Autor Tópico: Lobotomia - hipotese  (Lida 7145 vezes)

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
Re: Lobotomia - hipotese
« Resposta #25 Online: 16 de Março de 2007, 12:54:47 »
Lobotomia é algo medieval, completamente anti-ético e desumano. Era feita por açougueiros, estudantes de medicina nos porões e pelos Mengheles na época do nazismo.

Não dá nem para se falar seriamente sobre isto. O que mais me preocupa é o fato de que ainda se encontrem defensores de algo tão brutal. Só pode ser consequência da violência que nos assola. Estamos perdendo o respeito pela vida humana...

Triste  :'(
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #26 Online: 19 de Março de 2007, 10:58:48 »
me preocupa a vida humana nas mãos de assassinos, psicopatas, sociopatas e maníacos do parque em geral. Uma cirúrgia poderia resolver muita coisa, porém, sempre fica aquela questão... quais os limites da ciência, áté quanto nós podemos confiar em cientistas e principalmente em burocratas.

Me parece que acabou acontecendo isso com a lobotomia. De uma cirurgia que acalmaria doentes mentais coms psicoses gravíssimas, sem precisar matá-los, acabou se tornando opção para silenciar qualquer um que fosse diferente, que não se adaptasse à sociedade. Pelo próprio abuso se acabou.

Mas eu acho que vai voltar. Com outro nome, com outra roupagem, sendo mostrada como a nova panacéia psiquiatrica mundial. :|

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #27 Online: 19 de Março de 2007, 18:29:41 »
Fred, sinceramente... aqui está sendo cogitada a possibilidade de manter viva uma pessoa que dificilmente será recuperada e não poderá viver em sociedade. Se fosse uma garantia para que psicopatas se tornassem tranqüilos e inofensivos, seria uma possibilidade aceitável. Menos bárbara que pena de morte, e não seria exatamente uma experiência cruel no cérebro de um inocente!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #28 Online: 11 de Agosto de 2011, 14:52:28 »
O sistema penal como é hoje, parece um desses clubes secretos como a  maçonaria ou rosacruz, por exemplo com regime e estatuto próprio, seria um clube criminália, que tem seus adeptos por uma religião da marginalidade e crimes, onde pra o sujeito tanto faz estar em liberdade ou cumprindo pena, sua ideologia transgressora é tão basilar que fica tudo em família. O indivíduo tem habitação, vestuário e comidada as expensas da sociedade e ainda tem motelzinho particular para quando quiser se divertir, tem seu nicho/reino particular para suas orgias e ainda pode passear nos indultos, ir e vir se quiser.

Se é cômodo e mesmo prático pra o sistema manter um regime desses, já que justifica todo aparato para sustentá-lo e prestígio dos cargos e corporativismo da instituição, manutenção de uma ideologia, pensar na lobotomia onde poderíamos ter a opção de doces e tranquilos meliantes talvez robotizados para tarefas repetitivas e eficientes, do tipo tapar buracos em estradas ou fazer tijolos para casa populares ou replantar árvores, ou pintar viadutos e meio fios, etc.( já pensou certos políticos com contas na Suiça???), reverteria para a socidade o ônus de suas indolências.   
« Última modificação: 11 de Agosto de 2011, 14:58:01 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #29 Online: 11 de Agosto de 2011, 21:23:52 »
Fred, sinceramente... aqui está sendo cogitada a possibilidade de manter viva uma pessoa que dificilmente será recuperada e não poderá viver em sociedade. Se fosse uma garantia para que psicopatas se tornassem tranqüilos e inofensivos, seria uma possibilidade aceitável. Menos bárbara que pena de morte, e não seria exatamente uma experiência cruel no cérebro de um inocente!
É a consciência que nos diferencia.
Acho indiferente aplicar pena de morte ou tornar o sujeito um zumbí ou ainda colocá-lo permanentemente em coma induzido.

E dentre essas opções, para um "irrecuperável", a pena de morte custaria menos aos bolsos dos pagadores de impostos!
:)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 11 de Agosto de 2011, 21:38:54 »
Quais seriam as implicações éticas para esta cirúrgia como alternativa para neutralizar criminosos perigosos, denominados no sistema carcerário de irrecuperáveis.
[...]

