Autor Tópico: Se Deus existisse?  (Lida 5470 vezes)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
Se Deus existisse?
« Online: 24 de Fevereiro de 2007, 15:14:01 »
Como voces ateus acham que a vida seria.
Gostaria da opinião de todos.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Se Deus existisse?
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 15:43:26 »
Como voces ateus acham que a vida seria.
Gostaria da opinião de todos.

Depende do Deus. Se ele é onipotente, onisciente, bondoso e essas coisas que vocês crentes dizem que ele é, a vida não teria sofrimento, as pessoas não seriam más, ele não se esconderia, etc.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 15:49:32 »
Seria o caos... uma tropa de atuais "intermediários" de Deus não teria mais uma fonte de renda... inflacionaria o mercado de trabalho fazendo com que o custo da mão de obra ficasse mais barata.  ::)

DIG

• Visitante
« Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 19:34:39 »
Depende pacas do deus...no caso, você deve estar se referindo ao Deus(Monoteísmo Ocidental), correto?

Dificil dizer, em se tratando de 1 ser com comportamento tão incoerente...

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 20:27:37 »
Seria o caos… uma tropa de atuais "intermediários" de Deus não teria mais uma fonte de renda… inflacionaria o mercado de trabalho fazendo com que o custo da mão de obra ficasse mais barata.  ::)

:histeria:  :histeria:

Concordo contigo!

Depende pacas do deus…no caso, você deve estar se referindo ao Deus(Monoteísmo Ocidental), correto?

Dificil dizer, em se tratando de 1 ser com comportamento tão incoerente…

Mas se existisse, deixaria esse infantilóide que se deixa enganar por um pirulito no chinelo...
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 20:58:35 »
Acho que vocês deveriam ler o Apêndice da Ética I de Spinoza. [1]

Digamos que esse deus existisse e fosse onisciente, existisse e agisse por necessidade, fosse livre e tivesse criado a tudo pela pura necessidade de sua natureza infinita.
Dizer que um ser assim seria ou poderia ser incoerente é um contra-senso. Uma mente humana (finita) não pode julgar, tampouco conceber um ser assim. Estaria não só além de sua capacidade de julgamento, como também além de qualquer capacidade cognitiva dela. Não passaria, portanto, de um preconceito bobo, sob o olhar desse deus.

[1] < http://www.earlymoderntexts.com/pdf/spinoza1.pdf > página 18, pra quem tiver interesse. :D

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 21:40:56 »
Se ele fosse muito mais poderoso que um ser humano (como Jeová ou Alá), então ele estaria, neste exato momento, cuidando de evitar milhares de sequestros, homicídios, estupros, etc.Claro, isso considerando que ele fosse bom.Se ele fosse um canalha, ele apenas ficaria assistindo tudo e ainda por cima perderia tempo se deliciando com as idolatrações que ele impôs aos seus fiéis em mandamentos de livros sagrados.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 23:20:34 »
Só sei que o campeonato brasileiro iria ser sem graça, pois seria só um time rezar mais do que o outro e pronto.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 06:23:25 »
O Deus de Abraão?

Se ele existisse, a Bíblia não seria um livro de valor duvidoso, mas uma bobagem completa mesmo. 

A comunicação entre as pessoas seria muito mais tranquila, haveria muito menos mágoas e problemas evitáveis, os problemas de saúde seriam muito menores.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 07:05:31 »
Minhas dúvidas sobre a origem de tudo seriam maiores ainda.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #10 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 09:40:05 »
Minhas dúvidas sobre a origem de tudo seriam maiores ainda.
A não ser que além de ter sua existência comprovada, esse mesmo deus interaja com os homens, aí você tiraria suas dúvidas.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #11 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 09:41:41 »
Se o Deus abrâmico existisse?

Então a Bíblia seria completamente diferente, supondo que ele teria as qualidades que normalmente se lhe atribuem. Ou, se a Bíblia fosse igual a que temos, seria um ser temível!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 10:48:53 »
Isso, é isso que eu queria dizer, Dbohr!

