Autor Tópico: "Somos um país corrupto"  (Lida 3208 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

rizk

  • Visitante
Re: Re.: "Somos um país corrupto"
« Resposta #25 Online: 18 de Maio de 2005, 20:50:00 »
Citação de: bruno
o que? aquela história de colônia de povoamente, colônia de exploração? que fomos vaca leiteira de portugal, da inglaterra, e posteriormente meteram os eua no meio? eu aprendi essas coisas. eu sei essas coisas. mas alguma coisa me cheira mal.
aliás, continuando a minha suposição do sangue ibérico... repare que o político popular latino-americano fala com suas veias saltando no pescoço, quase cuspindo e proclamando o ódio ao que considera inimigo; eua, fmi, sei lá mais o que. é um discurso emocional. o político inglês, norte-americano? austero.


Por que as colônias espanholas proclamam a independência junto com a república, e nós temos aqui um intervalo de 70 anos?
Por que é tão costume nosso, a despedirmo-nos de quem nos recebeu em sua casa, mandar um "desculpa aí qualquer coisa"?

A mim não me cheira mal não. Nunca ninguém teve cuidado algum com o Brasil, aqui nunca foi casa de ninguém. Se a barra apertava, é foda-se, eu volto e eles que se explodam. As únicas instituições consolidadas aqui são a lei estrangeira e a igreja católica, sempre foi, em maior ou menor grau. Todo mundo é condicionado a esperar a boa-vontade alheia, tudo o que rolou em temos de direitos civis veio de cima, a nossa vida mesma sempre dependeu de decisões que não nos cabiam... Até o comunismo!, nessa terra, não notou as PECULIARIDADES. E até hoje, se a gente quer solução, olha pros nossos "superiores".

Aqui foi terra-de-ninguém até a chegada da corte, e aí eles precisam que aqui sejam como o reino e inventam meia dúzia de instituições à moda portuguesa, depois vão embora e largam um perdido aqui que continua fazendo as coisas à moda portuguesa, pra começar a rolar o maior quebra-pau e vi outro perdido paga-pau da França, toda a produção voltada por mercado estrangeiro, panelinha no governo da república, aí me entra um fascista, depois meia dúzia de perdidos, depois uns soldados que querem impedir o comunismo mas fodem ainda mais que os próprios, e depois um alagoano, um professor da FFLCH e um demagogo. Onde é que estão as pessoas?

Quem foi pra frente foram aqueles que procuram soluções adequadas ao seu caso. O Brasil é um país de paga-pau, e o brasileiro ainda não tomou o país pra si.

Não lembro qual dos "teóricos de estado" helenos falava que democracia é coisa de pobre e que portanto é boa nas cidades pobres, e se eles têm leis bábaras é porque são assim mesmo; mas e nos lugares mais nobres, que se tenha aristocracia. Não era BEM isso, mas vejo como o "de cada um segundo a sua capacidade, a cada um segundo a sua necessidade" de verdade. O fato é: que ignora-se que, se o povo quer, o povo tem, seja bonito e nobre OU NÃO.
E dizer que "se o povo quer, por que então não reclama?", tendo em mente que SEMPRE se achou que não há nada que fazer, é quase como chutar criança. E eu acho que, enquanto a gente não entender que tem algum valor, e que se não tem mais é porque não quer, e que na democracia vale tudo, e que é desumano ter noção do que pode ser feito pra melhorar e não divulgar... acho que enquanto não existir na cabeça do brasileiro a noção da sua importância, tá fodido. E isso não é propriamente nacionalismo, vejam bem.

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re.: "Somos um país corrupto"
« Resposta #26 Online: 19 de Maio de 2005, 05:32:39 »
hm.
não acho que a culpa recaia somente sobre a educação. o problema acho que a gente resolve, com o tempo. continuo achando que o problema é essencialmente cultural, seja pela nossa história ou por algum tipo de herança ( :) ) . ler, por exemplo. eu estudo em escola particular, sempre estudei (então dizer que falta educação não pode), e sempre, sempre foi difícil achar quem lesse, quanto mais quem lesse algo além de harry potter e se interessasse genuinamente por política, discutisse, enfim. não há a preocupação com o país por parte das pessoas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re.: "Somos um país corrupto"
« Resposta #27 Online: 19 de Maio de 2005, 11:20:18 »
Bem, como a Michele (é com um ou dois Ls ou com y?) disse, aqui parece terra de ninguém. Primeiro, o povo daqui não tem uma identidade, temos pessoas de todos os cantos do mundo, e não sei se já perceberam, grande parte dos que tem descendência estrangeira se consideram, alemães, italianos, poloneses, etc e não brasileiros. Outra coisa é a fraqueza das instituições, se nosso país fosse democrático desde a independência como foi os EUA, hoje nossas instituições seriam muito fortes e o país estaria bem melhor. Penso que se monarquia nunca tivesse caído, que tivessem apenas derrubado o poder moderador e tivessemos um Estado semelhante a Inglaterra hoje nossas instituições seriam muito mais fortes, porque não haveria nenhuma mudança abrupta, nem um monte de golpes. Ainda seria o velho Império, a mesma monarquia representando o Estado, e o velho parlamento. Todas as mudanças abruptas do nosso país causaram a fraqueza das instituições. Não precisava nem ser a monarquia, mas que fosse uma democracia desde a república. Agora na época república todo o sietma eleitoral era segregado e corrupto. Politica do café com leite etc. Depois tivemos um ditador populista, um pequeno período democrático com Dutra, Vargas de novo e Jucelino e só. Depois vieram os generais militares para derrubar novamente todas as antigas instituições. Depois novamente a volta da democracia e nova constituição e tudo de novo. Se mantivermos o atual regime democrático, creio que dentre uns 50 anos o Brasil estará muito mais sólido.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Esperto

