Autor Tópico: Filhos de Gandhi  (Lida 3662 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Filhos de Gandhi
« Online: 22 de Março de 2007, 13:45:56 »
Filhos de Gandhi

“O jeito mais fácil de terminar uma guerra é perdê-la.” (George Orwell)

Basta mencionar o nome Gandhi para que automaticamente muitos se lembrem do pacifismo como um meio para um fim nobre, que é a paz. “Olho por olho e o mundo acabará cego”, eis o resumo da doutrina gandhiana. Em muitos aspectos, essa doutrina remete aos ensinamentos de Cristo, que teria dito no famoso Sermão da Montanha: “Ouviste o que foi dito: olho por olho e dente por dente; Eu, porém, te digo que não resistas ao mau; mas se alguém te bater na tua face direita, oferece-lhe também a outra”. Em resumo, jogar fora a lex talionis e responder à violência com amor. O próprio Gandhi afirmara que “Cristo é a maior fonte de força espiritual que o homem até hoje conheceu”. E para ele, “a força de um homem e de um povo está na não-violência”.

Tudo isso parece, sem dúvida, muito bonito e nobre. Normalmente, aquele que propaga tais ideais adquire um ar de nobreza, de boa alma imbuída das mais belas virtudes. Quem poderia ser contrário à paz? Ocorre que a paz é uma finalidade, e existem diferentes meios para alcançá-la. Nem sempre o meio pacífico será o melhor. Muitas vezes será necessário, no mundo real, combater violência com violência, ou pelo menos com a ameaça de seu uso. Seria preciso combinar com o inimigo antes a estratégia de paz e amor. Afinal, para o pacifista retribuir chumbo com rosas, é crucial que ele esteja vivo acima de tudo. Mortos não costumam reagir a estímulo algum.

George Orwell foi, enquanto jornalista, bastante realista. Em um artigo de 1948, chamado A Defesa da Liberdade, expressou sua opinião resumida sobre os métodos políticos de Gandhi, tendo como base o livro Gandhi e Stalin, de Louis Fischer: “Gandhi jamais lidou com um poder totalitarista. Lidava com um despotismo antiquado e um tanto vacilante, que o tratava de um modo razoavelmente cavalheiresco e lhe permitia a cada passo invocar a opinião pública mundial”. Ele continua: “É difícil reconhecer como sua estratégia de greve de fome e desobediência civil poderia ser aplicada em um país onde os oponentes políticos simplesmente desaparecem e o público nada ouve além do que lhe permite o governo”. Ou seja: se Gandhi obteve algum sucesso com seu pacifismo romântico, isso se deveu ao fato de ser a Inglaterra do outro lado. Fosse um Stalin, por exemplo, e Gandhi seria apenas mais um mártir, um cadáver perdido numa pilha incontável. Não é preciso ficar na especulação: Dalai Lama adotou uma postura similar e isso nunca impediu que o povo tibetano fosse dizimado pelos chineses.

Um ano após o artigo de Orwell, Pablo Picasso estaria criando uma litografia para o cartaz do Congresso Mundial da Paz em Paris, que eternizou a pomba como símbolo dos pacifistas. Paradoxalmente, o evento era financiado pelos assassinos de Moscou. Picasso foi simpático ao comunismo, e chegou a ser agraciado com o Prêmio Lênin da Paz. Desconheço contradição maior que utilizar Lênin e paz na mesma expressão. Os comunistas sempre fizeram muita propaganda pela paz, enquanto na prática foram sempre sua maior inimiga. Tentavam monopolizar os fins para não terem que debater os meios, e desta maneira, todos que não compartilhavam dos seus slogans românticos eram belicosos ou assassinos em potencial. Foi assim que os comunistas franceses exortaram os soldados a abandonar seus postos poucas semanas antes de Hitler invadir a França. Oferecer a outra face para alguém como Hitler é o caminho certo para a destruição.

Ainda hoje nota-se que muitos seguem os passos de Gandhi, sempre reagindo com discursos lindos quando a escalada da violência é brutal. Basta dar carinho que os psicopatas assassinos poderão virar bons samaritanos. A impunidade permanece e o convite ao crime fica irresistível para os delinqüentes. Assim, os filhos de Gandhi saem às ruas com suas camisetas brancas na cruzada pela paz, já que cruzadas costumam valer mais pelo sentimento de bem-estar que incutem nos seguidores que pelos resultados práticos concretos. Os criminosos agradecem. Olho por olho, e a humanidade acabará cega. Olho por rosas, e somente uma parte da humanidade acabará cega: a parte boa.

Rodrigo Constantino

[grifo meu]

Eriol

• Visitante
Re: Filhos de Gandhi
« Resposta #1 Online: 22 de Março de 2007, 13:53:41 »
resumindo: Spamtantino  fala besteiras históricas e termina convocando oficialmente os "homens de bem" à Jihad do laissez-faire

lindo!

