Autor Tópico: Vouchers e o Estado: Friedman x Rothbard  (Lida 2995 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Vouchers e o Estado: Friedman x Rothbard
« Resposta #25 Online: 04 de Março de 2007, 20:25:51 »
Citação de: Ricardo M
Incentivo fiscal é dimiuição na arrecadação. Como diria o próprio Friedman , "não há almoço grátis". O dinheiro vai ter que sair de algum lugar. E, para distribuir a quandidade imensa de alunos da rede pública, não sei onde iriam achar tantos impostos para cortar.

Isso seria apenas no início. Um preço a se pagar para o desenvolvimento da nação. Os benefícios à médio-prazo seriam gigantescos.

Para mim parece claro, partindo de tudo aquilo que eu disse antes sobre baixos salários, pouquíssimos livros, salas abarrotadas, que muitos dos problemas das escolas estão relacionados com a falta de dinheiro. Mas concordo que a gestão privada é muito mais eficiente, veja, eu não sou contra a idéia do Friedman. Nem um pouco. Entrei no tópico para defender o acesso à educação, apenas isso.

Certo.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 04 de Março de 2007, 21:10:17 »
Aliás, vale lembrar que eu e o Bruno há tempos argumentamos que vários do problemas da educação brasileira são culturais, alunos e pais desinteressados são o melhor exemplo disso. Isso não está relacionado com dinheiro. Acontece nas piores escolas públicas e nas melhores escolas particulares. Eu não sou radical. :P

e pedagógicos também, tenho a impressão.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Rhyan

• Visitante
« Resposta #27 Online: 04 de Março de 2007, 23:30:47 »
Como seriam os sistemas de segurança e judiciário privatizados?

Não sei, nunca li nada de Rothbard.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #28 Online: 04 de Março de 2007, 23:33:57 »
Nesse caso qual seria o problema em haver o serviço público?

O gasto, você é obrigado a pagar, o serviço é ruim e você não o utiliza por isso. Ou não tem permissão para utilizá-lo.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #29 Online: 04 de Março de 2007, 23:46:51 »
É, eu sei. Mas não estou falando apenas por esse tópico. Eu gosto do Rhyan, mas acho ele um tanto radical com o liberalismo de vez em quando.

Obrigado, Mioto!
Também gosto de você, mas você anda meio sumido daqui...
Admito que sou radical, valorizo muito a liberdade e o individualismo.

Rhyan, com todo o respeito, você não pode construir um muro ao seu redor e falar "o que acontece daqui para fora não me interessa, cada um com os seus problemas". Você vive em uma sociedade, você vive em um país. Se as pessoas ao seu redor entram em desgraça, não duvide, você vai junto para o buraco antes mesmo de poder pensar duas vezes.

Creio que as pessoas deveriam ser mais independes do papai Estado. É preciso mudar essa mentalidade, tem que aprender a andar com suas próprias pernas.
É incrível como aqui no Brasil as pessoas acham que o Estado deve dar tudo. Até faz sentido se pensarmos que pagamos tanto imposto, mas por quê não pensar em diminuir os impostos, gastos e serviços estatais?

Eu me considero um liberal, Rhyan. Mas não é por isso que acho que o Estado não deva existir, não deva trabalhar para melhorar o país. Sinto muito pelo seu dinheiro, mas acho sim que negar educação gratuita para as pessoas é caminhar no sentido de exterminar qualquer esperança que esse país possa ter de um dia ser bem sucedido.

Não acho que o Estado não deva existir, acho que ele deveria ser mínimo.
Não sou anarco-capitalista, apesar de simpatizar com essa "filosofia econômica". Estou mais pra minarquista.
Negar a educação gratuita (de base) é ser a favor de uma educação melhor e justa. Justa pois afinal cada um pagará a sua.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #30 Online: 05 de Março de 2007, 00:38:15 »
Quando o povo das sociedades anglo-saxônicas necessita de uma obra ou melhoramento de interesse público, os homens olham uns para os outros, se reúnem, discutem, se põem de acordo e põem mãos à obra eles mesmos (...) Nos povos de origem latina, por sua vez, quando há necessidade de algum melhoramento elevam os olhos ao governo, esperam tudo de sua intervenção e, como resultado, ficam sem água, sem luz, sem comércio, sem pontes, sem cais.
La Omnipotencia del Estado - Juan Bautista Alberdi

... e, para completar, sem escola.

