Bem, acredito que a nomeação de quem nasça em cidades e estados foram bem demarcadas, diferente do caso do continente e do país. Sem contar que o nome do(s) continente(s) não é simplesmente América, mas América do Norte, América Central e América do Sul. Americanos são todos que vivem nas Américas, mas recebem o adjetivo correspondendo em qual das Américas eles vivem.
Beeem na verdade isto também me foi uma surpresa em minha primeira visita, mas nos estados unidos a divisão é em apenas duas américas a do norte e a do sul, na verdade nem é culpa deles, eles apenas seguem o que diz as Nações Unidas sobre o tema - United Nations Statistics Division- Standard Country and Area Codes Classifications (M49).
Então como é ensinado lá, existe a América do Norte (que engloba a
nossa América do norte, a América Central e as ilhas do Caribe) e a América do Sul. Isto se tratando de continentes.
Em divisão geo-política eles aprendem como a América do Norte - olha que bonitinho: Canada, Estados Unidos, Greenland, Bermuda, e St. Pierre and Miquelon - sem o Mexico; e América Latina - adivinha só tudo o que restar incluindo as ilhas do Caribe.
E muitas vezes America significa só os Estados Unidos e o Canadá em textos oficiais... (é que não dá pra criar uma América do Norte-Norte ou uma América AboveNorth pra encaixar o Canadá)
Não é incorreto lá se retirar o termo "norte" para se caracterizar apenas a região dos EUA e Canadá. É aceito normal em exames.