Autor Tópico: O que pode ser relativo afinal ?  (Lida 2616 vezes)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
O que pode ser relativo afinal ?
« Online: 24 de Março de 2007, 16:19:55 »
Há  por fim , algo acima  do bem e do mal?…Se existir  , também seria , ou é realtivo ? Ou tudo absolutamente tudo  é realtivo?

Abraços fraternos.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: O que pode ser relativo afinal ?
« Resposta #1 Online: 25 de Março de 2007, 01:00:27 »
Bem e mal são conceitos bastante relativos, que só existem em referência à preservação, cuidado ou destruição de algum objeto.

Há portanto muita coisa "acima" de ambos.  Coisas como a impermanência dos fenômenos e a cadeia de herança e influência recíproca entre indivíduos, comunidades e gerações.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #2 Online: 25 de Março de 2007, 03:26:18 »
O que é bem? o que é mal? o que é relativo?

Isso depende muito nos conceitos que cada um "impõe" a essas perguntas.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Março de 2007, 19:06:25 »
Sim Raphael...e a meu ver  tudo é mesmo realativo...veja o desejo ...se vc pensar nele  como algo impressindível de  realizar, mas contudo não puder satisfaze-lo  sob nenhum ponto ...( falo qualquer tipo de desejo..vamos supor aqui o de comer  uma barra de chocolate...)então vc  manda este entendimento ao cérebro que o devolverá ao corpo ...programando-o para que este desejo se  abrande ou até desapareça...por tanto tudo toma ares de realtividade conforme a quiessência ou a falta da possibilidade de  que o desejo seja por fim realizado...
Concorda ?
Abraços .
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

Raphael

• Visitante
« Resposta #4 Online: 26 de Março de 2007, 02:18:59 »
Sim Raphael…e a meu ver  tudo é mesmo realativo…veja o desejo …se vc pensar nele  como algo impressindível de  realizar, mas contudo não puder satisfaze-lo  sob nenhum ponto …( falo qualquer tipo de desejo…vamos supor aqui o de comer  uma barra de chocolate…)então vc  manda este entendimento ao cérebro que o devolverá ao corpo …programando-o para que este desejo se  abrande ou até desapareça…por tanto tudo toma ares de realtividade conforme a quiessência ou a falta da possibilidade de  que o desejo seja por fim realizado…
Concorda ?
Abraços .

Com certeza, concordo. Mas sobre o que você disse é uma definição neurocientífica sobre os sentimentos relativos a desejos. O que o mau e o bem tem a ver com isso?

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Março de 2007, 02:46:35 »
Eu disse que tudo é relativo ..e dei como exemplo o desejo...mas falando da questão do bem e do mal...tornei-a inclusa dentro  do 'tudo é relativo', desculpe se não me fiz suficientemente clara.

E outra coisa , aproveitando a oportunidade ...acima do bem e do mal , para mim está  algo supremo a quem  chamo de  Deus.Porém a minha visão de  Deus foge e muito a  tida e divulgada por aí...explico : a visão de bem e mal são conceitos humanos.E Sendo  o Ser  supremo que passarei a chamar de Deidade , o Todo por excelência...este conceito não o tange, antes  nos aliena, dentro das circunstãncias  que  vivemos neste plano.A nossa ignorância nos desperta à incredulidade, e no entanto, muitos de nós vive muito bem sem Deus e sem pensar  como serão as coisas  do outro lado....mas de certo ao chegarmas lá...muitos se surpreenderão.Pois poderão constatar  que acima de todas as coisas existe um Pai que nos quer educar livremente  longe do medo e de dogmas...na liberdade de aceita-lo ou não...Esse enfim é o Deus  em que creio....um Deus de amor! E se filha D'Ele...portanto  um  Deus tb.( não sei se Deuses tem sexo..rs ) Não ainda aqui neste seguimento, mas após a minha jornada rumo ao Pai.
Abraços fraternos.
(Nelson Mandela)

Raphael

• Visitante
« Resposta #6 Online: 26 de Março de 2007, 03:15:20 »
Eu disse que tudo é relativo …e dei como exemplo o desejo…mas falando da questão do bem e do mal…tornei-a inclusa dentro  do 'tudo é relativo', desculpe se não me fiz suficientemente clara.

