouco dos poucos que tem e dar as migalhas pro resto. isso não mata problema algum, migalha não mata a fome. chamar a atenção pra má distribuição de renda é chamar a atenção pra coisa errada. há muitas questões mais importantes e que merecem mais a nossa atenção; como aumentar a produtividade do trabalhador brasileiro e criar um ambiente propício à geração de renda de que todos possam desfrutar, ricos ou pobres.

melhor do que distribuir migalhas é aprender a fazer pão.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 10:31:36 »
como falar em distribuição de renda? como se todo mês fosse gerada uma quantia X a ser distribuída por alguém e para alguém? não é assim que funciona, oras. a renda é gerada em milhões de pontos, não é como se houvesse um ponto de confluência geométrica em que a renda pode ser coletada e redistribuída. isso tentaram na albânia, tentaram na rússia e tentaram sei lá mais onde, e você já sabem bem que os resultados não foram satisfatórios. parece ridículo, falando assim, mas é exatamente essa a impressão que a expressão 'distribuição de renda' passa, mascara a realidade. e induz a uma solução tão simples quanto tentadora quanto contraproducente; pegar o pouco dos poucos que tem e dar as migalhas pro resto. isso não mata problema algum, migalha não mata a fome. chamar a atenção pra má distribuição de renda é chamar a atenção pra coisa errada. há muitas questões mais importantes e que merecem mais a nossa atenção; como aumentar a produtividade do trabalhador brasileiro e criar um ambiente propício à geração de renda de que todos possam desfrutar, ricos ou pobres.

É por isso que eu sou seu fã :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 11:22:18 »
incorre em erro quem fica com essa cisma de achar que o problema está na má distribuição de renda. os de cima acabam puxando os de baixo.

Isso só acontece até certo ponto, e as evidências mostram que esse ponto já foi alcançado e excedido.  É uma das coisas que este livro que gosto de citar ilustra:

http://pt.wikipedia.org/wiki/How_Are_We_to_Live%3F

Mas mesmo sem recorrer a esse livro (que não tem mesmo muita informação sobre o Brasil) é um tanto auto-evidente que a melhoria da renda "per capita" no Brasil, por si só, criaria e cria muito mais problemas do que resolve.  Nossa assim chamada "elite" não está puxando os de baixo.  Muito pelo contrário, está se acostumando a nem tentar mais entender seus sonhos e necessidades e não vê-los mais como verdadeiros seres humanos.  Além da Índia, o próprio Brasil é um dos exemplos que você me pediu.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #14 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 11:53:49 »
Muito pelo contrário, está se acostumando a nem tentar mais entender seus sonhos e necessidades e não vê-los mais como verdadeiros seres humanos. 

Concordo plenamente. E basta o de baixo subir para se comportar da mesma maneira execrável do de cima.

E concordo também, mais que plenamente!

O brasil não prospera pois adota valores antieconômicos graças a intrínsecos valores morais deturpados. E não distribui renda por causa dos mesmo valores morais. No país do oba-oba a festa nunca acaba, mas as luzes nunca acendem. É a nossa sina.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #15 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 13:01:34 »

Luis, creio que os conceitos de distribuição de renda e pobreza são distintos para Índia e Brasil por questões culturais e religiosas.
Eu vou para a Índia e Nepal semana que vêm. Na volta poderei ter um conceito mais apropriado e compartilharei com todos vocês.

Quanto ao título do tópico, sou muito otimista em relação ao Brasil. Acredito ( ou talvez seja mais "eu desejo") que daqui a 45 teremos um padrão próximo do europeu de hoje. Se Deus quiser... :)
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 13:15:41 »
Mas isso já temos.  A questão é para quem, quantos e com qual estrutura de sustentação...

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 20:13:02 »
Brasil terá padrão de vida 'europeu' em 2050, diz estudo

Silvia Salek
de Londres

Em 2050, a renda per capita no Brasil será equivalente à existente hoje na Europa, segundo um estudo sobre o futuro da economia dos países que compõem o grupo conhecido como BRIC (sigla para Brasil, Rússia, Índia e China) divulgado em Londres.

"O Brasil não estará tão bem quanto a China e a Índia, mas é possível dizer que, com base na renda per capita, daqui a 45 anos, os brasileiros terão um padrão de vida equivalente ao existente hoje (2005) na Europa", disse à BBC Brasil o autor das projeções, Peter Gutmann, analista da consultoria Experian Business Strategies.

Mais em http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/02/070208_bricestudo1ss.shtml

Ãhan......e Jesus Cristo também voltará nesse mesmo dia. Que número redondo...não gostei.
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

danieli

• Visitante
« Resposta #18 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 20:19:41 »
Ãhan….e Jesus Cristo também voltará nesse mesmo dia. Que número redondo…não gostei.

Só não conte aos crentes Alegra Mãe Dinah  :lol:

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #19 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 20:26:11 »
Vamos exportar agua só se for.
Não deseje.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 22:59:49 »
incorre em erro quem fica com essa cisma de achar que o problema está na má distribuição de renda. os de cima acabam puxando os de baixo.

Isso só acontece até certo ponto, e as evidências mostram que esse ponto já foi alcançado e excedido.  É uma das coisas que este livro que gosto de citar ilustra:

http://pt.wikipedia.org/wiki/How_Are_We_to_Live%3F

Mas mesmo sem recorrer a esse livro (que não tem mesmo muita informação sobre o Brasil) é um tanto auto-evidente que a melhoria da renda "per capita" no Brasil, por si só, criaria e cria muito mais problemas do que resolve.  Nossa assim chamada "elite" não está puxando os de baixo.  Muito pelo contrário, está se acostumando a nem tentar mais entender seus sonhos e necessidades e não vê-los mais como verdadeiros seres humanos.  Além da Índia, o próprio Brasil é um dos exemplos que você me pediu.

dantas; nenhum dos dos países que você me citou têm renda per capita considerada alta. e não faz muito sentido também falar do descaso da nossa 'elite' com os mais pobres, pois não é, como talvez seria de se esperar, essa a elite que direciona as políticas públicas. fossem os votorantim ou a fiesp quem mandassem neste país, as condições pra fazer negócios seriam muito, muito diferentes há tempos.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 23:10:39 »
Antes tarde do que nunca...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 23:47:55 »
Lembrem-se que os estudiosos fizeram a ressalva de que não consideraram os possíveis efeitos do aquecimento global sobre a economia mundial ao longo dos próximos 43 anos. Essas projeções são baseadas no ritmo atual de mundo.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #23 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 14:23:52 »
Ãhan….e Jesus Cristo também voltará nesse mesmo dia. Que número redondo…não gostei.

Só não conte aos crentes Alegra Mãe Dinah  :lol:

O quê? Vou até escrever um livro pra ganhar muito dinheiro!!!  :oba:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 21:17:58 »
50 anos? que irresponsabilidade prever a tão longo prazo. essa gente não tem o que fazer?

Brunão, o cara é pago pra isso. É só um tarólogo com PhD.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!