Autor Tópico: Lobotomia - hipotese  (Lida 7144 vezes)

Offline Wile E.Coyote

• Nível 00
  • *
Lobotomia - hipotese
« Online: 26 de Fevereiro de 2007, 12:41:29 »
Quais seriam as implicações éticas para esta cirúrgia como alternativa para neutralizar criminosos perigosos, denominados no sistema carcerário de irrecuperáveis.

O fato é que o lóbulo frontal desempenha um papel fundamental na tomada de decisões. São notórias as histórias que dão contam de que opositores do regime de ditadura no Brasil foram neutralizados com a lobotomia. Defrey Dammer, psicopata norte-americano acusado de vários crimes e condenado à pena de morte, contou que lobotomizava as suas vítimas para transformá-las em escravos sexuais.

Seria demasiado drástico…mas por outro lado a demanda de criminosos vresce cada vez mais….é uma hipótese acetável ?
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2007, 12:44:28 por Wile E.Coyote »
Qualquer indivíduo pode ser sensato, desde que não tenha imaginação - Oscar Wilde

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Lobotomia - hipotese
« Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 13:18:18 »
Talvez se ele escolhesse esse caminho ao invés de ficar preso...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 13:23:18 »
Houve um caso de um pedófilo, no qual foi detectado algum tipo de tumor cerebral, que quando extraído ou tratado, ficou normal.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 17:48:22 »
Imagino que poderia ser uma alternativa eficaz, mas assassinos sempre têm os direitos humanos do seu lado!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 23:29:24 »
Houve um caso de um pedófilo, no qual foi detectado algum tipo de tumor cerebral, que quando extraído ou tratado, ficou normal.
Ou se fez de tratado para ser liberado da pena.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 23:47:04 »
Eu não sei se ele chegou a "ser" pedófilo, ter cometido crimes, não me lembro. Pode ser que ele apenas tivesse confessado para algum tipo de médico.

Offline Gika

• Nível 02
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Março de 2007, 13:43:08 »
Não. Não é uma hipótese aceitável.

Aqui vão alguns motivos:
1) É um recurso demasiadamente caro para o governo arcar com a demanda de criminosos que cresce cada vez mais.
2) Como foi dito no exemplo do Wile, as histórias contam que tal procedimento foi usado na Ditadura e por um psicopata. Optar por isso seria como concordar com essas práticas, um regresso humano.
3) Com uma cirurgia dessa, a pessoa deixa de ser quem ela era. Modificar o ser de uma pessoa é ético?

Não é o fim que justifica os meios, mas sim ao contrário. Que motivos levaram uma pessoa a virar criminosa? De acordo com a resposta dessa pergunta é que devemos agir, e assim a demanda de criminosos diminuem. A lobotomia seria como a pena de morte... uma pseudo-solução à sociedade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 04 de Março de 2007, 13:52:20 »
3) Com uma cirurgia dessa, a pessoa deixa de ser quem ela era. Modificar o ser de uma pessoa é ético?

Pode ser, se a própria pessoa concorda.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gika

• Nível 02
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Março de 2007, 14:14:31 »

Pode ser, se a própria pessoa concorda.

Pois é... tens razão... mas com quais motivos a própria pessoa concordaria com isso?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 04 de Março de 2007, 14:16:45 »
Angústia profunda, por exemplo.  Não é todo mundo que quer continuar como está.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gika

• Nível 02
  • *
« Resposta #10 Online: 04 de Março de 2007, 14:23:05 »
Não é atravéz de uma lobotomia que uma pessoa que não quer continuar como está irá mudar.

Se é isso que ela quer, particularmente, acho que ela precisa de uma ajuda psicológica, e não uma lobotomia.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 04 de Março de 2007, 17:57:08 »
Não é atravéz de uma lobotomia que uma pessoa que não quer continuar como está irá mudar.

Se é isso que ela quer, particularmente, acho que ela precisa de uma ajuda psicológica, e não uma lobotomia.

Concordo.  Mas não há muita dúvida de que uma lobotomia pode ter efeito também.

Offline Gika

• Nível 02
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Março de 2007, 18:24:47 »
Não, quanto a isso não há dúvidas mesmo.

Mas não vale a pena. É desumano.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #13 Online: 07 de Março de 2007, 22:06:57 »
Não. Não é uma hipótese aceitável.
2) Como foi dito no exemplo do Wile, as histórias contam que tal procedimento foi usado na Ditadura e por um psicopata. Optar por isso seria como concordar com essas práticas, um regresso humano.
Não foi usado apenas em ditaduras, nos Estados Unidos lobotomizaram-se milhares de cidadãos nas décadas de 30-40 apenas por terem "comportamento inadequado para a sociedade", o que não implica que eram bandidos, apenas desajustados.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #14 Online: 07 de Março de 2007, 23:09:01 »
O que a gente entende por lobotomia mesmo? Como que a pessoa fica? Nos filmes as pessoas ficavam como vegetais, apenas babando pelos cantos. Será que uma pessoa lobotomizada fica assim mesma? Será que ela perde a consciência ou apenas partes da consciência. ´
São questões que eu gostaria de saber.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #15 Online: 09 de Março de 2007, 00:05:19 »

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Março de 2007, 09:15:19 »
Eu já tinha visto este post no wikipédia, e na verdade não me respondeu muito. Pelo que me consta, a lobotomia parece para o ser humano o pior tipo de estrupo que poderia existir, porque violentaria a consciência. Agora, há registros dentro da medicina de tratamento de doentes de epilepsia gravíssima que são tratados seccionando o corpo caloso do cérebro, cortando a comunicação entre os dois os hemisférios cerebrais, porém mantendo as estruturas intactas. Parece que funciona.
Existem relatos de crianças que tiveram todo um hemisfério cerebral estirpado e aparentemente passaram a partir daquele momento a ter uma vida normal. Então, o que sabemos mesmo deste tipo de operação. Quais são os reais riscos de uma cirurgia seletiva em determinadas áreas? Claro, seria diferente da lobotomia tradicional, que metiam um bisturi pelo nariz e retalhavam todo o lobo frontal do paciente.

