Autor Tópico: Nas horas vagas, em que voce pensa ?  (Lida 4185 vezes)

blue pill

• Visitante
Nas horas vagas, em que voce pensa ?
« Online: 18 de Fevereiro de 2007, 16:15:09 »
Ultimamente eu percebi que as minhas horas vagas, por exemplo quando estou andando na rua indo pro metro, ou esperando onibus, esses momentos que não estamos com a cabeça ocupada em alguma coisa, percebi que eu sempre fico pensando sobre se eu sou ou não cético...
Fico pensando o porque que em algumas coisas, embora numa discussão eu defenda o ceticismo, no fundo eu tenho a dúvida sobre aquilo, e não aquele castelo de convicções que o ceticismo monta.
E isso me ocorre des de que eu me entendo por gente, mas antes meu vocabulário era pior, e eu demorava muito mais pra entender algumas coisas que agora eu entendo bem mais rapido.
Pensar sobre essas coisas é normal ? Constantemente assim é normal ? Será uma fase da minha vida ou sempre vou pensar sobre isso ?
Contem como foi a evolução do pensamento de voces durante suas vidas se possivel...

Offline Verner44

• Nível 10
  • *
Re: Nas horas vagas, em que voce pensa ?
« Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 17:10:58 »
Isso parece perfeitamente normal, acredito que aconteça com a maioria. No momento em que vc só tiver certezas, terá fossilizado seu intelecto. Nós temos mais dúvidas que certezas, uma pessoa sem questionamentos denota falta de imaginação. E a imaginação é tão importante! A gente desenvolve uma solidificação de idéias, esse ideário passa a fazer parte de nós, mas sempre com abertura para idéias novas, mesmo  quando antagônicas. Resumindo, a dúvida é qualidade, não defeito... :ok:
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2007, 17:20:38 por verner44 »
verner44
O temor é um grande inibidor do questionamento inteligente. [Doris Lessing]

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 17:22:27 »
Estranho seria se você não questionasse o ceticismo. Tendo em mente que você quer acreditar naquilo que é verdade, é sempre bom conferir se sua posição filosófica está correta.

Se tiver dúvidas, não hesite em fazer perguntas.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 17:28:33 »
Repenso opniões antigas, me preparo paga reagir adequadamente em situações inusitadas e imagino as bases que preciso ter para coisas que eu gostaria que acontecessem.

blue pill

• Visitante
« Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 17:36:29 »
É que esses momentos de "filosofia", questionamentos, por em dúvida novamente o que ja tinha achado bastante plausível, de alguma forma, parece com algum tipo de "preocupação"...
Como se isso me estressasse de alguma forma, e quanto mais duvidas surgindo e mais conclusões chegamos, parece que a graça da vida vai indo embora... Preocupar-se em preocupar-se... e isso se torna cada vez maior.
As vezes eu penso se não seria melhor deixar de fazer isso, deixar essa busca pelas respostas e simplismente tentar alegrar-se, tornar essa nossa consciencia, esse mecanismo extra que parecemos ter além dos outros animais, usa-lo como forma de se alegrar, viver buscando a felicidade do momento, o antigo "carpe diem".
Como se eu parasse de pensar, de me preocupar.
Talvez seja a proposta similar ao do "nirvana".....
Jack Sparrow do filme Piratas do Caribe, representa pra mim um personagem em total estádo de nirvana, em que não se preocupa com mais nada, simplismente vive, deixa as coisas o levarem pra onde é que seja....
Claro que no filme, o personagem é guiado pra uma estória fantástica, com pura sorte ou coincidências que mesmo sem ele fazer planos tudo acaba dando certo da melhor forma possivel, ou uma das melhores.

