Autor Tópico: Ateus são a minoria mais discriminada nos E.U.A.  (Lida 4523 vezes)

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
Re: Ateus são a minoria mais discriminada nos E.U.A.
« Resposta #25 Online: 24 de Novembro de 2010, 20:10:21 »
Posso até ser uma minória neste quesito mas não gosto de ser vitimizado, penso que podemos dizer que somos a minoria com maior capacidade critica, e com expressiva massa intelectual de elite. Não somos uma minoria em situação de fragilidade por exemplo, como poderia citar a dos travestis que estão na sua imensa maioria marginalizados e vivendo da prostituíção.
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #26 Online: 24 de Novembro de 2010, 20:20:18 »
Posso até ser uma minória neste quesito mas não gosto de ser vitimizado, penso que podemos dizer que somos a minoria com maior capacidade critica, e com expressiva massa intelectual de elite. Não somos uma minoria em situação de fragilidade por exemplo, como poderia citar a dos travestis que estão na sua imensa maioria marginalizados e vivendo da prostituíção.
Só por curiosidade, poderia, por favor, explicar melhor a parte grifada.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #27 Online: 24 de Novembro de 2010, 20:26:10 »
Acredito que os ateus são geralmente pessoas com níveis educacional diferenciado, e essa proporção entres ateus e religiosos deve diminuir entre os cientistas, sociologos e pessoas com maior nível educacional.
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #28 Online: 25 de Novembro de 2010, 01:15:40 »
Cientista,

Isso mesmo, a intenção era te derrotar mesmo. Eu apenas usei da mesma desonestidade que você utiliza.

E sem ofensas, mas sua honestidade intelectual é discutível, por isto parei de debater com você e não pretendo voltar a fazê-lo nem neste fórum e nem em nenhum outro.

Nada pessoal, mas sua linha de debate além de ofensiva, desqualifica todos aqueles que vão contra você. Mas tem bastante forista no fórum, divirta-se. :ok:
- Se você me acusa de desonestidade (do mesmo tipo que a sua -- mentir -- ou qualquer outra), é direito meu exigir que aponte onde, quando e como ela ocorreu para que eu possa me retratar e não ser mais desonesto ainda, esquivando-me desonestamente;

- O mesmo quanto à "discutibilidade" da minha honestidade intelectual. Quando, onde e como? Teria sido por "isto" mesmo que você desistiu de "debater" comigo? Vai responder a verdade para esta pergunta anterior?

- Não sei de onde tirou a conclusão de que este meu comentário possa significar que tenho algum interesse em debater com alguém tão confesso quanto você;

- Minha linha de debate não é ofensiva, preliminarmente, mas agressiva para quem não consegue provar nem para si próprio que eu estou errado, recorrendo até a mentiras quando não encontra outra saída;

- Se você vem aqui para se divertir, eu não;

- Não precisa responder às perguntas aqui (apenas aponte meus "atos desonestos"). Se servirem para sua reflexão pessoal, já é o bastante para eu ficar feliz por você.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 25 de Novembro de 2010, 20:22:23 »

LOL LOL LOL. pra bom entendedor uma imagem basta. :D

Acho que não sou bom entendendor, alguém explica a piada? :P

Então, prefiro dizer que sou agnóstico (o povão acha que isso é um meio termo; ou entao alguem que nao tem religiao).

Pra mim, ateu e agnóstico são respostas para perguntas diferentes.
Se alguém me pergunta se eu creio em Deus, digo que não, logo sou ateu.
Se alguém me pergunta se eu sei se Deus existe ou não, também digo que não, logo sou agnóstico.
E não vejo nenhuma contradição nisso. Mas, pessoalmente, eu digo para as pessoas que sou ateu com mais frequência.