Offline Gika

• Nível 02
  • *
« Resposta #17 Online: 09 de Março de 2007, 20:34:27 »
Pelo que me consta, a lobotomia parece para o ser humano o pior tipo de estrupo que poderia existir, porque violentaria a consciência.
Muito bom  :)

Zeichner...
vc colocou um ponto importante a ser discutido... acho que quando se trata de uma doença e a lobotomia sendo um tratamento contra isso... deve ser levada em consideração...

Mas o tópico foi criado quanto a utilização da lobotomia em casos de condenação à criminosos. Em relação a isso eu sou totalmente contra, mas em casos de saúde... deve ser um assunto relevante.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #18 Online: 12 de Março de 2007, 18:14:25 »
Considerando que alguns criminosos não parecem ter consciência, quem sabe a estuprando ela dê algum sinal de vida!:D   
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Luz

• Visitante
« Resposta #19 Online: 12 de Março de 2007, 18:18:46 »

Como fica alguém que sofre a lobotomia?

Continua uma pessoa consciênte, que toma decisões e raciocina?

Pode viver normalmente?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #20 Online: 12 de Março de 2007, 18:43:00 »
Luz, lobotomia é uma prática bem antiga. As vítimas dessa época ficavam meio zumbis, sem muitas reações, ou ficavam confusas devido à separação parcial dos hemisférios cerebrais, era algo bem açogueiro, muitos mais curiosidade que conhecimento!:D  Hoje a neurologia tem mais conhecimentos sobre a fisiologia do cérebro (mas falta muita coisa ainda) e é mais fácil identificar a fonte de alguns problemas mentais ou de comportamento, se essa prática fosse retomada (ahhh, que desumana praticá-la em assassinos que quando possível a fazem em suas vítimas, mas sem anestesia), provavelmente seria bem diferente!!

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Março de 2007, 10:49:26 »
Pois é. a medicina evoluiu muito, e já seria possível fazer não apenas lobotomias, mas outras ciurgias cerebrais seletivas, para tratar de criminosos insanos... mas, do jeito que está, é mais fácil a sociedade aceitar a pena de morte do que mexer na consciência de alguém, mesmo sendo uma consciência beeeeeeem deturpada!
A meu ver, a lobotomia foi uma dos "pecados" da ciência, porque deu poder acima da vida e da morte aos psiquiatras, que muitas vezes nem sabiam o que faziam. Uma coisa é mexer na mente das pessoas, outra é saber QUEM que vai autorizar e QUEM vai fazer isso!
Ainda bem que inventaram o prozac.  :wink:

É a história do filme do Jack Nicholson, Um estranho no Ninho. Assistam, é imperdível.

Luz

• Visitante
« Resposta #22 Online: 16 de Março de 2007, 11:33:16 »

Eu não sei o que pensar da lobotomia, acho que transformar pessoas em zumbis, ainda que psicopatas, não é a melhor solução para o problema. Acaba sendo um "olho por olho".

Um método que pudesse "neutralizar" áreas relativas a certas condutas sem causar danos talvez fosse o ideal, mas por outro lado - como fazer avanços nessa área sem experimentos?

O ser humano é um bicho perigoso - autorizar a Ciência a testar o cérebro dessas pessoas não garante a ética. Grandes coisas são feitas com auxílio da Ciência, mas grandes merdas também.

É claro que compreendo o ponto de vista dos pesquisadores e o grande avanço que isso poderia trazer a neurociência. Bem, a Ciência é amoral, mas a sociedade não pode ser. Defender o avanço científico a qualquer custo termina por ser uma atitude irracional.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 16 de Março de 2007, 11:47:14 »
Eu não sei o que pensar da lobotomia, acho que transformar pessoas em zumbis, ainda que psicopatas, não é a melhor solução para o problema. Acaba sendo um "olho por olho".

Um método que pudesse "neutralizar" áreas relativas a certas condutas sem causar danos talvez fosse o ideal, mas por outro lado - como fazer avanços nessa área sem experimentos?

Antes ainda, como resolver as questões éticas?  Mesmo que fosse possível neutralizar condutas específicas, quem decide quais devem ser... e com qual direito?

Aliás, será que sequer se pode dizer que isso não causa danos, mesmo em um caso puramente teórico e ideal?  Penso que não.

Luz

• Visitante
« Resposta #24 Online: 16 de Março de 2007, 12:10:57 »

Antes ainda, como resolver as questões éticas?  Mesmo que fosse possível neutralizar condutas específicas, quem decide quais devem ser… e com qual direito?

Aliás, será que sequer se pode dizer que isso não causa danos, mesmo em um caso puramente teórico e ideal?  Penso que não.

Pois é. A quantidade de conceitos que podem e devem entrar na questão, acho que termina por fazer dessa, pelo menos por enquanto, uma questão sem solução.  :?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!