E outra coisa , aproveitando a oportunidade …acima do bem e do mal , para mim está  algo supremo a quem  chamo de  Deus.Porém a minha visão de  Deus foge e muito a  tida e divulgada por aí…explico : a visão de bem e mal são conceitos humanos.E Sendo  o Ser  supremo que passarei a chamar de Deidade , o Todo por excelência…este conceito não o tange, antes  nos aliena, dentro das circunstãncias  que  vivemos neste plano.A nossa ignorância nos desperta à incredulidade, e no entanto, muitos de nós vive muito bem sem Deus e sem pensar  como serão as coisas  do outro lado…mas de certo ao chegarmas lá…muitos se surpreenderão.Pois poderão constatar  que acima de todas as coisas existe um Pai que nos quer educar livremente  longe do medo e de dogmas…na liberdade de aceita-lo ou não…Esse enfim é o Deus  em que creio…um Deus de amor! E se filha D'Ele…portanto  um  Deus tb.( não sei se Deuses tem sexo…rs ) Não ainda aqui neste seguimento, mas após a minha jornada rumo ao Pai.
Abraços fraternos.

Entendo perfeitamente os seus conceitos, não concordo, mas são plausíveis.

blue pill

• Visitante
« Resposta #7 Online: 26 de Março de 2007, 22:10:53 »
… a visão de bem e mal são conceitos humanos.E Sendo  o Ser  supremo que passarei a chamar de Deidade , o Todo por excelência…este conceito não o tange, antes  nos aliena, dentro das circunstãncias  que  vivemos neste plano…

Se não nos tange, porque nos aliena, como você pode saber dele ?
E Como pode eu agora saber dele, lendo sua explicação, se não me tange também?

blue pill

• Visitante
« Resposta #8 Online: 26 de Março de 2007, 22:19:25 »
Eu disse que tudo é relativo …e dei como exemplo o desejo…mas falando da questão do bem e do mal…tornei-a inclusa dentro  do 'tudo é relativo', desculpe se não me fiz suficientemente clara.

Mas se "tudo é relativo", então essa sentença tambem é ?
Então tudo é relativo menos essa sentença acima ?
O que faz ela ficar de fora do relativismo ?

A nossa ignorância nos desperta à incredulidade, e no entanto, muitos de nós vive muito bem sem Deus e sem pensar  como serão as coisas  do outro lado…mas de certo ao chegarmas lá…muitos se surpreenderão.Pois poderão constatar  que acima de todas as coisas existe um Pai que nos quer educar livremente  longe do medo e de dogmas…na liberdade de aceita-lo ou não…Esse enfim é o Deus  em que creio…um Deus de amor! E se filha D'Ele…portanto  um  Deus tb.( não sei se Deuses tem sexo…rs ) Não ainda aqui neste seguimento, mas após a minha jornada rumo ao Pai.
Abraços fraternos.

Repito do ultimo post... Se esse deus não é entendido pelo Ser, se o Ser não vê evidências na existência de um deus, então como você poderia argumentar consistentemente essa sua afirmação, tendo em vista que você é um Ser ?

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Março de 2007, 02:01:14 »
"Se não nos tange, porque nos aliena, como você pode saber dele ?
E Como pode eu agora saber dele, lendo sua explicação, se não me tange também?" ( citação de Blue)

Boa noite Blue…em primeiro lugar quero  lembra-lo que nunca disse que  “ nos tange “ e sim  “ o  tange “ ademais , não busquei aqui lançar nenhuma sentença…rs…E  o que nos aliena, é o conceito de bem e mal que estamos acostumados  . Por último , vc me perguntou como  eu posso saber dele, bem…poderia simplesmente evocar a minha fé…mas creio que já há argumentos mais fortes, bem mais fortes para  tentar faze-lo colocar-se  no mesmo   patamar  que o meu entendimento lógico…  Dentro  do que entendemos , que é na verdade muito pouco, se nos enxergarmos como simples  poeira diante da imensidão  do que está  acima de nós…como   galáxias , várias delas  e  universos paralelos ou não…vemos denotar a idéia do quão pouco realmente sabemos…para ir  renegando  algumas teorias  plausíveis…como  a teoria  do criacionismo…que de certo  conta  com a evolução…uma evolução de idéias , de supremecia da lógica que destoa de argumentos ‘fechados’  como a idéia  de que um ser Supremo , possa  não existir…Nada, absolutamente nada  pode ser  afastado …até mesmo que  Ele , Deidade absoluta , não exista…rs…como vc Vê estarmos abertoss a possibilidade só nos facilita a lidar  com o novo…

