Autor Tópico: criacionista TERRA JOVEM é aprovado com tese de doutorado, diz estudo!  (Lida 7243 vezes)

Skorpios

• Visitante
Re: criacionista TERRA JOVEM é aprovado com tese de doutorado, diz estudo!
« Resposta #25 Online: 01 de Março de 2007, 17:37:03 »
É o progresso . :nojo:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #26 Online: 01 de Março de 2007, 17:53:56 »
Por um lado, o "Centro Universitário Adventista" é uma faculdade particular. Assim, os alunos entram lá sabendo do óbvio viés a que serão sujeitos. É direito deles.

Por outro lado, eu tenho vontade de vomitar...  :enjoo:

Tolerância, tolerância, tolerância :hihi:

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #27 Online: 01 de Março de 2007, 18:05:59 »
A existência de um curso assim não me assombra, afinal é da UNASP, o que realmente revolta e assusta é que seja aprovado pelo MEC.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #28 Online: 01 de Março de 2007, 18:11:36 »
Alguém hipócrita ao ponto de defender uma idéia para uma platéia e outra idéia totalmente antagônica para outras pessoas não pode ser normal. Se realmente respeitasse o que a religião prega, não deveria seguir carreira acadêmica… algum problema há.

Esse é o tipo de assunto interessante… eu seria incapaz de viver essa vida dupla. Alguém aqui seria capaz?

Antes de prosseguir, queria deixar claro que sou ateu. E não, não sou capaz de viver o que você chama de "vida dupla", mas na realidade, acho que existe uma coisa muito além disso.

Não acho tão negativo assim ao ponto de chamar alguns crentes cientístas de esquizofrênicos, não vejo incongruência em entender que algumas pessoas acreditam que Deus deu origem a evolução, que Deus origem a vida, etc.

Acredito sim que podem haver tais pessoas e entendo exatamente como você disse, as lacunas que eles não encontram na religião, eles preenchem com a ciência e se preenchem com a ciência, são felizes.

E isso pra mim é o suficiente para que o mundo viva em paz sem que crentes chamem nós cientistas de retardados, malucos, insanos sem noção e, sem que nós chamemos eles de esquizofrênicos por não acreditarem naquilo que publicam. É o que penso. :D

:tchau:

Rafael, o que tenho visto é que este tipo de crente não escreve em sites de apologia bíblica. Estou falando do tipo de crente que não usa as lacunas apenas (creio ter ficado claro na resposta), não aquele que acha que deus criou o início ou que guia a evolução. Estou falando dos "Adauto Lourenço" da vida…

Mas olhe só o que você disse: ...não acreditarem naquilo que publicam. Isso, para mim, mostra que a pessoa tá seguindo a carreira errada. Sabe quanto tempo você passa preparando um artigo bem concebido? Eu, pelo menos, não tenho tecla de on/off... Aí depois que publicou e fez currículo você simplesmente arquiva numa caixa lá na última prateleira da mente, para nunca mais retomar?

Cadê a ética científica em publicar algo me que não se acredita? Para mim é uma barbárie.
« Última modificação: 01 de Março de 2007, 18:23:17 por Nina »
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #29 Online: 01 de Março de 2007, 18:14:04 »
É óbvio que temos que "combater" este tipo de "bobagem", mas entender o porque algumas pessoas preenchem as lacunas religiosas com ciência não é tão difícil de entender.
Abraços.

Infelizmente você não explicou o porquê da questão...

Primeiro porque você generalizou um comentário que era para o criacionista Terra Jovem, como se fosse para qualque teísta. Segundo porque só citou o que teístas pouco ortodoxos fazem...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #30 Online: 01 de Março de 2007, 18:20:33 »
Concordo com a impressão de muitos aqui com o fato de que o deus das lacunas pouco atrapalha o pensamento científico de alguém... mas eu queria saber se vocês tem alguma explicação para uma cabeça que propaga um pensamento de segunda a sexta e outro no final de semana, totalmente excludentes, como é o caso do criacionismo Terra Jovem.

Alguém tem alguma idéia? Se não for um caso clínico, só me resta má fé com alguma das vertentes. Minhas idéias se esgotaram.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #31 Online: 01 de Março de 2007, 18:25:54 »
Vale a pena lembrar que dois dos principais evolucionistas de todos os tempos eram cristãos: Dobzhanski (católico ortodoxo) e Fisher (anglicano).

Eram criacionistas Terra Jovem? Há direrenças gritantes entre ser cristão e CTJ...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 01 de Março de 2007, 19:03:42 »
Pra fechar com chave de ouro: http://www.unasp.br/index-pos-graduacao-pgr30.html
Primeiro curso de pós-graduação em criacionismo aprovado pelo MEC. É pra chorar de raiva!:D

Aprovado pelo MEC??????? Mas que critérios teriam que ser satisfeitos para essa aprovação??? :hein:

Será que não é MEC*?

