Autor Tópico: Não é possível modernizar o islã", diz ativista  (Lida 3404 vezes)

Eriol

• Visitante
Re: Não é possível modernizar o islã", diz ativista
« Resposta #25 Online: 06 de Março de 2007, 18:10:11 »
choque de civilizações? Lindo...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 06 de Março de 2007, 18:16:27 »
hm, não.
na verdade é o choque entre uma civilização e um cínico.
eu não pretendo te ofender, mas muitas vezes é exatamente esta a impressão que você me passa. é fácil falar pra jogar a liberdade e todos os nossos valores mais supremos no lixo quando se sabe que, apesar do próprio falatório, eles vão persistir.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Eriol

• Visitante
« Resposta #27 Online: 06 de Março de 2007, 18:48:20 »
não ofende. Não sou contra "os valores" da sociedade atual, com a excessão dos mais egoístas e xenófobos entre eles, e de sua utilização como justificação para conflitos que não melhoram o quadro dos países "atrasados".

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #28 Online: 06 de Março de 2007, 22:57:45 »
não ofende. Não sou contra "os valores" da sociedade atual, com a excessão dos mais egoístas e xenófobos entre eles, e de sua utilização como justificação para conflitos que não melhoram o quadro dos países "atrasados".

Não respondeu a minha pergunta anterior.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Eriol

• Visitante
« Resposta #29 Online: 12 de Março de 2007, 16:48:20 »
seria legal se os islamófobos se lembrassem de qual foi a civilização mais avançada do mundo entre os séculos VI e XIII. Quem traduziu Aristóteles, quem estava na vanguarda do pensamento, da medicina, da astronomia? Qual era a sociedade mais cosmopolita do mundo?

como disse Tariq Alí, "O Islã não conheceu jamais a reforma mas teve suas luzes"...

lembrando que o fanatismo de hoje é conseqüência direta do fomento estadunidense aos grupos radicais frente à URSS, especialmente no Afeganistão e Paquistão... Já vinham se moderando (Mosadegh no Irã ou Nasser, por exemplo), e pra variar vieram os gringos e comprometeram tudo... Uma reforma seria o ideal, mas com o ódio gerado pelas sucessivas guerras, massacres e ocupações não é algo que pode ocorrer pronto.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #30 Online: 12 de Março de 2007, 17:56:25 »
E quem disse que o Islã precisa ser "modernizado" ?

O Ocidente deveria deixar os árabes em paz com seu problemas internos, suas crenças e modo de vida. Existem culturas muito distintas da nossa que não precisam ser "civilizados à marra", tendo seus valores usurpados e trocando suas túnicas por gravatas.

Isto me lembra dos jesuítas vindo salvar os silvícolas com suas caravelas, canhões e espelhinhos...
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 12 de Março de 2007, 18:04:07 »
Primeira Diretriz? :)

Sinto muito, mas isso não tem como funcionar na prática.  Mesmo que você queira deixar outras culturas intocadas, elas inevitavelmente terão algum contato e haverá consequências.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #32 Online: 12 de Março de 2007, 18:08:50 »
Concordo, Luis. Só acho curioso que o Ocidente não esteja preocupado em "modernizar" o Sudão, a Etiópia, a Somália, Bangladesh, Haiti e outros países que não são estrategicamente importantes nem possuem recursos naturais valiosos.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Luz

• Visitante
« Resposta #33 Online: 12 de Março de 2007, 18:15:56 »
E quem disse que o Islã precisa ser "modernizado" ?

O Ocidente deveria deixar os árabes em paz com seu problemas internos, suas crenças e modo de vida. Existem culturas muito distintas da nossa que não precisam ser "civilizados à marra", tendo seus valores usurpados e trocando suas túnicas por gravatas.