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.154
Re.: "Somos um país corrupto"
« Resposta #28 Online: 19 de Maio de 2005, 14:27:26 »
só um parenteses, não existe UM culpado, merda deste porte tem causa num conjunto, o problema é,vamos dizer, estrutural
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline Frango

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 744
  • Sexo: Masculino
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
Re.: "Somos um país corrupto"
« Resposta #29 Online: 19 de Maio de 2005, 15:13:13 »
Concordo com o esperto e acrescento: não há UM culpado e tampouco UM salvador ou UMA só solução...
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: "Somos um país corrupto"
« Resposta #30 Online: 19 de Maio de 2005, 17:14:49 »
Citação de: Tiago
Concordo com o esperto e acrescento: não há UM culpado e tampouco UM salvador ou UMA só solução...
Existe sim. Jesus é o Salvador e ele é a solução paraos problemas da humanidade. Ele morreu por você. Jesus, o único Salvador.

Aleluia!

Offline Osias

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 514
Re.: "Somos um país corrupto"
« Resposta #31 Online: 19 de Maio de 2005, 17:15:27 »
Amém, irmão!

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re.: "Somos um país corrupto"
« Resposta #32 Online: 19 de Maio de 2005, 18:34:48 »
precisa de provas? é só olhar ao seu redor, cético ranheta.
brincadeira, viu, Ele deu a vida por você e você fica aí, falando mal dele.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

rizk

  • Visitante
Re: Re.: "Somos um país corrupto"
« Resposta #33 Online: 19 de Maio de 2005, 19:33:52 »
Citação de: Amon
Bem, como a Michele (é com um ou dois Ls ou com y?) disse, aqui parece terra de ninguém.

Michelle com LL e E. Minha vida foi soletrar o sobrenome, e agora isso. Não há futuro. :D

Citar
Primeiro, o povo daqui não tem uma identidade, temos pessoas de todos os cantos do mundo, e não sei se já perceberam, grande parte dos que tem descendência estrangeira se consideram, alemães, italianos, poloneses, etc e não brasileiros.

Não acho que isso seja precisamente um problema... vê, a tradição de sindicalismo paulistana é "culpa" dos estrangeiros - italianos e espanhóis, majoritariamente. Gentes, esta cidade parou por MESES no auge da economia cafeeira, vocês não tem noção - aí inventaram uma lei pra deportar estrangeiro que se metesse com política, que foi reeditada várias vezes (e acho que inclusive era texto constitucional na do Getúlio), e que só acabou com a CF88.
E acho que hoje não tem mais disso não, de se considerar estrangeiro. Mas toda esta mania nossa de procurar um ancestral estrangeiro, que seja há 8 gerações, é, a meu ver, pagapauismo.
Mas, vê bem, NACIONALISMO não é saída também. Tem que tomar cuidado pra não escorregar pra lá, também. De meia-solução burra já basta, etc.  

Citar
Outra coisa é a fraqueza das instituições, se nosso país fosse democrático desde a independência como foi os EUA, hoje nossas instituições seriam muito fortes e o país estaria bem melhor.

Ich, que é o que eu estava dizendo, a independência é a SEGUNDA parte. Lembrei agora de vários casos de "municipalidades" nas 13 colônias em que eles se reuniam na praça e dividiam as tarefas da "prefeitura". E eles eram submetidos à coroa inglesa, naquela época.

Citar
Penso que se monarquia nunca tivesse caído, que tivessem apenas derrubado o poder moderador e tivessemos um Estado semelhante a Inglaterra hoje nossas instituições seriam muito mais fortes, porque não haveria nenhuma mudança abrupta, nem um monte de golpes. Ainda seria o velho Império, a mesma monarquia representando o Estado, e o velho parlamento.

Ai, os meninos do Direito e o monte de golpes!  :P Cada um pensa o que quer, mas hm, sei lá, viu. Não tinha nem chance de isso ter acontecido. Sinceramente duvido de que a "fraqueza das instituições" tem causa nos golpes. Quais são os golpes, afinal? A independência, o segundo reinado, a república, o Getúlio, o exército... opa, sobrou algum? Acho que de não-golpe, só o Tancredo.
Enfim, o problema vem de antes, a meu ver, vem da colonização mesmo. As instituições eram tudo no quebra-galho. Nem a igreja era forte como querem fazer parecer, isso aqui ficou ao deus-dará literalmente até as constituições do arcebispado da Bahia em 1707 e depois, acho que só com uma que veio de Roma em 1899, foi o "foda-se Trento", então...