E outra coisa, nada pessoal, mas vc é muito lúdico …se não o tange , pq afinal  quis responder-me?
« Última modificação: 27 de Março de 2007, 02:10:36 por Artemis »
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Março de 2007, 02:06:14 »
"Mas se "tudo é relativo", então essa sentença tambem é ?
Por excelência sim..
Então tudo é relativo menos essa sentença acima ? Já respondi...
O que faz ela ficar de fora do relativismo ? vc pergunta muito  do mesmo ,pq ? para  enfatizar  sua discordância...?

(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Março de 2007, 02:07:59 »
Repito do ultimo post… Se esse deus não é entendido pelo Ser, se o Ser não vê evidências na existência de um deus, então como você poderia argumentar consistentemente essa sua afirmação, tendo em vista que você é um Ser ?( citação de blue )

Para que vc tivesse  uma retórica mais afinada , deveria  ler o que vc mesmo escreve…veja…vc afirma que o Ser ( com letra maiúscula, portanto devo entender  que fala  do  que eu chamo  Deus?…digamos  que seja , pois leva-nos a isso, sigamos…)E eu sou um  Ser? …bem  ainda almejo se-lo  …por enquanto apenas  um reles aprendiz…rs…Mas descontruindo o que vc escreveu e absorvendo apenas a sua idéia ‘vigente ‘ do  que poderia ter  de fato escrito…percebo que vc estava falando  de nós seres humanos…pois bem…nesse caso  , não poderia tb ter dito o  que pressupus , pois  a grande maioria dos seres humanos crêem em Deus… e vc deve sabe-lo, portanto a minha afirmação de que exista um Deus é compartilhada  pela maioria esmagadora  da humanidade.

Abraços fraternos Blue.
(Nelson Mandela)

blue pill

• Visitante
« Resposta #12 Online: 29 de Março de 2007, 20:41:43 »

Boa noite Blue…em primeiro lugar quero  lembra-lo que nunca disse que  “ nos tange “ e sim  “ o  tange “ ademais , não busquei aqui lançar nenhuma sentença…rs…E  o que nos aliena, é o conceito de bem e mal que estamos acostumados  . Por último , vc me perguntou como  eu posso saber dele, bem…poderia simplesmente evocar a minha fé…mas creio que já há argumentos mais fortes, bem mais fortes para  tentar faze-lo colocar-se  no mesmo   patamar  que o meu entendimento lógico…  Dentro  do que entendemos , que é na verdade muito pouco, se nos enxergarmos como simples  poeira diante da imensidão  do que está  acima de nós…como   galáxias , várias delas  e  universos paralelos ou não…vemos denotar a idéia do quão pouco realmente sabemos…para ir  renegando  algumas teorias  plausíveis…como  a teoria  do criacionismo…que de certo  conta  com a evolução…uma evolução de idéias , de supremecia da lógica que destoa de argumentos ‘fechados’  como a idéia  de que um ser Supremo , possa  não existir…Nada, absolutamente nada  pode ser  afastado …até mesmo que  Ele , Deidade absoluta , não exista…rs…como vc Vê estarmos abertoss a possibilidade só nos facilita a lidar  com o novo…

Entendi errado, achei que tivesse escrito que o conhecimento de tal deus "não nos tange", onde na verdade você disse que o conceito de deus proposto por você não tange ele também.

Veja que no fundo são duas explicaçôes para uma mesma coisa, para um paradoxo da lógica.

Se o conhecimento de tal deus não nos tange, então não podemos saber dele, nem mesmo estar cogitando aqui.

Se o conceito proposto por você não o tange, então não faz sentido algum.

E outra coisa, nada pessoal, mas vc é muito lúdico …se não o tange , pq afinal  quis responder-me?

