Autor Tópico: Moto Contínuo  (Lida 5959 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Moto Contínuo
« Online: 27 de Fevereiro de 2007, 19:41:40 »
Eu achava que era impossível construir um moto contínuo, mas alguns cientistas já estão estudando um fenomeno chamado "Demônio de Maxwell" para construir um nanomotor que seria na verdade um moto contínuo. Abaixo o link:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010170070214

"Irmãos! Não sejamos tão céticos assim....rsrsrsrs

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Moto Contínuo
« Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 20:59:33 »
Vou acreditar quando vir os cálculos -- e a máquina em funcionamento   :-)

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 21:15:23 »
Se há um moto contínuo que não consigo entender o motivo de não funcionar é um que vi uma vez com imãs permanentes móveis e fixos. Se eu achar uma imagem eu posto aqui.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 23:28:47 »
será alimentado por partículas subatômicas
Ele é abastecido. Aliás, isso não vai contra o que chamamos de moto continuo popularmente?
Se há um moto contínuo que não consigo entender o motivo de não funcionar é um que vi uma vez com imãs permanentes móveis e fixos. Se eu achar uma imagem eu posto aqui.
Isso utiliza a energia da atração dos imãs? O imã não perde potência com o tempo?

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #4 Online: 01 de Março de 2007, 19:17:08 »
Achei, estava falando deste modelo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #5 Online: 02 de Março de 2007, 08:00:50 »
Uma distribuição de ímãs desse jeito produz um campo resultante de intensidade zero em todos os pontos do plano do rotor. Não há torque, logo não há movimento. Isso independe da presença ou ausência de uma blindagem magética -- ainda que tal coisa pudesse existir do jeito proposto.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
Motor perpétuo...Me ajudem...o que é que eu não estou vendo?
« Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 16:40:09 »
Boa Tarde,

Passeando pela NET ví essa idéia de motor feito com elásticos e uma lâmpada: http://www.feiradeciencias.com.br/sala08/08_04.asp

Até então, tudo normal....a coisa funciona...e já achei até video no youtube com essa roda de elásticos rodando....(mal...mas rodando)

Agora se trocarmos a lâmpada por um imã...e o aro da roda for um imã tb...(veja a configuração abaixo) a intuição diz que deveria funcionar....

Sabemos que não pode funcionar...porque senão teríamos um moto-contínuo...então eu peço a ajuda de vocês...

Porque não funciona???
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2011, 16:45:55 por The Lucks »
:)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Motor perpétuo...Me ajudam...o que é que eu não estou vendo?
« Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 16:47:44 »
Pra começar, acho difícil ter um ímã anular estável com os pólos assim.

Além disso, o motor de elástico funciona aquecendo os elásticos e desequilibrando a roda. Os ímãs não fazem isso.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
Re: Motor perpétuo...Me ajudem...o que é que eu não estou vendo?
« Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 16:53:23 »
Posso garantir...o imã com esse formato é plenamente possível!

Explicando a idéia...o imã "empurra" o aro...com isso o elático (que são os raios dessa roda) são esticados de um lado e encolhidos do outro....isso desequilibraria a roda....e a gravidade faz o restpo para ela girar.

Esse é o conceito...falta achar a falha!

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 18:06:59 »
Na sua ilustração o ímã externo estaria na mesma posição da lâmpada?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 23:45:24 »
Bem...Minha intenção era apenas transmitir a idéia...não julgei necessário detalhar muito a figura pois a idéia está concentrada no "esticar" e "encolher" dos elásticos.
De qualquer maneia...precisamente a resposta é não....nãona mesma posição que a lâmpada ficaria...a lâmpada é posicionada ao "lado" da roda, próxima dos raios de elástico, para que os faça "encolher" desequilibrando a roda.
Na figura, o imã ficaria na posição que aparece na figura mesmo...alinhada com o "aro-imã".
Como o polo do imã que mais de aproxima do aro-imã tem a mesma polarização que o lado externo da roda....esta deve ser repelida. Com o aro sendo repelido, os aros que estão "mais próximos" do imã externo tendem a se contrair e os do lado oposto a se distender...já que o imã está "empurrando" o aro.
Preste atenção, no motor de elástico: O aro de elástico esquenta, e por isso se contrai,com isso a roda desequilibra e roda.
Na idéia proposta, é o imã que desequilibra a roda (o aro-imã) o que é "permitido" pela flexibilidade dos elásticos que formam os raios.