* Movimento de Ensino Criacionista

:D

PS: googlando rapidamente encontrei:

"É lamentável. Mas o curso é Lato Sensu e independe de autorização do MEC, assim como os MBAs. É pura enrolação, mas vai e paga quem quer."

http://rivelles.blogspot.com/2007/01/curso-de-ps-graduao-em-criacionismo.html

Atheist

• Visitante
« Resposta #33 Online: 02 de Março de 2007, 01:18:37 »
Pra fechar com chave de ouro: http://www.unasp.br/index-pos-graduacao-pgr30.html
Primeiro curso de pós-graduação em criacionismo aprovado pelo MEC. É pra chorar de raiva!:D

Aprovado pelo MEC??????? Mas que critérios teriam que ser satisfeitos para essa aprovação??? :hein:

Será que não é MEC*?

"É lamentável. Mas o curso é Lato Sensu e independe de autorização do MEC, assim como os MBAs. É pura enrolação, mas vai e paga quem quer."

O MEC autoriza o que está burocraticamente correto. Não tem dever de aprovar apenas cursos cientificamente comprovados. Não ficarei admirado em ter notícias de cursos de mestrado em criacionismo aprovados pelo MEC...

Atheist

• Visitante
« Resposta #34 Online: 02 de Março de 2007, 01:21:56 »
Eu também acho complicado e jamais conseguiria fazer algo parecido com este duplipensar. Tanto que quanto mais me aprofundei em meu curso menos teísta fui ficando até abandonar de vez. As lacunas foram diminuindo…

Para teístas gerais na verdade não há grandes problemas.. Mas para um Terra Jovem... Difícil engolir.

Na minha opinião isso não é exatamente duplipensar, é má fé pura. Eles fazem como o Naor Neves, por exemplo, que faz doutorado, escreve a tese direitinho dentro da metodologia científica, publica seu artigo e depois publica um no site criacionista com um parágrafo a mais, a sua mãozinha teológica. Para os leigos significa que um doutor desenvolveu uma tese científica que comprova o criacionismo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #35 Online: 02 de Março de 2007, 06:44:25 »
Alguém tem alguma idéia? Se não for um caso clínico, só me resta má fé com alguma das vertentes. Minhas idéias se esgotaram.

Nina, tu o disseste :-)

Ou é Duplipensar, ou é cinismo. Tem uma gradação aí no meio em alguns casos, mas a maioria...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #36 Online: 02 de Março de 2007, 11:35:37 »

Será que não é MEC*?

O CNPq já autorizou também!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Charles

• Nível 09
  • *
« Resposta #37 Online: 02 de Março de 2007, 14:03:26 »
Vale a pena lembrar que dois dos principais evolucionistas de todos os tempos eram cristãos: Dobzhanski (católico ortodoxo) e Fisher (anglicano).

Eram criacionistas Terra Jovem? Há direrenças gritantes entre ser cristão e CTJ…

Não. Cristãos mesmo. Assim como Francis Collins, Ghillean Prance, John Polkinghorne, etc...

Suyndara

• Visitante
« Resposta #38 Online: 06 de Março de 2007, 11:07:33 »

Será que não é MEC*?

O CNPq já autorizou também!

Por isso a Capes está tentando autorização do Mec para avaliar as pós-graduação do tipo latu-senso :P

Se bem que ia ser uma chacina, especialmente na área de administração e direito...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #39 Online: 06 de Março de 2007, 11:49:54 »
Poderia discorrer um pouco mais sobre isso, Suy?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #40 Online: 06 de Março de 2007, 13:57:46 »
Poderia discorrer um pouco mais sobre isso, Suy?

Então, o órgão do Mec responsável pelo ensino superior é o SESU, e depois do desastre que foi o provão, nunca mais tentaram nenhum tipo de avaliação para os cursos de graduação…

A Capes é o órgão responsável pela avaliação da pós-graduação, mas os MBAs e demais latu sensus não entram na análise (por problemas políticos, já que movimentam muito dinheiro). Toda vez que tem reunião do conselho superior esse problema é citado, mas nunca vai para votação no congresso :chorao:

Acontece que pouquíssimas faculdades particulares possuem pós-graduação aprovada pela Capes, pq nosso sistema de avaliação é bem rigoso (inclusive, homeopatia não entra :P). É provável que a maioria desses cursos latu sensu não passassem na avaliação :wink:

Deve ser isso que o governo evita, nem só pela grana…no mestrado, qdo ele é fechado, vc transfere o aluno pra outro curso, mas isso é raro, se tenho milhares de alunos sem diploma válido, seria um caos…

Política :nojo:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #41 Online: 06 de Março de 2007, 14:02:22 »
Ah, pra quem não conhece:

http://www.capes.gov.br

A página tá com novo layout (pode botar defeito Alê, eu detestei mesmo…hahahahaha)

E o portal dos períodos tem mais opções agora :ok:

E pra quem quiser aproveitar oportunidades:

http://www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/multinacional/Escola_de_Altos_Estudos.html (mas não vão pro timor leste  :'( )

ps. não é propaganda, tá? Serviço de utilidade pública mesmo :)
« Última modificação: 06 de Março de 2007, 14:04:37 por Suyndara »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #42 Online: 06 de Março de 2007, 14:12:59 »
Deve ser isso que o governo evita, nem só pela grana…no mestrado, qdo ele é fechado, vc transfere o aluno pra outro curso, mas isso é raro, se tenho milhares de alunos sem diploma válido, seria um caos…

Política :nojo:

Muito interessante, obrigado!

