Autor Tópico: Primeiro presidente americano negro?  (Lida 3244 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Primeiro presidente americano negro?
« Online: 11 de Fevereiro de 2007, 09:06:12 »
10/02/2007  - 16h22
Obama lança sua candidatura à Casa Branca
da BBC Brasil

O senador Americano Barack Obama lançou neste sábado sua pré-candidatura à Presidência dos Estados Unidos dizendo que quer liderar uma nova geração no Governo do país.

“Todas as vezes, uma nova geração se levantou e fez o que foi necessário fazer”, disse Obama, em um discurso na cidade de Springfield, no Estado de Illinois. “Hoje, somos mais uma vez convocados – e é hora de nossa geração atender esse chamado.”

No seu discurso, o único senador negro dos Estados Unidos pediu a retirada em etapas das tropas americanas que estão no Iraque e reafirmou sua oposição aos planos do presidente George W. Bush de enviar mais tropas ao país.

“Avisar os iraquianos que nós não ficaremos lá para sempre é nossa última e melhor esperança na tentativa de pressionar sunitas e xiitas a se sentarem à mesa de negociações e encontrarem a paz.”

Experiência

O senador por Illinois também falou no seu discurso sobre sua relativa falta de experiência para assumir a Presidência – um dos argumentos usados por analistas para desqualificar sua campanha à Casa Branca.

“Eu reconheço que existe uma certa presunção – uma certa audácia – neste anúncio. Sei que não passei muito tempo aprendendo como Washington funciona. Mas eu passei tempo suficiente lá para descobrir que Washington precisa mudar.”

Além de Obama – que tem 45 anos e foi eleito senador em 2004 -, outros políticos americanos já anunciaram a intenção de concorrer à Casa Branca nas eleições de 2008.

Entre eles está a senadora Hillary Clinton - considerada uma das favoritas na disputa pela indicação do Partido Democrata à Presidência – e o ex-senador John Edwards, que foi vice na chapa democrata derrotada nas eleições presidenciais de 2004, encabeçada por John Kerry.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u104527.shtml
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
Re: Primeiro presidente americano negro?
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 17:41:39 »
Sera?

Não sei se ele concorre. Parece que estão jogando muito com esse papo de "Presidente Negro", e acho que isso vai pesar mais contra que a favor. Vai chegar uma hora em que ele terá que mostrar serviço, não pode ficar só nessa de Presidente Negro.

Por outro lado isso pode aumentar a popularidade dele, e nos EUA parece que popularidade é uma coisa relevante.

Além é claro desse nome sugestivo.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Fabi

• Visitante
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 17:53:26 »
Obama lembra Osama, será que ele vai conseguir ganhar com esse nome que lembra o cara (Osama bin Laden) que os americanos ainda não conseguiram pegar?
Sei não hein.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 18:35:44 »
Considerando que parace que o bush vai lancar a condoleza rice, pode ser que os EUA tenham ao mesmo tempo uma presidenta afroamericana (e viva o politico-correstismo :roll:)
"The patient refused an autopsy."

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 20:29:35 »
ou o primeiro negro, ou a primeira mulher, ou o primeiro italo-americano... essas lembranças de 'o primeiro' são um saco.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 22:29:21 »
Diego, acho que te enganaste no link.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 22:44:35 »
Parece que se enganou mesmo.  Creio que este é o correto:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u104553.shtml

E Mark Evanier também tem algo a dizer sobre o assunto:

http://www.newsfromme.com/archives/2007_02_10.html#012915
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 22:55:37 »
Diego, acho que te enganaste no link.

Ops...

Pior que e não estou achando o link certo
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 00:03:08 »
Não é por acaso o que informei duas mensagens atrás?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 00:11:54 »
Não é por acaso o que informei duas mensagens atrás?

Eu cheguei em casa depois de 14 horas de serviço extremamente extenuante... dá um desconto... :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 00:12:41 »
Não!  Não dou desconto!  Prometa ser um bom menino agora ou não ganha sobremesa!

(Hoje estou malvado...)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 00:32:02 »
Não!  Não dou desconto!  Prometa ser um bom menino agora ou não ganha sobremesa!

(Hoje estou malvado…)

|(

Quando a hora chegar, você não será poupado...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 18:32:37 »
Pois é, é meio estranho isso...

Por um lado pregam a igualdade entre as etnias dizendo que todos somos merecedores do mesmo respeito independente da cor da pele (o que é correto, evidentemente), e por outro fazem o maior alarde por fulano ser o primeiro "isso" ou "aquilo" da história a ser presidente dos EUA.

É uma síndrome do pseuso-político-corretismo que chega ao insuportável. Síndrome que leva muitas pessoas, entre outras coisas, a serem a favor de cotas racistas em universidades.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 18:34:50 »
Americanos não gostam de mudanças.  Vocês sabiam que Kennedy foi o único presidente católico em toda a sua história - e visto com muita desconfiança por isso?  Houve quem achasse que ele acabaria por favorecer indevidamente o Vaticano.

Acusação de que ele se defendeu afirmando que aplicaria a separação entre Igreja e Estado.

