É claro. Deus é uma hipótese sobre um ser vivo controlando o universo. Como provar isso?
Aliás, de onde vem essa idéia se não podemos provar? Dizemos que é imaginário, criado pela mente humana, já que diz existir mas não sabemos explicar de onde tiramos tal conclusão.
Por mais que se possa explicar um contexto lógico para Deus, ele é infalseável, e o que me importa é a probabilidade. Além claro, de que seja uma hipótese útil, no caso não vejo a que fim leva, permanece a questão de origem.
Agora, diga: qual o ponto inicial de sua crença? Não pode acreditar na Bíblia dizendo que ela justifica isso, pois não chegamos no ponto do porque você acredita.
.Como dizem: necessidade de acreditar?
.Resolveu confiar nela?
.Achou que a vida teria mais sentido com a hipótese de Deus?
Ao menos, essas possibilidades que consegui imaginar, são um tanto impulsivas, algo instintivo.
Alguns pontos que eu gostaria de te esclarecer sobre o que eu penso.. vai te ajudar a me compreender..
Em primeiro lugar, o que eu acredito sobre nossa realidade, e por fim, sobre a questão de algo místico nela, é que, a idéia de que haja algo sobrenatural como Deus é concebível, isto é importante se perceber em uma pessoa, porque ai se torna mais fácil entender porque ela crê em uma divindade ou não, como eu disse alí em cima, se tua pressuposição é de que a idéia de um Deus é ilógica, tudo o mais relacionado a ele será.
Nenhum segredo quanto a isso..
Depois, todo sistema filosófico tem um ponto de partida, que é o axioma, o axioma deve se auto-justificar, nisso se encaixa a ausência de Deus como preservação do valor intrínseco (que é bem diferente de valor instrumental, que é o que aconteceria com a presença/ação direta de Deus em nosso mundo) da graça e da fé, isto é auto-justificado pelo axioma, está contido nele.. o importante é perceber que, se teu conceito lógico é plausível, para ser válido, deve ter apoio do axioma, pois senão não há garantia.
Eu não diria que existe em mim uma necessidade de crer, eu me identifico e muito com a cosmovisão cristã, e em todo caso, eu trocaria sem hesitar o orgulho intelectual de querer conhecer a verdade absoluta pela minha satisfação com a minha crença, o importante é como as pessoas se sentem, eu não vejo motivo para criticar uma crença se o resultado dela é a felicidade de alguém (Lógico, desde que se mantenha sem prejudicar ninguém..), eu me sinto muito satifesfeito e feliz com a minha crença, e também intelectualmente realizado, e o melhor, eu tenho, como apoio, do meu axioma de que tudo que fiz em relação á minha crença era o que eu deveria ter feito.