Primeiro de tudo, saudações a todos. primeira vez no fórum...
Siguinte... estamos numa situação que beira o insustentável! Somos gado do crime. Agora, em um assalto, mesmo dando o que o ladrão quer, somos assassinados, ou se temos pouco também...
E a situação tende a piorar. Cada vez mais os ladrões dão menos valor a vida. Acho que a partir de agora, a vida do ladrão deveria ter o mesmo valor que a nossa tem para ele!
Pena de morte, não tem como. Já andei pesquisando e não tem como o Brasil voltar a adotá-la. Nosso país foi um dos que assinaram um tratado mundial de abolição da pena de morte, e ficaria feio, perante a comunidade internacional, voltarmos atras. E o direito à vida é uma cláusula pétrea da constituição, não pode ser alterada.
A solução, penso eu, seria a lobotomia, como está sendo discutido aqui.
Sou a favor, porque penso em lobotomia diferente do serviço de açougue feito no passado. O cérebro humano hoje em dia está muito melhor mapeado do que antigamente e uma intervenção cirúrgica daria menos efeitos colaterais que no passado. O meliante não ficaria tão "zumbi", acho...
Só que, assim como a vida é cláusula pétrea na constituição, a integridade física do cidadão também o é. Só que a constituição protege a integridade física do bandido e não protege a nossa. A pena de morte existe sim, no Brasil. Quem julga, condena e executa é o bandido.
Vai resolver o problema do crime? Vai diminuir a violência? Não sei... só sei que cada assassino colocado fora de ação, representa não sei quantos pais de famílias vivos. Esse não mata mais ninguém, não faz rebelião na cadeia e não controla o trafico da penitenciária.
Pode até ser que o bandido pense duas vezes antes de matar alguém, porque nenhum deles tem medo de ser preso, mas teria medo de perder a vida consciente.
Me digam: que falta faz pra sociedade um sujeito que ateia fogo em uma dentista porque ela só tinha 30 reais na conta? Ou o traficante, que acaba com a vida do jovem e da sua família? São pessoas que não tem retorno, galho mais que retorcido que não endireita mais!
Até quando crianças vão ficar sem seus pais, ou pais vendo filhos morrerem prematuramente na mão de bandidos?
Bandidos que usam a ética como escudo, usufruindo de direitos que não nos alcançam.
Quando se tem a vida de inocentes em jogo, não se deveria pensar duas vezes antes de sacrificar a consciência, um pedaço de cérebro de um assassino em troca de várias vidas!
Se não for adotada tolerância zero, não tem jeito, ninguém segura mais...