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #13 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 13:34:28 »
Se Deus existisse eu Lhe perguntaria por que fez mais soldados do que poetas
mais angústias do que sonhos
mais dor do que esperanças

Lhe imploraria que me explicasse a razão das mulheres serem tão bonitas
e nós tão enfeitiçados...

e Lhe perguntaria jogando na divina face por que me fez tão pequeno
e carregado de sonhos tão grandes

Se Deus existisse eu me ajoelharia feliz
deixando uma última lágrima no rosto de felicidade
marcar o status da minha última solidão -

Se Deus existisse eu não estaria mais só
e nem teria mais necessidade de metafísica
nem do conhecimento do big bang partículas sub-atômicas comportamento dos macacos
dessas coisas que usurpam a mente da gente numa busca desenfreada de sentido para o quê afinal não tem                                absolutamente nenhum sentido

Se Deus existisse eu estaria completo e seria infinito
e nem todas as estrelas do universo se comparariam a mim
em beleza e brilho

Eu seria mais do que sou
Me ufanaria de ser mais do que eu mesmo
transcendendo tempo e espaço

Daria umas dicas para melhorar os negócios deste mundo
Sugeriria que as árvores dessem frutos o ano inteiro
os alimentos in natura tivessem o mesmo sabor dos restaurantes finos
e os rios vertessem vinho tinto pleno de peixes sem espinhos

Finalmente
Lhe perguntaria o que achava de mim
e na Sua infinita bondade responderia que era seu filho predileto

Se Deus existisse gostaria que existisse só para mim.

A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #14 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 14:39:19 »
Se deus existisse eu não estava aqui no fórum eu estaria estudando a bíblia e pregando bondade pelo mundo a fora. 
Não deseje.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #15 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 20:14:19 »
Um fato interessante: Se Deus existisse, não existiria religião. Deus faria parte das previsões científicas dos fenômenos naturais.

Raphael

• Visitante
« Resposta #16 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 01:00:37 »
Eu, particularmente, não faria nada. Não compartilho da idéia estapafúrdia de tentar fazer o bem para o próximo para ir para um lugar melhor que este (pois pra mim esta é a principal idéia que a grande maioria das religiões pregam).
O medo de se ter um lugar melhor que este aqui é o que faz a grande maioria dos crentes irem a uma igreja, principalmente o medo da morte.

Se eu fizer o "bem" para o próximo, que isso parta de mim, e não porque eu temo a um Deus, isso é egoismo puro e explícito. Ser altruísta para mim, é uma qualidade interna e não algo que tenha que ser feito com a finalidade de um objetivo mesquinho.