blue pill

• Visitante
« Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 17:42:39 »
… Mas mesmo se nossas vidas não derem tão certo como as coisas que acontecem na estória de Jack Sparrow, sera que mesmo assim não compensa viver assim… "desencanado" ??
Ao mesmo tempo que paramos pra julgar isso, ja estamos nos preocupando com alguma coisa… E ao mesmo tempo que julgamos as coisas e parecemos muito distânte do nirvana, podemos dizer também que estamos levando de vento em polpa nossa vida…
Essa diferenca entre esses estados, preocupar-se e desencanar, fica tão sutil que quase imperceptivel. Ou Sera que NEM EXISTE essa diferença ???????????
Será que poderiamos chegar num ponto em que a diferença entre um e outro seje grande? Um estado profundo em um dos lados ?
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2007, 17:47:31 por Blue Pill »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 19:11:11 »
… Mas mesmo se nossas vidas não derem tão certo como as coisas que acontecem na estória de Jack Sparrow, sera que mesmo assim não compensa viver assim… "desencanado" ??
Ao mesmo tempo que paramos pra julgar isso, ja estamos nos preocupando com alguma coisa… E ao mesmo tempo que julgamos as coisas e parecemos muito distânte do nirvana, podemos dizer também que estamos levando de vento em polpa nossa vida…
Essa diferenca entre esses estados, preocupar-se e desencanar, fica tão sutil que quase imperceptivel. Ou Sera que NEM EXISTE essa diferença ???????????
Será que poderiamos chegar num ponto em que a diferença entre um e outro seje grande? Um estado profundo em um dos lados ?
Eu me preocupo com essas questões por ser bipolar, e de certa maneira estar policiando a minha saúde mental. Apesar do tratamento medicamentoso, faço uso do lítio e por toda a vida, é necessário manter uma qualidade de vida livre de problemas psicológicos realmente estressantes ou deprimentes.
Mas atualmente me sinto bem e consigo perceber essas fazes de estresse e de calmaria e proruro lidar com isso da melhor maneira.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

blue pill

• Visitante
« Resposta #7 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 20:52:53 »
Eu me preocupo com essas questões por ser bipolar, e de certa maneira estar policiando a minha saúde mental. Apesar do tratamento medicamentoso, faço uso do lítio e por toda a vida, é necessário manter uma qualidade de vida livre de problemas psicológicos realmente estressantes ou deprimentes.
Mas atualmente me sinto bem e consigo perceber essas fazes de estresse e de calmaria e proruro lidar com isso da melhor maneira.

Voce é bipolar ?? Qual a gravidade da sua bipolaridade ???

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #8 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 21:05:51 »
Bipolaridade é um fato de científicamente?
Recentemente andei vendo e há polêmica quanto a isso, se seria uma deficiência no cérebro e traria múltiplas personalidades ou se é puramente psicológica e é meramente um distúrbio de identidade, e não de personalidade.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 21:34:29 »
mas hein??!?!?!

VOCÊS NÃO PENSAM EM SEXO O TEMPO TODO???

uma decepção, esses machos do CC Cético, tsc, tsc!

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 22:04:18 »
Eu penso.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #11 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 22:42:48 »
Bipolaridade é um fato de científicamente?
Recentemente andei vendo e há polêmica quanto a isso, se seria uma deficiência no cérebro e traria múltiplas personalidades ou se é puramente psicológica e é meramente um distúrbio de identidade, e não de personalidade.
Existe realmente a doença que prejudica muitas pessoas em todo o mundo, mas felizmente tem o tratamento desenvolvio pela psiquiatria e farmacologia

O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), também conhecido como Transtorno Bipolar do Humor (TBH) ou, antigamente, Psicose Maníaco Depressiva (PMD), é uma doença relacionada ao humor ou afeto, classificada junto com a Depressão e Distimia. O TAB se caracteriza por alterações do humor, com episódios depressivos e maníacos ao longo da vida. É uma doença crônica, grave e de distribuição universal, acometendo cerca de 1,5% das pessoas em todo o mundo.
Fonte Psiqweb    (Adoro esse site, me ajudou muito no entendimento da doença e do que ocorria comigo)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 22:56:15 »

Voce é bipolar ?? Qual a gravidade da sua bipolaridade ???
Sim, sou bipolar tipo 2 , e o tratamento com lítio já surtiu uma boa melhora, sendo que há quadros de difícil controle, sendo necessário o uso de diversas medicações (informação de meu psiquiatra durante o tratamento). Mas o melhor entendimento do transtorno afetivo bipolar é ao meu ver o site Psiqweb

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #13 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 23:06:02 »
mas hein??!?!?!

