Autor Tópico: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"  (Lida 4969 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Worf

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.272
  • Sexo: Masculino
  • libertas
"Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Online: 20 de Março de 2007, 22:59:12 »
Citar
Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos
Chávez promete aprovar até o fim do ano reforma para converter estudantes ao ‘socialismo do século 21’
Ruth Costas
Se no Brasil hoje se discute como melhorar a qualidade do ensino público, na Venezuela, Hugo Chávez fez esse debate retroceder algumas décadas. O grande pesadelo da classe média venezuelana são os projetos do presidente para transformar o sistema de educação do país num instrumento de doutrinamento ideológico.

“Desde o início do ano, Chávez ameaça usar as escolas e universidades para impor o ‘socialismo do século 21’ e os venezuelanos estão se mobilizando para evitar isso”, disse ao Estado, por telefone, o presidente da Federação de Professores Venezuelanos, Orlando Alzuru, hoje envolvido numa campanha contra um polêmico projeto de lei para a educação que a Assembléia Nacional - formada por chavistas - deve aprovar até o fim do ano.

Durante a sua terceira cerimônia de posse, em janeiro, Chávez anunciou que a “educação popular” seria um dos cinco “motores” de sua revolução socialista. A meta do governo, explicou ele na época, seria usar o sistema educacional para formar “o novo homem”, comprometido com os valores revolucionários. Desde então, muitos educadores e pais venezuelanos não dormiram mais tranqüilos. Além de pressionar pela aprovação da nova legislação, Chávez colocou seu irmão mais velho, Adán Chávez, na pasta de Educação e Esportes (que cuida do ensino básico), criou um conselho presidencial para supervisionar a difusão da doutrina socialista no sistema educacional e ameaçou estatizar a Universidade Fermín Toro, de Barquisimeto (a 250 quilômetros de Caracas), para acabar com os protestos de estudantes e professores da instituição. Na sexta-feira, um de seus maiores aliados no setor, o coordenador da Associação de Educadores Bolivarianos, Orlando Pérez, chegou a sugerir que as escolas privadas fossem proibidas na nova lei, alegando que a responsabilidade pela educação deveria ser toda do Estado.

“A educação é uma das áreas em que o radicalismo do presidente mais causa temor e revolta porque ela interfere diretamente no dia-a-dia das pessoas”, disse ao Estado o professor Luken Quintana, especialista em políticas educacionais da Universidade Central da Venezuela.

Ex-embaixador em Cuba, Adán é considerado ainda mais radical que o presidente. Em janeiro, ele assumiu a sua pasta prometendo “acabar com o ensino colonial capitalista” e “eliminar o individualismo das escolas”. Uma de suas primeiras medidas foi lançar, no mês passado, a campanha “Moral e Luzes”, destinada, nas suas palavras, a “consolidar um sistema educativo bolivariano e levá-lo para todos os cantos do país”.

Na primeira etapa do projeto, finalizada há 15 dias, o governo diz ter conseguido recrutar e treinar 10.389 voluntários que serão encarregados de visitar instituições públicas, associações e escolas nos rincões mais distantes da Venezuela para difundir e zelar pelo “socialismo do século 21”. Não há como ter certeza sobre o número desses voluntários - chamados “brigadistas” - porque os órgãos oficiais costumam exagerar nas dimensões dos programas do governo, mas só na cerimônia em que o “Moral e Luzes” foi lançado havia pelo menos 480 jovens. A meta oficial é recrutar 100 mil brigadistas em três meses.

“Esses voluntários recebem apenas algumas horas de aulas teóricas e treinamento”, diz Quintana. “Como sempre no governo Chávez, trata-se de um projeto com pouco planejamento e muita improvisação, mas não duvido que se queira transformar esses jovens em inspetores, encarregados de vigiar alguns estratos da sociedade para garantir o cumprimento da doutrina chavista”, completa.

A nova Lei Orgânica de Educação também é um poço de polêmicas. “Com a nova legislação o governo quer obrigar todas as escolas a adotarem o chamado ‘sistema de educação bolivariano’, que seria o oposto do ‘individualismo e da educação burguesa’”, explica Octávio de Lamo, presidente da Câmara Venezuelana de Educação Privada. “O projeto prevê que, além de definir o currículo, o Estado poderá exigir de todos os professores um certificado de ‘idoneidade’ - um conceito vago, que pode acobertar critérios políticos.” Estariam em risco, em última instância, a diversidade e o poder de escolha nas escolas e universidades venezuelanas.

