Você tem alguns conceitos misturados. Aceitar um argumento sem fundamentos é crença. De ai a qualificar todo um grupo heterogêneo de pessoas que coincidem em determinados pontos de dogmático não passa de uma generalização falsa, preconceito.
Não quis dar esta impressão, mas acabei usando os extremos para exemplificar as coisas .
Acredito que todos nós, em maior ou menor grau, ao acreditarmos em algo, com o passar do tempo acabamos por empunhar bandeiras que não tinhamos antes.
Vou dar um exemplo pessoal, sou delegado do sindicato de minha categoria, e isso já fazem dez anos. Como procuro me dar bem com todo mundo, nunca me indispus com ninguém, as vezes em que isso aconteceu, independente de estar certo ou errado, sempre procurei me desculpar com a pessoa para não ficar um clima ruim. Recentemente tive de faltar alguns dias por motivos pessoais e, como nao tinha atestado médico para justificar, afinal não era esse o caso, eu tive estas horas descontadas... bom, teve gente que disse que eu deveria brigar, só que eu não quis misturar o fato de ser delegado do sindicato com um problema pessoal meu e, afinal de contas, eu estava errado.
Mesmo assim, houve um tempo atrás onde eu estaria disposto a invadir o Congresso Nacional se fosse preciso... inclusive gritando slogans do tipo:
"Fora FHC."
"Fora FMI."
"Fora ALCA."
"Se cuida FHC, o servidor vai derrubar você."
Como eu cheguei a isso? Simples, tomei uma decisão, optei por um dos lados (considerando que PSDB e PT representassem a direita e a esquerda, respectivamente). Ao fazer isso, deixei o pensamento crítico de lado e comecei a ver as coisas de uma maneira maniqueista, não que eu ache que FHC foi um ótimo presidente ou que o Serra deveria substituí-lo, simplemente odiando tudo que fosse "neoliberal", capitalista, etc...
Entenderam? Apesar de também ser o ator eu agia como se estivesse assistindo uma peça onde o papel de vilão era claramente do governo e nós, os servidores, eramos os heróis.
Hoje vejo que não é bem assim, não somos heróis nem os vilões da história. O meu conceito de bom ou mau, a minha noção de Brasil é muito diferente do que eu achava que era. Porém, fico no dúvida quando penso em me definir politicamente, tenho medo de que comece a agir de modo irracional novamente, vendo as coisas apenas sob o ponto de vista que eu considero correto.
Querem um exemplo? No site do
www.midiasemmascara.org, existem alguns colunistas conservadores. Porém os próprios colunistas só parecem concordar no momento de eleger como inimigo a tríade PT, Lula e o pensamento esquerdista do século XXI (que engloba feminismo, ecologia, politicamente correto, direitos homossexuais, etc..). Você encontra opiniões tão divergentes como a de um ateu ou de um evangélico militante. Ou seja, a impressão que tenho é que se eles pudessem ser isolados em uma sociedade totalmente de acordo com seus valores tradicionais, não demoraria para haver dissidências.
Não sei se me expus direito, e quem me conhece sabe que não sou chegado a posts longos, porém eu não poderia mais deixar estas dúvidas me incomodarem.