Autor Tópico: Filhos de Gandhi  (Lida 3663 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Filhos de Gandhi
« Resposta #25 Online: 24 de Março de 2007, 13:48:33 »
Você não estaria confundindo o imobilismo social, a falta de debates internos, a hegemonia doutrinaria das sociedades muçulmanas com tranquilidade?

Esses são desafios reais para o Islã, sim, mas não são insuperáveis.

Mais especificamente para nosso ponto, eu não acho que mesmo entre tantos líderes de nações muçulmanas quanto há atualmente (da Autoridade Palestina, Irã, Síria até a Arábia Saudita, passando pela Líbia e Egito) seria muito fácil encontrar um governante ensandecido o bastante para ordenar aventuras militares inconsequentes como a que está havendo no Iraque, ou para insistir nelas com a falta de critério que GWB está apresentando.

Mas o que realmente me preocupa e desaponta é que a opinião pública e até mesmo as Forças Armadas americanas estão se mostrando muito mais lentas e passivas diante desse descalabro do que eu esperaria.  E isso, ironicamente, é algo que não seria tão estranho em um país francamente muçulmano; a cultura do Islã valoriza a obediência à autoridade e desencoraja o questionamento da mesma.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #26 Online: 24 de Março de 2007, 14:20:12 »
Penso que esses países que você citou se envolveriam em muitas mais aventuras ainda do que a GWB se tivessem os meios e os armamentos de guerra dos EUA. No momento, são como cães acuados pela falta de recursos sonhando com o vindouro dia da revanche.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 24 de Março de 2007, 14:21:38 »
Não sei se você percebeu contra o que eles querem revanche, ou que efeito GWB tem nesse desejo de revanche...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #28 Online: 24 de Março de 2007, 14:47:19 »
Os muçulmanos são um povo oprimido: pelo atraso cultural e econômico, pelas elites governantes, até pela sua própria religião. O caldo cultural é propício ao aparecimento de lideranças que transformam o povo em massa de manobra. Soma-se a isso a influência pesada da religião que domina todos os aspectos da vida cotidiana e fornece a verdadeira solda social. A sociedade se tornou impermeável a crítica e, graças à religião, projetou-se nos ímpios a frustração pelo fracasso. Uma religião de saqueadores do deserto. Uma moral de saqueadores. Aferraram-se tanto a essa conduta que todo valor estrangeiro é visto como ofensa. A religião tornou-se pétrea e petrifica o muçulmano.

É claro que eles podem superar essa visão estreita da realidade. Mas ainda não o fizeram. Então, seus inimigos são a moral ocidental. Por isso eles matam seus irmãos, porque abraçaram uma moral estrangeira ao islã, os valores do ocidente. Contra isso eles querem revanche.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 24 de Março de 2007, 14:49:03 »
Mesmo que eu concordasse - e não o faço, não sem uma análise mais aprofundada - você percebe a ironia de quanto do que você disse ter se tornado mais aplicável aos EUA de GWB?

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #30 Online: 24 de Março de 2007, 14:53:26 »
Sei, os EUA invejam os valores muçulmanos e os muçulmanos defendem os seus.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 24 de Março de 2007, 14:56:25 »
Sei, os EUA invejam os valores muçulmanos e os muçulmanos defendem os seus.

Invejam?  Defendem?
Eu diria antes que há muito medo de mudança e muita superstição e falta de visão dos dois lados.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #32 Online: 24 de Março de 2007, 15:04:23 »
E por que os EUA deveriam mudar?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #33 Online: 24 de Março de 2007, 15:10:25 »
Você pediu argumentos ao Raphael. Eu pedi os seus. Por que acha que o OP tem razão?

OP?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #34 Online: 24 de Março de 2007, 15:20:41 »
Opening Post, a mensagem que abre o tópico. Desculpe :-)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #35 Online: 24 de Março de 2007, 15:25:06 »

Para sobreviver, entre outras coisas...

Rhyan

• Visitante
« Resposta #36 Online: 24 de Março de 2007, 16:11:48 »
Opening Post, a mensagem que abre o tópico. Desculpe :-)

Bom, eu apenas concordo com o texto. As vezes a violencia é necessária, as vezes a guerra é necessária.
Quem discorda que deve fazer uma crítica baseada em argumentos, isso eu não vi por aqui.