Bons tempos... :)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #14 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 09:22:45 »
Acho que o Obama não vence a Hilary Clinton nas prévias do Partido Democrata.  Acho que será Hilary Clinton versus Condolezza Rice ou Rudolf Giuliani, provavelmente este último. Claro que numa dessa, numa maracutaia constitucional eles dêem um jeito de o "Exterminador" concorrer, já que ele á austríaco naturalizado estadunidense. Acho que se o exterminador concorrer ele vence.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 11:12:57 »
10/02/2007  - 16h22

No seu discurso, o único senador negro dos Estados Unidos pediu a retirada em etapas das tropas americanas que estão no Iraque e reafirmou sua oposição aos planos do presidente George W. Bush de enviar mais tropas ao país.

“Avisar os iraquianos que nós não ficaremos lá para sempre é nossa última e melhor esperança na tentativa de pressionar sunitas e xiitas a se sentarem à mesa de negociações e encontrarem a paz.”

Não gostei desse parte do discurso não, achei muito óbvio demais.

Experiência

O senador por Illinois também falou no seu discurso sobre sua relativa falta de experiência para assumir a Presidência – um dos argumentos usados por analistas para desqualificar sua campanha à Casa Branca.

“Eu reconheço que existe uma certa presunção – uma certa audácia – neste anúncio. Sei que não passei muito tempo aprendendo como Washington funciona. Mas eu passei tempo suficiente lá para descobrir que Washington precisa mudar.”

Sem consistência. Vai ter que ralar muito mais ainda...

Além de Obama – que tem 45 anos e foi eleito senador em 2004 -, outros políticos americanos já anunciaram a intenção de concorrer à Casa Branca nas eleições de 2008.

Entre eles está a senadora Hillary Clinton - considerada uma das favoritas na disputa pela indicação do Partido Democrata à Presidência – e o ex-senador John Edwards, que foi vice na chapa democrata derrotada nas eleições presidenciais de 2004, encabeçada por John Kerry.

Muito novo...mas Hillary Clinton, acho que não votava nela também não. John Edwards....gostava mais do John Kerry (e da esposa dele)...

:biglol: Se o "exterminador" concorrer também acho que ele ganha, Amon.
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

rizk

• Visitante
« Resposta #16 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 21:16:36 »
Eu aposto na Hillary contra o Giuliani.
Ambos os partidos terão de fazer escolhas difíceis, não?

Pug2

• Visitante
« Resposta #17 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 06:23:38 »
Obama mostrou-se directo, num mundo onde ninguém diz o que pensa ( politicos).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #18 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 08:27:11 »
Me pergunto se os partidos não vão preferir um candidato "tradicional": branco, anglo-saxão protestante e tal. E se Obama ou Rice forem escolhidos, qual será a reação nos rincões do sul :-)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 08:45:11 »
Rice está com essa bola toda?

Pug2

• Visitante
« Resposta #20 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 08:53:29 »
Me pergunto se os partidos não vão preferir um candidato "tradicional": branco, anglo-saxão protestante e tal. E se Obama ou Rice forem escolhidos, qual será a reação nos rincões do sul :-)

Não tenho como confirmar, mas penso ter lido que Colin Powel não se candidatou devido ameaças à sua familia.

Também penso que acabará por ser branco.
A cor ou sexo devia ser irrelevante, no momento em que dá tanta ênfase a esse ponto especifico, o debate politico já perdeu.
Infelizmente, a imprensa adora fazer barulho e perde-se em objectividade.

Que ganhe um democrata hehe.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #21 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 10:41:22 »
Devo discordar. Por mais que se saiba que discutir o gênero ou a etnia de um presidente não deveria fazer sentido, é notório que para os americanos isso é um assunto importante. Certas coisas são tão óbvias que, infelizmente, só são percebidas como tal depois que acontecem.

Parece que sim. Além do mais, quem os Republicanos têm que seja visível e projete uma imagem de força como ela? Não saberia dizer. O que não quer dizer que não exista :-)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #22 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 11:20:22 »
Devo discordar. Por mais que se saiba que discutir o gênero ou a etnia de um presidente não deveria fazer sentido, é notório que para os americanos isso é um assunto importante. Certas coisas são tão óbvias que, infelizmente, só são percebidas como tal depois que acontecem.

Parece que sim. Além do mais, quem os Republicanos têm que seja visível e projete uma imagem de força como ela? Não saberia dizer. O que não quer dizer que não exista :-)
Acho que o problema maior dos Republicanos é encontrar alguem que não esteja "colado" ao governo atual. O fato é que o governo Bush antagonizou não só os liberais [1] quanto muitos conservadores também. Pessoalmente, não sei o motivo do ímpeto desse Obama. O sujeito nem mostrou serviço ainda. Por outro lado, é incrível o ódio que a Hillary desperta entre os americanos mais reacionários. Existem pessoas nos EUA que acreditam, no duro, que a Hillary é o Anticristo!

[1] Para quem não sabe, em americanês, liberal = progressista em brasileiro.

P.S. Parabéns, Dbohr! Só não vá querer se espelhar demais em Boltzmann! :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Rhyan

• Visitante
« Resposta #23 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 12:02:34 »
Ninguém fala do Libertarian Party...
 :'(

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 13:16:45 »

Eu não acho que ela está com essa bola toda não...talvez por falta de outro candidato mais mediático vai ela mesmo. Sei lá.  :?
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!