Autor Tópico: Como seria o país dos "Ateus Unidos"?  (Lida 3765 vezes)

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
Como seria o país dos "Ateus Unidos"?
« Online: 23 de Fevereiro de 2007, 23:49:35 »
Filosofando (e fantasiando) um pouco... E se cedessem um pedaço de terra para todos os ateus do mundo? Como seria essa nação? Seria a mais moral e ética possível? Seria a mais democrática? Teria valores realmente sólidos? Seria mais racional, teria um pensamento mais uniforme e direcionado ao bem comum? Sobreviveria em meio à inconstância humana?

Ai ai...  :D
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Re: Como seria o país dos "Ateus Unidos"?
« Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 23:57:27 »
Moral e ética mudam com o tempo, são relativos. Não é preciso ser ateu para ter moral ou ética, basta não ser um fanático religioso e não deixar a religiosidade afetar a sociedade (não levando a religião ao trabalho seria um bom começo), a religiosidade deve ser praticada em casa ou na igreja sem atrapalhar o desenvolvimento da sociedade. Penso que um país com maioria ateísta e 'praticante' seria um país que não daria espaço para a liberdade religiosa, ou se desse, seria uma sociedade cheia de regras, semelhante como as que eu mesmo propus nesta mensagem.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 00:16:08 »
Mas no caso ele fala um pais só para ateístas sem crente algum.

Ia ser um beleza... Pelo menos não iria ter homens bomba explodindo na nossa cara. 
Não deseje.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 03:04:21 »
Estamos certos de alguma coisa:
- Teria mais avanços tecnológicos;
- Os políticos não iam gostar;

Raphael

• Visitante
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 03:18:45 »
Primeiramente no nome. Porque "Ateus Unidos". Acho que a grande maioria dos ateus (ou porque não dizer todos) são contra as ideologias dos EUA.

Que seja. Acho que existiria muita diversidade, pois apesar de pessoas desavisadas acharem que somos todos iguais, pensamos completamente diferente.

Abraços.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 03:51:57 »
seria laico, period.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Raphael

• Visitante
« Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 05:40:12 »
author=Bruno link=topic=10246.0.html#msg177104 date=1172296317]
seria laico, period.

Ou não, alguém doido iria dar a idéia de reunião dos ateus, renião lembra grupo unido, e grupo unido lembra consenso, e consenso chama relgiião. Ahhhh, to louco.

:abraco: :smack: :superamigos: :grupo:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 10:21:34 »
Seria a mesma coisa que todos os países do mundo: corrupção, violência, banalidades na TV, etc. A única coisa que mudaria seria o laicismo mais forte e talvez um certo esnobismo de se achar superior aos demais :-)

Não, meus caros... isso de pensar que somos melhores que os religiosos é pura balela. Somos tão cheios de falhas de caráter quanto qualquer outro, em média. O problema da humanidade não é acreditar em coisas falsas ou não -- todo mundo acredita numa coisa falsa em algum momento -- mas como em geral gostamos de forçar a nossa visão das coisas sobre outros que pensem diferente, em vez de simplesmente debater até chegar a um consenso :-)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 10:39:03 »
Vamos por partes:

Filosofando (e fantasiando) um pouco… E se cedessem um pedaço de terra para todos os ateus do mundo?

Eu sei que a pergunta é outra, mas na prática quem cederia, sob quais circunstâncias, qual pedaço de terra e em troca de que podem ser fatores decisivos.

Como seria essa nação?

De uma forma geral seria mais culta e ocuparia o tempo de uma forma mais eficiente do que as nações típicas desde que os demais fatores sejam equivalentes.

Seria a mais moral e ética possível?

Não.  A menos supersticiosa, mas não a mais ética.  A não ser que você selecione especificamente uma população de ateus mais voltados para a ética. 

Seria a mais democrática?

Talvez ligeiramente.  Não muito mais.

Teria valores realmente sólidos?