Raphael

• Visitante
« Resposta #37 Online: 25 de Março de 2007, 01:34:28 »
Procedure, demorei, mas cheguei.

Qual o problema? Gandhi é intocável? Alguém é intocável? Aos olhos da razão ninguém é intocável.

Ei, menino. Disse que ele era intocável?, disse algo sobre isso?. Digo que Gandhi é e foi um grande homem pelo pouco tempo que passou por estas terras e, sua "doutrina" é louvável.

Só digo que questionar as idéias de um homem com base em conceitos amarrado à bíblia se torna ridículo por demais(não digo você, digo o autor do texto, que é da PUC-RJ, e caso não saiba, a PUC é cristão católica, igreja na qual apoia a matança generalizada de possível seres endemoniados, vide isso com a célebre frase "olho por olho, dente por dente, um conceito comediante de se ver, pois eles defendem tanto a pena de morte e acabam indo contra o aborto, ou seja, hipocrisia exponecial).

Considere isso: você mora em um povoado onde as pessoas são muito felizes. O povo é muito próspero, as pessoas respeitam totalmente umas as outras, a paz reina absoluta. Repentinamente, um pessoal do maldoso povoado vizinho invade e começa a destruir tudo, roubar as pessoas, estuprar as mulheres, colocar fogo nas casas, corromper as crianças, etc. Você tenta dialogar racionalmente mas não há jeito. O que fazer nesta situação? Continuar pedindo pacificamente para que se retirem?

Não preciso considerar isso meu caro, isso ocorreu, tanto aqui na nossa perfeita nação(que foi invadidada - se entende descobrimento do Brasil), quanto nos EUA e na grande maioria dos países africanos isso ocorre até hoje.

A sua questão é infima(não no teor pejorativo da palavra)mas ela nos leva a um teor despresível do ser humano. Hoje, diante da tão gloriosa e maravilhosa globalização, sua questão se torna obsoleta. Temos informação e educação, e aí é que mora o perigo.

Problema sociais, falta de educação, má distribuição de renda e outra penca de motivos nos quais são de seu próprio conhecimento, fazem crescer, mais e mais a violência em nosso país e no mundo.

O interesse pelo domínio, pela fama, pelo dinheiro, pela riquesa, enfim, o interesse em se tornar um "mito", algo imortalizado, é todos os dias tentado a ser alcançado pela grande maioria da sociedade consumista em que vivevos.

A maioria das pessoas que não conseguem isso, não possuem informação, não possuem intrução, cometem crimes, ou se possuem isso, não são devidamente ensinadas, não como se devia.

O caso da assassina do casal Von Richthofen foi devidamente publicado pela mídia e poderia ser tomado como exemplo, o pai não aprovava o namoro, por que o namorado da filha era um maconheiro de pinto doce, a menina apaixonada, matou seus pais. Se o pai tivesse ouvido a filha, tivesse entendido a filha, tivesse acreditado na filha, a mesma não efetuaria isso, com certeza não.

Não estou aqui para apoiar assassinos, caso você e os demais me interpretem assim, estou aqui para avaliar a questão e dizer pra você todos em alto e bom som que não adianta punir quem quer que seja, com requintes de crueldade ditatoriais, ou pena de morte. Temos que estudar a fundo todo o conceito de um crime, todo o conceito de ódio, todos os conceitos para que seres humanos possam vir a matar outros seres humanos.

A nossa sociedade, ou porque não dizer o mundo, não está devidamente preparado para enfrentar a estes problemas com a devida conciência. Crianças matando crianças e as arrastando por 7km pelo lado de fora de um carro, menino que decaptam pais, rapaz que mata esposa com 4 tiros, isso tudo é fruto de uma péssima estrutura educacional, de péssimo projetos que viabilizem a beleza da vida.

Creio que vocês e a grande maioria das pessoas aqui no fórum, ou de qualquer lugar jamais entenderam o conceito da minha frase de assinatura. Apesar da mesma ter sido citada por Nelson Mandela, no qual ficou 27 anos presos pelo apartheid sul-africano, o mesmo não odiou brancos, não odiou negros, não odiou nenhum outro humano, simplesmente Nelson não odiou, simplesmente concluiu isso.

