O meu questionamento é que o motivo de uma nação tentar convencer outra é puro interesse. Não é para levar "civilização", modernidade, cultura e descobertas científicas. Jamais este processo visa uma melhoria na qualidade de vida de um povo estrangeiro.
Queria saber em que você se baseia para fazer a afirmação que está em itálico, bem como muitas das que vieram depois.
Interesse próprio não é prova ou mesmo evidência de que não haja interesse genuíno em ajudar.
De fato minha opinião foi mais emocional do que outra coisa, Luis. Não utilizei nenhum tipo de estatística ( se é que existem números que possam medir o altruísmo internacional ). O termo "jamais" foi um pouco radical mesmo. Se procurar um pouco, poderemos encontrar bons exemplos de ajuda humanitária desinteressada. Apesar de continuar com o meu "achômetro" apontando para que a maioria das vezes, o termo "modernizar" está mais ligado a "explorar economicamente".
Mas posso afirmar categoricamente, mesmo sem citar números, que se existe alguma ajuda desinteressada, não é dos EUA. Os americanos só liberam verbas para outros países depois do Congresso analisar o benefício para a sociedade deles. Os bilhões que vão para a Colômbia são apenas para diminuir o tráfico de drogas nos EUA, não para ajudar o povo colombiano. Assim como as bases militares no Paraguai são para combater o terrorismo árabe. As fotos do Bush na Guatemala carregando um engradado de frutas e vestindo um traje indígena são patéticas...
Como acabei de chegar da Índia, toda esta questão de choque cultural ainda está muito fresca na minha mente. Ninguém está preocupado com a qualidade de vida do povo indiano, mas somente com o potencial de um bilhão de consumidores. Por mais estranhas que possam nos parecer determinadas crenças e costumes, precisamos entender dentro de um contexto mais amplo coisas como vacas andando no meio da rua ou cadáveres sendo queimados no meio da rua. Chineses, árabes, indianos e africanos são culturas muito mais antigas do que a nossa e merecem mais respeito. Ainda tenho minhas dúvidas quanto à necessidade de "modernizar" certas culturas.
Mas reiterando a resposta à sua pergunta, Luis...tudo isto é apenas a minha opinião pessoal, baseado apenas na minha observação do mundo.

Abraço