Pensar e fazer, gosto muito  :biglol:

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #14 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 23:28:09 »
mas hein??!?!?!

Eu olhei isso aqui e disse "olha a gui hahaha" dae vem um monte de cara e diz que é isso mesmo... estou me sentindo bem resolvido demais pro meu gosto O.o

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #15 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 23:43:48 »
mas hein??!?!?!

Eu olhei isso aqui e disse "olha a gui hahaha" dae vem um monte de cara e diz que é isso mesmo… estou me sentindo bem resolvido demais pro meu gosto O.o
Também me sinto bem resolvido, mas pensar em sexo é normal, inclusive as mulheres, essa coisa de machismo não tá com nada ainda mais vindo de uma mulher

blue pill

• Visitante
« Resposta #16 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 23:55:10 »
Se for analizar fundamentalmente, tudo é por sexo.
Pensamos em desvendar os mistérios pra estar num nivel superior daqueles que não desvendaram, e usar dessa posição pra conseguir fêmeas.

Offline Suelen

• Nível 10
  • *
Nas horas vagas, em que você pensa?
« Resposta #17 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 11:36:33 »
Ultimamente eu percebi que as minhas horas vagas, por exemplo quando estou andando na rua indo pro metro, ou esperando onibus, esses momentos que não estamos com a cabeça ocupada em alguma coisa, percebi que eu sempre fico pensando sobre se eu sou ou não cético…
E isso me ocorre des de que eu me entendo por gente, mas antes meu vocabulário era pior, e eu demorava muito mais pra entender algumas coisas que agora eu entendo bem mais rapido.
Pensar sobre essas coisas é normal ? Constantemente assim é normal ? Será uma fase da minha vida ou sempre vou pensar sobre isso ?
Contem como foi a evolução do pensamento de voces durante suas vidas se possivel…

Acho que isso é normal. Quando releio alguma coisa que escrevi há tempo, por exemplo, percebo bastante a mudança. Nessas horas eu penso ''nossa, não acredito que eu pensava assim! Que primitivo!''.

Nas horas vagas às vezes encano com algum assunto filosófico também. Teve uma época em que o tema principal era o ''imperativo categórico* e seus desdobramentos''. Eu ficava imaginando situações em que pudesse visualizar melhor o mecanismo do imperativo categórico - encanava com isso - e acabei até fazendo um tópico sobre esse assunto em outro site. Depois abandonei o livro, fui deixando pra lá, e outros temas vieram, assim como milhões de bobagens vieram.

*Vide Crítica da Razão Prática, Immanuel Kant

Fico pensando o porque que em algumas coisas, embora numa discussão eu defenda o ceticismo, no fundo eu tenho a dúvida sobre aquilo, e não aquele castelo de convicções que o ceticismo monta.

Castelo de convicções??? Desenvolva.

« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2007, 11:40:09 por Suelen »
Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.
Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer,
E não tivesse mais irmandade com as coisas
Senão uma despedida, tornando-se esta casa e este lado da rua
A fileira de carruagens de um comboio, e uma partida apitada
De dentro da minha cabeça,
E uma sacudidela dos meus nervos e um ranger de ossos na ida.