Possivelmente.  Não haveria (tanta) ladainha fantasiosa para complicar a busca desses valores.

No entanto não acho que o ateu típico esteja particularmente interessado em cultivar ou questionar valores.  Em uma sociedade ateísta "oficial" como em qualquer outra só uma minoria valorizaria o assunto.

Seria mais racional, teria um pensamento mais uniforme e direcionado ao bem comum?

Racional, sim.  Uniforme e direcionado ao bem comum, não creio.  Divergências políticas e de caráter continuariam existindo.

Sobreviveria em meio à inconstância humana?

Por que não?  Tantas nações mais alquebradas sobrevivem.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #9 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 11:56:56 »
Seria o paraíso.

Para começar, seria uma nação mais rica, pois todos trabalhariam mais - sem tantos feriados, principalmente os religiosos que são a maioria dos feriados.

Uma nação mais saudável, pois com pessoas mais intruídas a medicina seria uma constante, não somente na cura, mas principalmente na prevenção das mais diversas doenças.

Uma nação sem vícios, pois com pessoas racionais não haveria a ingestão de quaisquer substâncias nocivas ao organismo.

Uma nação mais pacífica, pois as guerras são sempre fruto da intolerância.

Uma nação mais científica, pois ateus são amantes das ciências.

Uma nação mais culta, pois ateus lêem mais e "melhor" (textos de qualidade).

Uma nação de faixa etária mais idosa, pois as pessoas investiriam antes em suas carreiras, deixando para ter filhos somente quando financeira e emocionalmente estruturadas - se os tivesse.

Uma nação mais justa, sem miseráveis, com emprego para todos e melhores salários. Uma nação mais ética e moralmente desenvolvida, pois baseada em uma constante auto-análise.

Uma nação tecnologicamente desenvolvida, pois com pessoas racionais e instruídas não haveria contigente para trabalhos menos importantes. Uma nação sem preconceitos. Pois ateus são céticos, que buscam antes a informação para formarem seus conceitos e não o contrário.

Uma nação sem violência, pois sabemos que o crime, de forma geral, prevalesce entre os religiosos.

Uma nação com leis mais justas, que não privilegiasse uns em detrimento de outros, pois com a mesma instrução sobre os direitos isso não seria possível.

Sem contar todas as milhares de vantagens que deixei de citar, seria uma nação perfeita - reunindo as melhores posturas possíveis, convivendo juntas. Bom, isso dependeria, é claro, do tipo de ateus que estamos falando. Partindo do pressuposto que ateus seja um grupo homogêneo em pelo menos maioria dos aspéctos mencionados e imaginados.

O inferno são os outros.  :)

« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2007, 12:42:57 por Luz »

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 12:49:00 »
Seria a mesma coisa que todos os países do mundo: corrupção, violência, banalidades na TV, etc. A única coisa que mudaria seria o laicismo mais forte e talvez um certo esnobismo de se achar superior aos demais :-)

Não, meus caros… isso de pensar que somos melhores que os religiosos é pura balela. Somos tão cheios de falhas de caráter quanto qualquer outro, em média. O problema da humanidade não é acreditar em coisas falsas ou não -- todo mundo acredita numa coisa falsa em algum momento -- mas como em geral gostamos de forçar a nossa visão das coisas sobre outros que pensem diferente, em vez de simplesmente debater até chegar a um consenso :-)

Concordo. :)
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Eriol

• Visitante
« Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 13:27:51 »
A Albânia era oficialmente atéia, e passou longe de ser ideal... A cúpula do III Reich era nihilista/atéia...

que bobagem... É como se por não ter religião todo mundo fosse culto e maravilhoso de repente... A religião é só um dos mecanismos alienantes entre muitos, como bem se pode ver por aqui...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 19:36:23 »
Seria melhor deixar os ateus espalhados pelo mundo, senão os Estados Unidos iriam guerrear muito com esse país, sendo que eles detestam ateus.