Nestas condições eu não sei o que seria melhor: Torná-los "vegetais permanentes" ou executá-los!
Foto USGS

Offline Lord Shadow

• Nível 00
  • *
Re:Lobotomia - hipotese
« Resposta #31 Online: 03 de Junho de 2013, 17:33:22 »
Primeiro de tudo, saudações a todos. primeira vez no fórum...
Siguinte...  estamos numa situação que beira o insustentável! Somos gado do crime.  Agora, em um assalto, mesmo dando o que o ladrão quer, somos assassinados, ou se temos pouco também...
E a situação tende a piorar.  Cada vez mais os ladrões dão menos valor a vida.  Acho que a partir de agora, a vida do ladrão deveria ter o mesmo valor que a nossa tem para ele!
Pena de morte, não tem como.  Já andei pesquisando e não tem como o Brasil voltar a adotá-la.  Nosso país foi um dos que assinaram um tratado mundial de abolição da pena de morte, e ficaria feio, perante a comunidade internacional, voltarmos atras.  E o direito à vida é uma cláusula pétrea da constituição, não pode ser alterada.
A solução, penso eu, seria a lobotomia, como está sendo discutido aqui.
Sou a favor, porque penso em lobotomia diferente do serviço de açougue feito no passado.  O cérebro humano hoje em dia está muito melhor mapeado do que antigamente e uma intervenção cirúrgica daria menos efeitos colaterais que no passado.  O meliante não ficaria tão "zumbi", acho...
Só que, assim como a vida é cláusula pétrea na constituição, a integridade física do cidadão também o é.  Só que a constituição protege a integridade física do bandido e não protege a nossa.  A pena de morte existe sim, no Brasil.  Quem julga, condena e executa é o bandido.
Vai resolver o problema do crime? Vai diminuir a violência?  Não sei... só sei que cada assassino colocado fora de ação, representa não sei quantos pais de famílias vivos.  Esse não mata mais ninguém,  não faz rebelião na cadeia e não controla o trafico da penitenciária.
Pode até ser que o bandido pense duas vezes antes de matar alguém, porque nenhum deles tem medo de ser preso, mas teria medo de perder a vida consciente.
Me digam: que falta faz pra sociedade um sujeito que ateia fogo em uma dentista porque ela só tinha 30 reais na conta?  Ou o traficante, que acaba com a vida do jovem e da sua família?  São pessoas que não tem retorno, galho mais que retorcido que não endireita mais!
Até quando crianças vão ficar sem seus pais, ou pais vendo filhos morrerem prematuramente na mão de bandidos?
Bandidos que usam a ética como escudo, usufruindo de direitos que não nos alcançam.
Quando se tem a vida de inocentes em jogo, não se deveria pensar duas vezes antes de sacrificar a consciência, um pedaço de cérebro de um assassino em troca de várias vidas!
Se não for adotada tolerância zero, não tem jeito, ninguém segura mais...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 03 de Junho de 2013, 18:46:36 »
Não sei qual seria a reação da sociedade em geral, se visse circulando por aí livre um sujeito meio babão, condenado à lobotomia pela justiça, que até pouco tempo teria por exemplo violentado e assassinado crianças de forma brutal. Muitos vilões de novelas despertam o ódio da população que não sabe diferenciar o ator da personagem, por que essa mesma população deveria saber diferenciar um ex-criminoso condenado à lobotomia de um criminoso em liberdade? Em alguns casos, no entanto, a conversão religiosa radical pode funcionar como uma espécie de lobotomia. Muitos condenados que "recebem" Jesus mudam drasticamente o comportamento ao mesmo tempo em que são acolhidos pela comunidade religiosa que lhes prestam apoio e felizmente isso não é levado em conta pela justiça.  Não apontaria a lobotomia ou a conversão religiosa como soluções.
« Última modificação: 03 de Junho de 2013, 18:49:38 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #33 Online: 03 de Junho de 2013, 18:48:31 »
Acho incrível como o povo no Brasil tem confiança na justiça a ponto de querer colocar a decisão sobre a vida e a morte numa instituição que é bem famosa pelos erros, corrupção, compra de sentenças, etc, etc, etc.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 03 de Junho de 2013, 19:50:41 »
Não nego que ela seja morosa, muitas vezes corrupta, erra e é pra lá de preguiçosa, mas você tá generalizando. Ou você tem alguma proporção que desconheço? :)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #35 Online: 03 de Junho de 2013, 19:58:14 »
Não nego que ela seja morosa, muitas vezes corrupta, erra e é pra lá de preguiçosa, mas você tá generalizando. Ou você tem alguma proporção que desconheço? :)