Offline Baphomet

• Nível 20
  • *
  • ATEU (Fisicismo Reducionista)
« Resposta #30 Online: 25 de Novembro de 2010, 22:12:06 »
... eu nunca afirmei abertamente pra ninguém que sou ateu ... eu sairia perdendo muita coisa afirmando isso, tipo emprego, algumas "amizades", familiares se afastando, etc...
Eu tenho esse mesmo problema. O meu prejuízo seria grande demais. Eu, simplesmente, mantenho a imagem do "cara que não vai à igreja", e só.
No lugar onde eu vivo, e com a família que tenho, isso seria quase suicídio...
"Não é suficiente ver que o jardim é belo sem ter que acreditar que há fadas morando nele também?"
(Douglas Adams)

"Quando uma pessoa tem uma insanidade, chama-se a isso 'delírio'; quando muitas pessoas sofrem de um delírio, chama-se a isso 'religião'."
(Robert Pirsig)

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #31 Online: 25 de Novembro de 2010, 23:50:09 »
uliníli,
Para mim isso cai no mesmo ponto das fadas, se alguém me pergunta se eu sei que deus não existe, eu digo que sei. Você é da vertente que acha que deus é mais provável que fadas? Já adotei até o meu próprio postulado: se não há evidência alguma da existência de algo, logo ela não existe.

Edited: sei que deus NÃO existe
« Última modificação: 26 de Novembro de 2010, 21:52:55 por parcus »
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 26 de Novembro de 2010, 01:33:33 »

Eu inclusive postei nesses fóruns um tópicos para situações onde as pessoas tenham sido vítimas de discriminação. Acho que os poucos casos foram uns dois ou três que já haviam contado desde os áureos tempos da STR, e um ou outro comentário do tipo "eu não tenho coragem de falar para minha família que sou ateu". Está lá empoeirando, e é um tema que praticamente nunca aparece no fórum. São sempre questões como ofensas por "Deus" nas notas, imagens religiosas por aí, ou um apresentador de TV sendo ignorante.

Nem querendo desmerecer esse problema, mas a "discriminação" que "sofremos" é de longe a mais inócua ou até "platônica", em comparação com outros grupos que sofrem discriminação de verdade.

Até porque "ser ateu", nem é realmente "ser" algo, não é nada. A menos que se seja ateu bomba militante que lê diariamente passagens dos livros de Dawkins, que viva e respire uma asserção negativa sobre a existência de um super-cara. O tipo de empolgação que levaria a algum tipo de problema ou revolta se fosse focada em qualquer outra coisa, desde religião a colecionador de tampinhas.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #33 Online: 26 de Novembro de 2010, 02:48:24 »

LOL LOL LOL. pra bom entendedor uma imagem basta. :D

Eu entendi do meu jeito, de acordo com meus interesses pessoais mais mesquinhos e toda a minha suposta "discutível honestidade intelectual". Fiz uma pequena alteração no nome: Tome-lhe Mustarda! Tome-lhe Mustarda!!!!!!
« Última modificação: 26 de Novembro de 2010, 02:56:44 por Cientista »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #34 Online: 26 de Novembro de 2010, 15:01:54 »
Até porque "ser ateu", nem é realmente "ser" algo, não é nada. A menos que se seja ateu bomba militante que lê diariamente passagens dos livros de Dawkins, que viva e respire uma asserção negativa sobre a existência de um super-cara. O tipo de empolgação que levaria a algum tipo de problema ou revolta se fosse focada em qualquer outra coisa, desde religião a colecionador de tampinhas.

Muito interessante o que você escreveu Buckaroo! :ok:

Talvez seja por isto que não vemos por aí grupos militantes de ateus. Acredito que daí em diante, deixaria de ser ateísmo e ser tornaria qualquer outra coisa fanática.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 26 de Novembro de 2010, 21:49:17 »
uliníli,
Para mim isso cai no mesmo ponto das fadas, se alguém me pergunta se eu sei que deus existe, eu digo que sei. Você é da vertente que acha que deus é mais provável que fadas? Já adotei até o meu próprio postulado: se não há evidência alguma da existência de algo, logo ela não existe.