Ué, você quem disse que não o tange, e não eu. Eu simplismente sei das coisas que sei, de modo algum tenho idéia do que se passe sobre um suposto criador de todo o universo, se caso fosse essa a vontade dele eu realmente, e nem você, poderiamos saber dele, e estariamos certamente cogitando aqui agora de algo que não é ele.

blue pill

• Visitante
« Resposta #13 Online: 29 de Março de 2007, 20:59:35 »
…vc pergunta muito  do mesmo ,pq ? para  enfatizar  sua discordância…?

É… pra enfatizar.

Repito do ultimo post… Se esse deus não é entendido pelo Ser, se o Ser não vê evidências na existência de um deus, então como você poderia argumentar consistentemente essa sua afirmação, tendo em vista que você é um Ser ?

Para que vc tivesse  uma retórica mais afinada , deveria  ler o que vc mesmo escreve…veja…vc afirma que o Ser ( com letra maiúscula, portanto devo entender  que fala  do  que eu chamo  Deus?…digamos  que seja , pois leva-nos a isso, sigamos…)E eu sou um  Ser? …bem  ainda almejo se-lo  …por enquanto apenas  um reles aprendiz…rs…Mas descontruindo o que vc escreveu e absorvendo apenas a sua idéia ‘vigente ‘ do  que poderia ter  de fato escrito…percebo que vc estava falando  de nós seres humanos…pois bem…nesse caso  , não poderia tb ter dito o  que pressupus , pois  a grande maioria dos seres humanos crêem em Deus… e vc deve sabe-lo, portanto a minha afirmação de que exista um Deus é compartilhada  pela maioria esmagadora  da humanidade.

Abraços fraternos Blue.

Bom, se apelar para os numeros realmente você está no maior grupo de pessoas, no grupo de "maior torcida", aqueles que acreditam num deus, mas isso não revela nada alem disso, e não torna consistênte a sua afirmação perante alguem que use a lógica, pois isso é uma falácia.

Dentro daqueles que acreditam em deus, cada pessoa acredita num deus diferente certamente, pois o que cada um sabe sobre um suposto deus é diferente do que o outro pensa, então você acha que o seu é o verdadeiro ? Porque? Se não é o seu, porque acredita, mesmo sabendo que não é o seu ?

Em dúvida eu não coloco só a existência de um deus, muito antes disso, existem muitas outras dúvidas sobre o universo, em outras palavras, existêm muitas coisas a serem descobertas ainda, tendo em vista a evolução que a ciência tem hoje é drastica e exponêncial…

A dúvida mais fundamental minha é a seguinte, e é essa a busca que tenho:

Seria a capacidade do ser humano infinita, e entender conceitos ínfinitamente complexos ?
Seria a estrutura do universo infinitamente complexo ?
Se o entendimento é finito, e o universo é finito na sua complexidade, então qual finito é maior ? Ou empata ? Ou um é infinito e outro não ? Caso seja, qual deles é o infinito ?

Tomando por apenas essas palavras sua, eu acho que você se equivóca nos seguintes pontos: O conceito de deus própriamente dito, como deus pode existir, se ele não está em nenhum lugar?, quem criou deus ? Pra que serve deus ? Porque é necessário um deus ?

PS: Escrevo "Ser" as vezes apenas por respeito aqueles que gostam de escrever com letra maiúscula, Ser, Deus etc…

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Março de 2007, 21:12:27 »
Entendi errado, achei que tivesse escrito que o conhecimento de tal deus "não nos tange", onde na verdade você disse que o conceito de deus proposto por você não tange ele também.

VEJA , NÃO O ENTENDIMENTO DE DEUS PROPOSTO POR MIM…FALAVA DO CONCEITO HUMANO SOBRE BEM E MAL…É ISTO QUE NÃO TANGE A ELE E NOS ALIENA…ENTENDEU ?

Veja que no fundo são duas explicaçôes para uma mesma coisa, para um paradoxo da lógica.

E POR TANTO NÃO HÁ PARADOXO ALGUM…ESPERO POR FIM TER-ME FEITO ENTENDER.

Se o conhecimento de tal deus não nos tange, então não podemos saber dele, nem mesmo estar cogitando aqui.