Outros especialistas, como Nacarid Rodríguez, da Faculdade de Educação da Universidade Central da Venezuela, criticam o fato de a lei em nenhum momento especificar que o ingresso nas instituições públicas será feito por concurso.

INSPETORES ITINERANTES

Não é de hoje que alguns setores da sociedade venezuelana denunciam as tentativas do governo de aumentar seu controle sobre o sistema educacional do país. Em 2001, o governo tentou aprovar um decreto que, entre outras medidas, criava a figura do “inspetor itinerante” - um funcionário indicado diretamente pelo Ministério da Educação para supervisionar todas as instituições de ensino do país, sugerindo a destituição de diretores e coordenadores. Depois de muitos protestos sob o slogan “Não se meta” o decreto acabou modificado por ordem da Justiça venezuelana.

Em outro episódio polêmico, uma menina de 8 anos foi levada ao Alô, Presidente! (o programa de Chávez no rádio e na TV da Venezuela) no ano passado para demonstrar a eficácia dos programas educacionais bolivarianos. A garota fez um discurso sobre a revolução chavista e a importância da integração latino-americana em que se distinguiam fragmentos do pensamento de Simón Bolívar e frases feitas dos discursos oficiais. Chávez a qualificou de “gênio”, mas muita gente viu nas suas palavras a prova da existência de um sistema de doutrinamento político das crianças.

“Há uma vertente mais radical do governo Chávez que quer de fato transformar a educação num mecanismo para impor uma única visão de mundo”, disse ao Estado, por telefone, Mabel Mundó, especialista em educação do Centro de Estudos do Desenvolvimento. Ela diz que é possível que o cerco contra as escolas esteja se fechando agora porque Chávez se sente fortalecido - já que, além de controlar o Legislativo e o Judiciário, venceu as últimas eleições com mais de 60% dos votos. “Mas também não descarto a hipótese de o governo estar usando a questão educacional como um artifício para desviar a atenção da população enquanto medidas importantes são aprovadas sem tanto estardalhaço.”

MEDIDAS PARA EDUCAÇÃO

Lei Orgânica de Educação: com a nova legislação, o governo quer obrigar todas as escolas a adotarem o chamado ‘sistema de educação bolivariano’

Campanha Moral e Luzes: destinada, nas palavras do ministro Adán Chávez, a “consolidar um sistema educativo bolivariano e levá-lo para todos os cantos do país”

Brigadistas: voluntários que serão encarregados de visitar instituições públicas, associações e escolas para difundir e zelar pelo ‘socialismo do século 21’. A meta é recrutar 100 mil brigadistas em 3 meses

‘Missões educacionais’: projetos nos quais se recebe um salário para estudar. Serão ampliados

Universidade Bolivariana da Venezuela: os planos do governo prevêem criar 800 mil vagas em apenas três anos

http://www.estado.com.br/editorias/2007/03/18/int-1.93.9.20070318.19.1.xml



Certificado de idoneidade…  :o

Raphael

  • Visitante
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #1 Online: 21 de Março de 2007, 01:25:30 »
Há algumas coisas que eu concordo com ele, como por exemplo se opor a Bush, mas isso, acho que é demais.

Se bem que a grande maioria das notícias que correm na internet eu questiono, não somente na internet, mas em qualquer outro lugar, tv, rádio, etc.

Há de se considerar o que ele tem a dizer sobre esta notícia, não?

Abraços.

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #2 Online: 21 de Março de 2007, 08:38:11 »
Ditaduras agem assim, todas até hoje agiram assim. Nos anos de chumbo, sempre haviam "inspetores" nas universidades tal qual haverá na Venezuela.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Eriol

  • Visitante
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #3 Online: 21 de Março de 2007, 10:47:40 »
ditaduras? "haverá"?

deixa o homem cumprir seu mandato.

viva a "doutrinação" socialista, engenho de pessoas melhores.

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #4 Online: 21 de Março de 2007, 11:34:34 »
ditaduras? "haverá"?

deixa o homem cumprir seu mandato.

viva a "doutrinação" socialista, engenho de pessoas melhores.

