Autor Tópico: 16 milhões vivem em pobreza extrema nos E.U.A.  (Lida 3055 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: 16 milhões vivem em pobreza extrema nos E.U.A.
« Resposta #25 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 19:02:53 »
Por outro lado, fico me perguntando até que ponto a imigração tem contribuído para esse aumento da pobreza. Alguem tem esses dados?

Eu acho que deve ter praticamente tudo a ver... não só nos EUA, mas diversos centros econômicos visados como "terra das oportunidades", eventualmente a economia satura e muitos ficam sem ter trabalho, mesmo até que os negócios estejam melhorando.

Isso de culpar os EUA/capitalismo é só anti-americanismo e anti-capitalismo que usam praticamente qualquer oportunidade possível para de alguma forma ver esses dois como culpados de tudo. Quando na verdade, por pior que seja a situação nos EUA, sempre foram cubanos desesperados indo até a Flórida à nado e não o contrário.

Eriol

• Visitante
« Resposta #26 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 19:08:28 »
pff... imigração cria pobreza? Em que mundo vocês vivem? Quem ademais de imigrantes aceita os salários baixos que mantém as economias primeiro-mundistas com a cabeça fora da água? Pra onde vão os investigadores do terceiro mundo? Quem faz as colheitas nos EUA e na Espanha? Quem lava os pratos, cuida dos filhos, limpa os escritórios e consome tudo o que pode?

O sistema é o sistema, e mesmo assim tá ai o bando de enganados que reza por Chicago Boys tupiniquins... Alienação.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 19:52:22 »
Não é tanto imigração, pura e simples, mas um excedente.

Imigração, para a maioria dos efeitos, é a mesma coisa que aumento da população - mais rápido do que um crescimento "endêmico", "natural" da população local poderia ser, principalmente para efeitos de população que poderia ser economicamente ativa, e ao mesmo tempo, aumenta a velocidade do aumento "natural" da população também, já que os imigrantes e o seu crescimento por reprodução é somado ao da população local.

Isso, em grandes quantidades, é um super-abastecimento do mercado com oferta de mão de obra, que por isso, fica bem barata. Ao mesmo tempo, quase certamente chega uma hora que não há vagas de emprego para todos, que não param de ter filhos, e ainda chegam mais imigrantes...

Compare isso com uma população menor, com menos imigração. Há menos oferta de mão de obra, e essa se torna necessariamente mais cara. Ao mesmo tempo, os números de desemprego tendem a ser melhores, só pelo fato de ter menos gente.

A primeira situação é um monte de gente disputando umas poucas vagas, aceitando desde salários meramente baixos, passando por condições ilegais, até as desumanas; e a segunda é uma situação em que não tem toda essa competição ferrenha, menos habitantes/vagas, se é obrigado a dar melhores condições de trabalho aos empregados, mais escassos.

Na primeira se tem mais pobreza, na segunda menos; não vejo como fugir disso.

Sempre teria alguém para fazer trabalhos de todo tipo, fossem ou não imigrantes. Só que se houvessem menos imigrantes, ou se a população do país fosse menor, de modo geral, sem relevar o papel da imigração, seriam melhor pagos e haveria menos desemprego, e menos pobreza.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 20:14:48 »
Sempre teria alguém para fazer trabalhos de todo tipo, fossem ou não imigrantes. Só que se houvessem menos imigrantes, ou se a população do país fosse menor, de modo geral, sem relevar o papel da imigração, seriam melhor pagos e haveria menos desemprego, e menos pobreza.

Isso é um fato.
Tanto que em diversas regiões dos EUA a xenofobia contra os imigrantes tem chegado a níveis extremos.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!