Autor Tópico: Alimentação e Depressão  (Lida 3647 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Alimentação e Depressão
« Online: 05 de Março de 2007, 17:04:27 »
Na TV Cultura, há algum tempo vi num "café filosófico" ou algo do tipo, uma idéia de que depressão poderia ter causas em má alimentação em alguns casos.

Colocava que há inclusive sintomas em comum, como falta de disposição e de apetite.

Já ouviram mais a esse respeito?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: alimentação e depressão
« Resposta #1 Online: 05 de Março de 2007, 17:13:35 »
Eu já ouvi a respeito. Não sei se dá para levar muito a sério, mas o fato do conforto humano ter influência na depressão pode indicar que a alimentação pode fazer um pouco de diferença sim.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

danieli

• Visitante
Re: Alimentação e Depressão
« Resposta #2 Online: 05 de Março de 2007, 17:26:00 »
Também já ouvi algo a respeito, mas vindo de uma médica que eu frenqüentei, ela disse que a depender da alimentação existem substâncias que afetam diretamente o nosso SNC.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #4 Online: 05 de Março de 2007, 22:32:27 »
Tive um primo que depois da depressão parou de se alimentar, isso durou alguns anos e foi se agravando. Ele acabou morrendo.

O depressivo tende a mudar hábitos alimentares, comer muito mais ou comer muito menos (o mesmo ocorre com o sono). No meu caso não mudou nada na alimentação, como tão bem quanto antes, eu acho.

Raphael

• Visitante
« Resposta #5 Online: 06 de Março de 2007, 02:14:06 »
Rhyan, você tem depressão?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #6 Online: 06 de Março de 2007, 07:53:37 »
Tenho.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #7 Online: 06 de Março de 2007, 11:49:57 »
Depressão costuma afetar o apetite, e os remédios usados para tratar a depressão também.

Por outro lado, o consumo de carboidratos dá uma sensação de euforia, um leve efeito anti-depressivo.
Mas daí a dizer que a alimentação pode causar depressão me parece um salto longo demais.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Março de 2007, 11:59:54 »
Chocolate é um bom anti-depressivo graças a seurotonina.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Março de 2007, 12:04:40 »
Sei de alguns alimentos que contém lítio que se ingeridos ajudam no combate a depressão como por exemplo alguns tipos de cogumelos, tomate, grãos e mais alguns que já esqueci.
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Março de 2007, 12:20:47 »
Depressão costuma afetar o apetite, e os remédios usados para tratar a depressão também.

Por outro lado, o consumo de carboidratos dá uma sensação de euforia, um leve efeito anti-depressivo.
Mas daí a dizer que a alimentação pode causar depressão me parece um salto longo demais.

Seria na verdade má alimentação... não me parece tão exagerado... talvez um tipo de depressão ou pseudo-depressão, não generalizadamente. Quem sabe, desengatilhar uma propensão à depressão "de verdade".

Me parece fazer algum sentido, porque o cérebro, como qualquer outro órgão, precisa de uma nutrição ideal para funcionar; mal alimentado, não me parece inesperado que tenha "bugs", não vai tirar da cartola os recursos que o organismo não absorveu.

Vi, talvez no mesmo programa, e também acho que em outros lugares, que o corpo prioriza outros órgãos em algumas instâncias... o que pode complicar a coisa para o cérebro em caso de má alimentação. Lembro de ter lido qualquer coisa como que ratos ou camundongos, mesmo sob jejum, eram postos para carregar pesos ou o crescimento muscular era incentivado de qualquer jeito, e de algum modo, de fato verificavam algum desenvolvimento a mais nos músculos... obviamente não pode ser desviado "diretamente" do cérebro, mas estava gastando reservas de recursos corporais... o organismo dos ratos também não tinha como saber que ficariam sob jejum... 

Rhyan

• Visitante
« Resposta #11 Online: 06 de Março de 2007, 16:32:24 »
Ah, agora que eu entendi a pergunta do tópico.

Que eu saiba, não. É justamente o oposto.

É, casca de batata também. E não me lembro da outra...

Luz

• Visitante
« Resposta #12 Online: 06 de Março de 2007, 17:11:51 »
É, casca de batata também. E não me lembro da outra…

Afff... mas tem que estar muito deprimido para tanto.  :umm:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 06 de Março de 2007, 17:25:22 »
Casca de batata quando tirada bem fininha e frita é bom, experimenta. Tem é que lavar a batata muito bem antes, claro. E temperar com sal. O gosto é o mesmo da batata.
E batata novinha cozida com casca também é muito gostoso. Aqui em Portugal tem uma maneira de fazer o bacalhau que se chama: "Bacalhau à lagareiro com batatas ao murro". O bacalhau é assado na brasa e é servido com batatas novas (daquelas clarinhas) inteiras também assadas, com sal grosso e depois de prontas dá-se um murro (literalmente) na batata. Depois é servido com um fio de azeite por cima...hum...bom demais. É um dos meus pratos favoritos!  :)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Março de 2007, 17:50:05 »
é, em alguns lugares fazem a batata frita com a casca, eu gosto muito.
alegra, só por curiosidade, como é e quanto custa a carne de vaca aí?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Março de 2007, 18:08:40 »

Olha, a carne de vaca daqui só difere no sabor. A carne de vaca brasileira por exemplo é muito mais saborosa, nem tem comparação...não é a toa que a picanha brasileira faz sucesso aqui.

