Bem...Minha intenção era apenas transmitir a idéia...não julgei necessário detalhar muito a figura pois a idéia está concentrada no "esticar" e "encolher" dos elásticos.
De qualquer maneia...precisamente a resposta é não....nãona mesma posição que a lâmpada ficaria...a lâmpada é posicionada ao "lado" da roda, próxima dos raios de elástico, para que os faça "encolher" desequilibrando a roda.
Na figura, o imã ficaria na posição que aparece na figura mesmo...alinhada com o "aro-imã".
Como o polo do imã que mais de aproxima do aro-imã tem a mesma polarização que o lado externo da roda....esta deve ser repelida. Com o aro sendo repelido, os aros que estão "mais próximos" do imã externo tendem a se contrair e os do lado oposto a se distender...já que o imã está "empurrando" o aro.
Preste atenção, no motor de elástico: O aro de elástico esquenta, e por isso se contrai,com isso a roda desequilibra e roda.
Na idéia proposta, é o imã que desequilibra a roda (o aro-imã) o que é "permitido" pela flexibilidade dos elásticos que formam os raios.
Conseguí transmitir a idéia desta vez? (Eu já tô quase montando um desses em casa pra ver se funciona...hehehe...uma pena que meu raciocínio lógico não me permita...acho que vou beber pra ver se faço sem pensar)