Mas penso muito sobre os avanços do ateísmo, intituições ateísta, principalmente universidades.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 23:39:14 »
Segundo um relatório que li, a Noruega, Dinamarca e Suécia são os países mais viáveis do mundo. Esta viabilidade correspondia a muitos parâmetros. Nestes 3 países o ateismo/agnosticismo ronda os 50%.

Um sítio totalmente ateísta iria obter contornos semelhantes.

Países laicos existem muitos... Legislativamente! A nível social nem por isso...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #14 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 03:23:53 »
Acho que não. Isso é considerar que essa qualidade de vida vem por causa do ateísmo, mas o ateísmo que surge nessa qualidade de vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 06:31:20 »
A cúpula do III Reich era nihilista/atéia…

'sei disso não.  Niilista, suponho que sim; era quase inevitável na situação econômica da Alemanha da época ter um toque de niilismo.

Mas atéia?  Isso certamente não era assumido publicamente, tanto que se justificava a perseguição aos judeus sob a alegação de que teriam matado Jesus.  Aliás, Hitler tem fama de se interessar por misticismo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #16 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 09:36:52 »
Acho que não. Isso é considerar que essa qualidade de vida vem por causa do ateísmo, mas o ateísmo que surge nessa qualidade de vida.

Eu não teria dito melhor. Aliás, não disse :-)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 11:18:34 »
Primeiramente no nome. Porque "Ateus Unidos". Acho que a grande maioria dos ateus (ou porque não dizer todos) são contra as ideologias dos EUA.
Não sei quanto a isso, ou mesmo a quanto a "ideologia dos eua"... eu sou contra ideologias anti-americanas ou xenofóbicas em geral..... que cada vez me espantam mais.... não pode ter "unidos" no nome, que já é uma submissão ao terrível e endiabrado imperialsimo americano, uma imposição cultural-ideológica...... pelamor dedeus...  :erm:

bem que podiam ir todos incendiar fábricas de coca-cola para salvar o mundo...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 11:29:14 »

Eu não teria dito melhor. Aliás, não disse :-)
Então defender o ateísmo também seria defender essa qualidade de vida?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 11:52:55 »
Não necessariamente.  Defender o direito ao ateísmo, talvez.  Mas defender o ateísmo em si é um tanto irrelevante.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #20 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 12:37:52 »
Uma nação sem vícios, pois com pessoas racionais não haveria a ingestão de quaisquer substâncias nocivas ao organismo.
Não sei se sua intenção foi ser sarcástica, mas aqui no fórum mesmo há usuários de drogas.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #21 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 14:18:57 »
Não sei se sua intenção foi ser sarcástica, mas aqui no fórum mesmo há usuários de drogas.

Qualquer substância é nociva ao organismo. Depende da quantidade.
Na inquisição torturava-se pessoas com a ingestão de água. Mas não me apetece descrever o procedimento... Muito degradante...

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #22 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 14:21:54 »

Obviamente que existe um enorme conjunto de factores. Causas e consequências que acabam por partir de ateísmo/agnosticismo e/ou acabar em ateísmo/agnosticismo.

Lembro que os países frisados não sofreram grandes danos da Inquisição.

Lembro também que Portugal e Espanha eram as maiores potências mundiais antes da Inquisição... (mas isto foi esquecido pela grande maioria dos Portugueses....)

Luz

• Visitante
« Resposta #23 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 14:59:02 »

Eu diria que não é fácil encontrar uma só pessoa que reúna tantas qualidades, quanto mais uma nação - e que só partindo do pressuposto que todos os ateus fossem como descrito no texto é que uma nação atéia seria o paraíso que muitos sonham.  :?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 15:06:35 »

não existem "pessoas racionais", ateístas ou não. e mesmo que fôssemos "100% racionais", é só uma questão de premissas a ingestão ou não de substâncias nocivas, ou seja, a auto-conservação.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!