Conseguí transmitir a idéia desta vez? (Eu já tô quase montando um desses em casa pra ver se funciona...hehehe...uma pena que meu raciocínio lógico não me permita...acho que vou beber pra ver se faço sem pensar)

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 23:49:05 »
tenho um certo trauma de moto-perpétuos, no meu tempo de colégio achava fascinante a idéia e bolava altos projetos, que ao serem apresentados à prof de Física, apenas eram questionados com "não tem como viola a lei da energia" u.u
/------------------/--------------------/

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 23:56:55 »
kkk
É...eu já tive muita idéias também....mas gosto de compreender pq a coisa não funciona...
Eu aceito que o moto-perpétuo não funcione! Mas não consigo aceitar que eu não entenda o porque não funciona.

E é obvio que não funciona...além da "tal termodinâmica", com uma idéia assim tão simples...não sou idiota a ponto de achar que é a primeira vez na história que alguém pensa nisso, e se funcionasse teríamos um derivado dela gerando energia na nossa casa...hehehe! Mas a pergunta ainda é valida....O QUE ESTÁ ERRADO??

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 00:02:07 »
Bom, quando um ímã, que deve ser de material condutor (como a roda), começa a se deslocar na presença de um campo magnético variável (como o gerado pelo ímã outro ímã), surgem as correntes de Foucault, que funcionam como um freio magnético. Como a presença de um campo magnético não-uniforme é fundamental pra quebrar a simetria do sistema e a presença desse mesmo campo magnético não-uniforme gera as correntes de Foucault, você perde energia por efeito Joule.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2011, 00:06:28 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 00:06:59 »
Da forma como está a figura, acho que a roda permaneceria parada. A tendência é a repulsão no sentido do longo eixo do ímã menor, que não acontece pelo eixo ser fixo. Mas se você traçar uma linha ligando o longo eixo do ímã menor com o centro do eixo, verá que no perímetro do ímã circular as forças de repulsão são simétricas. Então o rotação seria com igual intensidade tanto destrógena quanto sinestrógena, ficando o movimento nulo.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 00:09:48 »
kkk
É...eu já tive muita idéias também....mas gosto de compreender pq a coisa não funciona...
Eu aceito que o moto-perpétuo não funcione! Mas não consigo aceitar que eu não entenda o porque não funciona.

E é obvio que não funciona...além da "tal termodinâmica", com uma idéia assim tão simples...não sou idiota a ponto de achar que é a primeira vez na história que alguém pensa nisso, e se funcionasse teríamos um derivado dela gerando energia na nossa casa...hehehe! Mas a pergunta ainda é valida....O QUE ESTÁ ERRADO??

eu também aceito, claro que sempre fica no fundo aquela sensação "seria tão legal" mas nunca pretendi achar um moto-perpétuo de verdade, mas me dava raiva quando a pessoa não sabia explicar porque não funcionava e apenas apelava para as "leis da física"... tenta usar algum simulador de física e faz o projeto, dai talvez dê para ver onde ele falha.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #16 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 00:12:05 »
Bem Snow... ou você complicou demais a idéia...ou eu viajei na sua resposta....

Os imãs estão alí somente para empurrar o aro e fazê-lo "desequilibrar"...
Mantendo o conceito...poderíamos então voltar ao projeto da "feira de ciências" do motor de elásticos....jogamos fora a lâmpada...e usamos um pedaço de pau então para empurrar a roda....apenas, já que não usaremos os imãs nem a lãmpada, considere que o atrito entre o aro da da roda e o pedaço de pau é nulo/desprezível.

Não temos mais imãs....nem correntes de Foucault, nem elétricas nem nada....um "pau" sem atrito desequilibra a roda, porque ela não gira?? (Pau sem atrito permite interpretações terríveis!!!  :histeria:)

Derfel...o eixo é fixo...mas os raios não...são de elásticos!

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 00:18:22 »
Se não há atrito e você moveu a roda com um pau, você consegue apenas conservar o momento angular, não é capaz de gerar trabalho sem perda do momento, logo não é um moto-perpétuo.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #18 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 00:34:19 »
Se não há atrito e você moveu a roda com um pau, você consegue apenas conservar o momento angular, não é capaz de gerar trabalho sem perda do momento, logo não é um moto-perpétuo.