Supondo que esta "doutrinação" seja o correto. Por que não apresentar os dois lados ou os vários lados do objeto e deixar os estudantes decidir qual abraçar?

Isso sim é democrático. Apresentar uma única via, no caso a visão socialista, é sim ditatorial. Você tem de concordar comigo que a doutrina socilialista nem de longe é unânime, logo, é importante as pessoas terem todos os dados nas mãos para julgá-la, e isso inclui também doutrina liberalista, anarquista, capitalista, autoritária etc etc.

Quem Chavez pensa que é ou você para dizer o que é melhor para todos? as pessoas tem direito de decidir qual ideologia seguir.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #5 Online: 21 de Março de 2007, 14:11:33 »
Há algumas coisas que eu concordo com ele, como por exemplo se opor a Bush, mas isso, acho que é demais.

Se bem que a grande maioria das notícias que correm na internet eu questiono, não somente na internet, mas em qualquer outro lugar, tv, rádio, etc.

Há de se considerar o que ele tem a dizer sobre esta notícia, não?

Abraços.

O Chaves se opõe ao Bush só da boca para fora a Venezuela (e consequentemente a ditadura chavista) se sustenta com dinheiro americano pois o Bush a quem ele tanto se opõe compra todo o peróleo produzido pela Venezuela.

Acho que o Chaves deve ter na casa dele uma estátua em homenagem ao Bush, só que ele esconde isso de todo mundo.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Alegra

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.453
  • Sexo: Feminino
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #6 Online: 21 de Março de 2007, 14:30:22 »
Há algumas coisas que eu concordo com ele, como por exemplo se opor a Bush, mas isso, acho que é demais.

Se bem que a grande maioria das notícias que correm na internet eu questiono, não somente na internet, mas em qualquer outro lugar, tv, rádio, etc.

Há de se considerar o que ele tem a dizer sobre esta notícia, não?

Abraços.

O Chaves se opõe ao Bush só da boca para fora a Venezuela (e consequentemente a ditadura chavista) se sustenta com dinheiro americano pois o Bush a quem ele tanto se opõe compra todo o peróleo produzido pela Venezuela.

Acho que o Chaves deve ter na casa dele uma estátua em homenagem ao Bush, só que ele esconde isso de todo mundo.

Bem...eu cá não me simpatizo nada com o Chaves. Acho-o antes de tudo um falso, bem teatral e sem educação...
E acho essa notícia bem preocupante se for verdadeira...
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Skorpios

  • Visitante
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #7 Online: 21 de Março de 2007, 14:34:42 »
Tomando como base tudo que ele já fez , não duvido que seja verdade .

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #8 Online: 21 de Março de 2007, 15:04:54 »
Há algumas coisas que eu concordo com ele, como por exemplo se opor a Bush, mas isso, acho que é demais.

Se bem que a grande maioria das notícias que correm na internet eu questiono, não somente na internet, mas em qualquer outro lugar, tv, rádio, etc.

Há de se considerar o que ele tem a dizer sobre esta notícia, não?

Abraços.

O Chaves se opõe ao Bush só da boca para fora a Venezuela (e consequentemente a ditadura chavista) se sustenta com dinheiro americano pois o Bush a quem ele tanto se opõe compra todo o peróleo produzido pela Venezuela.

Acho que o Chaves deve ter na casa dele uma estátua em homenagem ao Bush, só que ele esconde isso de todo mundo.

Bem…eu cá não me simpatizo nada com o Chaves. Acho-o antes de tudo um falso, bem teatral e sem educação…
E acho essa notícia bem preocupante se for verdadeira…

A questão não é "se isso for verdade", é fato, público e bem documentado.

http://www.mre.gov.br/portugues/noticiario/nacional/selecao_detalhe.asp?ID_RESENHA=214518
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u112800.shtml
http://vestibular.uol.com.br/atualidades/ult1685u274.jhtm
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Eriol

  • Visitante
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #9 Online: 21 de Março de 2007, 17:06:44 »
ditaduras? "haverá"?

deixa o homem cumprir seu mandato.

viva a "doutrinação" socialista, engenho de pessoas melhores.

Supondo que esta "doutrinação" seja o correto. Por que não apresentar os dois lados ou os vários lados do objeto e deixar os estudantes decidir qual abraçar?

