Autor Tópico: Americanos ou estadunidenses?  (Lida 2946 vezes)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Americanos ou estadunidenses?
« Online: 18 de Março de 2007, 16:55:11 »
Costumamos nos referir aos estadunidenses como americanos, mas por quê?

Americanos não somos todos nós?

Então por que temos esse mania?

Será por causa do poder dos EUA? Por causa da Doutrina Monroe, da América dos americanos?

Qual é a opinião de vocês?

:?: :?: :?:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Americanos ou estadunidenses?
« Resposta #1 Online: 18 de Março de 2007, 17:08:40 »
Porque é mais eufônico?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #2 Online: 18 de Março de 2007, 17:14:15 »
Porque é mais eufônico?

:hihi: Eu esperava uma resposta mais filosófica, mas é uma ótima teoria, bem mais simples do que doutrinas de anos atrás.

E estadunidense não é uma palavra muito eufônica mesmo.  :P

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #3 Online: 18 de Março de 2007, 17:21:16 »
Como falariam "estadunidense" em inglês?
Heheheh.

Unitedstatesman?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Março de 2007, 17:24:20 »
USian (feio, nao?)
Aliás, o nome do país é Estados Unidos da América. Eles só estao usando próprio nome do país.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Março de 2007, 17:25:43 »
Ah, os ingleses costumam chamar brincando os caras de "merkins". Numa gíria meio obscura da Inglaterra, merkin significa... pentelho :hihi:

P.S. No filme Dr. Strangelov, o nome do presidente dos EUA era Merkin!

Alan Watts

Eriol

• Visitante
« Resposta #6 Online: 18 de Março de 2007, 17:36:04 »
eu sempre digo estadunidense (a mídia espanhola - esquerda ou direita - também)

em inglês que seja "US citizen", o nome do país é longo mesmo…
« Última modificação: 18 de Março de 2007, 17:38:55 por Rodrigo »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Março de 2007, 17:46:17 »
Estadunidenses também são os estadunidenses habitantes do país vizinho, os Estados Unidos do México. No passado também éramos nós, quando o país se chamava Estados Unidos do Brasil.

Para os habitantes de qualquer E.U., seja do México, do Brasil, ou da América (ainda que, tecnicamente, todos sejam), convencionou-se usar a palavra além do "E.U." para o adjetivo pátrio. Todos entendem muito bem assim, e não tem nada demais.

Esse papo de que chamar os habitantes dos Estados Unidos da América de "americanos", quando todos nós somos americanos seria submissão, "errado", ou qualquer coisa, é só antiamericanismo bobo. Pura implicância.

Se os americanos tivessem sido, por qualquer motivo, historicamente chamados de estadunidenses /"united-statesians", haveria os anti-estadunidenses reclamando de que esse adjetivo pátrio falsamente dá a eles um sentido de união que não é exclusivo deles - nós também somos "estados unidos", mesmo sem ter isso no nome, nos referimos freqüentemente à união dos estados. E diriam que essa pretensa união que carregam no adjetivo pátrio é até questionável, dada a autonomia legislativa dos estados, guerra civil e sei lá mais o quê. E para completar, argumentariam que eles querem ser diferentes, pois se acham melhores que os outros ao fugirem da regra dos adjetivos pátrios de países americanos com E.U. no nome derivarem da outra palavra.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Março de 2007, 17:49:20 »
no brasil, estadunidense geralmente quem diz é gente de esquerda ou alunos de professores de geografia de esquerda que ficam indignados: "mas é muita prepotência!! eles acham que a américa é só eles!"

well, americano é, como disse dr.manhattan, mais eufônico e foi assim por séculos, sem que nenhuma confusão fosse causada. estadunidense, além de feio, ainda soa birrento.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #10 Online: 18 de Março de 2007, 18:18:59 »
Podem chamá-los de americanos, estadunidenses, merkins, yankees, ou o que quiserem...eles vão continuar sendo os donos do mundo e não estão nem aí para o que achamos deles...
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 18 de Março de 2007, 18:50:55 »
Norte-americano é pior ainda.

Mas, no final, o nome pelo qual eles são chamados não vai fazer diferença.

Raphael

• Visitante
« Resposta #12 Online: 19 de Março de 2007, 02:37:06 »
Faz diferença?

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Março de 2007, 02:03:15 »
Ameriquenses.  :P
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 20 de Março de 2007, 05:29:22 »
Americanos de fato é mais eufônico, e de fato não há um bom motivo para preferir outro critério de decisão; não é como se a política externa ou social de alguém fosse melhorar se usássemos outro nome, afinal de contas.

Mas confesso que estou surpreso com o mito de exploração derrotista que grassa neste tópico.  Ouvi de boa fonte que americanos não são uma raça alienígena dominadora, pessoal.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Março de 2007, 19:35:10 »
 Provavelmente em 1776 eles não imaginavam que as outras colônias do continente se tornariam independentes, daí só eles seriam "americanos" e pegaram o nome do continente para o seu país.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Março de 2007, 03:06:58 »
Provavelmente foram o principal foco de colonização "de verdade" do continente, e antes de haver o país exatamente, e todos se referiam ao continente, mas ao mesmo tempo, implicitamente, mais ou menos para onde estão os EUA hoje em vez de às outras áreas colonizadas por outros países.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #18 Online: 24 de Março de 2007, 18:41:00 »
Prefiro chamar de "estadunidenses". Não é por política, mas por semântica. Gosto de chamar coisas diferentes de nomes diferentes, só isso.
Latebra optima insania est.

Eriol

• Visitante
« Resposta #19 Online: 13 de Abril de 2007, 14:54:10 »
"The demonym for citizens of the United States of America suffers a similar problem, because "American" ambiguously refers to both the USA and to the two American continents. United Statian is awkward in English, but it exists in Spanish (estadounidense), French (étatsunien(ne)), Portuguese (estado-unidense or estadunidense), Italian (statunitense), and also in Interlingua (statounitese). US American (for the noun) and US-American (when used as a compound modifier preceding a noun) is another option, and is a common demonym in German (US-Amerikaner). Latin Americans (who are the most affected by this use of American) also have yanqui (Yankee) and the euphemism norteamericano/norte-americano (North American, which includes the USA, Mexico, Canada, and several other countries). Frank Lloyd Wright proposed Usonian, similar to the Esperanto adjective usona (from Usono, the name for the country). In the spirit of Sydneysider, Statesider is also a possibility."

http://en.wikipedia.org/wiki/Demonym#Cultural_problems

O correto em português é estadunidense, mesmo; Como em espanhol, francês ou italiano.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Abril de 2007, 15:18:08 »
Sei lá se é "correto". Por que para os EUA o adjetivo deriva do EU enquanto para os EUM e os EUB não se usa ou não se usou o mesmo? Usar o * como base em cada caso de EU* parece ser a "regra", e é na prática o mais usado, aparentemente.

Eriol

• Visitante
« Resposta #21 Online: 13 de Abril de 2007, 15:34:08 »
*no Brasil.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 13 de Abril de 2007, 16:33:19 »
Se vai insistir no ponto de que estadunidense é mais correto do que americano, talvez você queira citar sua fonte.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Eriol

• Visitante
« Resposta #23 Online: 13 de Abril de 2007, 16:51:13 »
que tal um ad-numerum das populações franco,ítalo,hispano, e luso-parlantes (estos últimos com a excessão do BR e os franceses com Quebec) do mundo?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 13 de Abril de 2007, 16:51:58 »
Seria um começo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!