Primeiro, Fabi, gostaria que você definisse o que você chama de socialismo, e quais os motivos que lhe levam a incluir a URSS e similares como países socialistas.
E não vou inserir quotes, mas vou seguir a ordem do seu texto, ok?
Capitalismo não é
o responsável por todas as merdas do mundo, realmente. Aliás, houve progresso na condição humana geral nas passagens escravismo --> feudalismo --> capitalismo. Mas
boa parte da fome e da pobreza, sim; apenas por concentrar o capital e, portanto, os meios econômicos. Comunismo não é mar de rosas, como a Igreja Revolucionário do Reino de Marx (rsrsrs) pinta, mas as perspectivas de vida são bem melhores.
Segundo meu ponto de vista, o socialismo é uma evolução em relação ao capitalismo, e não uma alternativa (como deu-se a entender da Guerra Fria em diante). A revolução de 1917 foi uma típica revolução burguesa análoga à francesa, porém bem mais tardia, que baniu os últimos resquícios do feudalismo russo.
(E não falo isso por causa do porco do Stalin e seus 30 milhões, mas por causa da estrutura econômica, que eu considero como capitalismo de estado.)
Socialismo não funciona sem meios de produção evoluídos o suficiente. Seria algo como colocar p.ex. os maias no regime capitalista (mas sem a tecnologia capitalista) e assistir ao capitalismo maia desmoronar.
Lenin de certa forma tinha consciência que a URSS não tinha condições pra suportar o comunismo na época, por isso da NEP. Isso fica bem evidente nas teses de Trotski da "revolução permanente", que foram baseadas em algumas das idéias do Lenin.
O capitalismo funciona? Depende. Chega uma hora que o sistema econômico vira entrave, e a chance de ser derrubado se agiganta. O escravismo também funcionou, o feudalismo idem. Só que o escravismo gerou condições nas quais o próprio escravismo não se suportava mais, o feudalismo também, e não vejo motivos para considerar o capitalismo como diferente.
No caso do capitalismo, você acaba acumulando tanto poder nas mãos da burguesia
strictu sensu, que qualquer intervenção estatal pode até mesmo ser ignorada. O governo não é o poder, e sim uma extensão deste.
Ah, e embasar todo o comunismo em Marx é como embasar todo o ateísmo em Nietzsche… válido? Às vezes, para um conceito ou outro. Mas dá pra ser ateu sem ler Nietzsche, entende?
Quanto à alegada refutação, Marx na verdade incorpora o conceito de oferta e demanda na teoria, junto com o conceito de trabalho. Tanto é que ele explica por que o trabalho tende a baratear com o desemprego de parcelas do proletariado por… oferta e demanda. De qualquer modo, no caso da teoria do valor do trabalho estar errada, é só um "éter de Maxwell".
Essa pergunta é simples, é porque o capitalismo te dá a liberdade de você batalhar pelo que quer
…já comprou sua Ferrari hoje? (desculpe o sarcasmo, não resisti… rs)
Nightstalker, nada pessoal, mas essa pergunta vai pra ti também.
Ah, o que afirmo sobra a URSS pode ser extendido à China sem muitos poréns.
Marx te ama mesmo assim, viiiiiiiiu???