Citar
(...) Depois novamente a volta da democracia e nova constituição e tudo de novo. Se mantivermos o atual regime democrático, creio que dentre uns 50 anos o Brasil estará muito mais sólido.

Sim, e tem ainda mais chances de dar certo se a "camada esclarecida" da população, em vez de ou xingar ou impôr nos pobres, fazer trabalho de reforço (ou ESforço memso) da cidadania.

(uma coisa que me emputece é que só aluno de univ. pública toma atitude pra liberarem mais verba e abrirem mais vaga - não é problema deles, eles já estão lá, quem devia cobrar não cobra: nem qualidade na particular, nem vaga na pública; e ainda se acha no direito de falar mal, o bando de ******* ***-******** ***** etc.)

rizk

  • Visitante
Re.: "Somos um país corrupto"
« Resposta #34 Online: 19 de Maio de 2005, 19:34:44 »
Então, bruno... se o problema é "cultural", ou resolve com educação ou não resolve, né? :lol:

E é pela adolescência perdida que tem uns surtados que estragam a vida estudando o que não gostam e se fadando a ser pobre ad eternum... que cagada, viu. :?  

:oops:

Mulher de pouca fé!  :x

Offline Everest

  • Nível 05
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
  • Cético porem emotivo
Re: Re.: "Somos um país corrupto"
« Resposta #35 Online: 22 de Maio de 2005, 22:02:54 »
Citação de: Poindexter
Estados democráticos SÃO seus povos, Rhyan.

Quando o Estado não está cumprindo com as suas obrigações, é o povo quem está tolerando isso! Se o povo está insatisfeito com certas atitudes do Estado, ele possui acesso à impedimentos e à votação em partidos oposicionistas.

Se os partidos oposicionistas também não satisfazem os desígnios do povo, ele pode tirar de si novos políticos.

Desta forma, em última análise, a responsabilidade recai sobre o povo, que não consegue se organizar de forma a suprir seus desígnios.

Como um eleitor que NEM SABE EM QUEM VOTOU pode querer um Estado eficiente?


Poin, você mesmo disse : "O povo não sabe nem em quem votou!"

Como é que uma população que não estuda, não procura se informar sobre o que acontece, vai reivindicar seus direitos? Eles até reivindicam sim, só que do jeito errado. Acham que o governo tem de gastar bilhões de reais em assistencialismo em vez de investir em educação e infraestrutura.

Então se a população não é esclarecida, o governante é quem tem de ser. Ceder as pressões populares num país como o nosso não é mérito nenhum, pelo contrário...
A tristeza e a alegria moram no meu coração.

Poindexter

  • Visitante
Re: Re.: "Somos um país corrupto"
« Resposta #36 Online: 22 de Maio de 2005, 23:21:03 »
Citação de: Everest

Então se a população não é esclarecida, o governante é quem tem de ser. Ceder as pressões populares num país como o nosso não é mérito nenhum, pelo contrário...


Por que ele teria que ser?

Não se diz que os eleitos representam o povo? Quer melhor representação popular que um político eleito por um povo assistencialista ser assistencialista?

Você diz que o representante não deve ceder às pressões populares, mas ele não tem este poder mesmo que queira: o povo é quem decide quem são seus representantes!

Offline Everest

  • Nível 05
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
  • Cético porem emotivo
Re.: "Somos um país corrupto"
« Resposta #37 Online: 28 de Maio de 2005, 22:44:31 »
O problema numa democracia é que raramente as pessoas tem uma visão das necessidades coletivas, é da natureza do ser humano ser imediatista e egoísta...

Por exemplo, de um lado os contribuintes querem pagar menos impostos, mas por outro lado querem mil e uma benesses do estado.

Se um presidente ceder a esse tipo de pressão ele perde o rumo... a administração pública vira um confronto de interesses onde perde o lado mais fraco. Por isso eu digo que ele é quem tem de ter bom senso quando os outros não tem.

Por outro lado você não deixa de ter razão quando diz que os eleitos representam o povo. Um povo que gosta de assistencialismo vai acabar elegendo um presidente assistencialista (O Lula taí pra provar isso... :roll:). Nesse caso, se o presidente é assistencialista, que pelo menos tenha bom senso nas outras áreas, principalmente na condução da economia.
A tristeza e a alegria moram no meu coração.

Offline n/a

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.699
Re: Re.: "Somos um país corrupto"
« Resposta #38 Online: 01 de Março de 2006, 12:50:20 »
falando em corrupção...
quem viu na veja, o esquema do PTB e a corrupção nos correios? não é nada que eu já não soubesse, mas puta que pariu! to indignado com esse país viu, merda de brasil.

pra mim ficou claro que o roberto jefferson é malandragem. mas e aí, o lula vai e apóia o cara?

Ha! Gol.

Bom tópico esse.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!