Quanto ao preço posso dar exemplos: um bifão fica (mais ou menos) 3€uros, 500gr de carne moída sai (também mais ou menos) a 3€uros. Depende se a carne é para cozinhar, grelhar, assar ou fritar... :ok:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 06 de Março de 2007, 18:14:37 »

Olha, a carne de vaca daqui só difere no sabor. A carne de vaca brasileira por exemplo é muito mais saborosa, nem tem comparação…não é a toa que a picanha brasileira faz sucesso aqui.

Quanto ao preço posso dar exemplos: um bifão fica (mais ou menos) 3€uros, 500gr de carne moída sai (também mais ou menos) a 3€uros. Depende se a carne é para cozinhar, grelhar, assar ou fritar… :ok:
barato. eu achava que era mais caro. um conhecido foi e ficou 40 dias na noruega, disse que comeu carne umas 2 ou 3 vezes. mas tá, portugal é portugal e noruega é noruega.
hehe mesmo assim, lá eu não moraria. nem se trabalhasse por lá, se nem o parisiense médio pode comer bem todos os dias, que dirá o norueguês.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Luz

• Visitante
« Resposta #17 Online: 06 de Março de 2007, 20:09:34 »

:hihi:  eu estou com casca de barata na mente  :lol:  culpa daquele tópico das baratas que o Bruno falou das casquinhas de barata na boca.  :nojo:

Mas e o susto que eu tomei antes de perceber que baratas, eram na verdade, batatas.  :susto:  Estou lendo o post da Alegra: Casca de batata quando tirada bem fininha e frita é bom, experimenta. Tem é que lavar a batata muito bem antes, claro. E temperar com sal. O gosto é o mesmo da batata e sempre lendo barata...  :histeria:

Só quando cheguei no "bacalhau" foi que eu percebi a minha confusão.  :lol:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 06 de Março de 2007, 20:12:37 »
sabe, luz, eu tava pensando em casca de batatas, e agora aquele gostinho de casca de batata deu lugar a uma sensação de "creck" meio amarga. errrgh.

Raphael

• Visitante
« Resposta #19 Online: 07 de Março de 2007, 09:44:05 »
Rhyan, você usa(usou)drogas ilícitas?

Ex: Maconha, cocaína, haxixe, religião(:D).

Esta última foi de sacanagem. Sério, usa?

Abraços.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Março de 2007, 11:34:41 »

:hihi:  eu estou com casca de barata na mente  :lol:  culpa daquele tópico das baratas que o Bruno falou das casquinhas de barata na boca.  :nojo:

Mas e o susto que eu tomei antes de perceber que baratas, eram na verdade, batatas.  :susto:  Estou lendo o post da Alegra: Casca de batata quando tirada bem fininha e frita é bom, experimenta. Tem é que lavar a batata muito bem antes, claro. E temperar com sal. O gosto é o mesmo da batata e sempre lendo barata…  :histeria:

Só quando cheguei no "bacalhau" foi que eu percebi a minha confusão.  :lol:

:histeria: :histeria: Só tu Luz!!! Casca de baRata frita!!! :biglol:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Março de 2007, 11:37:32 »

Olha, a carne de vaca daqui só difere no sabor. A carne de vaca brasileira por exemplo é muito mais saborosa, nem tem comparação…não é a toa que a picanha brasileira faz sucesso aqui.

Quanto ao preço posso dar exemplos: um bifão fica (mais ou menos) 3€uros, 500gr de carne moída sai (também mais ou menos) a 3€uros. Depende se a carne é para cozinhar, grelhar, assar ou fritar… :ok:
barato. eu achava que era mais caro. um conhecido foi e ficou 40 dias na noruega, disse que comeu carne umas 2 ou 3 vezes. mas tá, portugal é portugal e noruega é noruega.
hehe mesmo assim, lá eu não moraria. nem se trabalhasse por lá, se nem o parisiense médio pode comer bem todos os dias, que dirá o norueguês.

Pô...eu acho caro. Aliás eu acho a comida aqui em geral cara.  :)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Março de 2007, 11:40:58 »
Rhyan, você usa(usou)drogas ilícitas?

Ex: Maconha, cocaína, haxixe, religião(:D).

Esta última foi de sacanagem. Sério, usa?

Abraços.

Metendo o nariz onde não fui chamada..........mas porque a pergunta?  :umm: Será que o uso de haxixe por exemplo pode provocar ou desencadear uma depressão?  :?

Raphael

• Visitante
« Resposta #23 Online: 07 de Março de 2007, 12:47:04 »
Não precisa se preocupar Alegra, pode responder, sem problemas. Vou esperar ele dar a resposta dele para eu verificar se realmente o que penso é verdade.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #24 Online: 07 de Março de 2007, 18:00:06 »
Maconha, só.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!