Os gases dos animais de pecuária são um dos maiores poluentes atualmente, um dos maiores contribuintes para o efeito estufa, talvez até mais que carros.
Há no entanto, diveros seres menos tradicionais que são alegadamente tão nutritivos e talvez até mais saudáveis do que os típicos gados suíno e bovino: insetos diversos, lesmas, e minhocas, basicamente eu acho.
Eu acho que poluem menos, além de muito possivelmente requererem menos espaço para o cultivo, e talvez até de quebra gerarem menos revolta em pessoas do tipo do pessoal do PETA e vegetarianos.
Artrópodes também produzem metano, mas como são pequenos, mesmo que acabe sendo igual a produção de metano para uma quantidade de seres que proporcionasse um peso de carne útil, a natureza do cultivo provavelmente permitiria a captação desse gás e utilização dele como fonte de energia. Além de ocupar menos espaço que pastos, provavelmente.
Se isso fosse subsidiado... e começasse a se tornar comum, big-mac de minhoca de verdade e coisas do tipo... será que teria bastante aceitação? Ou a tradição ocidental tenderia a vencer se não houvesse intervenção mais incisiva no mercado?