Abraços.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #17 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 08:06:37 »
Realmente é difícil de se acreditar que um Deus bondoso iria permitir tanto sofrimento. Não pedimos para nascer e não ter nascido seria melhor do que estar vivo.
É claro que um Deus após questionar sua própria origem e natureza dentro de um universo infinito deveria com certeza ter estudado bastante para nos passar uma imagem de confiança por ele ser único e soberano.
Deus não poderia ter criado para si as mulheres mais bonitas do mundo, contruindo os melhores palácios e gozasse a vida como qualquer rico possui? Tenho absoluta certeza que isto passou pela memória do criador, pois tudo lhe pertencia. Porque ficar perdendo tempo dia após dia com uma humanidade cheia de imperfeições?
Somente uma atitude anti-egoísta inexplicável levaria a um Deus agir como agiu. Ateus não entendem este absurdo e cristão também não sabem explicar a atitude de Deus.
Independente deste mistério não poderia existir uma outra forma de vida sem o sofrimento?
Tenho me posicionado a este estudo e cheguei a conclusão de que seria impossível não haver o lado mau da vida. Tudo isto por causa da inteligência arbitral que o homem possui. Se Deus fizesse o homem só com a capacidade mental de raciocínio para o bem, seríamos uma forma de robô nas mãos de um criador, pois não teríamos outra opção a não ser lhe obedecer. Em virtude disto Deus passou a responsabilidade para o ser humano as atitudes de natureza carnal, pois temos memória e expressão de liberdade para fazermos aquilo que nos der vontade. Enquanto isto pessoas indefesas estão sofrendo por causa dos poderosos. Não é verdade?
Questionamos sempre quando o assunto é querer entender porque crianças nascem com doenças crônicas, sofrem pelos maus tratos e pelas guerras, mães perdem seus filhos antes de nascer e outros morrem por desastres, assassinatos, estrupos e etc...É aqui que entra a ciência do espiritismo para tentar explicar desvendando os mistérios da vida.
Em uma das cartas de Paulo aos coríntios ele revela que subiu ao 3º céu e ouviu coisas que ao homem não lhe seria permitido revelar. Eis a citação:2 Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu. 3 Sim, conheço o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei: Deus o sabe), 4 que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.
Que mistério são estes???
O que pode estar por detrás de imenso universo infinito aos nossos pequeninos cérebro inteligente?
Se a natureza criou inteligência pequena as nossas não poderia cria uma super-super inteligência fora da matéria.
Tememos a Deus não por mêdo, mas pelo respeito a natureza e aos mistérios da vida.
O apóstolo paulo estava certo ao afirmar que existem mistérios que levam uns a ser ateus e outros a se posicionar numa verdadeira fé.
Se Deus existe e quis que tudo fosse assim quem poderá mudar seu modo de pensar?
O que Deus viu no ser humano para lhe atribuir um julgamento pré-antecipado?

danieli

• Visitante
« Resposta #18 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 08:36:14 »
Se o Deus abrâmico existisse?

Então a Bíblia seria completamente diferente, supondo que ele teria as qualidades que normalmente se lhe atribuem. Ou, se a Bíblia fosse igual a que temos, seria um ser temível!

Concordo com Dbohr.

Por um tempo eu queria acreditar que Deus existia. E ele seria temível. Mas, já passou essa fase, a esperança de alguém que não existe vir aqui fazer um resgate já foi.

E se Deus existisse porque ele permitiria que as pessoas questionassem a sua existência? Na condição de onipotência, acharia estranho alguém que permite esse tipo de coisa. É, é provável que ele não exista mesmo, a menos que se mostre de maneira mais clara.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 15:32:39 »
Se o deus abramico existisse e fosse que nem descrito na biblia:

Eu o combateria com todas minhas forcas.
"The patient refused an autopsy."

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #20 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 20:46:19 »
Realmente é difícil de se acreditar que um Deus bondoso iria permitir tanto sofrimento. Não pedimos para nascer e não ter nascido seria melhor do que estar vivo.

Pois é, mas não é o que aconteceu. Pelo fato do mundo permitir o sofrimento, isso é prova de que Deus não existe.

É claro que um Deus após questionar sua própria origem e natureza dentro de um universo infinito deveria com certeza ter estudado bastante para nos passar uma imagem de confiança por ele ser único e soberano.

Deveria sim. Mas se existe, devido às evidências do nosso mundo, com certeza ele não pensou muito sobre qualquer coisa. Deus então é burro?

Deus não poderia ter criado para si as mulheres mais bonitas do mundo, contruindo os melhores palácios e gozasse a vida como qualquer rico possui? Tenho absoluta certeza que isto passou pela memória do criador, pois tudo lhe pertencia. Porque ficar perdendo tempo dia após dia com uma humanidade cheia de imperfeições?

Não precisava ter feito tanto. Poderia ter desenvolvido um modelo de vida que não dependesse da morte de outros seres vivos para começar. Poderia ter criado o humano perfeito o suficiente para não morrer assim quando nasce, ou de certos problemas de saúde que em nada ajudam as pessoas. Já seria o começo.

Somente uma atitude anti-egoísta inexplicável levaria a um Deus agir como agiu. Ateus não entendem este absurdo e cristão também não sabem explicar a atitude de Deus.

Como sabe se sua atitude foi anti-egoísta? Se você mesmo disse que não entende seus motivos, creio que não poderia fazer assunções sobre eles.