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar" Nelson Mandela

E outra, foi comprovado cientificamente que não precisa ser um devido retardado ou possuir problemas psicológicos para matar alguém. Um experimento foi feito com pessoas "normais", nas quais, as mesmas eram condicionadas a apertar um botão, na qual dariam choques elétricos em pessoas que não respondessem corretamente a pergunta.

Todas as pessoas que participaram a pesquisa apertavam o botão e continuavam normalmente a fazer às perguntas, não exitaram um momento se quer. Prova que em nosso "hadware"(palavra muito usada por Carl Sagan), isso está embutido, só que podemos e temos como controlar isso.

Se o mundo fosse ensinado a amar, não existiriam tantas e tantas atrocidades, acredite, e se viesse a existir tais atrocidades, isso não seria com a frequência que ocorre nos dias de hoje.

Abraços.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #38 Online: 25 de Março de 2007, 10:09:41 »
Só digo que questionar as idéias de um homem com base em conceitos amarrado à bíblia se torna ridículo por demais(não digo você, digo o autor do texto, que é da PUC-RJ...).

Acha que o cara e seus conceitos devem ser cristãos só porque estudou na PUC?

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar" Nelson Mandela
[...]
Se o mundo fosse ensinado a amar, não existiriam tantas e tantas atrocidades, acredite, e se viesse a existir tais atrocidades, isso não seria com a frequência que ocorre nos dias de hoje.

Tudo o que disse se resume a isso. E de fato, são duas frases muito felizes, concordo plenamente com elas.

Mas isso não tem nada a ver com a idéia do texto. Ninguém está tentando ver no ódio algo bom. A única coisa que o texto critica é que algumas pessoas insistem em não ver que a guerra é inevitável algumas vezes, infelizmente. Negar isso é passar um atestado de tremenda ingenuidade e vulnerabilidade contra as pessoas que, lamentavelmente, não pensam de uma forma tão amável e racional.

Veja o exemplo do texto: se Gandhi se saiu vitorioso, isso se deveu ao fato de seu inimigo ser a Inglaterra, que foi "cordial" em não responder com violência às investidas pacíficas de Gandhi. Neste caso, a paz foi o meio e o fim. Tudo se saiu da melhor forma possível, graças ao caráter dos dois lados.

Mas e se Gandhi estivesse na Rússia de Stálin? Pensa que a investida pacífica seria o melhor meio para ele triunfar? A paz é sempre o fim. Mas não concorda que nem sempre é o melhor meio?

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #39 Online: 25 de Março de 2007, 10:32:21 »

Para sobreviver, entre outras coisas…

Como tudo está sempre em contrução espero que os EUA mudem para que se aprimorem.

Torço muito mais ainda para que o islã mude e saia da idade média em que se encontra.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 25 de Março de 2007, 11:04:58 »
Nisso estamos de acordo.

Raphael

• Visitante
« Resposta #41 Online: 26 de Março de 2007, 02:43:27 »

Para sobreviver, entre outras coisas…

Como tudo está sempre em contrução espero que os EUA mudem para que se aprimorem.

Torço muito mais ainda para que o islã mude e saia da idade média em que se encontra.

Sobre os EUA, não acredito nisso não. A educação que existe lá, não é construtivista, é tradicional, eles são criados pra produzir, bem, vamos esperar, só o tempo dirá, né?

Sobre o Islã, os costumes são sempre mantidos para pessoas que não concordam com o progresso.

Raphael

• Visitante
« Resposta #42 Online: 26 de Março de 2007, 03:11:08 »
Procedure.

A única coisa que o texto critica é que algumas pessoas insistem em não ver que a guerra é inevitável algumas vezes, infelizmente. Negar isso é passar um atestado de tremenda ingenuidade e vulnerabilidade contra as pessoas que, lamentavelmente, não pensam de uma forma tão amável e racional.

Toda guerra é evitável, quando se pensa devidamente correto. Isso eu nunca vou concordar com você. Não precisamos matar para provarvos que estamos em uma democracia, assim como disse o Bushit, bem, vou relatar algo que sirva como exemplo.