Acho que o "mover com o pau" não ficou muito claro...fiz um novo desenho...para tentar transmitir a idéia.

Imagine que a bola rosa é um rolamento, perfeito e sem atrito.
As linhas vermelhas, elástico "encolhido"
As linhas verdes, elástico "estendido"
As azuis, algo intermediário.

Como fica mais "peso" do lado direito da imagem...a gravidade forçaria a roda a girar...assim como acontece no exemplo do motor de elástico do post inicial!

(acho que agora vai!!  :D)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #19 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 11:26:50 »
Como fica mais "peso" do lado direito da imagem...a gravidade forçaria a roda a girar...assim como acontece no exemplo do motor de elástico do post inicial!
Mas The Lucks, no motor de elástico, se eu entendi direito, o calor faz com que alguns elásticos de um lado realizem trabalho encolhendo-os. Parte do calor é liberado quando esses elásticos mais quentes giram para a parte mais fria da roda, alongando os elásticos novamente.

Nos seus outros exemplos, a roda vai pender para um lado na horizontal, e consequentemente a gravidade vai fazer com que ela desça um pouco, mas aí os elásticos sairão da posição de equilíbrio anterior gerando uma força elástica resultante na vertical que extamente anulará a gravidade e o sistema entrará em equilíbrio novamente.

Como não há uma fornte externa de energia para tirar os elásticos dessa nova posição de equilíbrio, não teremos moto perpétuo.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #20 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 11:45:52 »
 Gilberto,

Pre falar a verdade...depois que eu fiz esse ultimo desenho....a coisa ficou mais clara até pra mim! hehehe
Então..vou arriscar minha opinião...(que não deixa de ser uma variação da sua idéia)
“Quando a roda é empurrada pelo rolamento...o elástico realiza sim trabalho...mas, pensando bem...considerando todas as forças...acho que a roda não ficará desequilibrada....
Pois,...não adiantaria ela girar...já que ela não iria para um ponto onde o “equilíbrio” aumenta....Se em qualquer posição da volta ela estaria na mesma situação, então não há nenhuma lógica em a roda girar procurando equilíbrio..

No caso do motor de elástico, os elásticos esquentam e esfriam...e é essa variação que provoca o desequilíbrio...e aí sim...até que o elástico esfrie...a roda procura uma nova posição de equilíbrio...quando encontra....é um outro elástico que está sendo aquecido...e por isso ocorre o movimento.”
O que tá buzinando na minha cabeça agora...é se existe algum material que se deforme com a ação de um capo magnético....esse material poderia fazer o papel dos elásticos e um imã permanente o papel da lâmpada....mas não vou ficar insistindo nessa idéia....(ao menos por enquanto...hehehe)...se eu encontrar algum material que faça isso....aí atualizo tudo aqui e analisamos novamente!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #21 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 11:56:54 »
Ainda que se possa fabricar um material assim, o ímã permanente não é tão "permanente" assim. Uma hora ele ia gastar e o seu motorzinho teria que parar.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #22 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 12:52:19 »
Bem...Mas pense bem...existem um gasto de energia para produzir um imã! Se a energia que esse "suporto" motor gerasse fosse superior a energia necessária para fazer outro imã....bingo!
Como a perda de magnetismo de um imã, ao menos até onde sei, não está relacionada com o uso que se faz do campo que ele "emite" e sim pela reorganização interna do material que o compoe...seria plausível que se tal coisa funcionasse, gerasse mais energia  girando do que necessária para fazer um novo imã.
(Apenas reforçando....não espero criar algo assim de verdade...e nem tenho nada contra a termodinãmica...apenas discorrer sobre o assunto e testar idéias...assim, quem sabe, de uma idéia "absurda" possa nascer alguma coisa útil! hehehe)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #23 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 13:05:34 »
Antes de continuar a especulação seria preciso saber como o material "magneto-elástico" se comportaria. Se eu tiver tempo, vou rascunhar umas contas aqui e posto.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #24 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 15:03:49 »
Por mais que ele crie mais energia do que a utilizada na fabricação, penso eu que o motor deverá ficar rodando por muitooo tempo, pois imagino que sua rotação deve ser bem baixa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!