O capitalismo é responsável pela pobreza e pela fome no mundo?
A pobreza e a fome já existiam muito antes do capitalismo, o fato de algumas regiões do mundo serem extremamente pobres não é culpa do capitalismo e sim de conflitos internos, problemas que já vem de séculos (como a colonização por exemplo). E fome por fome, a Europa já passou por longos períodos de fome na Idade Média, época que existia o feudalismo, então essa idéia que o capitalismo é responsável pelos males do mundo é falha.
Dizer que a pobreza existia antes do capitalismo (tremenda descoberta) não significa que o mesmo não haja contribuído para que o quadro se mantivesse assim. A produção de alimentos atualmente é capaz de alimentar muitos mais dos que vivemos, e mesmo assim gente morre de fome.
Não sou pueril ao ponto de usar esse argumento como crítica forte à um sistema econômico. O capitalismo liberal parece funcionar no papel, mas o próprio ânimo de lucro desfigura o comportamento dos agentes econômicos.
O comunismo funcionou na prática?
Não, na prática os países que tentaram implantar o comunismo falharam, a pobreza e a miséria continuaram nos países comunistas, economicamente o socialismo não funciona.
O que é "o comunismo"? Não existem dois teóricos socialistas que aceitem exatamente a mesma definição. E dizer que os países do chamado "socialismo real" viviam na "miséria" é simples ignorância, não creio que precise procurar números para fazer-te ver isso. [POP-CULTURE]Olhe a última produção anti-comunista, "Das Leben Der Anderen" (ganhadora de Oscar, pese à ser medíocre desde o ponto de vista cinematográfico) para ver isso.
Porque economicamente o socialismo não funciona?
A idéia sobre economia de Karl Marx foi refutada por economistas.
"Segundo a escola neoclássica, o preço de um bem ou serviço não representa o valor do trabalho nele incorporado. Assim sendo é o equilíbrio entre oferta e demanda que determina os preços." Na ex-URSS os governantes socialistas tiveram que voltar várias vezes a economia capitalista para recuperar a economia do país, e assim provando que o socialismo economicamente não funciona e que o país tende a quebrar pela falta de competitividade, falta de investimentos estrangeiros, e etc.
E Fabi disse que foram refutados e por isso foram. Existem muitas teorias do valor, há críticas para todas elas. A URSS é considerada por muitos socialistas científicos o que se chama "capitalismo de estado". E "voltar várias vezes a economia de mercado" é a NEP? Se for, precisa aprender algo sobre a teoria política leninista.
Mas se o socialismo economicamente não funcionou na ex-URSS como ela era uma superpotencia?
A falta de incentivos, investimentos e competição pelo mercado começaram a dar sinais de que a economia socialista era fraca na ex-URSS.
Lenin implementou a NEP, sigla para Nova Política Econômica, que recuperou alguns traços de capitalismo para incentivar a nascente economia soviética.
Entre 1956 e 1985, a União Soviética atingiu seu auge geopolítico e tecnológico. Entretanto, também foi época de pouco crescimento económico e lentos avanços na qualidade de vida da população.
Claro. Demorou 80 anos para os comunistas destruirem tudo o que os maravilhosos czares fizeram. Que argumento mais estúpido.
O Capitalismo funciona economicamente falando?
Apesar da Grande Depressão, hoje em dia atingimos um meio-termo, ou seja, o mercado é livre, e o estado tem controle sobre a economia pra evitar abusos.
A vitória de Keynes sobre os clássicos traduz o triunfo do intervencionismo moderado sobre o liberalismo radical, além de constituir um desejável meio-termo entre a liberdade econômica absoluta e o total controle do Estado sobre o meio econômico.
Qualquer intervenção no mercado anula os princípios do capitalismo liberal de Smith e Ricardo.
Curioso que foi só o muro de Berlim cair e os países europeus começaram a recortar os direitos conseguidos na guerra-fria.
O capitalismo funciona tão bem, que como está citado acima, seres humanos morrem de fome mesmo havendo recursos disponíveis para que não fosse assim.
E a China?
A China é sem comentários, graças ao comunismo chinês a mão de obra lá é praticamente de graça, a população é pobre, vendendo coisas baratas para o mundo todo, está mais para uma economia capitalista do que comunista.
Claro, em 1960 a China exportava cérebros para todo o mundo. Chegaram os comunistas e transformaram todos em agricultores miseráveis.
A China é um sistema uni-partidista de economia mixta, e ponto.
Porque o capitalismo se mostra para muitas pessoas a melhor opção que o socialismo?
respondo eu. Porque são incultos e/ou alienados.
Essa pergunta é simples, é porque o capitalismo te dá a liberdade de você batalhar pelo que quer, você pode comprar os carros do ano, roupas, casa, e etc, isso tudo o capitalismo te proporciona, basta você ter dinheiro. Agora com o socialismo, nada de carro do ano, nem de roupas, e a comida então, é dada pelo estado, não teríamos liberdade pra escolher nada, seriamos apenas coletivos, iguais, ou seja, tudo que se iguala vira nada.
Ok, nos países do socialismo reais se andava nu, mais de 90% dos cubanos
não tem casa própria e todos eles morrem de fome periodicamente para serem ressuscitados pelo arquimago Fidel Castro Ruz.
com vocês, o adorado Trabi
http://polandpoland.com/trabant.JPGCurioso, como o Procedure você mete coisinhas de filósofos conservadores ou fascistas, aos que talvez nem conheça direito… Aqui temos ao pai da irracionalidade, Nietzsche:
"tudo que se iguala vira nada"