Ontém, dia 26/03, sofri uma tentativa de assalto(o que é normal aqui na cidade do Rio de Janeiro), três meninos tentaram me assaltar, estava sentado no ponto de ônibus e eles vieram por trás, e perguntaram:

-Você sabia que você foi assaltado?
-Eu, ingênuo ao extremo, perguntei, não, por quem?

Um deles, que parecia o chefe do bando, parecia mais velho, pediu para eu lhe dar a carteira e o celular. Bem, eu só ando com pouco dinheiro, só tinha 5 reais no bolso e não iria dar o meu dinheiro assim tão facilmente, se não iria ficar a pé, e eu moro beemmmm longe do Centro do Rio de Janeiro.

Eles insistiram, eu levantei(acho que eles ficaram com medo)um cara de 1,97cm, dizendo que não, acho que até eu ficaria. :D O mais velho disse que um deles estariam armados, eu logo desconfiei, pois bandido que é bandido já mostra logo a armar pra meter medo.

O mais velho, me agarrou na camisa e eu puxei a camisa dizendo que não iria dar nada, não o agredi, simplesmente tirei a mão dele de mim.Eles me xingaram de bicha, viado, etc. E foram embora.

Ou seja, se eu tivesse encarado os caras, batido neles, esmurrado a cara deles, eu poderia até conseguir proporcionar a prisão deles, mas eu não quis, pois eu acredito que eles vão ter o que merecem, vão ser presos quando cometerem outros crimes, o que importa mesmo é que eu acredito que eles podem vir a mudar, este é o ponto.

Fiquei nervoso, lógico, mas não desisti, eu fui pra um lado, com o que tinha, e eles foram pro outro, sem nada meu. Isso é demostrar que você pode resolver as coisas sem violência, utilizando a cabeça. Se eles tivessem armados, é lógico que eu daria tudo, mas como eu vi que eles queriam mesmo era me ludibriar, eu saí fora.

Os amo, de coração, quero que eles parem de agir como agiram, mas eu sei exatamente de quem é a culpa. O que daria um outro assunto.

Veja o exemplo do texto: se Gandhi se saiu vitorioso, isso se deveu ao fato de seu inimigo ser a Inglaterra, que foi "cordial" em não responder com violência às investidas pacíficas de Gandhi. Neste caso, a paz foi o meio e o fim. Tudo se saiu da melhor forma possível, graças ao caráter dos dois lados.

Você tá doido homem?!?!?, a Inglaterra demorou muito e muito para fornecer a ndependência pra Índia, matou muitos dos pacifistas de Gandhi em uma praça, onde todos estava indefesos, a inglaterra não tem nada de bom, pois colonizou o país e se recusou a deixá-lo.

Mas e se Gandhi estivesse na Rússia de Stálin? Pensa que a investida pacífica seria o melhor meio para ele triunfar? A paz é sempre o fim. Mas não concorda que nem sempre é o melhor meio?

Se Gandhi estivesse na Rússia, ele seria partidário e tentaria utilizar outros meios para satisfazer as necessidades de seu povo. Iria pra outro páis, sei lá, daria um jeito. Não creio que você tenha lido muito sobre ele. Não penso que uma investida pacífica seria o melhor pra triunfar. Uma investida pacífica é o melhor pra triunfar, não penso, é.
Não creio que a paz seja realmente o fim, a curto prazo, não. O melhor meio, sim, ela é.

Guerras foram criadas para justificar os interesses de domínio que muitos possuem, entre outras, a guerra jamais é um bom negócio, para ambos os lados.

E outra, "Preciso violentá-la para possuí-la". Sabe o autor?

Abraços.

Raphael

• Visitante
« Resposta #43 Online: 26 de Março de 2007, 03:36:15 »
Nigh†mare....

Leia de novo tendo em mente que crime é um conceito ligado a uma norma que descreve uma ação e comina uma pena a quem a pratica. 

Sim, ohhh, claro que crime é isso mesmo. Mas, no final de tudo, esta definição bonita não funciona, e se funciona, não funciona para com as pessoas certas. Vide alguns dos nossos queridos políticos que retiram o dinheiro da merenda de crianças, ou de políticos que possuem habeas corpus para seus crimes ridículos.

O crime realmente é isso, concordo com você, mas na prática mesmo, há um crime maior, o crime de não punir os devidos criminosos. Falo isso de um contexto mundano, e não restrito a nosso país.