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #2 Online: 22 de Março de 2007, 15:00:18 »
Concordo com o Constantino. Há horas em que a guerra é simplesmente inevitável.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Raphael

• Visitante
« Resposta #3 Online: 23 de Março de 2007, 04:56:57 »
Por que um cara que tem formação na Puc-Rj não me tras grande surpresa quando vai contra as idéias de Gandhi?

O negrito me da nojo. :nojo: :palavrao:

Além do mais, o cara deve ser um ativista pra pena de morte, o que me dá mais nojo ainda.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #4 Online: 23 de Março de 2007, 13:28:12 »
Argumentos que é bom, nenhum...

Raphael

• Visitante
« Resposta #5 Online: 23 de Março de 2007, 13:39:52 »
Argumentos que é bom, nenhum…

De quem?

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Março de 2007, 13:40:54 »
Por que um cara que tem formação na Puc-Rj não me tras grande surpresa quando vai contra as idéias de Gandhi?

O negrito me da nojo. :nojo: :palavrao:

Além do mais, o cara deve ser um ativista pra pena de morte, o que me dá mais nojo ainda.

Qual o problema? Gandhi é intocável? Alguém é intocável? Aos olhos da razão ninguém é intocável.

Considere isso: você mora em um povoado onde as pessoas são muito felizes. O povo é muito próspero, as pessoas respeitam totalmente umas as outras, a paz reina absoluta. Repentinamente, um pessoal do maldoso povoado vizinho invade e começa a destruir tudo, roubar as pessoas, estuprar as mulheres, colocar fogo nas casas, corromper as crianças, etc. Você tenta dialogar racionalmente mas não há jeito. O que fazer nesta situação? Continuar pedindo pacificamente para que se retirem?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #7 Online: 23 de Março de 2007, 20:40:55 »

Offline Verner44

• Nível 10
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Março de 2007, 06:03:25 »
Voltando ao tema inicial, parece q Constantino, que tanto admiro, escreveu um texto bastante confuso para... desancar o comunismo!!! Tá meio que perdido no tempo. Afinal o comunismo, como qualquer outro sistema, tinha lá suas incoerências, e não vejo motivo para ressucitar um debate estéril.
verner44
O temor é um grande inibidor do questionamento inteligente. [Doris Lessing]

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #9 Online: 24 de Março de 2007, 08:52:43 »
O comunismo está meio moribundo mas o pacifismo está com tudo. E enquanto pregam a paz muitos se armam para a guerra. Vejam o caso do Irã. Se a posse de armamentos nucleares pelos Estados Unidos é ruim imagine só a por países muçulmanos. Na mão desses fanáticos o apocalipse é uma realidade, pois não dá para comparar a responsabilidade entre um e outro. É a paz maliciosa que antecede a guerra.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #10 Online: 24 de Março de 2007, 09:35:05 »
Argumentos que é bom, nenhum…

E a sua proposta, qual é mesmo?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 24 de Março de 2007, 10:36:31 »
Se a posse de armamentos nucleares pelos Estados Unidos é ruim imagine só a por países muçulmanos. Na mão desses fanáticos o apocalipse é uma realidade, pois não dá para comparar a responsabilidade entre um e outro. É a paz maliciosa que antecede a guerra.

Hein?  Com que base você afirma com tanta certeza que países muçulmanos são muito menos responsáveis que os EUA?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #12 Online: 24 de Março de 2007, 10:50:42 »
Se a posse de armamentos nucleares pelos Estados Unidos é ruim imagine só a por países muçulmanos. Na mão desses fanáticos o apocalipse é uma realidade, pois não dá para comparar a responsabilidade entre um e outro. É a paz maliciosa que antecede a guerra.

Hein?  Com que base você afirma com tanta certeza que países muçulmanos são muito menos responsáveis que os EUA?

Para começar os Estados Unidos são um país onde há pluralidade de opiniões com democracia e parlamento debatendo as idéias e os rumos da nação, não uma teocracia beligerante de uma sociedade medieval comandada por uma casta delirante.

Se o ditador muçulmano num surto de megalomania cismar de explodir um artefato nuclear quem vai contrabalançar o seu poder? Nos Estados Unidos o poder é dividido. O presidente tem de se curvar a várias instâncias de poder. A autoridade americana se baseia na constituição, a do islã no alcorão. Uma foi desenvolvida pelos ideiais do iluminismo calcada na liberdade individual. A outra nas visões de um profeta que instituiu mártires para a causa santa do islã. Quem você acha que possui com esses históricos mais sentido de responsabilidade?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 24 de Março de 2007, 11:08:53 »
Essa é uma simplificação grosseira, e mais do que um pouco injusta à história e realidade dos países muçulmanos.

