Autor Tópico: Pecuária exótica: insetos para combater o efeito-estufa  (Lida 2387 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Pecuária exótica: insetos para combater o efeito-estufa
« Online: 26 de Fevereiro de 2007, 03:29:16 »
Os gases dos animais de pecuária são um dos maiores poluentes atualmente, um dos maiores contribuintes para o efeito estufa, talvez até mais que carros.

Há no entanto, diveros seres menos tradicionais que são alegadamente tão nutritivos e talvez até mais saudáveis do que os típicos gados suíno e bovino: insetos diversos, lesmas, e minhocas, basicamente eu acho.

Eu acho que poluem menos, além de muito possivelmente requererem menos espaço para o cultivo, e talvez até de quebra gerarem menos revolta em pessoas do tipo do pessoal do PETA e vegetarianos.

Artrópodes também produzem metano, mas como são pequenos, mesmo que acabe sendo igual a produção de metano para uma quantidade de seres que proporcionasse um peso de carne útil, a natureza do cultivo provavelmente permitiria a captação desse gás e utilização dele como fonte de energia. Além de ocupar menos espaço que pastos, provavelmente.

Se isso fosse subsidiado... e começasse a se tornar comum, big-mac de minhoca de verdade e coisas do tipo... será que teria bastante aceitação? Ou a tradição ocidental tenderia a vencer se não houvesse intervenção mais incisiva no mercado?

Raphael

• Visitante
Re: Pecuária exótica: insetos para combater o efeito-estufa
« Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 04:45:52 »
Uma boa questão Banzai, muito boa mesmo. Será mesmo que é possível revertermos o nosso quadro alimentício para não poder mais poluir?

Acho meio improvável, não acredito que nossos estômagos adaptados a um determinado tipo de alimento vá se acostumar a, de uma hora pra outra, começar a consumir outro tipo de alimento. Mas, quem sabe, a evolução e o tempo é poderão explicar.

:abraco: :tchau:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 09:18:26 »
Bem...eu não comeria estas coisas...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Skorpios

• Visitante
« Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 09:29:13 »
Bem…eu não comeria estas coisas…

Nem um gafanhotozinho , frito bem crocante , como tira-gosto para acompanhar uma cerveja ? :P

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 09:37:21 »

Nem um gafanhotozinho , frito bem crocante , como tira-gosto para acompanhar uma cerveja ? :P

Hehehe acho que não. Digamos que tirassem todos os produtos bovinos, suínos e de frangos do mercado e substituíssem por estes "exóticos", daí eu virava vegetariano com gosto...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 12:24:21 »

Nossa, vi uma vez um cara comendo isso e me deu uma vontade...

Sempre que posso, experimento comidas exóticas... e geralmente, gosto...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

danieli

• Visitante
« Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 12:27:27 »
Não viraria fã desse tipo de culinária... Mas provar eu provaria sim :D

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 12:28:56 »
Em um livro da Anne Rice (Pandora) ela diz que os romanos comiam miolos de avestruz. Não sei o quanto real é isso, mas mostra bem como os gostos alimentares podem mudar com o passar do tempo.

E se eu não me engano, é bem comum gafanhoto frito como aperitivo no México.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 18:29:46 »
Acho que uma boa alternativa é aumentar o consumo de carne suína, de peixe e aves. Pelo menos pra mim, não deixam a desejar quando comparadas à carne de gado!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Lena

• Nível 04
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 18:37:50 »
eu adoro caracóis
perninhas de rã já n me seduzem
gafanhotos não sei se experimentava... depende sei lá
Quando um modelo de vida lhe parecer bom, siga-o mas, por favor, não queira que os outros o sigam; o pregador é intolerável (quero eu dizer: muito difícil de suportar). - Agostinho da Silva

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 15:27:20 »
Grande parte nunca esperimentei. Dos que ja, ra acho meio fraco.

Mas esse tipo de coisa estou realmente afim de esperimentar.
"The patient refused an autopsy."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 16:44:50 »
Um ponto que eu imagino, que acho crucial para o sucesso disso seria a "ocidentalização" do visual dessas fontes de comida alternativa.

Ou seja, quando se pensa em comer insetos e outras coisas, geralmente a imagem que vem em mente não é a mais agradável, é a mais literal, a da pessoa comendo um inseto mesmo, talvez até vivo como se não me engano é hábito em algumas culturas.

Mas eu imaginava algo como, os insetos passarem por um processamento tal que não seriam mais vistos como tal; seriam meio como hambúrgueres, ou "carne" de soja. Algo que se você colocasse um ao lado do outro, não saberia discernir qual é qual, por aparência ou mesmo sabor.

