Segundo o livro é físico - a diferença está no olho. A mulher desenvolveu uma melhor visão periférica, chegando a 180º - enquanto o homem desenvolveu uma melhor visão focada e à longa distância - herança dos milhares de anos como caçadores-coletores.
Mas qual é a diferença? Tem a explicação propriamente ótica, da lente dos olhos femininos que seria diferente, ou da enervação, a mácula da retina que seria maior, ou é apenas essa especulação evolutiva?
Já não estou certa, faz tempo que li, mas acho que tem explicação sobre a "estrutura" dos olhos sim.

Eu não li o livro, mas a resposta possivelmente é que os homens levam vantagem reprodutiva em não terem tanta ligação emocional com uma parceira, o que levaria a espalhar seus genes com várias parceiras em maior quantidade, enquanto que a mulher tem uma aptidão (potencial para ter filhos) menor e para maximizá-la leva vantagem reprodutiva em ter um vínculo afetivo mais forte com o parceiro, que pode retribuir, ou ao menos se sentir psiclógica ou moralmente obrigado a tal, formando um par mais estável e fonte adicional de investimentos parentais que a mulher não poderia dar por si própria, e que pareceiros esporádicos, não-geneticamente relacionados aos filhos dela, também não se interessariam em dar.
Bom, pelo que me lembro da idéia geral - como as mulheres viviam em grandes grupos, cuidando da prole, coletando frutos e tal elas desenvolveram mais essa aproximação social e emocional - enquanto os homens caçavam em pequenos grupos e podiam passar muito tempo ausente desse convívio coletivo.
Há um treho interessante que fala sobre o "sexto sentido" feminino - que seria na verdade um desenvolvimento da capacidade de percepção como um todo - atenta ao que ocorria a sua volta e responsável pela harmonia do grupo, ela precisava saber disntinguir melhor os cheiros, reconhecer nas expressões sinais de dor, prazer, fome, problemas, e ao mesmo tempo como coletora uma maior capacidade de diferenciar tons de cores e de sabores e também uma visão perifêrica que lhe permite perceber o movimento à sua volta, ter os ouvidos sempre atentos ao perigo e tal.
Ou seja, o livro defende que a mulher de forma geral, tem melhor tato, olfato, paladar e audição que o homem, porque precisa ter esss sentidos mais desenvolvidos para suas tarefas - e uma melhor visão periférica, enquanto o homem tem melhor visão direcionada e a longa distância e espacial, uma pele mais grossa e resistente, músculos mais desenvolvidos e tal. Suas diferentes habilidades, seriam relativas as suas necessidades indivuduais de caçadores-coletores.
Bom, mas eu não possuo conhecimentos sobre o assunto e acho que seria mesmo interessante que quem os possui a respeito das áreas que o livro trata, se puderem claro, o lessem para tratar melhor o assunto.