JÁ DISSE …NÃO TANGE A ELE…DEIDADE ! E A NPOS …CLARO  QUE PODEMOS LIVREMENTE COGITAR  E MUITO SOBRE ELE. FAZ PARTE DE NOSSA NATUREZA HUMANA E PORTANTO INVESTIGATIVA, QUERTER SABER DE ONDE VIEMOS, PRINCIPALMENTE SE HÁ EM NÓS  A ACEITAÇÃO DA TEORIA DO CRIACIONISMO…OU MESMO QUE SEJA A TEORIA DA EVOLUÇÃO …MAS AÍ   VAMOS QUERER SABER SEMPRE DE ONDE 'EVOLUÍMOS ' AFINAL…QUAL FOI O COMEÇO…É LÁ QUE ESTOU…QUEM GEROU ESTE COMEÇO?…SE NÓS SERES HUMANOS NÃO QUESTIONARMOS ISSO , QUEM O FARÁ POR NÓS?

Se o conceito proposto por você não o tange, então não faz sentido algum.

ORA  E POR ACASO É CONCEITO FORMULADO POR MIM   O BEM E O MAL…POIS ERA A ISSO  QUE ME REFERIA.

( citação minha)outra coisa, nada pessoal, mas vc é muito lúdico …se não o tange , pq afinal  quis responder-me?

Ué, você quem disse que não o tange, e não eu. Eu simplismente sei das coisas que sei, de modo algum tenho idéia do que se passe sobre um suposto criador de todo o universo, se caso fosse essa a vontade dele eu realmente, e nem você, poderiamos saber dele, e estariamos certamente cogitando aqui agora de algo que não é ele.

E Como pode eu agora saber dele, lendo sua explicação, se não me tange também?" ( citação de Blue)

FALEI  ISSO PELA SUA PROPRIA CITAÇÃO …MAS SER LÚDICO , NÃO É NADA RUIM…

BEIJOS FRATERNOS EM SEU CORAÇÃO!

« Última modificação: 29 de Março de 2007, 22:13:02 por Artemis »
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Março de 2007, 22:00:58 »
Bom, se apelar para os numeros realmente você está no maior grupo de pessoas, no grupo de "maior torcida", aqueles que acreditam num deus, mas isso não revela nada alem disso, e não torna consistênte a sua afirmação perante alguem que use a lógica, pois isso é uma falácia.

Sabe aquela máxima do direito : vc é inocente até que  provem ao contrario...pois é  ..rs..pra mim Deus existe , até que me provem ao contrario , pois foi a melhor explicação  que já encontrei para  o surgimento de todas as coisas. E nisso não  há falácia...e se  vc considera como tal..ora aos  que  não crêm nele  tb arrogo este preceito o da falacia..rs...Que prova afinal vc’s têm para assim serem tão taxativos?

Dentro daqueles que acreditam em deus, cada pessoa acredita num deus diferente certamente, pois o que cada um sabe sobre um suposto deus é diferente do que o outro pensa, então você acha que o seu é o verdadeiro ? Porque? Se não é o seu, porque acredita, mesmo sabendo que não é o seu ?

O Deus  qe eu acredito é  o Ser Superior acima de todas as coisas ...mas nunca me arrogo de dona da verdade , assim , com respeito aos inúmeros credos  consigo conviver amistosamente com  todas as pessoas  que conheço....

Em dúvida eu não coloco só a existência de um deus, muito antes disso, existem muitas outras dúvidas sobre o universo, em outras palavras, existêm muitas coisas a serem descobertas ainda, tendo em vista a evolução que a ciência tem hoje é drastica e exponêncial…

A dúvida mais fundamental minha é a seguinte, e é essa a busca que tenho:

Seria a capacidade do ser humano infinita, e entender conceitos ínfinitamente complexos ?
Seria a estrutura do universo infinitamente complexo ?
Se o entendimento é finito, e o universo é finito na sua complexidade, então qual finito é maior ? Ou empata ? Ou um é infinito e outro não ? Caso seja, qual deles é o infinito ?

Bem sobre conceitos de física e astrofisica..pouco posso  falar, mas seguindo minha intuição e crença na teoria da evolução chego a algumas conclusões de que o universo tão complexo a npos é  o jardim de  Deus, a quem nada é inacessível , ou indecifrável..pois a chave é Ele.