Isso sim é democrático. Apresentar uma única via, no caso a visão socialista, é sim ditatorial. Você tem de concordar comigo que a doutrina socilialista nem de longe é unânime, logo, é importante as pessoas terem todos os dados nas mãos para julgá-la, e isso inclui também doutrina liberalista, anarquista, capitalista, autoritária etc etc.

Quem Chavez pensa que é ou você para dizer o que é melhor para todos?as pessoas tem direito de decidir qual ideologia seguir.

isso ocorre aonde?

e isso de democracia = todos os pontos de vista (vem de Nietzsche) não tem nenhuma lógica.

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #10 Online: 21 de Março de 2007, 17:21:36 »
ditaduras? "haverá"?

deixa o homem cumprir seu mandato.

viva a "doutrinação" socialista, engenho de pessoas melhores.

deixa o homem trabalhar...

o que é democracia, rodrigo?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Eriol

  • Visitante
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #11 Online: 21 de Março de 2007, 17:32:06 »
democracia.

(Del gr. δημοκρατία).

1. f. Doctrina política favorable a la intervención del pueblo en el gobierno.

2. f. Predominio del pueblo en el gobierno político de un Estado.
http://buscon.rae.es/draeI/SrvltGUIBusUsual?TIPO_HTML=2&TIPO_BUS=3&LEMA=democracia

---

não vejo ai nada sobre "todas opiniões"

(se alguém souber onde tem o Aurélio online eu paro de postar do DRAE)

Rhyan

  • Visitante
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #12 Online: 21 de Março de 2007, 17:53:19 »
Aff, Rodrigo, parece que o fanatismo deixa você cego!

Eriol

  • Visitante
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #13 Online: 21 de Março de 2007, 17:57:23 »
Do que é que você está falando? Democracia?

Democracia é governo do povo e ponto. Se quer matizar o teu modelo perfeito vai, mas chamar o outro de ditador por enfatizar (ou até mesmo unificar) um modo de pensamento tem pouco que ver com democracia.

Offline Sr. Alguém

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.067
  • Sexo: Masculino
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #14 Online: 21 de Março de 2007, 18:50:48 »
 Rodrigo só considera a democracia direta.Num país do tamanho do Brasil é inviável.Teriamos que ter referendo todo dia.Aliás algum país progrediu com uma democracia direta ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #15 Online: 21 de Março de 2007, 18:57:31 »
olha, é a primeira vez em que vejo alguém se reduzir a um dicionário pra definir democracia. essa é uma péssima técnica que existe aqui no CC, tentar chamar um dicionário e resolver a questão.

historicamente, mas não só, é impossível abstrair do sentido hodierno de democracia a idéia de que democracia não se resume a auto governo, e eu ficaria MUITO surpreso se encontrasse um autor de ciência política moderno que não professasse dessa opinião.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Raphael

  • Visitante
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #16 Online: 22 de Março de 2007, 01:09:24 »
olha, é a primeira vez em que vejo alguém se reduzir a um dicionário pra definir democracia. essa é uma péssima técnica que existe aqui no CC, tentar chamar um dicionário e resolver a questão.

historicamente, mas não só, é impossível abstrair do sentido hodierno de democracia a idéia de que democracia não se resume a auto governo, e eu ficaria MUITO surpreso se encontrasse um autor de ciência política moderno que não professasse dessa opinião.

Não acho que utilizar o dicionário vá resolver a questão. A palavra por si só já diz tudo, ué, você tem outro método de mostrar o que significa uma palavra sem utilizar o dicionário?

E outra, não vejo por que se opor a Chaves, não há muita diferença entre o nosso queridíssmo presidente e ele, ou será que você acha que aqui no Brasil há realmente democracia?

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #17 Online: 22 de Março de 2007, 02:06:14 »
raphael, nem sempre as pessoas entendem o mesmo conceito como a mesma coisa. talvez no boteco democracia signifique "democracia", e pronto, e talvez na escolinha dê pra pegar o dicionário, mostrar a coleção de acepções populares que aquela palavra tem e aí todo mundo fica feliz.
já a definição de conceitos é muito mais complicada; senão as pessoas não escreveriam livros e livros sobre um só conceito e mesmo assim ainda não o saberiam definir. bastaria pegar o houaiss, né?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Raphael

  • Visitante
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #18 Online: 22 de Março de 2007, 02:09:00 »
raphael, nem sempre as pessoas entendem o mesmo conceito como a mesma coisa. talvez no boteco democracia signifique "democracia", e pronto, e talvez na escolinha dê pra pegar o dicionário, mostrar a coleção de acepções populares que aquela palavra tem e aí todo mundo fica feliz.
já a definição de conceitos é muito mais complicada; senão as pessoas não escreveriam livros e livros sobre um só conceito e mesmo assim ainda não o saberiam definir. bastaria pegar o houaiss, né?