... é moralmente repreensível ansiar pelo caos de milhares de vozes gritando por seus diplomas agora inúteis?? :hihi:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #43 Online: 07 de Março de 2007, 10:06:49 »
E por falar nisso, fiquei muito brava com essa notícia que de especialização em criacionismo  :x

E qdo fico brava, eu brigo  :P

Conversei com o Carlos ontem, decidimos fazer uma denúncia formal na mídia (estadão, folha de sao paulo, etc). Quem quiser nos ajudar...  ::)

Alê, vamos precisar denunciar na internet também, vc tem alguma sugestão de força-tarefa?

Conversei aqui na Capes sobre o assunto, todos acham que o SESU só aprovou o curso pq a bancada de evangélicos na câmera é mto grande...corrupção, quem sabe...e justamente por isso merece denúncia direta, com cópia pro ministro da educação inclusive :ok:

Eles começam com uma especialização, pedem mestrado e depois inventam de ensinar nas escolas que a terra tem 5 mil anos  :hmph:

Conversei com alguns representantes de área, e eles ficaram indignadíssimos...especialmente o da geologia e o da ecologia  :histeria:

É isso, chega de apenas ficar indignados...a gente pode e deve fazer alguma coisa  :ok:

[]s
« Última modificação: 07 de Março de 2007, 10:10:16 por Suyndara »

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
« Resposta #44 Online: 07 de Março de 2007, 22:56:10 »
E por falar nisso, fiquei muito brava com essa notícia que de especialização em criacionismo  :x

E qdo fico brava, eu brigo  :P

Conversei com o Carlos ontem, decidimos fazer uma denúncia formal na mídia (estadão, folha de sao paulo, etc). Quem quiser nos ajudar…  ::)

Alê, vamos precisar denunciar na internet também, vc tem alguma sugestão de força-tarefa?

Conversei aqui na Capes sobre o assunto, todos acham que o SESU só aprovou o curso pq a bancada de evangélicos na câmera é mto grande…corrupção, quem sabe…e justamente por isso merece denúncia direta, com cópia pro ministro da educação inclusive :ok:

Eles começam com uma especialização, pedem mestrado e depois inventam de ensinar nas escolas que a terra tem 5 mil anos  :hmph:

Conversei com alguns representantes de área, e eles ficaram indignadíssimos…especialmente o da geologia e o da ecologia  :histeria:

É isso, chega de apenas ficar indignados…a gente pode e deve fazer alguma coisa  :ok:

[]s

Fiquei de boca aberta com esta notícia também. Repassei para o pessoal do meu laboratório (Departamento de Ecologia-UFRJ) e todos ficaram muito espantados com o nível que chegamos. É engraçado, mas sempre achei que isso fosse coisa de protestante americano e da Rosinha. Quando vemos um absurdo desse bater na nossa porta ficamos mais assustados.

Me prontifico para fazer algo por esta causa, só não sei o que fazer :).  Vou repassar a notícia para a lista email da pós graduação em ecologia da UFRJ e ver se alguem tem alguma idéia...
"Predadores parecem "projetados" de forma bela para caçar presas, enquanto que as presas parecem igualmente "projetadas" de forma bela para escapar deles. De que lado deus está?"
Richard Dawkins - O rio que saía do éden

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #45 Online: 29 de Março de 2007, 22:30:40 »

Eram criacionistas Terra Jovem? Há direrenças gritantes entre ser cristão e CTJ…

Não. Cristãos mesmo. Assim como Francis Collins, Ghillean Prance, John Polkinghorne, etc…

Cristãos Terra Jovem ou Terra Antiga? Ainda não leste a respeito dessa diferença?

Offline Charles

• Nível 09
  • *
« Resposta #46 Online: 29 de Março de 2007, 23:03:57 »

Não. Cristãos mesmo. Assim como Francis Collins, Ghillean Prance, John Polkinghorne, etc…

Cristãos Terra Jovem ou Terra Antiga? Ainda não leste a respeito dessa diferença?

Li sim. Só achei os nomes deles tão conhecidos que a resposta era meio óbvia pra mim, sorry. São evolucionistas teístas. Terra antiga.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #47 Online: 29 de Março de 2007, 23:06:51 »

Li sim. Só achei os nomes deles tão conhecidos que a resposta era meio óbvia pra mim, sorry. São evolucionistas teístas. Terra antiga.

Vale a pena reforçar… além disso, prova minha teoria no outro tópico!  8-)

Offline Charles

• Nível 09
  • *
« Resposta #48 Online: 30 de Março de 2007, 00:29:27 »
ver meu comentário no outro tópico...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #49 Online: 30 de Março de 2007, 12:21:59 »
Vi e respondi. :D

Mas deixemos o off-topic para outro meio...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!