Também acho que a religião pode ter dado "liga" a princípios morais antigamente, mesmo que distorcidos. Mas atualmente ela não é mesmo mais necessária, o humanismo faz isto muito melhor. Os princípios listados pelo Nightmare são um bom exemplo desta moral. Em alguns pontos a religião vai de encontro com estes princípios (estou usando como exemplo a religião cristã), já em outros, não.
Um dos problemas de se tomar as religiões como base para a moral é exatamente ela própria, afinal todas querem estar certas, e sob este aspecto a liberdade de crença (o de não crer, como no caso dos ateus) já vai pro espaço. Outro exemplo é a liberdade sexual, que em geral é discriminada pelas religiões em geral.
Em países onde a moral ainda deriva fortemente da religião, como os islâmicos, acontecem absurdos como a fortíssima discriminação das mulheres, não há liberdade de expressão, além de punições brutais para delitos relativamente pequenos.
Não acho que a base para a moral desvinculada da religião seja frágil, em países laicos esta conceito está bem difundido e é aceito pela maioria, inclusive os religiosos não radicais. A maioria dos católicos que eu conheço, por exemplo, não acha certo discriminar os homossexuais, apesar da bíblia.