Depressão costuma afetar o apetite, e os remédios usados para tratar a depressão também.
Por outro lado, o consumo de carboidratos dá uma sensação de euforia, um leve efeito anti-depressivo.
Mas daí a dizer que a alimentação pode causar depressão me parece um salto longo demais.
Seria na verdade má alimentação... não me parece tão exagerado... talvez um tipo de depressão ou pseudo-depressão, não generalizadamente. Quem sabe, desengatilhar uma propensão à depressão "de verdade".
Me parece fazer algum sentido, porque o cérebro, como qualquer outro órgão, precisa de uma nutrição ideal para funcionar; mal alimentado, não me parece inesperado que tenha "bugs", não vai tirar da cartola os recursos que o organismo não absorveu.
Vi, talvez no mesmo programa, e também acho que em outros lugares, que o corpo prioriza outros órgãos em algumas instâncias... o que pode complicar a coisa para o cérebro em caso de má alimentação. Lembro de ter lido qualquer coisa como que ratos ou camundongos, mesmo sob jejum, eram postos para carregar pesos ou o crescimento muscular era incentivado de qualquer jeito, e de algum modo, de fato verificavam algum desenvolvimento a mais nos músculos... obviamente não pode ser desviado "diretamente" do cérebro, mas estava gastando reservas de recursos corporais... o organismo dos ratos também não tinha como saber que ficariam sob jejum...