Independente deste mistério não poderia existir uma outra forma de vida sem o sofrimento?

Poderia, e é por isso que o Deus que você descreve não existe: ele a teria criado.

Tenho me posicionado a este estudo e cheguei a conclusão de que seria impossível não haver o lado mau da vida. Tudo isto por causa da inteligência arbitral que o homem possui. Se Deus fizesse o homem só com a capacidade mental de raciocínio para o bem, seríamos uma forma de robô nas mãos de um criador, pois não teríamos outra opção a não ser lhe obedecer.

Do que é que está falando?! Ninguém seria um robô se todos fossem programados para fazer o bem. O que aconteceria é que todos seriam bons!

E, de acordo com sua crença, não temos mesmo outra opção a não ser lhe obedecer. É isso ou ele nos manda para o inferno, lembra? O que ele quer enviando seres que ele mesmo criou para um ambiente de sofrimento que ele mesmo criou pode estar longe de suas habilidades de inventar uma desculpa, portanto continua sendo uma prova de que Ele não existe.

Em virtude disto Deus passou a responsabilidade para o ser humano as atitudes de natureza carnal, pois temos memória e expressão de liberdade para fazermos aquilo que nos der vontade. Enquanto isto pessoas indefesas estão sofrendo por causa dos poderosos. Não é verdade?

E porque Deus não pune os poderosos? Isso serviria para mostrar que existe, por exemplo.

E se temos livre-arbítrio para fazermos o que der na telha, porque não podemos matar inocentes, hein? A verdade é que não podemos fazer o que der na telha. Por que não restringir para algo que não permita o mal?

Questionamos sempre quando o assunto é querer entender porque crianças nascem com doenças crônicas, sofrem pelos maus tratos e pelas guerras, mães perdem seus filhos antes de nascer e outros morrem por desastres, assassinatos, estrupos e etc…É aqui que entra a ciência do espiritismo para tentar explicar desvendando os mistérios da vida.

Ciência do Espiritismo? Não ofenda a minha inteligência, por favor. O máximo que o espiritualismo faz é criar desculpas para tudo o que acontece de ruim na vida, devido à incapacidade de certas pessoas de encarar os problemas de frente e resolvê-los de verdade.

Em uma das cartas de Paulo aos coríntios ele revela que subiu ao 3º céu e ouviu coisas que ao homem não lhe seria permitido revelar.

Muito apropriado aos religiosos, não? Isso soa como uma desculpa não só esfarrapada, mas que ofende e muito a minha boa vontade de querer dar ouvidos aos religiosos.

Eis a citação:2 Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu. 3 Sim, conheço o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei: Deus o sabe), 4 que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.

O que você grifou é uma desculpa para que religiosos não tenham que explicar o que não sabem. Simplismente inventam que não devem e fica por isso mesmo, não é?

Que mistério são estes???

Como eu disse, o mistério é que tudo se trata de desculpas.

O que pode estar por detrás de imenso universo infinito aos nossos pequeninos cérebro inteligente?
Se a natureza criou inteligência pequena as nossas não poderia cria uma super-super inteligência fora da matéria.

Como assim "criou uma inteligência pequena"? Primeiro que ela não foi criada, e segundo que ela não é pequena. É grande o suficiente para entender um pouco de qualquer coisa.

Tememos a Deus não por mêdo, mas pelo respeito a natureza e aos mistérios da vida.

Temer é ter medo. Deviam usar outra palavra então. :D

O apóstolo paulo estava certo ao afirmar que existem mistérios que levam uns a ser ateus e outros a se posicionar numa verdadeira fé.

Não tem mistério nenhum. Algumas pessoas simplismente não acreditam nas baboseiras religiosas.

Se Deus existe e quis que tudo fosse assim quem poderá mudar seu modo de pensar?

Não precisaria mudar seu modo de pensar. Se Deus existe, provar que ele existe seria bom para começar.

O que Deus viu no ser humano para lhe atribuir um julgamento pré-antecipado?