A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 05 de Março de 2007, 15:50:15 »
Quando o povo das sociedades anglo-saxônicas necessita de uma obra ou melhoramento de interesse público, os homens olham uns para os outros, se reúnem, discutem, se põem de acordo e põem mãos à obra eles mesmos (…) Nos povos de origem latina, por sua vez, quando há necessidade de algum melhoramento elevam os olhos ao governo, esperam tudo de sua intervenção e, como resultado, ficam sem água, sem luz, sem comércio, sem pontes, sem cais.
La Omnipotencia del Estado - Juan Bautista Alberdi

… e, para completar, sem escola.

criar um direito é fácil, basta votar um projeto de lei. extinguir beira o impossível, tem que passar por cláusula pétrea, seja o direito da magnitude daquele que assegura a liberdade de expressão quanto algum que tente assegurar que filhos de trabalhadores tenham colônias de férias.
tem algum desequilíbrio aí, né?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #32 Online: 05 de Março de 2007, 17:31:25 »
De fato. Mas, mire e veja, o que significa esse cipoal de leis senão o desejo latente de inércia? E que outra coisa expressa senão o imobilismo de todas as intâncias sociais. Precisamos urgente de estradas, mas a lei não permite fazê-las. Precisamos de agilidade dos assalariados, mas a lei... Estamos amarrados pelas leis que nós mesmos fizemos e quando não servem mais não conseguimos nos livrar delas por respeito a um formalismo inócuo. Formalismo que protege a casta dirigente! Enquanto o resto se curva na subserviência, o que não deixa de ser outro formalismo.

Mas falávamos de educação. Tinhamos um tanto de analfabetos e o governo achou por bem matricular as crianças na escola. Outra formalidade. A qualidade de ensino, humm... Agora temos analfabetos funcionais espalhados e devidamente diplomados. Os negros quase não tem curso superior - façamos as cotas. Os negros agoram vão ter diplomas. Mais uma solução formal. Os índices de reprovação são muito altos - deixemos de repetir as crianças. Elas se formam, ainda que não aprendam as matérias. Formalidade. Estou ficando repetitivo?

Mas falávamos da privatização das escolas. Pior do que o ensino público não ficará, pois quem quer educação de qualidade matricula seus filhos em caras escolas particulares. Isso até o superior, quando, então, os meninos e meninas pulam para as públicas, sabidamente as melhores. O Estado gasta os olhos da cara com o ensino superior dos abonados! E não pode acabar com os privilégios das universidades públicas. Formalidade, formalidade, formalidade.

Os pobres não tem mesmo acesso a educação - a não ser formalmente (o que não vale nada). Quem sabe privatizando a situação melhore. Pior não fica.

A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #33 Online: 05 de Março de 2007, 17:41:07 »
Gostaria de ver um texto sobre as idéias de Rothbard de privatizar a segurança e o judiciário.

Não dá apra privatizar o judiciário... é um dos poderes da República... No máximo dá pra privatizar cartórios (por experiência própria os públicos são muito melhores). E já existe a hipótese de um tribunal privado mediante a arbitragem. Basta as pessoas aceitarem e convencionarem e o litígio que poderá surgir de um contrato será realizado por alguma entidade de arbitragem, cuja sentença tem o mesmo efeito da judicial.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Rhyan

• Visitante
« Resposta #34 Online: 05 de Março de 2007, 19:39:40 »
Obrigado, Amon!

Offline Miguel Ângelo

• Nível 01
  • *
« Resposta #35 Online: 07 de Março de 2007, 11:18:37 »
Só admito que privatizem a educação brasileira depois de privatizarem a educação dos países ricos. Privatizem a Sorbonne, Cambridge, Berkeley... depois venham nos convencer disso...

ukrainian

• Visitante
« Resposta #36 Online: 09 de Março de 2007, 21:29:11 »
Privatizar o judiciário :histeria:  :histeria:  :histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!