Eu não disse que seja mais corrupta ou erre mais ou menos que outros países ou em proporção absurda, o meu ponto é que é corrupta e erra, um erro numa condenação é um inocente morto ou um babador pra sempre. Quando o estado erra e condena um inocente a prisão, o erro pode ser "reparado", da-se a liberdade e uma compensação financeira, e se o estado errar e matar um inocente? Como se repara isso? Da pra ressucitar o inocente? Da pra desfazer a lobotomia?Se matar um inocente deveria dar pena de morte (ou lobotomia), segundo os apoiadores da proposta, se o estado errar e matar um inocente, quem vai morrer? Os apoiadores se voluntariam a ser fiadores do estado?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #36 Online: 03 de Junho de 2013, 22:43:38 »

Eu não disse que seja mais corrupta ou erre mais ou menos que outros países ou em proporção absurda, o meu ponto é que é corrupta e erra, um erro numa condenação é um inocente morto ou um babador pra sempre. Quando o estado erra e condena um inocente a prisão, o erro pode ser "reparado", da-se a liberdade e uma compensação financeira, e se o estado errar e matar um inocente? Como se repara isso? Da pra ressucitar o inocente? Da pra desfazer a lobotomia?Se matar um inocente deveria dar pena de morte (ou lobotomia), segundo os apoiadores da proposta, se o estado errar e matar um inocente, quem vai morrer? Os apoiadores se voluntariam a ser fiadores do estado?

O discurso de temer o erro seria válido se essa "solução" de morte ou de lobotomia fosse aplicada como primeira medida, mas nem mesmo as penas de reclusão o são, o que dirá de algo como lobotomia.

Considerando que praticamente não há réus primários nas cadeias de hoje, posso visualizar tranquilamente uma norma nos moldes do "three strikes" dos EUA. Cometeu a primeira? Pena alternativa. A segunda? Cumpre integralmente a pena. A terceira? Acho que o cara definitivamente não está apto à ressocialização... se quiser, dê 5 chances, mas na minha opinião, se o cara foi preso e após o devido processo legal, condenado por 5 vezes por crimes violentos, sinceramente não vejo pra quê gastar dinheiro tentando ressocializar ele.

Mas se na sua concepção é tão alta assim a chance de que o cara tenha sido condenado 5 vezes por engano/suborno... tão tá.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #37 Online: 03 de Junho de 2013, 22:54:52 »

O discurso de temer o erro seria válido se essa "solução" de morte ou de lobotomia fosse aplicada como primeira medida, mas nem mesmo as penas de reclusão o são, o que dirá de algo como lobotomia.

Considerando que praticamente não há réus primários nas cadeias de hoje, posso visualizar tranquilamente uma norma nos moldes do "three strikes" dos EUA. Cometeu a primeira? Pena alternativa. A segunda? Cumpre integralmente a pena. A terceira? Acho que o cara definitivamente não está apto à ressocialização... se quiser, dê 5 chances, mas na minha opinião, se o cara foi preso e após o devido processo legal, condenado por 5 vezes por crimes violentos, sinceramente não vejo pra quê gastar dinheiro tentando ressocializar ele.

Mas se na sua concepção é tão alta assim a chance de que o cara tenha sido condenado 5 vezes por engano/suborno... tão tá.

E essa desculpa de gastar dinheiro é ridícula, nos EUA a pena de morte sai mais cara que a prisão perpétua. Deixem o cara preso apodrecendo na cadeia, se houve algum erro judicial, ele pode ser revertido.

http://www.deathpenalty.org/article.php?id=42

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #38 Online: 03 de Junho de 2013, 23:07:25 »
E essa desculpa de gastar dinheiro é ridícula, nos EUA a pena de morte sai mais cara que a prisão perpétua. Deixem o cara preso apodrecendo na cadeia, se houve algum erro judicial, ele pode ser revertido.

Ridículo é isso de "se houver erro" depois de 5, 10, 20 condenações transitadas em julgado. O cara é irrecuperável e pronto. Arranquem logo um pedaço do cérebro dele e coloquem ele pra podar jardins ou lamber selos, sei lá. :P
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #39 Online: 03 de Junho de 2013, 23:17:36 »

Ridículo é isso de "se houver erro" depois de 5, 10, 20 condenações transitadas em julgado. O cara é irrecuperável e pronto. Arranquem logo um pedaço do cérebro dele e coloquem ele pra podar jardins ou lamber selos, sei lá. :P

Põe o cara em perpétua depois da segunda, se alguma coisa nova aparecer e o cara for inocentado depois de 30 ou 40 anos o estado não vai precisar pagar uma enfermeira/babá eternamente pro cara além da indenização. Prisão perpétua sai mais barato, é possível consertar eventuais erros, eu acho que é muito mais castigo que morrer ou virar um vegetal.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #40 Online: 03 de Junho de 2013, 23:29:35 »

Põe o cara em perpétua depois da segunda, se alguma coisa nova aparecer e o cara for inocentado depois de 30 ou 40 anos o estado não vai precisar pagar uma enfermeira/babá eternamente pro cara além da indenização. Prisão perpétua sai mais barato, é possível consertar eventuais erros, eu acho que é muito mais castigo que morrer ou virar um vegetal.