Tomando por apenas essas palavras sua ( quais palavras?), eu acho que você se equivóca nos seguintes pontos: O conceito de deus própriamente dito, como deus pode existir, se ele não está em nenhum lugar?,( para mim ao contrario ...Ele está em todos os lugares  ..eu o sinto, intu-o em toda parte e principalmente dentro de mim...como uma centelha Divina..) quem criou deus ? Pra que serve deus ? Porque é necessário um deus ?
Dentre os meus conceitos....somos deuses tb..e portanto  estamos a caminho de o sermos  como a Deidade...para que...ahhhh !!! Isso descobriremos...tudo a sua hora.

PS: Escrevo "Ser" as vezes apenas por respeito aqueles que gostam de escrever com letra maiúscula, Ser, Deus etc. ( legal isso ! )

Abraços fraternos,
Artemis.
(Nelson Mandela)

blue pill

• Visitante
« Resposta #16 Online: 30 de Março de 2007, 17:41:28 »
Se ele esta em todos os lugares, entao porque nao chama ele de universo, em vez de deus ?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #17 Online: 30 de Março de 2007, 21:04:12 »
Não tem nada mais relativo do que o conceito de deus. Cada um pensa de uma maneira, e em diferentes nuances.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #18 Online: 30 de Março de 2007, 22:02:49 »
Oi Blue…tudo bem ?

Poderia até chamar…combina bem com Ele…rs…mas é que já acostumei !
Beijão,
Artemis.
« Última modificação: 31 de Março de 2007, 14:40:31 por Artemis »
(Nelson Mandela)

blue pill

• Visitante
« Resposta #19 Online: 30 de Março de 2007, 22:45:07 »
é mais interessante que agente use as palavras com o mesmo sentido (sabendo que o mesmo sentido REALMENTE é impossivel, mas a maior aproximaçao é valida)

Voce chama o universo de deus, assim pode confundir com o conceito de deus que as pessoas via de regra usam para deus, como um ser que tem poderes sobre o universo, manipula as leis da física, impoe valores morais, etc...

Esse seu deus que pra mim chama universo simplismente existe, nao demonstrou nenhum poder sobre a criacao da vida (como vemos até hoje, a vida parece ter sido resultado simples do acaso, de reacoes quimicas, seria um extraordinario acaso da natureza) Esse universo, é estudado pela ciencia também, e o mais correto entendimento entre eu e voce, seria se usassemos a mesma palavra, universo.

Outra colocaçao, esse seu deus, que pra mim é o universo, nao parece impor nenhuma limitacao ao conhecimento e ao entendimento sobre o universo e sobre a propria origem... A priori penso que o conhecimento pode trazer a explicaçao total do universo, ao contrario do que voce afirma, que nenhum conhecimento tange ao entendimento total sobre o que voce chama de deus, e eu chamo de universo.
Como poderia sustentar sua hipotese de que o conhecimento de o fundamento de tudo no universo seja intangivel ?

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #20 Online: 31 de Março de 2007, 14:37:19 »
Não tem nada mais relativo do que o conceito de deus. Cada um pensa de uma maneira, e em diferentes nuances.

Concordo com vc Adriano....afinal Deus  já se manifestou de tantos modos sobre a terra....se encarnou tantas vezes para nos ensinar algo  útil , como aprendermos a viver....Eu creio que não  há verdades absolutas, assim como não há uma unica interpretação ao amor de  Deus...Ele está ao alcance de todas as religiões...e principalmente de cada coração !
Beijos !
(Nelson Mandela)

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
« Resposta #21 Online: 31 de Março de 2007, 18:36:36 »
ola a todos!

por exemplo a expansão do universo já é algo real,né?Pelo que eu entendo não tem nada de relativo na expansão ela existe segundo a Cosmologia atraves de observações.

Luz

• Visitante
« Resposta #22 Online: 31 de Março de 2007, 19:01:12 »
ola a todos!

por exemplo a expansão do universo já é algo real,né?Pelo que eu entendo não tem nada de relativo na expansão ela existe segundo a Cosmologia atraves de observações.