Sem isso acho que seria algo fadado ao fracasso mesmo.

No artigo da wikipédia sobre entomofagia diz que há algumas vantagens interessantes:

Higher food conversion efficiency

Insects generally have a higher food conversion efficiency than more traditional meats. For example studies concerning the house cricket (Acheta domesticus) have shown it has it is a food conversion more efficient than commonly eaten vertebrate meats. When reared at 30°C or more, and fed a diet of equal quality to the diet used to rear conventional livestock, house crickets show a food conversion twice as efficient as pigs and broiler chicks, four time that of sheep, and six times higher than steers when losses in carcass trim and dressing percentage are counted.[1]

Furthermore insects reproduce at a faster rate than beef animals, a female cricket can lay from 1,200 to 1,500 in 3 to 4 weeks, in beef the ration is of four breeding animals for each market animal produced. Thus giving house crickets a true food conversion efficiency almost 20 times higher than beef.[1]

For this reason and because of the essential amino acids content of insects some people propose the development of entomophagy to provide a major source of protein in human nutrition. Protein production for human consumption would be more effective and cost less resources than animal protein. Thus making insect meat more ecological than vertebrate meat.

http://en.wikipedia.org/wiki/Entomophagy#Higher_food_conversion_efficiency

O artigo não é algo que me inspire muita confiança, mas acho que vale a pena pesquisar mais...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 16:47:31 »
Acho que uma boa alternativa é aumentar o consumo de carne suína, de peixe e aves. Pelo menos pra mim, não deixam a desejar quando comparadas à carne de gado!

Peixe e aves acho que sim... mas acho que porcos devem dar praticamente no mesmo em poluição, mas não sei... :hein:

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #13 Online: 01 de Março de 2007, 16:28:07 »
Danniel, a diferença tá na proporção de metano produzido pelo gado.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #15 Online: 01 de Março de 2007, 18:16:15 »
Pois é, a proporção de metano liberado por ruminantes é maior, imagino que devido ao modo de digestão!

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #16 Online: 01 de Março de 2007, 18:48:40 »
Parar de comer meu churrasco por causa dos estados unidos que esta ferrando tudo ? nunca.
Não deseje.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Março de 2007, 18:57:17 »
O Brasil é o quarto maior poluidor.

E a Terra é um barco só... se você acha que tem o direito de ferrar com tudo porque todos ferram também.... estão todos ferrados mesmo. O melhor é cada um ter consciência e fazer o que pode, não jogar a responsabilidade só nos EUA ou em quem quer que seja, e também fazer pressão para que eles façam alguma coisa.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #18 Online: 02 de Março de 2007, 03:51:23 »
A quando as conseqüências do aquecimento global fazer realmente efeito sobre nossas vidas eu já não vou estar mas aqui.
Não deseje.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #20 Online: 02 de Março de 2007, 19:43:46 »
Não deixo ninguém usar meu banheiro.. talvez o banheiro de baixo que é um lixo mas isto não vem ao caso.
Não deseje.

Offline Vincent

• Nível 07
  • *
  • Anything you want! $ Your soul!
« Resposta #21 Online: 24 de Março de 2007, 19:49:32 »
Eu sou pernambucano, e aqui algumas pessoas tem o hábito de comer uma espécie de formiga frita (Tanajura), e é muito bom!

Receita:

1- Muitas formigas
2- Manteiga
3- Farinha de mandioca

Frite as formigas na frigideira com manteiga
Adicione a farinha
Obs: cerveja pra acompanhar!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Março de 2007, 20:48:24 »
Eu sou pernambucano, e aqui algumas pessoas tem o hábito de comer uma espécie de formiga frita (Tanajura), e é muito bom!

Receita:

1- Muitas formigas
2- Manteiga
3- Farinha de mandioca

Frite as formigas na frigideira com manteiga
Adicione a farinha
Obs: cerveja pra acompanhar!

Nada contra. Mas te garanto que um belo churrasco sulista é MUITO superior hehe...

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Março de 2007, 10:27:09 »
Acho isso uma "solução" um tanto radical. Não sou favorável à idéia. Na verdade sou cético quanto a possibilidade de, nesse estágio evolutivo, a sociedade humana poder existir sem poluir.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #24 Online: 29 de Março de 2007, 12:29:31 »
Proibir a criação de gado sim, mas estimular as pessoas a terem outro hábito alimentar [talvez até mais saudável] não tem nada de radical.

O mais importante para isso dar certo: o produto final é mais barato?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!