Isto me lembra dos jesuítas vindo salvar os silvícolas com suas caravelas, canhões e espelhinhos…

Mas todo mundo quer mudar todo mundo - não tem jeito. Basta você pensar diferente, logo aparece um querendo te convencer a pensar diferente!  :lol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 12 de Março de 2007, 18:18:45 »
Por que a surpresa?  As pessoas fazem coisas porque tem motivação para fazê-las.  As nações também.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #35 Online: 12 de Março de 2007, 18:27:14 »
Por que a surpresa?  As pessoas fazem coisas porque tem motivação para fazê-las.  As nações também.

Surpresa nenhuma, foi só um comentário.  :)

Pessoas e nações tem muita motivação, mas não funciona - já deu para notar que isso gera guerras, intolerância e toda sorte de mazelas. As mudanças acontecem, ué, como você bem citou, pelo contato - precisa forçar?  ::)

A humanidade parece viver em ciclos, sempre repetindo antigos erros, de tempos em tempos - mudam-se os personagens e o cenário, mas a história já deu.  :wink:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 12 de Março de 2007, 18:40:50 »
Na verdade minha pergunta era para o Fred...

Luz

• Visitante
« Resposta #37 Online: 12 de Março de 2007, 18:43:27 »
Na verdade minha pergunta era para o Fred…

Ahhh  :)  Desculpe!  :hihi:

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #38 Online: 12 de Março de 2007, 19:16:31 »

Certamente, Luis ! O meu questionamento é que o motivo de uma nação tentar convencer outra é puro interesse. Não é para levar "civilização", modernidade, cultura e descobertas científicas. Jamais este processo visa uma melhoria na qualidade de vida de um povo estrangeiro.

Ninguém está preocupado em "modernizar" o Islã para dar melhores condições às populações miseráveis ou direitos iguais às mulheres. O Ocidente está com medo do Islã e dos seus mujahedins. O Ocidente precisa das reservas de petróleo do Oriente Médio. O Ocidente quer os bilhões de novos consumidores da China e Índia. O Ocidente está pouco se lixando com a AIDS, as guerras civis e a miséria que devasta a África.

Vamos "modernizar" quem vale a pena para o Ocidente que seja modernizado. O resto do mundo miserável, que se mate entre si e que se atole nas suas religões obscuras e seus costumes atrasados.  :susto:

"Meu país é bom. Eu vivo aqui e meu filhos também. Não me importa de onde vêm o petróleo que abastece meu carro, que floresta foi destruída para fazer a minha cadeira, quantos morreram por causa do brilhante que dei à minha mulher, como são mortos os animais que vêm parar no meu prato. Eu só sei que esses árabes são uns loucos e esses pretos africanos gostam de viver no meio do lixo."  :(

Vamos dar um pouco de Google para alegrar as vidas patéticas dos terceiro mundistas e iseri-los no mundo globalizado ! :'(

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #39 Online: 12 de Março de 2007, 19:31:55 »
Esse negócio de "progresso" histórico e "modernização" é meio complicado. Progresso para onde? Moderno é o quê?
Devemos construir um princípio moral universalizante (se é que é possível isso), e daí então dizer (não impor) o que é certo e o que é errado aos outros. Até lá, o comércio e os encontros culturais amigáveis entre os povos farão muito mais pela "modernização" do que algum tipo de "catequização".

Requentar Hegel não é uma saída. :D

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 13 de Março de 2007, 00:24:34 »
O meu questionamento é que o motivo de uma nação tentar convencer outra é puro interesse. Não é para levar "civilização", modernidade, cultura e descobertas científicas. Jamais este processo visa uma melhoria na qualidade de vida de um povo estrangeiro.

Queria saber em que você se baseia para fazer a afirmação que está em itálico, bem como muitas das que vieram depois.

Interesse próprio não é prova ou mesmo evidência de que não haja interesse genuíno em ajudar.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #41 Online: 13 de Março de 2007, 10:23:06 »
seria legal se os islamófobos se lembrassem de qual foi a civilização mais avançada do mundo entre os séculos VI e XIII. Quem traduziu Aristóteles, quem estava na vanguarda do pensamento, da medicina, da astronomia? Qual era a sociedade mais cosmopolita do mundo?

como disse Tariq Alí, "O Islã não conheceu jamais a reforma mas teve suas luzes"…

lembrando que o fanatismo de hoje é conseqüência direta do fomento estadunidense aos grupos radicais frente à URSS, especialmente no Afeganistão e Paquistão… Já vinham se moderando (Mosadegh no Irã ou Nasser, por exemplo), e pra variar vieram os gringos e comprometeram tudo… Uma reforma seria o ideal, mas com o ódio gerado pelas sucessivas guerras, massacres e ocupações não é algo que pode ocorrer pronto.