Álvaro de Campos

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #18 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 13:01:50 »
Faço minhas as palavras do Alenônimo. É sempre saudável questionar nossas idéias.
Sobre o estado de "desencanamento", eu (claro, né) tenho uma teoria: a maioria das pessoas hoje em dia (e por hoje em dia leia-se nos últimos 100 anos ou mais [1]) estão sofrendo de uma falta de desafios. Não estou falando do "desafio de conseguir um emprego", ou do "desafio de passar no vestibular", mas em desafios do tipo "sobreviver a mais um inverno" ou "o desafio de não ser devorado por hienas"`. Ou seja, situações de vida ou morte mesmo. Nada como uma situação de risco de vida para colocar nossos pequenos problemas diários em perspectiva. O chefe está irritante hoje? Grande coisa! O trânsito está engarrafado? E daí?! Só estar vivo aqui já é uma alegria. [2]
Naturalmente, lembro que para quem mora em Sampa ou no Rio, os conjuntos dos "pequenos problemas diários" e dos "desafios mortais" possuem vários elementos em comum...

[1] Aliás, 2007 é um ano que marca um novo estágio na História da Humanidade: segundo a ONU, espera-se que neste ano o número de pessoas vivendo nas cidades vá superar o número dos que vivem no campo.

[2] Digo isso com a experiência de já ter quase morrido de frio no meio de uma floresta, que foi a experiência mais arriscada pela qual passei [3]

[3] Com a excessão de algumas quase batidas de carro (sempre culpa dos outros). Ah, e não vale a noite em que saí cambaleando pelas ruas numa temperatura de -20 graus, pois eu estava bêbado demais para ficar preocupado  :D .
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

rizk

• Visitante
« Resposta #19 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 18:50:09 »
Quando eu estou à toa eu penso:
1) em dinheiro;
2) na quantidade de coisas que eu deixei pendentes;
3) com o quê devo me ocupar até agosto.

Já dei corda demais pra pensamentos metafísicos e tal. O máximo que eu penso de metafísico é "como eu devo levar a vida", no sentido de estabelecer prioridades e organizar o tempo e tal, vide item 3.

No que concerne questionar nossas verdades, estou passando uma por fase muito legal: descobrindo que o barato de trabalhar vai além de ter dinheiro e que existe, sim, isso de ficar bonita para si mesma. Como BluePill diz acima, fundamentalmente tudo é por sexo, mas estou garantindo aqui que tem uns baratos extras "no percurso".

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 20:31:59 »
Sempre há algo a preocupar-se. Inclusive a preocupação de deixar de se preocupar com as coisas.

blue pill

• Visitante
« Resposta #21 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 21:22:27 »
Sempre há algo a preocupar-se. Inclusive a preocupação de deixar de se preocupar com as coisas.
Tudo bem, mas dizer que "esta se preocupando em não se preocupar com nada" é paradoxal, e da bifurcação pra duas ideias:
-Está se preocupando
-Não está se preocupando

E como pode ver, é impossivel que as duas estejem corretas ao mesmo tempo. Então concluo que, horas estamos preocupados e hora não estamos, mas nunca os dois ao mesmo tempo.

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #22 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 22:04:11 »
Bom, em minhas horas vagas penso em formas mirabolantes e praticas de se ganhar dinheiro sem esforço algum.

E em minhas horas não vagas tento coloca-las em pratica.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

blue pill

• Visitante
« Resposta #23 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 22:23:45 »
Bom, em minhas horas vagas penso em formas mirabolantes e praticas de se ganhar dinheiro sem esforço algum.

E em minhas horas não vagas tento coloca-las em pratica.

Orra, praticamente o Silvio Santos... Voce não faz nada alem de ganhar dinheiro ?
PS: Depois de ter pensado bastante, surgiu alguma idéia realmente boa pra ganhar dinheiro facil ? MP please :b

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #24 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 22:42:47 »
Voce não faz nada alem de ganhar dinheiro ?

Pra falar a verdade é o contrario.  :(

Mas só por enquanto, até eu pensar em uma idéia que realmente funcione. Aí, quando isso acontecer, vou ter que achar outra coisa pra pensar nas horas vagas.  :lol:

"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!