Já ouviu falar da política dos três Ps?

Pobre, preto e puta.

Abraços.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #44 Online: 26 de Março de 2007, 12:26:15 »
Muita ingenuidade, raphael... :(

Mas por favor, argumente no que eu propus antes:

você mora em um povoado onde as pessoas são muito felizes. O povo é muito próspero, as pessoas respeitam totalmente umas as outras, a paz reina absoluta. Repentinamente, um pessoal do maldoso povoado vizinho invade e começa a destruir tudo, roubar as pessoas, estuprar as mulheres, colocar fogo nas casas, corromper as crianças, etc. Você tenta dialogar racionalmente mas não há jeito. O que fazer nesta situação? Continuar pedindo pacificamente para que se retirem?

Raphael

• Visitante
« Resposta #45 Online: 27 de Março de 2007, 02:30:02 »
Ingênuo? :???:

Genuína é a idéia de guerriar, pois não?

Apesar de sua hipótese estar bem longe de ocorrer, mesmo com tanta violência, vou responder seu argumento.

Você mora em um povoado onde as pessoas são muito felizes. O povo é muito próspero, as pessoas respeitam totalmente umas as outras, a paz reina absoluta. Repentinamente, um pessoal do maldoso povoado vizinho invade e começa a destruir tudo, roubar as pessoas, estuprar as mulheres, colocar fogo nas casas, corromper as crianças, etc. Você tenta dialogar racionalmente mas não há jeito. O que fazer nesta situação? Continuar pedindo pacificamente para que se retirem?

Por favor Procedure, existem várias hipóteses para que isso não venha a ocorrer. O que você tenta retratar aqui é uma luta entre animais irracionais, ou pesoas que da idade da pedra que querem derrotar o inimigo.

Muitas das vezes Proc, a maior dor em que se pode proporcionar em relação ao que você mais almeja é mostrar pro seu "oponente" que nem sempre as coisas são resolvidas com este raciocínio "guerreativo".

Neste caso, se as pessoas inimigas de um grupo, viessem e tentassem retirar o meu povo, eu não exitaria em sair, preservo primeiramente a minha vida, e isso não se dá com guerras. Depois disso, eu reconstruo a minha vida em outro lugar, ou volto para o mesmo lugar e tento corromper o governo dominante para que eu possa voltar e viver em paz.

Entre outras, está é a principal opção.

Abraços.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #46 Online: 27 de Março de 2007, 06:29:36 »
Me intrometendo:

O problema, Raphael, é quando os oponentes não estão interessandos em tomar sua terra, ou seus bens. O problema é quando o
objetivos deles é simplesmente matá-lo e à sua família e aos seus amigos. Isso aconteceu no passado recente (o Genocídio na Armênia, o
Holocausto, o Khmer Vermelho, o Genocídio de Rwanda) e está acontecendo hoje, no Iraque (Sunitas versus Xiitas) e em Darfur,
por exemplo. Nesse caso não existe maneira de negociar. A luta é uma questão de sobrevivência mesmo.

Sobre reconstruir a vida em outro lugar: você se retirar e reconstruir sua vida em outro lugar não é o problema. O problema é
quando milhões da sua etnia/religião/ideologia/time resolvem se retirar para reconstruir a vida no outro lugar. Isso porque as pessoas
do Outro Lugar podem não estar muito dispostas a aceitar sua presença lá. Além disso, mesmo que não existam outras pessoas no
Outro Lugar, pode ser que também não exista água, ou espaço, ou terras férteis. As coisas não são tão simples quanto você pensa.
É por isso que concordo com o texto do OP.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #47 Online: 27 de Março de 2007, 12:19:16 »
Não tem nada a ver com gostar de guerra ou achar que ela é o único meio de resolver qualquer problema, longe disso.

É uma questão de entender que, infelizmente, nem todos pensam de maneira tão amável e racional.

Raphael

• Visitante
« Resposta #48 Online: 28 de Março de 2007, 01:37:15 »
Manhattam, não precisa dizer que se intromete não, você é sempre bem vindo. :ok:

Bem, vou responder aos dois. Manhattam e Procedure.