Boa pergunta. Essa expansão é definitiva?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #23 Online: 01 de Abril de 2007, 07:04:48 »

Concordo com vc Adriano…afinal Deus  já se manifestou de tantos modos sobre a terra…se encarnou tantas vezes para nos ensinar algo  útil , como aprendermos a viver…
Discordo sobre a manifestação de deus, não existe manifestação alguma, nenhuma evidência. Embora para teísta a simples existência do universo já é uma evidênicia. A lógica é a sequinte: se deus criou o universo, e vemos o universo, logo deus existe, mas é uma conclusão baseada na premissa de que deus existe. É a falácia circulus in demonstrando quanto se assume como premissa a conclusão que se quer chegar.

E sobre a encarnação de deus na terra é recorrente o uso da trindade, um ser único manifestando-se em três pessoas distintas, e jesus seria essa tal encarnação de deus. A trindade é mais um dogma teísta, do teísmo cristão.

Citação de: Artemis
Eu creio que não  há verdades absolutas, assim como não há uma unica interpretação ao amor de  Deus…Ele está ao alcance de todas as religiões…e principalmente de cada coração !
Beijos !
Amor de deus? Já está me parecendo pregação religiosa. Mas esse é um ponto interessante, pois a crençã em deus está muito associada ao aspecto moral, a bondade. Mas veja a diferença do discurso religioso com o uso da linguagem simbólica, em que você utiliza a palavra coração, que no meu entendimento está se referindo ao aspecto emocional e sentimental das pessoas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #24 Online: 01 de Abril de 2007, 13:56:23 »

Concordo com vc Adriano…afinal Deus  já se manifestou de tantos modos sobre a terra…se encarnou tantas vezes para nos ensinar algo  útil , como aprendermos a viver…
Discordo sobre a manifestação de deus, não existe manifestação alguma, nenhuma evidência. Embora para teísta a simples existência do universo já é uma evidênicia. A lógica é a sequinte: se deus criou o universo, e vemos o universo, logo deus existe, mas é uma conclusão baseada na premissa de que deus existe. É a falácia circulus in demonstrando quanto se assume como premissa a conclusão que se quer chegar.

E sobre a encarnação de deus na terra é recorrente o uso da trindade, um ser único manifestando-se em três pessoas distintas, e jesus seria essa tal encarnação de deus. A trindade é mais um dogma teísta, do teísmo cristão.

Citação de: Artemis
Eu creio que não  há verdades absolutas, assim como não há uma unica interpretação ao amor de  Deus…Ele está ao alcance de todas as religiões…e principalmente de cada coração !
Beijos !
Amor de deus? Já está me parecendo pregação religiosa. Mas esse é um ponto interessante, pois a crençã em deus está muito associada ao aspecto moral, a bondade. Mas veja a diferença do discurso religioso com o uso da linguagem simbólica, em que você utiliza a palavra coração, que no meu entendimento está se referindo ao aspecto emocional e sentimental das pessoas.

Não querido  Adriano...a minha intenção aqui nunca foi essa...a de pregação religiosa .Falo apenas do  que me é familiar e credulo...dou o meu ponto de vista , assim como vc tb...O importante é o respeito de encarar  as posições em contrario...respeito e muito  o seu ateísmo ...é afinal um direito seu tanto  quanto o meu teísmo...e quanto a crença estar associada ao aspeto moral...bem , não vejo bem assim...varios ateus , por tanto pessoas  sem  a crença em Deus...foram a meu ver pessoas de renomado teor moral e de bondade a outras pessoas, veja se não outros , o Betinho...um ateu  que quiz  e realizou toda uma abrangência do pensamento fraterno entre nos, durante sua vida  aqui neste plano...é um dos homens  que mais admiro...conhcei bem o trabalho dele. E com certeza houveram mais...Por isso a meu ver ...não é tão  rotulante assim esse aspecto...o de religioso= bondade e  o contrário tb....não necessariamente...
 Veja não falo em Deus como trindade...e sim como  varias  e conhecidas formas de  Deus ter vindo ao mundo para nos dar ensinamentos importantes...como Buda por exemplo...e ainda  outros...mesmo  que não tenham  tido a notoriedade de um deus...creio que foram manifestações de  um pai a exortar  a nós seus filhos...
E por último ...quando me referi a termos o amor de Deus no coração...é pq creio que na condição de filhos...temos  uma centelha desse amor divino em nós....

Beijos carinhosos !
(Nelson Mandela)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!