Pois é!
O pior disso tudo são algumas nações ocidentais que sempre querem tirar o máximo  proveito de tudo e meter o bedelho em terra alheia...
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #42 Online: 13 de Março de 2007, 12:00:51 »
O meu questionamento é que o motivo de uma nação tentar convencer outra é puro interesse. Não é para levar "civilização", modernidade, cultura e descobertas científicas. Jamais este processo visa uma melhoria na qualidade de vida de um povo estrangeiro.

Queria saber em que você se baseia para fazer a afirmação que está em itálico, bem como muitas das que vieram depois.

Interesse próprio não é prova ou mesmo evidência de que não haja interesse genuíno em ajudar.

De fato minha opinião foi mais emocional do que outra coisa, Luis. Não utilizei nenhum tipo de estatística ( se é que existem números que possam medir o altruísmo internacional ). O termo "jamais" foi um pouco radical mesmo. Se procurar um pouco, poderemos encontrar bons exemplos de ajuda humanitária desinteressada. Apesar de continuar com o meu "achômetro" apontando para que a maioria das vezes, o termo "modernizar" está mais ligado a "explorar economicamente".

Mas posso afirmar categoricamente, mesmo sem citar números, que se existe alguma ajuda desinteressada, não é dos EUA. Os americanos só liberam verbas para outros países depois do Congresso analisar o benefício para a sociedade deles. Os bilhões que vão para a Colômbia são apenas para diminuir o tráfico de drogas nos EUA, não para ajudar o povo colombiano. Assim como as bases militares no Paraguai são para combater o terrorismo árabe. As fotos do Bush na Guatemala carregando um engradado de frutas e vestindo um traje indígena são patéticas...

Como acabei de chegar da Índia, toda esta questão de choque cultural ainda está muito fresca na minha mente. Ninguém está preocupado com a qualidade de vida do povo indiano, mas somente com o potencial de um bilhão de consumidores. Por mais estranhas que possam nos parecer determinadas crenças e costumes, precisamos entender dentro de um contexto mais amplo coisas como vacas andando no meio da rua ou cadáveres sendo queimados no meio da rua. Chineses, árabes, indianos e africanos são culturas muito mais antigas do que a nossa e merecem mais respeito. Ainda tenho minhas dúvidas quanto à necessidade de "modernizar" certas culturas.

Mas reiterando a resposta à sua pergunta, Luis...tudo isto é apenas a minha opinião pessoal, baseado apenas na minha observação do mundo. :)

Abraço

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #43 Online: 13 de Março de 2007, 13:00:36 »
As fotos do Bush na Guatemala carregando um engradado de frutas e vestindo um traje indígena são patéticas…

Quê isso!!...  :enjoo: não vi essa foto ainda não...esse Bush não tem mesmo desconfiômetro...

Como acabei de chegar da Índia, toda esta questão de choque cultural ainda está muito fresca na minha mente. Ninguém está preocupado com a qualidade de vida do povo indiano, mas somente com o potencial de um bilhão de consumidores. Por mais estranhas que possam nos parecer determinadas crenças e costumes, precisamos entender dentro de um contexto mais amplo coisas como vacas andando no meio da rua ou cadáveres sendo queimados no meio da rua. Chineses, árabes, indianos e africanos são culturas muito mais antigas do que a nossa e merecem mais respeito. Ainda tenho minhas dúvidas quanto à necessidade de "modernizar" certas culturas.

Quanto a modernização dessas culturas também tenho minhas dúvidas, e nem tenho tanta certeza também se esses povos querem modernizar sua cultura, principalmente os indianos.
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!