Eu não disse que sei que fadas não existem :P
Eu tenho uma forte opinião de que Deus e fadas não existem, mas isso é opinião, não conhecimento. Deuses e fadas são diferentes de discos-voadores e pés-grandes no sentido que são definidos como seres sobrenaturais que vivem em outra realidade na qual as regras do mundo que conhecemos não são aplicáveis, logo nosso conhecimento não vale para julgá-los.
A razão pela qual eu opino que esses seres não existe é o princípio da parcimônia, eu posso imaginar infinitos mundos fantásticos povoados por infinitos seres sobrenaturais, até o Monstro Espaguete Voador. Por que então eu deveria escolher uma dessas realidades em vez de qualquer outra? Na dúvida, eu escolho o mais simples.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 27 de Novembro de 2010, 00:23:35 »
uliníli,
Para mim isso cai no mesmo ponto das fadas, se alguém me pergunta se eu sei que deus existe, eu digo que sei. Você é da vertente que acha que deus é mais provável que fadas? Já adotei até o meu próprio postulado: se não há evidência alguma da existência de algo, logo ela não existe.

Eu não disse que sei que fadas não existem :P
Eu tenho uma forte opinião de que Deus e fadas não existem, mas isso é opinião, não conhecimento. Deuses e fadas são diferentes de discos-voadores e pés-grandes no sentido que são definidos como seres sobrenaturais que vivem em outra realidade na qual as regras do mundo que conhecemos não são aplicáveis, logo nosso conhecimento não vale para julgá-los.

Premissa (petição de princípio) metafísica escolástica por excelência.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 27 de Novembro de 2010, 00:31:26 »
Premissa (petição de princípio) metafísica escolástica por excelência.

Com certeza. Esse tipo de conhecimento é simplesmente impossível (e no entanto os crentes alegam possuí-lo...). Mas para quem é adepto de falácias isso é um escudo e tanto.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #38 Online: 27 de Novembro de 2010, 16:49:16 »
Acredito que os ateus são geralmente pessoas com níveis educacional diferenciado, e essa proporção entres ateus e religiosos deve diminuir entre os cientistas, sociologos e pessoas com maior nível educacional.
Entendi o que vc quis diz dizer. Sabe, tem gente que faz uma associação entre nível intelectual/cultural e ateísmo, e depois começa a achar que ateísmo é consequencia natural de um alto nível intelectual.

P.S.:sei que não foi isso que vc quis dizer ok.

-------------------------------------

Vc tem que pegar o contexto. Veja este post > ../forum/topic=10305.0.html#msg564270
e os dois posts abaixo. :)

Então, prefiro dizer que sou agnóstico (o povão acha que isso é um meio termo; ou entao alguem que nao tem religiao).

Pra mim, ateu e agnóstico são respostas para perguntas diferentes.
1 - Se alguém me pergunta se eu creio em Deus, digo que não, logo sou ateu.
2 - Se alguém me pergunta se eu sei se Deus existe ou não, também digo que não, logo sou agnóstico.
E não vejo nenhuma contradição nisso. Mas, pessoalmente, eu digo para as pessoas que sou ateu com mais frequência.
Sim, vc está certo. Mas se vc desenvolver um pouco mais a questão, vai perceber que agnóstico e ateu são, no fim das contas, a mesma coisa. Tomando as suas respostas, basta perguntar em seguida:
1 - ateu, por que vc não acredita em deus?
2 - agnóstico, vc não sabe se ele existe, mas muita gente acredita q que existe. E vc, acredita?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 27 de Novembro de 2010, 16:53:24 »
Sim, vc está certo. Mas se vc desenvolver um pouco mais a questão, vai perceber que agnóstico e ateu são, no fim das contas, a mesma coisa. Tomando as suas respostas, basta perguntar em seguida:
1 - ateu, por que vc não acredita em deus?
2 - agnóstico, vc não sabe se ele existe, mas muita gente acredita q que existe. E vc, acredita?

Na maioria das vezes eu acho que sim, porém também é possível alguém ser ateu e não ser agnóstico ou ser agnóstico e não ser ateu.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!