Virar vegetal é muito mais hardcore. Podem fazer os dois. Prendam pro resto da vida e coloquem ele pra fazer trabalhos idiotas. Isso vai servir de exemplo e ele trabalhando (mesmo que com algo idiota) vai estar sendo mais produtivo do que 80% dos presos hoje.

Offline Lord Shadow

• Nível 00
  • *
« Resposta #41 Online: 04 de Junho de 2013, 10:28:44 »
Quando penso em lobotomia, não penso como castigo, mas como neutralização de um elemento nocivo à vida. 
Quanto a possíveis erros, é como disseram acima:  não seria aplicado a um réu primário, mas no caso daquele cidadão que já matou 4, 5 ou mais.   E seria até bom o sujeito sair babando na rua.  Serve de exemplo.  Tem que haver algo pra esses caras temerem.  Hoje em dia, o cidadão sabe que não dá nada se matar o cara no assalto.   E é mais negócio matar mesmo, porque o cara não vai poder fazer reconhecimento depois. 
Deixa a penitenciária pra réu primário, ou o cara que saiu da balada bêudo e matou  alguém num  racha, ou políticos corruptos (xiii, aí já é sonhar demais... hehehe).
Alguém ainda pode argumentar que não adianta... lobotomiza um, aparece mais cinco.  Lobotomiza o Fernandinho Beira Mar,  sempre vai ter um sucessor.   Pensar assim é como resolver não almoçar mais porque no dia seguinte vai sentir fome de novo.  A coisa é que nem mato ou barba, se não cortar, cresce.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #42 Online: 04 de Junho de 2013, 12:45:54 »
No Brasil?

Ia ser uma legião de pobres lobotomizados.

Nos EUA que são os EUA e que têm o sistema jurídico que deixa o nosso no chão, o corredor da morte é formado majoritariamente por negros e/ou pobres, imagina como seria aqui pena de morte ou lobotomização. Péssima ideia na minha visão.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 04 de Junho de 2013, 12:57:20 »
No Brasil?

Ia ser uma legião de pobres lobotomizados.

Nos EUA que são os EUA e que têm o sistema jurídico que deixa o nosso no chão, o corredor da morte é formado majoritariamente por negros e/ou pobres, imagina como seria aqui pena de morte ou lobotomização. Péssima ideia na minha visão.

Desde os pobres lobotomizados fossem assassinos, não seria um grande problema. Embora eu entenda que o ideal é que os lobotomizados fossem de qualquer classe social, desde que bandidos.

Mas também não acho que funcionaria. Como falou o Barata, a prisão perpétua teria em tese o mesmo efeito com a vantagem de poder ser (mais ou menos) revertida.
"Deus prefere os ateus"

Offline Lord Shadow

• Nível 00
  • *
« Resposta #44 Online: 04 de Junho de 2013, 13:48:25 »
Já que estamos trabalhando com hipóteses, e cada um já exprimiu sua posição, poderíamos ir um pouco mais adiante...
Digamos que tenha sido aprovada a intervenção cirúrgica nos criminosos depois de alguns meses de votação e toda aquela pataquada.
William Boner anuncia: o primeiro a ser lobotomizado é Fernandinho Beira Mar. (ou algum chefão do PCC).
Na minha opinião, estaria instaurado o terror!  As organizações criminosas dariam a ordem de assassinatos em massa até que revogassem a lei da lobotomia.  É um quadro a ser considerado.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 04 de Junho de 2013, 14:05:08 »
Já que estamos trabalhando com hipóteses, e cada um já exprimiu sua posição, poderíamos ir um pouco mais adiante...
Digamos que tenha sido aprovada a intervenção cirúrgica nos criminosos depois de alguns meses de votação e toda aquela pataquada.
William Boner anuncia: o primeiro a ser lobotomizado é Fernandinho Beira Mar. (ou algum chefão do PCC).
Na minha opinião, estaria instaurado o terror!  As organizações criminosas dariam a ordem de assassinatos em massa até que revogassem a lei da lobotomia.  É um quadro a ser considerado.

Era só lobotomizar todos eles  :P.
"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 04 de Junho de 2013, 16:34:53 »
[...]

A reação da sociedade seria pelo extermínio, puro e simples, de todos os membros destas organizações criminosas.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!