O problema, Raphael, é quando os oponentes não estão interessandos em tomar sua terra, ou seus bens. O problema é quando o
objetivos deles é simplesmente matá-lo e à sua família e aos seus amigos. Isso aconteceu no passado recente (o Genocídio na Armênia, o
Holocausto, o Khmer Vermelho, o Genocídio de Rwanda) e está acontecendo hoje, no Iraque (Sunitas versus Xiitas) e em Darfur,
por exemplo. Nesse caso não existe maneira de negociar. A luta é uma questão de sobrevivência mesmo.
Sobre reconstruir a vida em outro lugar: você se retirar e reconstruir sua vida em outro lugar não é o problema. O problema é
quando milhões da sua etnia/religião/ideologia/time resolvem se retirar para reconstruir a vida no outro lugar. Isso porque as pessoas
do Outro Lugar podem não estar muito dispostas a aceitar sua presença lá. Além disso, mesmo que não existam outras pessoas no
Outro Lugar, pode ser que também não exista água, ou espaço, ou terras férteis. As coisas não são tão simples quanto você pensa.
É por isso que concordo com o texto do OP.

Por que não lutar pela paz, pela vida?

Procedure.

Não tem nada a ver com gostar de guerra ou achar que ela é o único meio de resolver qualquer problema, longe disso.

É uma questão de entender que, infelizmente, nem todos pensam de maneira tão amável e racional.

Gente, eu também não acho que a coisa de guerra seja simples, longe de mim afirmar isso, tenho pra mim que é uma questão muito complexa, e como. Sobre o ponto no qual você afirmou sobre não ser aceito nos países(xenofobia, coisa ridícula por sinal), acho que isso um dia acaba, não tenho dados sobre a procedência disso, mas creio que não está por ocorrer com tanta frequência como ocorria anteriormente. Acho que guerras, neste caso, também geram mais e mais a deterioração de uma sociedade, pois muitos que não se sentem felizes com ela, tentam se refugiar em outro país, gerando mais e mais terceirizações, pobreza, etc. A grande maioria dos países atuais(que são capitalistas)não querem isso, pois assim, o índice de pobreza no país aumenta,(mais do que o próprio capitalismo proporciona) com isso, mais um ponto negativo para criar-se guerras.

Estamos no século XXI, as informações são mais fáceis de serem verificadas, tudo está ao nosso alcance em questões de segundos, se assim quisermos e se tivermos como, lógico, temos dados nos quais mostram que guerras não ajudam em nada para o progresso de uma sociedade, ou nação, ou quem quer que seja.

Por mais que eu esteja a comentar sobre coisas sentimentais(e sou mesmo, muito sentimental)acredito que um dia, todos os que você citou, nos quais guerreiam atualmente, vão mudar de pensamento e mudar de postura. Enquanto mais e mais pessoas morrem, o ódio, por enquanto, é tomado pelos corações daqueles que guerreiam e sendo assim, eles ficam mais e mais sedentos por sangue. Quando eles observarem que seu povo está por diminuir, verificarem que crianças estão a morrer sem nenhum sentido, ou por um sentido absurdo, baseado no ódio que eles sentem, um pelos outros, eles vão verificar e parar de cometerem atrocidades.

Acredito que uma expressão mundial, em conjunto, uma organização em massa, pode vir a mudar esta realidade, mas, que, de antemão, não vejo argumentos viáveis que, atualmente, podem vir a validar o conceito obscuro e falido que sustenta a idéia de uma guerra.

Nós precisamos evoluir, e evolução não combina com a palavra guerra, por mais que eu entenda a posição de vocês sobre o assunto, nunca concordarei com ela. Temos sempre uma saída, e esta não se dá com guerras e derramamento de sangue. Não atualmente, não com o que temos, não com o que sabemos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_guerras

"A questão não é a se a guerra é real ou não. A vitória é impossível. A guerra nã é para ser ganha, é para ser eternizada. Uma sociedade hierárquica é possível nas bases da pobreza e da ignorância. Essa nova versão é o passado e um passado diferente jamais pode ter existido. Por princípio, a guerra é planejada para manter a sociedade a beira da fome. A guera é a fúria de seus governantes contra suas próprias ideologias. E o objetivo não é a vitória sobre a Euroásia ou a Ásia Oriental, mas manter a própria estrutura da sociedade intacta"

George Owell sobre o verme do Bush.

Abraços.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!