Democracia é conceito?

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #19 Online: 22 de Março de 2007, 02:14:49 »
do modo como estamos tratando dela aqui, sim.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #20 Online: 22 de Março de 2007, 02:19:24 »
Só faltava essa, agora vamos ter um monte de venezuelanos domados, domesticados, mexer na educação é uma técnica de controle de ditadores. Um professor na idade infantil pode plantar ideologias e deixar o aluno fanático, o ódio de Hitler aos judeus foi graças (em partes) a um professor anti-semita que ele tinha, pra você ver como mexer na educação pode ser perigoso.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Raphael

  • Visitante
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #21 Online: 22 de Março de 2007, 02:25:41 »
do modo como estamos tratando dela aqui, sim.

Mas se democracia é um conceito, ela tende a variar não?
O que eu acho incorreto, democracia pra mim é igual pro mundo, ou estou errado?

Eriol

  • Visitante
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #22 Online: 22 de Março de 2007, 08:11:08 »
Só faltava essa, agora vamos ter um monte de venezuelanos domados, domesticados, mexer na educação é uma técnica de controle de ditadores. Um professor na idade infantil pode plantar ideologias e deixar o aluno fanático, o ódio de Hitler aos judeus foi graças (em partes) a um professor anti-semita que ele tinha, pra você ver como mexer na educação pode ser perigoso.

e você, não foi domada, domesticada pra crer justamente isso? Ou para crer no amor romântico ou no heliocentrismo?

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #23 Online: 22 de Março de 2007, 08:45:18 »
Do que é que você está falando? Democracia?

Democracia é governo do povo e ponto. Se quer matizar o teu modelo perfeito vai, mas chamar o outro de ditador por enfatizar (ou até mesmo unificar) um modo de pensamento tem pouco que ver com democracia.

Não sei Rodrigo, você é muito fanático mesmo. Sem ofensas, mas pelos Deuses!... De que valeria esta suposta democracia sua, se todos foram induzidos a agir e pensar de uma mesma forma? Se é como você diz, faz-se uma lavagem cerebral ou simplesmente força todo mundo a ter uma religião X, um único presidente ("imperador") com status de "Deus", e o sujeito com status divino ganharia todas as eleições, e faríamos de uma Teocracia uma Democracia...

Não é o povo que está participando compreende? Quem está participando são unicamente aqueles que manipularam todos para pensar e agir de uma forma específica, não é mais o povo, mas um grupinho, ou as vezes uma só pessoa, que "pensou" por todos.

Será que os socialistas são tão covardes assim? Se a suas idéias são tão boas, qual é a razão desse medo em ensinar as principais vertentes políticas nas escolas? Ensina-se o liberalismo, o socialismo, o comunismo, o anarquismo, a monarquia, a teocracia e o autoritarismo e deixa o povo concluir. Já que o socialismo e os valores coletivos são tão superiores assim, as pessoas não terão dificuldade em concluir...

Estudei em escola pública toda a educação básica e média aqui no Brasil. Os livros de história e geografia tem claramente uma tendência de esquerda. Todavia, nem tudo são mazelas, é ensinado sim como funciona o capitalismo, o liberalismo, o neoliberalismo etc, com seu corpo teórico básico. Cada um opta por achar melhor que lhe convier. É assim que tem que ser.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: "Projeto chavista para educação tira o sono dos pais venezuelanos"
« Resposta #24 Online: 22 de Março de 2007, 09:54:02 »
Volto a dizer: eu não me importo se o sistema é capitalista ou socialista. Se houver democracia, com liberdade de expressão, de opinião, de reunião, se não houver perseguição política, não faz diferença para mim a economia ser liberal ou planificada.

Chavez parece querer suprimir essas liberdades. Mas se o povo da Venezuela parece apoiá-lo e não se mexe para protestar contra suas medidas, o problema é deles.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!