Julgamento pré-antecipado? Não entendi.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #21 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 22:01:02 »
Erivelton, alguns problemas que vejo em sua lógica:

- Deus nos possibilitou fazer o mal para que sejamos livres;

Para que? Por mim não possibilitar o mal era melhor.
Aliás, até na sociedade fazemos isso, por isso existe o crime a justiça.

- Os mistérios tornam alguns ateus e outros crentes;

Acho que está mais para: alguns admitem haver mistérios sem respostas, outros tentam respondê-los com respostas errada.

- Religiosos sabem de coisas tão grandiosas e que provariam a existência de Deus, mas não podem contá-las;

Conveniente, não? Ter a prova, mas não poder mostrá-la, e usando isso de artifício para... tentar provar? Irônico na verdade.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Março de 2007, 08:59:08 »
Pois é, mas não é o que aconteceu. Pelo fato do mundo permitir o sofrimento, isso é prova de que Deus não existe. Deveria sim. Mas se existe, devido às evidências do nosso mundo, com certeza ele não pensou muito sobre qualquer coisa. Deus então é burro?
Como voce programaria um ser humano só para fazer o bem?
Não precisava ter feito tanto. Poderia ter desenvolvido um modelo de vida que não dependesse da morte de outros seres vivos para começar. Poderia ter criado o humano perfeito o suficiente para não morrer assim quando nasce, ou de certos problemas de saúde que em nada ajudam as pessoas. Já seria o começo.
A dor em muitos casos disciplina. Deus sabe o que faz.
Como sabe se sua atitude foi anti-egoísta? Se você mesmo disse que não entende seus motivos, creio que não poderia fazer assunções.
Um Deus que tem tudo em suas mãos não precisaria dividir o que tem com mais ninguém. Se ele tinha a vida em si mesmo para que deu vida a pessoas imperfeitas?
Julgamento pré-antecipado? Não entendi.
Voce, eu e ninguém vai entender isto. Independente de qualquer coisa que signifique existe um grande mistério. :ok:
Enviado por: Ilovefoxes 
- Deus nos possibilitou fazer o mal para que sejamos livres;
Para que? Por mim não possibilitar o mal era melhor.
Aliás, até na sociedade fazemos isso, por isso existe o crime a justiça.
Eu fiz esta pergunta acima ao Alê.
Que tipo de seres humanos voce programaria para fazer somente o bem?
- Religiosos sabem de coisas tão grandiosas e que provariam a existência de Deus, mas não podem contá-las;
Conveniente, não? Ter a prova, mas não poder mostrá-la, e usando isso de artifício para… tentar provar? Irônico na verdade.
O cristão tenta provar alguma coisa quando o indivíduo é incrédulo. Cristão não precisa de provas e nem precisa provar nada, pois a fé prova sua existência.
Já afirmei várias vezes que ateus querem ver Deus, eles tem sêde de Desus, mas isto será impossível.
Deus jamais foi visto por alguém a não ser em forma humana.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 07 de Março de 2007, 09:13:20 »

(...)

Como você programaria um ser humano só para fazer o bem?

A questão correta não seria por que um Deus supostamente capaz de fazê-lo não o fez?

(...)

Um Deus que tem tudo em suas mãos não precisaria dividir o que tem com mais ninguém. Se ele tinha a vida em si mesmo para que deu vida a pessoas imperfeitas?

Essa é uma boa pergunta.  Que ela possa ser feita seriamente é algo que não fala bem desse Deus.

(...)

Que tipo de seres humanos você programaria para fazer somente o bem?

Se eu os tivesse criado e tivesse esse poder?  Moralmente seria obrigado a fazê-lo para todos, não?

(...)

Já afirmei várias vezes que ateus querem ver Deus, eles tem sêde de Deus, mas isto será impossível.
Deus jamais foi visto por alguém a não ser em forma humana.

Engano seu.

Offline Miguel Ângelo

• Nível 01
  • *
« Resposta #24 Online: 07 de Março de 2007, 11:10:50 »
A vida seria legal...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!