Dê uma lida no Salon, pode te ajudar a entender como você está sendo otimista sobre os EUA.

http://www.salon.com

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #14 Online: 24 de Março de 2007, 11:23:51 »
Essa é uma simplificação grosseira, e mais do que um pouco injusta à história e realidade dos países muçulmanos.

Dê uma lida no Salon, pode te ajudar a entender como você está sendo otimista sobre os EUA.

http://www.salon.com

Rotular minhas idéias nada acrescenta à argumentação. Tenha a bondade de expor seus argumentos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 24 de Março de 2007, 12:06:26 »
Ora essa, que maturidade você acha que a atual política externa dos EUA mostra?

Que eu me lembre a última vez que um país muçulmano usou táticas e armamentos bárbaros em um conflito bélico foi na guerra entre Irã e Iraque, na década de 1980.  Um conflito no qual os EUA por sinal cederam recursos ao Iraque.

Historicamente a sua declaração não tem sustentação.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #16 Online: 24 de Março de 2007, 12:57:04 »
Dantas,

Eu me lembro dos atentados terroristas e do apoio que muitas nações muçulmanas deram ao "empreendimento". E dos muitos ataques a Israel, de preferência a alvos civis. E falando em alvos civis, recordo os atentados dos grupos revoltosos do Iraque que estão causando mortes dos muçulmanos entre si e que são atribuidos aos EUA da mesma maneira que o atirador atribui a culpa à bala do revólver.

O fato dos Estados Unidos se meterem em guerra não implica que são irresponsáveis. Nesse idéia está subjacente o pacifismo; como se nenhuma guerra fosse necessária. Nos balcãs, acusaram os EUA de não interferir. Na segunda guerra, a mesma acusação, morreram 400 mil soldados americanos. Também não vou negar os erros dos EUA. Eles cometeram muitos. Inevitavelmente sempre haverá uma nação a governar o mundo. Acho que os americanos foram até o presente a mais benéfica, o que não significa que foram a ideal. Fico imaginando Hitler e Stálin comandando o globo...

Em termos de comparação o islã nunca teve armamento nuclear, ao contrário dos americanos que têm e nem é cogitado o seu uso em guerras periféricas - e provavelmente em guerra nenhuma. Se o islã as tivesse usaria? Você paga para ver? Eu não! Aposto nos princípios que as nações ocidentais têm. No islã, aposto no fanatismo visceral.

Gostaria de ver algo positivo no islã. É verdade! Mas quanto mais observo, mais tenho ojeriza - da mesma maneira que tenho ojeriza ao medievalismo católico - pelos seus valores. Se você puder me mostrar um aspecto, por mínimo que seja, que represente um avanço ao arcabouço cultural da humanidade, por favor, apresente-me-o. Por enquanto sou cético.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 24 de Março de 2007, 13:06:19 »
Sua visão política é muito ingênua, Quereu.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #18 Online: 24 de Março de 2007, 13:18:18 »

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #19 Online: 24 de Março de 2007, 13:22:53 »
Dantas,

Talvez você tenha razão. Não seria a primeira vez! Mas é que tenho uma característica, ou defeito: sou incapaz de ver pureza. Sou incapaz de ver um ato nobre sem segunda intenção, de ver amor sem interesse. Podem me rebater dizendo: "você mede o mundo por si". De fato, como sou pequenininho...

Mas essa confissão não me absolve. Essa confissão é pura alegria de girar sobre mim.

Ainda assim, acusar-me de ingenuidade não é argumento.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 24 de Março de 2007, 13:30:26 »
Meu argumento são os fatos, Quereu.  Se os EUA são mais politica e militarmente responsáveis do que os países islâmicos, isso não se pode apreender dos fatos observáveis.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #21 Online: 24 de Março de 2007, 13:33:15 »
Quais fatos?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 24 de Março de 2007, 13:37:51 »
A relativa tranquilidade dos países muçulmanos (que por sinal são vários, o que aumenta a chance de se encontrar pelo menos uma "ovelha negra") a despeito da complicada situação econômica, política e social de muitos deles, em contraste com a contínua erosão dos direitos individuais e padrões morais, militares e políticos nos governos de GWB.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #23 Online: 24 de Março de 2007, 13:42:04 »
Você não estaria confundindo o imobilismo social, a falta de debates internos, a hegemonia doutrinaria das sociedades muçulmanas com tranquilidade?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #24 Online: 24 de Março de 2007, 13:48:14 »
E a sua proposta, qual é mesmo?
:?:

Você pediu argumentos ao Raphael. Eu pedi os seus. Por que acha que o OP tem razão?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!