Autor Tópico: O que pode ser relativo afinal ?  (Lida 2617 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: O que pode ser relativo afinal ?
« Resposta #25 Online: 01 de Abril de 2007, 16:11:09 »
Não querido  Adriano…a minha intenção aqui nunca foi essa…a de pregação religiosa .
Claro que não, citei apenas uma parte do texto que me pareceu isso, mas decorre do fato da fala religiosa utilizar muito simbolismo o que a torna vaga e é necessário o entendimento da cultura religiosa para entender tal simbologia.

Citação de: Artemis
Falo apenas do  que me é familiar e credulo…dou o meu ponto de vista , assim como vc tb…O importante é o respeito de encarar  as posições em contrario…respeito e muito  o seu ateísmo …é afinal um direito seu tanto  quanto o meu teísmo…e quanto a crença estar associada ao aspeto moral…bem , não vejo bem assim…varios ateus , por tanto pessoas  sem  a crença em Deus…foram a meu ver pessoas de renomado teor moral e de bondade a outras pessoas, veja se não outros , o Betinho…um ateu  que quiz  e realizou toda uma abrangência do pensamento fraterno entre nos, durante sua vida  aqui neste plano…é um dos homens  que mais admiro…conhcei bem o trabalho dele. E com certeza houveram mais…Por isso a meu ver …não é tão  rotulante assim esse aspecto…o de religioso= bondade e  o contrário tb…não necessariamente…
Bem lembrado do ateu Betinho e de sua militância contra o preconceito aos aidéticos, ele mesmo um e superando os esteriótipos e estigmas impostos pela sociedade.
Quanto a sua referência "a este plano", sou materialista e não acredito em outro plano na perspectiva dualista.

Citação de: Artemis
Veja não falo em Deus como trindade…e sim como  varias  e conhecidas formas de  Deus ter vindo ao mundo para nos dar ensinamentos importantes…como Buda por exemplo…e ainda  outros…mesmo  que não tenham  tido a notoriedade de um deus…creio que foram manifestações de  um pai a exortar  a nós seus filhos…
Senão fala da trindade, então fique claro, que Jesus nem Buda foram deuses, foram pessoas comuns, no máximo profetas religiosos.

E por último …quando me referi a termos o amor de Deus no coração…é pq creio que na condição de filhos…temos  uma centelha desse amor divino em nós…
Seria o entendimento de espírito esta centelha divina? Considerando a hipótese deus existir ele não seria nem um pouco amoroso, tendo por base a bíblia, seria um ser malvado e vingativo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

blue pill

• Visitante
« Resposta #26 Online: 03 de Abril de 2007, 23:44:10 »
“Contra o panteísmo, sustento principalmente que ele não diz nada. Chamar Deus ao Mundo não significa explicá-lo, mas apenas enriquecer a língua com um sinônimo supérfluo da palavra Mundo. Se dizeis ‘o Mundo é Deus’, ou ‘o Mundo é o Mundo’, dá no mesmo. Quando partimos de Deus como se ele fosse o dado e o a-ser-explicado, e dizemos portanto: ‘Deus é o Mundo’; então numa certa medida exista uma explicação, ao se reconduzir ignotum a notius: mas trata-se somente de uma explicação de vocabulário. Porém, quando se parte do efetivamente dado, portanto o mundo, e se afirma ‘o Mundo é Deus’, então se torna claro que com isto não se diz nada, ou ao menos que se explica ignotum per ignotius [O desconhecido pelo mais desconhecido].” Arthur Schopenhauer

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #27 Online: 03 de Abril de 2007, 23:55:05 »
Brilhante citação Blue Pill! :ok:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!