"no comércio exterior a soma de todos os superávits é igual a de todos os déficits"
Dita sozinha, essa frase não é nem um pouco justa. Não leva em consideração a diversidade de produtos que se exporta e importa (afinal, não se trata apenas de dinheiro), e não leva em conta o tempo e o eventual aumento do capital em circulação no mundo (que também ocorre no tempo).
Pode-se exportar/importar bens de consumo, bens de produção, investimentos, etc. Além disso, o déficit e o superávit ocorrem no tempo, assim como o resgate do investimento.
Se quiser um exemplo: posso entrar numa loja e comprar uma máquina de fazer pão, e terei déficit de 2 mil reais. Amanhã, estarei vendendo pães, e posso até recuperar meu dinheiro. Se quiser outro exemplo: em 2006 os EUA exportaram $1024 trilhões e importaram $1869 trilhões. Déficit de 845 bilhões, se fiz a conta direito. Ficaram mais pobres? Eu acho que não.
Esses índices da balança comercial, sozinhos, não indicam muito, pois a economia (infelizmente

) não é tão simples.
será que uma liberalização completa do comércio entre dois países com mercados completamente desproporcionais é realmente algo positivo (para o menor, digo)?
Reiterando o que eu disse acima, economia não é algo tão simples. Eu vou contrabalançar dizendo o seguinte: você não levou em conta eventuais investimentos do país com o mercado maior no país com mercado menor, nem o que esses consumidores do país menor poderiam fazer com os produtos/investimentos do país com mercado maior.
Na minha opinião, mais dinheiro e produtos circulando é melhor do que menos produtos e dinheiro circulando. No seu exemplo, um produto qualquer, nesse mercado menor, teria um preço relativamente alto. Ora, os consumidores do país menor têm muito a ganhar se o preço dos produtos abaixarem com o aumento da competitividade e da oferta. Claro, empresas fechariam num momento inicial (citado pelo Bruno), mas não significa que outras não apareceriam em seu lugar, pois a abertura do mercado e o aumento da produtividade e competitividade trazem novas possibilidades de investimento, fomento ao comércio, aumento do consumo...